Por uma série de razões, a divisão natural das colônias de abelhas nem sempre é aceitável para o apicultor.
É preferível controlar totalmente este processo e, se necessário, organizar enxames artificiais.
Vamos tentar descobrir como fazer isso.
- Descrição
- Uma comparação geral com a reprodução natural
- Biologia da reprodução
- Formação das compensações das abelhas
- Seleção individual de abelhas
- Colônias de abelhas pré-cortadas
- Divisão de uma família de abelhas ao meio
- Placa de abelhas no útero ou útero
- Enxame artificial de acordo com o método de Simmins e Taranova
- Uso de abelha temporária
- Tempo de reprodução
Descrição
Forma novas colônias de abelhas podem ser tanto de famílias de pleno direito, e com a ajuda do chamado. núcleos, isto é, pequenas famílias individuais formadas artificialmente. Para criar um núcleo, até dois quadros com ninhada e quadros de popa 1-2 são removidos de uma família forte. Eles são colocados em uma nova colméia, que é então transferida para outro local.
Neste caso, as abelhas velhas retornam à sua família, e os jovens formam uma nova colônia, na qual estão preenchidos com um útero estéril ou um matchik maduro.
Após o aparecimento de um novo útero ninhada-criação e início precoce para construir uma colônia de abelhas completa. Núcleo melhorar quadro com ninhada maduro - primeiro adicionado um ou dois quadros, e mais dois em poucos dias. No futuro, a colônia se desenvolve de forma independente. O método de divisão de colônias de abelhas em metade e metade do verão envolve o uso de uma família forte de pleno direito. Tal família é mecanicamente dividida aproximadamente igualmente, de cada metade uma nova colônia é formada.
Reprodução de famílias de abelhas, chamado de "placa sobre o útero", praticada quando a família está pronta para o swarming natural, t. E. Enxames colocou células rainha.
Neste método de produzir colónias de separação de modo a que uma colmeia insectos voadores foram o útero, enquanto que no outro - e a maca não-voadores.
Uma comparação geral com a reprodução natural
A divisão natural das famílias através da enxameação tem deficiências significativas em comparação com a separação artificial planejada.Em particular, no momento da enxameação, uma redução significativa (até 50%) na coleta de mel. Além disso, a enxameação natural é muitas vezes caótica - algumas famílias fervilham, outras não. Em tais condições é praticamente impossível planejar o crescimento, desenvolvimento do apiário.
Em tais condições, o apicultor não tem a oportunidade de estabelecer trabalhos de reprodução.
Casos frequentes são a perda de enxames que não são enxertados no apiário. Para evitar tais perdas, é necessário observar o apiário por um bom tempo. Sam coleção de enxames dispersos é difícil (por exemplo, se o enxame se estabeleceu no topo da árvore). Assim, a separação natural das colônias de abelhas reduz a produtividade do apiário, dificulta as atividades de reprodução e gera muitos problemas para a preservação de famílias separadas. Todos esses problemas podem ser evitados se você controlar o processo.
Por outro lado, os enxames naturais têm certas vantagens sobre as famílias formadas artificialmente. Eles reconstroem os favos de mel de forma rápida e qualitativa e trabalham com mais eficiência no mel.
Biologia da reprodução
Toda a temporada em uma família de abelhas há processos que afetam o seu número - a aparência de novas abelhas e a morte das antigas. No início da primavera, as abelhas estão morrendo mais do que nascem e o número de colônias está diminuindo. Mas, gradualmente, o declínio nos números está chegando a zero, e então um crescimento razoavelmente rápido da colônia devido à reprodução ativa.
A partir de um certo momento, o número de ovos postos pelo útero diariamente atinge o seu pico. Ao mesmo tempo, um excesso de babás aparece na colméia, e cada larva é servida por mais de quatro dessas abelhas.
O surgimento de um grande número de trabalho ocioso de insetos, e ocorreu como resultado do aumento da angústia família ativa, contribuir para o lançamento de processos pululantes naturais.
Formação das compensações das abelhas
Novas colónias começam a formar, com a formação de núcleos (referido atrás descrição do processo). O Núcleo podsazhivayut abelhas rainhas estéreis e cobriu a tampa, e no dia seguinte o útero é descarregada por debaixo da tampa. Cerca de duas semanas depois, ela inicia a postura dos ovos. Para transformar-se em um núcleo completo cepas gastar seu podsilivanie. Este processo inicia-se imediatamente após o início do jovem útero de postura. Em Núcleo colocados um ou dois quadros criação selada, e depois de 5 dias não é colocado um par de quadros.
Assim alcançado o rápido crescimento das camadas, a nova colônia de abelhas tornou-se auto-suficiente e tem estado ativamente envolvido na colheita de mel.
Em vez de ovelhas estéreis, nos núcleos pode ser colocado e selado células reais maduros. Neste caso, as células rainha gentilmente presa próximo ao topo da célula de cria. Sabe-se quanto tempo você precisa para o útero de abelha para retirar a partir do licor mãe - 16 dias.
Mas quando se utiliza um licor mãe maduro, este processo é significativamente reduzido. Subsequentemente, as camadas são formadas da mesma maneira descrita acima. A formação de camadas é realizada durante a primavera antes do início do suborno principal.
