Existem diferentes tipos e formas de estufas. Um dos tipos de estufas móveis é o viveiro "Hlebnitsa". Vejamos como fazer os gases de efeito "celeiros" com suas próprias mãos, com a ajuda dos desenhos, bem como descobrir quais vantagens e desvantagens deste tipo de efeito estufa.
- Descrição e características de design
- Material e ferramentas necessários
- Como fazer um viveiro "Hlebnitsa": instruções passo-a-passo
- Quadro
- Retalhos
- Bainha
- Instalação
- Vantagens e desvantagens da estufa
Descrição e características de design
"Khlebnitsa" é uma estufa usada para cultivar mudas, tubérculos e brotos precoces. Desde que o projeto é bastante baixo - plantas altas serão desconfortáveis.
Padrões uniformes para o design de "breadbasket" não são fornecidos, então cada fabricante os faz à sua maneira. O comprimento da estufa pode ser 2-4 metros, a altura - não mais do que um metro, a largura difere dependendo do tipo de mercadorias.
A versão de uma porta é geralmente de duas portas. Além disso, existem alguns modelos exclusivos com seus recursos específicos.
Material e ferramentas necessários
"Breadbaker" pode ser feito em casa. Basta levar os desenhos, que indicam que o desenho consiste em duas partes - um meio arco.
A fonte termal "Hlebnitsa" é chamada de forma que não em vão - o design da estufa se assemelha a um recipiente comum de cozinha para armazenar pão.
Você pode fazer um quadro de estufas de materiais diferentes que estão à mão para qualquer residente de verão.Normalmente, tais detalhes são usados: tubos galvanizados, perfil de metal, tubos de plástico de forma quadrada, copa, dobradiças, fixadores, etc.
Cubra a estufa é melhor policarbonato, mas em caso de ausência, você pode usar um filme. Deve ser lembrado que, para criar um microclima especial na estufa, a cobertura deve ser provida de uma camada que interrompa os raios ultravioletas.
Para fazer uma estufa de madeira, você precisará de: uma serra, um martelo, uma chave de fenda, uma faca. Como material, pegue uma barra de abeto ou de faia tamanho 40x40 ou 50x50 cm Faça uma cinta de metal das vigas, para que as dobradiças durem mais tempo.
Mas o melhor material para a estufa será tubos com perfil metálico, com 20 cm de tamanho e uma espessura de parede de cerca de 1,5 mm. Essa estufa será mais durável, leve e durável, mas, para isso, você precisará de ferramentas especiais e alguma habilidade.
Como ferramentas, use uma máquina de solda, um dobrador de tubo e uma serra para metal.
Como fazer um viveiro "Hlebnitsa": instruções passo-a-passo
Vejamos como fazer os gases de efeito "celeiros" com suas próprias mãos. Para produzir "celeiros" estufa (se você não quiser comprar ready-made), você deve encontrar um desenho cotado. Estes números têm a Internet, eles são todos, sem exceção, o tamanho do efeito estufa devem ser especificados. Depois disso, você tenha decidido sobre o desenho, você pode começar a produzir uma parte estacionária dos "celeiros".
Quadro
Primeiro, dobre dois arcos idênticos de um perfil de metal quadrado. Em seguida, corte quatro pedaços do perfil com um comprimento de 20x40 mm. Em seguida, solde a armação inferior nos arcos dobrados anteriormente nos cantos.
Os ângulos dos arcos devem ser libertados a partir do lado de trás do centímetro construo estrutura 20 deve ser reforçada, é soldada no meio dos arcos de um perfil do segmento, e, em seguida, os dois segmentos de longa: o primeiro - no meio dos arcos, e a segunda - a meio do lado.
Para criar a parte ativa da estufa, dobre os dois arcos menores. Soldar aos arcos indicados de cantos do perfil de 20x40 mm. Para evitar a formação de corrosão pintar o quadro do "breadbasket".
Retalhos
A parte superior móvel da estufa é feito de vários meios-arcos, o que é necessário para ligar o perfil horizontal na parte superior. Arcos na cobertura da estufa podem ser feitos dos mesmos perfis que o quadro.
O número de arcos na tampa dependerá do tamanho do produto. Fazer a cobertura em ambos os lados "celeiros" que tinham livre acesso às plantas de todos os lados. Prenda a tampa na base para que ela possa ser fechada e aberta livremente. Duas partes da estufa estão ligadas a dobradiças.
Bainha
Folhas de policarbonato são usadas como a pele, já que esse design será muito mais confiável e eficaz do que usar um filme.
Você pode anexar policarbonato de duas maneiras:
- Com a ajuda de lavadoras térmicas. Para fazer isso, fazer um furo para a montagem de um pouco mais do que você precisa, de modo que a folha pode mover e proteger a abertura da humidade. Coloque os orifícios a uma distância mínima de 40 mm da borda da folha, pois ela pode rachar. Montagem lugar do outro a uma distância de 30 cm. Lembre-se que não é necessário no momento da abertura de furos cair nas costelas.
- Usando perfis.Neste caso, que é usado com menos frequência, o policarbonato é preso diretamente aos perfis por parafusos que são vendidos separadamente. Proteger as bordas do policarbonato pode ser uma fita perfurada contínua. A fita de montagem não ajudará ao montar o policarbonato.
Instalação
Coloque o "celeiro" em um local ensolarado e plano. Jardineiros experientes recomendam colocar o "celeiro" de modo que uma folha olha para o sul e outra para o norte.
Uma estufa é instalada em uma pequena fundação, que pode ser até mesmo uma viga de madeira, dormentes ou fileiras de tijolos. Não se esqueça que a madeira deve necessariamente ser tratada com uma impregnação especial, o que aumentará a vida da estufa.Depois disso, monte os elementos restantes do "breadbasket".
Vantagens e desvantagens da estufa
As vantagens deste modelo são:
- Poucas articulações.
- Grande quantidade de espaço útil.
- Fácil de montar.
- Custo barato.
- A estufa coletada pode ser movida ao redor da área suburbana.
- Construção funcional.
- Esse design facilita a ventilação, pois a tampa pode ser colocada em qualquer ângulo.
- É possível montar de forma independente, sem assistência.
- Você pode cultivar plantas (exceto cacheados).
- Para que as dobradiças funcionem bem, elas devem ser lubrificadas regularmente.
- Em ventos fortes, a estufa pode se mover do local com a porta aberta.
- Se você instalar um "celeiro" de efeito estufa de tamanho grande, então levará um par de pessoas para ajudar, porque será quase impossível instalá-lo
Esta estufa é popular entre os residentes de verão. Com a instalação e operação corretas, a estufa Hlebnitsa feita de policarbonato é muito conveniente e prática.Sua principal vantagem é o baixo custo, bem como a oportunidade de fazer você mesmo, usando desenhos e materiais de construção.