Como fazer vinho a partir de uvas: os segredos da produção de vinho em casa

Pin
Send
Share
Send

Hoje sabemos muitos tipos de vinhos de diferentes variedades de bagas. Mas o mais popular ainda continua sendo o vinho de uva. Sobre o que variedade de uva para escolher e como fazer-lhe uma bebida saborosa e vamos discutir neste artigo.

  • Que tipo de uvas para escolher
  • Preparação de uvas
  • Processamento de uvas
  • Obtendo o suco puro
  • Enchendo o recipiente para fermentação com suco
  • Instalação de Obturador de Água
  • Fermentação ativa
  • Adicionando açúcar
  • Removendo o vinho do lodo
  • Controle do teor de açúcar
  • Amadurecimento do vinho
  • Limpeza de vinho de impurezas
  • Vazamento e Armazenamento

Que tipo de uvas para escolher

Para fazer vinho a partir de uvas em casa, você pode escolher absolutamente qualquer variedade esta planta. Além disso, uma bebida ensolarada pode ser feita a partir de uma combinação de diferentes variedades de uvas. Mesmo se você misturar notas brancas e azuis, o vinho não irá reduzi-lo no sabor e, em alguns casos, adicioná-lo. A bebida de uva é mais frequentemente feita a partir de tais variedades de uva: Druzhba, Kristall, Stepnyak, Platovsky, Festivalny, Saperavi, Rosinka. Todas essas variedades contêm uma grande quantidade de açúcar em suas frutas, então a bebida é especialmente saborosa.

Voce sabe Em 2000, em um leilão de vinhos, uma bebida solar de 6 litros foi vendida por meio milhão de dólares. Foi o vinho Cabernet Sauvignon da colheita de 1992, e foi comprado pelo principal empresário americano Chase Bailey.

Os fãs de vinho caseiro podem dizer por unanimidade que a bebida mais deliciosa virá das uvas "Isabella" ou "Lydia". Neste produto, você precisa adicionar um pouco mais de açúcar, mas o sabor é excelente.

As castas de vinho mais comuns são: Pinot Blanc ou Pinot Noir, Chardonnay, Aligote, Sauvignon, Merlot, Cabernet.

O gosto especial tem bebidas dos frutos das uvas rosas. Eles são famosos por sua rica consistência e qualidades únicas de sabor. Mas um delicioso vinho pode ser feito até mesmo das uvas azuis mais comuns.

As principais variedades de suco, que é uma condição importante para a preparação do vinho, são as variedades "Jupiter", "Kesha", "Monarch", "Amur".

Preparação de uvas

Matérias-primas para fazer uma bebida ensolarada devem ser recolher em setembroe nas regiões do sul - em outubro. A colheita é melhor feita em tempo claro e ensolarado, é desejável que 2-3 dias antes da colheita das bagas não houve dias frios e chuvosos.Após a colheita, você precisa resolver o problema: descarte todas as bagas verdes, secas e verdes, remova o excesso de galhos e folhas.

Depois de colher as bagas, elas precisam se deitar por algumas horas ao sol. Assim, os cachos de uvas irão adquirir um aroma mais vívido. Enólogos dizem que o vinho é um produto vivo que sente qualquer manipulação dele. Mas não guarde os cachos coletados por mais de dois dias.

É proibido lavar as uvas coletadas, por isso perderá sua cultura de levedura pura. Em cada baga existem microorganismos naturais que ajudam na fermentação, se os cachos forem lavados, a qualidade do futuro vinho se deteriorará imediatamente.

Processamento de uvas

As bagas de uva devem ser colocadas num recipiente de madeira, plástico ou esmaltado. Qualquer um dos recipientes selecionados deve ser preenchido com um produto 3/4 partes, caso contrário, suco e mash pode "fugir". Você pode transferir bagas com as mãos, pés ou aparelhos de madeira especiais, por exemplo, um pilão de madeira.

Importante! Ao processar bagas não é recomendado o uso de recipientes de metal puro. Em reação ao suco de uva, eles podem ser oxidados e dar um sabor "metálico" desagradável a uma bebida ensolarada.

A propósito, enólogos experientes dizem que o vinho mais delicioso é obtido apenas quando o suco de uva é obtido pela gravidade (o suco é formado espontaneamente em um grande recipiente sob o peso de seus próprios cachos). Mas para obter suco e polpa dessa maneira, você precisa de um grande número de uvas maduras.