Seleção individual de abelhas
Se as abelhas para o núcleo e depois para a remoção são tomadas exclusivamente de uma família, então essa cauda é chamada de indivíduo. Esse tipo de desapego pode enfraquecer excessivamente a família primária.
Colônias de abelhas pré-cortadas
No caso em que insetos de famílias diferentes são usados para formar uma nova família de abelhas, a captura é chamada de coletivo. Tal método torna possível formar rapidamente camadas suficientemente grandes.
Divisão de uma família de abelhas ao meio
Use este método de divisão só é possível em relação a uma grande colônia forte. Para fazer isso, a colmeia populada é colocada vazia e rearranjada para ela com metade dos quadros com a criação e os quadros de popa. Não importa qual colmeia o útero cai. Além disso, as colméias são colocadas de modo que ambos fiquem a uma distância de cerca de meio metro, à direita e à esquerda da localização original da colméia colonizada.Neste caso, os frascos devem estar localizados da mesma maneira que o floco da colméia habitada em seu lugar original.
Se eles são distribuídos de forma desigual, a colmeia mais "popular" é removida.
Placa de abelhas no útero ou útero
Para este método, em primeiro lugar, uma nova colméia é preparada, coloque-a no lugar da populada e mova-se da antiga colmeia, duas armações com ninhada, um par de armações de popa e o útero.
A velha colmeia é transferida para outro lugar no apiário e nela é colocado um novo útero ou uma bacia mãe selada.
Deve-se notar que o ataque ao útero ou ao útero é bom para evitar a enxameação natural, que pode estar prestes a começar.Por outro lado, as famílias formadas foram inicialmente enfraquecidas.
Além disso, eles têm uma desproporção: em uma colônia de vôo de abelhas com um útero, e em outro - não-voador e ninhada.
Enxame artificial de acordo com o método de Simmins e Taranova
Outros métodos são usados para evitar enxames naturais. Ao usar o método Simmins, todos os quadros com um worm e um mel são movidos para o armazenamento. Esses quadros são separados do resto do espaço vazio por uma grade de Hahnemann.
O espaço vazio é preenchido com molduras com cera.
Mais tarde, algumas abelhas passam através da rede para a minhoca, algumas permanecem com o útero e começam a equipar um novo ninho, e o útero para semear a estrutura. Assim, de acordo com o método de Simmins, ocorre enxame artificial dentro da colmeia. O método de Taranov envolve a fumigação das abelhas com fumaça através das calhas e, em seguida, ao longo do topo dos quadros.Essa manipulação força as abelhas a coletarem mel nos zóbicos. Antes do piloto instalar uma placa, uma borda da qual toca o solo, e a outra está localizada na frente da torneira.
As abelhas, junto com o útero, são sacudidas no chão ao lado do tabuleiro. Sob o tabuleiro, eles se perdem em um enxame, que é colocado no rover. Até a manhã seguinte, o rover é mantido em um lugar escuro e fresco. De manhã, destrua todas as células da rainha na colméia, e o enxame é devolvido ao lugar antigo.
Formas artificiais de enxameamento por Symmens ou Taranov têm certas desvantagens. Assim, o método Simmens é aplicável apenas ao casco duplo. Além disso, não permite controlar a qualidade do útero, sendo praticado apenas em pequenos apiários. Quando enxameado por Taranov, é importante ocupar as abelhas que passaram por este procedimento com trabalho, caso contrário, a enxameação ainda acontecerá. Para o mesmo resultado vai levar e despido nas células da rainha da colmeia.
Uso de abelha temporária
Em alguns casos, devido à falta de um suborno precoce produtivo, as abelhas reprodutoras são subutilizadas. Como resultado, eles podem começar a enxamear, o que reduz a produtividade do apiário.Para resolver este problema, as abelhas temporárias são usadas.
Criar essas camadas de tal forma que o início do suborno principal, novas famílias poderiam estar envolvidas na coleta de mel. Para isso, a cria é formada no máximo 40 dias antes do suborno principal e o útero fetal é imediatamente plantado.
Um método conhecido como dividir as abelhas ao meio é usado para formar uma camada (veja a descrição acima). Ao mesmo tempo, uma nova colméia pode ser reassentada como metade da família original e uma terceira - tudo depende das condições e condições específicas da colônia. No final da temporada, as famílias temporárias são eliminadas: abelhas e ninhadas são anexadas à colônia original, as duas rainhas são deixadas as melhores.
Como resultado, a coleta geral de mel das famílias principais e temporárias aumenta em comparação com a não dividida, e uma família muito forte está indo para o inverno.
Tempo de reprodução
É importante notar que a reprodução bem-sucedida de abelhas com camadas só é possível em termos favoráveis. Estes termos são calculados com base no calendário de floração dos favos de mel. A formação de camadas, assim como a enxameação artificial, é realizada no máximo 5 semanas antes do início do suborno principal.
É ideal que o procedimento tenha sido realizado 50 dias antes.
Em conclusão, pode-se dizer que o enxame natural de abelhas, como regra, é um fenômeno indesejável para os apicultores. O uso de camadas, bem como métodos como os métodos de Symmens e Taranov, são formas eficazes de preveni-lo.