Como plantar e cuidar da veia da trepadeira

Pin
Send
Share
Send

A veia rasteira é uma planta de cobertura do solo, caracterizada pela resistência e despretensão nos cuidados. É extraordinariamente resistente a condições climáticas nem sempre favoráveis, tolera doenças bem, comparativamente rapidamente instala-se em um novo lugar do crescimento. Esta flor será um enfeite de qualquer campo. Mais adiante, o artigo fornecerá uma descrição da vida da trepadeira, bem como informações detalhadas sobre o plantio e o cuidado com esta planta.

  • Descrição da planta e variedades populares
  • Peculiaridades do crescimento
    • Selecione um local
    • Escolhendo o solo
  • Plantio dos miúdos
  • Instruções de cuidados
    • Rega
    • Adubação adicional
    • Proteção contra doenças e pragas
  • Como propagar uma planta
  • Preparação para o inverno

Descrição da planta e variedades populares

Zhivuchka (outros nomes: "Dubnica", "Dubrovka", "Voglodka") é rizoma perene, que pode crescer até 20-25 cm, seus brotos estão rastejando e simplesmente enraizados em entrenós.

As folhas são ovais, inteiras, espatuladas, com dentes largos ao longo da margem e cobrem quase completamente as hastes, formando uma espécie de tapete. As flores são pequenas e numerosas, geralmente azuis (algumas espécies podem ser brancas, rosa ou amarelas), coletadas em densas inflorescências de forma espiculada. A floração começa em maio e dura de 1,5 a 2 semanas.

Para jardineiros zhivuchka valiosa porque cresce com sucesso em encostas íngremes e mantém a sua decoração em toda a temporada de verão. Parece ótimo em primeiro plano dos canteiros de flores, perfeitamente adequado colina alpino, germinando nos recessos entre as pedras decorativas.

Muito popular como outras plantas de cobertura do solo: evergreen Iberis, stonecrop, cravo, tomilho, alyssum, pervinca, saxifrage, loosestrife, jovem, prímula.

A planta pode ser plantada em áreas sombreadas e sob árvores de jardim, onde até mesmo a grama comum cresce mal. Localizado entre os arbustos baixos, ele vai fazer uma variedade nas monótonas verdes fundo graças ao bronze e folhas roxas e a cor brilhante das flores.

Veia rastejando inclui seguintes notas:

  • Brilho da Borgonha. É considerado o mais atraente entre as variedades devido à diversidade na cor da folhagem. É capaz de combinar tons de bordeaux, rosa, verde e vermelho em um tronco.
  • Variegata. Folhas de cor irregular, consistindo em tons de prata, creme, cinza e verde. Não é adequado para o plantio em lugares abundantemente iluminados, pois pode perder sua atratividade. O processo de crescimento é lento.É uma excelente opção para decorar a colina alpina.
  • Atropurpurea. A planta é vertical, folhagem de tons violeta-borgonha. Os arbustos são pequenos, compactos, expandem-se rapidamente, formando um tapete exuberante.
  • Multicolorido. A cor da folhagem é incrivelmente pitoresca. Eles são roxo escuro ou vinho com pinceladas de tons verde pálido, amarelo e rosa.
  • Lascas de chocolate. A folhagem é atípica para brânquias estreitas e ligeiramente alongadas, de cor castanha. A variedade é muito curta, o processo de crescimento é muito mais lento do que em outras variedades. Inflorescência brilhante, rico em azul.
  • Pente preto. As folhas são ricamente violetas, têm uma superfície brilhante. Se plantada em um lugar ricamente iluminado, a folhagem pode ficar quase preta. Inflorescência da cor azul tenra.
  • Variegata rubra. As folhas são castanhas com um tom avermelhado, a inflorescência é azul, mais próxima do azul.
  • Kathleen gigante. A mais alta variedade de gillies. As placas foliares são grandes, pedúnculos marcadamente alongados.

Peculiaridades do crescimento

Considerando o fato de que a planta rasteira é absolutamente despretensiosa e tem um alto nível de adaptabilidade, o plantio e o cuidado com o mesmo não darão muito trabalho ao horticultor.

Selecione um local

De particular importância para o crescimento e desenvolvimento da flor, o lugar de crescimento não se reproduz. Afinal, crescerá perfeitamente tanto na sombra quanto no sol, tanto no tipo de solo arenoso quanto em solos argilosos. Preste atenção nas preferências de uma determinada variedade, porque iluminação pode ser exibida na cor decorativa da folhagem. Vale a pena notar que a maioria das variedades prefere uma penumbra leve.

Voce sabe ZHivuchka é conhecido por suas propriedades medicinais. É capaz de melhorar o metabolismo, tem propriedades anti-sépticas, hemostáticas, antiinflamatórias e sudoríparas.

Muitos produtores de flores praticam o plantio de plantas perto de troncos de árvores ou perto de arbustos. O zhivuchka possui um sistema radicular superficial, o que significa que não interferirá no desenvolvimento das raízes das árvores, além de ajudar a prevenir a formação e propagação de ervas daninhas.

Importante! Vivian rastejando não suporta quando os animais ou as pessoas andam sobre ele, não é grama. Deve ser entendido que a planta pisada morrerá muito rapidamente.