O mosto e o suco resultantes devem ser cobertos com um pano e colocados em um local quente e escuro por 3-4 dias. Depois de um tempo, o mash irá aparecer, o suco será mais fácil de separar. E não esqueça de misturar o recipiente com a mistura pelo menos duas vezes por dia, caso contrário o suco pode azedar.

Obtendo o suco puro

A receita para o vinho caseiro de uvas, em primeiro lugar, é a separação correta do suco da polpa. Primeiro você precisa coletar todo o mosto da superfície do suco e colocá-lo em um recipiente separado (então, se desejar, você pode fazer um chacha com ele).

O líquido restante deve ser filtrado várias vezes mais completamente. Para fazer isso, use a gaze usual, você precisa filtrar pelo menos 2-3 vezes. Com tais maquinações, o suco recebe oxigênio adicional e necessário.

Agora você pode experimentar o suco e verificar a acidez.Se for muito ácido, pode ser diluído com água, mas não mais que 0,5 litros de água por 1 litro de suco.

Isso é necessário apenas em casos extremos, e é melhor não fazê-lo, pois no futuro você ainda precisará adicionar açúcar ao líquido, o que ajudará a reduzir a acidez.

Enchendo o recipiente para fermentação com suco

Nesta fase, o suco deve ser colocado em recipientes especiais e colocado em um local escuro e quente. É desejável que os recipientes sejam de vidro e com um pescoço longo. Para encher os tanques você precisa de 2/3, um máximo de 3/4 partes. By the way, uma das variantes de um recipiente para suco pode ser uma lata de plástico alimentar. Em tais recipientes, o suco começará seu estágio de fermentação.

Nós recomendamos que você se familiarize com a tecnologia do vinho "Isabella" em casa.

Instalação de Obturador de Água

O selo hidráulico é usado para minimizar os contatos de uma bebida jovem e ensolarada com oxigênio e também para remover o dióxido de carbono de um recipiente que ocorre durante a fermentação. Para isso, um frasco (recipiente ou garrafa) é usado com um encaixe de mangueira.

Voce sabe Durante o Império Romano, antes do início da nossa era, as mulheres eram proibidas de beber vinho.Se uma mulher violasse essa lei, seu marido teria o direito de matá-la.

Um selo de água para um recipiente com vinho jovem pode ser feito por você mesmo, mas, para obter confiabilidade, é melhor comprá-lo em uma loja. A vedação de água mais comum é um tubo que é conectado de um lado com uma tampa do tanque de fermentação, e do outro - com uma lata cheia de água. Alguns produtores de vinho usam a luva de borracha medicinal mais comum como um selo de água. Para fazer isso, ela é colocada em um recipiente de fermentação e em um de seus dedos luvas fazem um pequeno buraco (você pode usar uma agulha).

Fermentação ativa

A temperatura de armazenamento do vinho tinto jovem com fermentação activa deve ser dentro dos limites de 21-28 ° C. Para variedades brancas de uma bebida ensolarada, o regime de temperatura deve variar entre 17 ° C e 22 ° C. Basta lembrar que a uma temperatura inferior a 16ºC, a fermentação de uma bebida jovem pode parar.

A propósito, os saltos de temperatura agudos também são estritamente contra-indicados. Os recipientes com a bebida devem ser mantidos em um lugar escuro, se possível, cubra-os com um pano denso.

Vinho caseiro é preparado a partir de muitos "presentes" do jardim: groselhas, framboesas, maçãs, chokeberry, joshta.

Adicionando açúcar

Com cada aumento na concentração de açúcar em um vinho jovem em 2%, sua força aumenta em um grau. Na versão padrão, sem a adição de açúcar, a bebida solar terá uma força de cerca de 9-10 graus. No entanto, a força máxima possível é de 14 graus. Vale a pena notar que a força do vinho pode exceder 14 graus, mas, em seguida, todos os fungos levedura natural começam a morrer, o processo de fermentação pára.

Após 2-3 dias de fermentação ativa, o açúcar pode ser adicionado ao recipiente da bebida. Para fazer isso, mescle um litro de suco do recipiente e adicione 50 mg de açúcar. Em seguida, misture tudo e tente: se o suco permaneceu o mesmo azedo, então você pode adicionar mais 20-30 g de açúcar. Em seguida, drene todo o líquido de volta para o recipiente. Tais procedimentos devem ser repetidos a cada 5-7 dias. E quando você perceber que o teor de açúcar de uma bebida ensolarada não diminui, você pode parar de adicionar açúcar. Isso significará que o açúcar já deixou de ser processado em álcool.

Surpreendentemente, o vinho pode ser preparado até mesmo de geléia e compota.

Removendo o vinho do lodo

Muitas vezes o ciclo completo de fermentação pode continuar de 50 a 60 dias. Depende das condições de temperatura e da variedade de uva da qual a bebida do sol é feita. Mas se após 60 dias o processo de fermentação continuar, é melhor separar o conteúdo do recipiente do sedimento.

Para fazer isso, use uma pequena mangueira limpa e todo o líquido é derramado em pratos limpos. Em seguida, eles colocam um novo selo hidráulico e deixam o vinho em um lugar escuro por um tempo, para que ele possa fazer o bem.

Importante! Se, após o final da fermentação, o vinho permanecer no sedimento por mais de duas semanas, ele poderá perder seu cheiro e sabor aromáticos.

O vinho é drenado só nesse casose a luva médica fosse arrancada (quando usada como selo de água), o líquido clareava e um precipitado caía. Ou se a água no banco parou de borbulhar (no caso de usar uma vedação de água comprada). Retire o vinho do sedimento imediatamente, porque com o tempo ele pode se tornar amargo. Isto deve-se ao facto de a fermentação da levedura precipitar e, para além do sabor amargo, originar um odor desagradável.

A fim de separar corretamente o líquido do sedimento, inicialmente o recipiente com a bebida solar precisa ser colocado em um lugar elevado.Então você deve esperar até que os sólidos novamente precipitem (quando o líquido é transportado, o sedimento se move através da bebida).

Em seguida, você precisa tomar uma mangueira fina e limpa e um novo prato de fermentação, que é colocado abaixo do nível do recipiente com vinho. Escorra com cuidado e gradualmente, segurando a mangueira 1-2 cm acima do sedimento. Caso contrário, pode ir junto com o líquido para um novo tanque.

Controle do teor de açúcar

Nesse momento, a fermentação da bebida do sol cessa completamente. Portanto, se você adicionar açúcar, então não será processado em álcool. Máximo recomendado: 250 g de açúcar por 1 litro de bebida. Controle a doçura ao seu gosto. Despeje um litro de bebida em um recipiente separado e adicione gradualmente o açúcar a ele. Quando você encontrar o seu ideal, você pode adicionar açúcar a todas as garrafas ou latas.

Muitos estão se perguntando como determinar a força do vinho em casa. Existem várias respostas para esta questão. A maneira mais fácil de determinar a fortaleza é comprar um enólogo. Tendo estudado cuidadosamente as instruções de uso, você pode medir a força do seu vinho. Se você não tem um enólogo, então há outro caminho. Este método depende diretamente da quantidade de açúcar em seu produto. A dor do mosto é medida em "Bree". Se, por exemplo, seu produto tiver 22-23 Bri, sua força será de 13,3 a 13,7 graus. A quantidade de Bri (nível de açúcar) é medida com um refratômetro. Se você não tem um refratômetro, então você pode usar tabelas especiais de teor de açúcar, em que o nível de Bri em várias variedades de uva é anotado.

Voce sabe No museu do Palatinado é a mais antiga garrafa de vinho do mundo. Data de 325 dC

Amadurecimento do vinho

Depois de todos os processos acima, o vinho pode ser amadurecido. Bebidas ensolaradas de castas brancas devem ser mantidas por um mês e meio, e duas vermelhas a partir das vermelhas. Mais de um ano para resistir a nenhuma das variedades de vinho não precisa, não fará qualquer sentido (tais ações não afetarão as propriedades organolépticas da bebida).

Uma bebida jovem é melhor despejada em recipientes de vidro que não são muito grandes. Encha com vinho até as bordas, para que não haja espaço para o ar no recipiente. Arrolhando os recipientes é melhor feito com plugues da árvore de cortiça. Guarde uma bebida ensolarada em um local fresco e escuro a uma temperatura de 5-20 ° C.