Escolhendo o solo

O solo ideal para esta planta é uma terra fértil, leve e solta que passa bem pela água e pelo ar. A opção ideal para o plantio é uma mistura de areia, turfa, turfa e húmus.Além disso, antes de realizar as plantas terrestres, para adicionar à drenagem pesada do solo, desintegrando aditivos e fertilizantes orgânicos.

Plantio dos miúdos

O processo de transplantar uma terra viável em um terreno aberto é uma tarefa bastante simples. As sementes são melhor comprados em lojas de jardinagem, como eles são caracterizados por um bom nível de germinação. Sementes da sementeira é realizada na primavera, mesmo no campo aberto, no período em que o solo se aquece.

Na maioria das vezes, esta é a segunda metade de maio. No caso de uma queda súbita e inesperada na temperatura é, a planta vai morrer porque é capaz de transferir geadas de vida curta para -8 ° C aterragem Dia deve necessariamente ser sereno e seco.

Importante! É necessário escolher os "vizinhos" certos para zhivichki. Tenha em mente que esta planta é bastante agressivo, capaz de sobreviver as espécies de plantas daninhas mais resistentes, para não mencionar as plantas fracas e flores. bairro admissível de gerânios, rosas, cravos e samambaias - eles são de zhivuchka não sofrer.

Instruções de cuidados

O cuidado do rastejamento viável é reduzido principalmente para Espessamento de arbustosrega rara e cobertura.

Rega

A regularidade da rega deve ser observada nos períodos mais importantes para a vivacidade - durante o plantio e durante o enraizamento dos brotos e brotos. É necessário umedecer o solo à medida que seca para melhorar a sobrevivência e o enraizamento da planta. No futuro, a rega deve ser moderada, de preferência apenas durante os períodos de seca prolongada, porque o arame pode crescer com segurança sem umidade durante um mês.

Adubação adicional

Como fertilizante e fertilizante adicional é melhor usar orgânico. Estrume adequado, turfa, cinza de madeira e composto. Para fazer o enfeite superior é possível abaixo de uma raiz em um tipo líquido ou em seco - borrifando um sítio com uma fábrica de cima em folhas e talos. Às vezes é possível fazer fertilizantes minerais. Compra adequada de fundos complexos ou preparações de fosfato de potássio.

Proteção contra doenças e pragas

Veia rastejando é quase a única planta que não doente quase nunca. Esta flor sucumbe apenas a doenças fúngicas. Pode sofrer em caso de forte espessamento ou umidade constante do solo. Outra doença - podridão radicular.Um sinal claro é o mosto murcho e murcho, cujas folhas formam manchas amarelas marrons ou sujas.

Para se certificar de que a lesão existe no sistema radicular, a planta deve ser escavada para ver as manchas cinza e marrom da placa nas raízes.

Os arbustos afetados devem ser descartados e o restante da lesão deve ser polvilhado com carvão. Além disso, o solo pode ser tratado com fungicidas. Preparações adequadas: Topázio, Rovral, Skor, Fundazol.

Quanto às pragas, são apenas os caracóis e lesmas que podem ser afetados pela vita. Isto é devido ao fato de que as substâncias que estão presentes na planta param o desenvolvimento de descendentes de insetos nocivos, então eles não gostam disso.

Mas moluscos de jardim são muito atraídos por espessas moitas úmidas, que são quase um lugar ideal para a sua habitação. Os caracóis se alimentam de folhagem suculenta, resultando em veias finas.

Para combater caracóis e lesmas, você pode usar agentes químicos, como moluscicidas como "Meta" ou "Trovoada".Dos remédios populares, vale a pena notar a eficácia do pó de mostarda, ou a pimenta malagueta. As plantas podem ser polvilhadas com estes ingredientes em forma seca, ou você pode preparar uma solução deles e borrifar as moitas até que as lesmas e os caracóis desapareçam do local.

Voce sabe As folhas basais, bem como os rebentos jovens de cudweed, são usadas como tempero para pratos de peixe, e também são frequentemente adicionadas a saladas.

Como propagar uma planta

Na vida de uma trepadeira, a reprodução pode ser realizada por sementes, mas apenas por aquelas que foram compradas na loja de jardinagem. O fato é que o material de plantio, que foi coletado independentemente das variedades cultivadas, dará descendentes que não serão similares à planta-mãe.

O mais produtivo é o método vegetativo. No início da primavera, os rizomas são divididos em estolões e plantados, aderindo a uma distância de 23 a 27 cm, não sendo necessário aprofundar os segmentos a uma profundidade considerável. A rega é necessária abundante e frequente durante a primeira semana, até as raízes aparecerem.

Divisão de arbustos em rosetas. Você pode fazer isso durante toda a temporada de verão. As rosetas devem ser plantadas a uma distância de 12 a 15 cm.Durante os primeiros sete dias as mudas necessitam de irrigação intensiva.

Preparação para o inverno

Já foi dito que a trepadeira está rastejando - a planta é resistente ao frio. No entanto, em invernos severos, especialmente na ausência de neve, ele precisa de aquecimento adicional e abrigo. Para este propósito, você pode usar folhagem seca ou lapnik. É especialmente importante cobrir plantas jovens, que crescem no local no primeiro ano.

Como você pode ver, a trepadeira está rastejando - a planta é realmente única e fácil de cuidar. Pode se tornar um adorno de qualquer jardim, sem exigir atenção especial e não ser exposto a doenças e pragas generalizadas.

Assista ao vídeo: Conheça os segredos para cultivar a primavera

Pin
Send
Share
Send