Limpeza de vinho de impurezas

Esclarecimento de vinho em casa pode ser feito vários métodos. As maneiras principais de limpar uma bebida ensolarada diremos mais detalhadamente:

  • Limpeza com gelatina. Para clarear o vinho desta maneira, você precisa tomar 10-15 g de gelatina por 100 litros da bebida. Durante 24 horas, a gelatina deve ser embebida em água fria, substituindo-a três vezes durante este período. A gelatina deve ser diluída em água morna e adicionada ao recipiente da bebida. Após 2-3 semanas, todas as substâncias em excesso "aderem" à gelatina e precipitam. Você só precisa coletá-lo, e o vinho ficará muito mais leve.
  • Tratamento térmico. Todas as garrafas de vidro de vinho devem ser colocadas em uma tigela de ferro ou panela, encher o recipiente com água no topo das garrafas e colocar no fogo para aquecimento. Neste caso, as garrafas devem ser hermeticamente fechadas, para que o álcool de uma bebida ensolarada não evapore. Aqueça a água no tanque a 50-60 °. Repita o procedimento 2-3 vezes. Em poucos dias, o vinho terá um sedimento. Pode ser removido da maneira descrita acima.
  • Carvão ativado. A clarificação desta maneira é usada em casos extremos. Por exemplo, quando o vinho tem um cheiro desagradável. Você precisa usar carvão não-químico e madeira.É moído a um pó, adicionar à bebida a uma taxa de 4-5 g de carvão por 10 litros de líquido. Durante 3-4 dias a bebida deve ser agitada regularmente e no quinto dia - limpa com um filtro especial (por exemplo, papel de filtro).
  • Frio para esclarecimento de uma bebida ensolarada. Vinho pode ser mantido por algum tempo em um lugar frio a temperaturas de -5 º ?. Sob tais condições, as partículas naturais de levedura e mosto se precipitam. Então o vinho é rapidamente filtrado e retornado a um lugar quente.
  • Clareamento com Leite. Este método é universal e freqüentemente usado. Para 1 litro da bebida, é necessário adicionar uma colher de chá de leite com baixo teor de gordura. Deixe o vinho a 18-22 ° C. Após 3-4 dias a bebida ficará muito mais leve.

Existem muitas outras maneiras de purificar o vinho das partículas do mosto e da levedura natural. Mas os métodos mais populares nas pessoas que descrevemos acima. By the way, muitos produtores consideram o método de processamento térmico de uma bebida como o método mais eficaz.

Vazamento e Armazenamento

Garrafas para armazenamento de vinho a longo prazo antes do engarrafamento devem ser cuidadosamente lavadas e desinfectadas. Despeje a bebida para quase o próprio plug (você pode deixar 1-2 cm de espaço livre).Os tampões para entupimento devem ser novos e limpos, caso contrário a bebida pode adquirir um cheiro e sabor desagradáveis. Se você não for guardar a bebida por um longo tempo, ela pode ser arrolhada com rolhas comuns de cerveja.

Importante! Se você vai armazenar vinho por um longo tempo, ele pode ser enterrado no chão. Neste caso, polvilhe um buraco com palha e polvilhe as garrafas no topo com areia.

Garrafas de cortiça precisam de uma cúpula especial, então a capacidade da bebida será mais hermética. Antes de ligar a cortiça deve ser cozinhada em água quente. Depois do inchamento da cortiça com a ajuda de um acoplador, é possível dirigir em garrafas. Em seguida, você deve limpar bem o gargalo da garrafa e derramar com cera ou lacre. Então a bebida vai manter seu sabor e força. Para saber a data do derrame e o grau do vinho, é desejável colocar etiquetas em cada uma das garrafas. Armazene os recipientes com uma bebida ensolarada em uma posição horizontal. Assim a bebida lavará os plugues, eles estarão constantemente em uma condição inchada.

Se você armazenar garrafas em uma posição vertical, os plugues podem secar, os recipientes perdem o aperto anterior. Guarde o vinho a temperaturas de 5-8 ° C.Vinhos fortificados são armazenados a uma temperatura de 8-10 ° C. Mas se você armazenar variedades leves de bebidas ensolaradas em tais temperaturas, elas podem fermentar, então essas variedades são armazenadas a temperaturas de 4-6 ° C.

Assista ao vídeo: Fabricação de vinho caseiro 1

Pin
Send
Share
Send