A apicultura não é uma ciência fácil, incluindo conhecimentos práticos teóricos e especialmente importantes.
Somente aqueles que eram pacientes e realmente totalmente comprometidos com essa causa foram capazes de entender a essência dela com um método prático e com experimentação de longo prazo.
É a esses apicultores-pesquisadores que Vladimir Petrovich Cebro pertence. Este notável praticantes apicultor e teóricos desenvolveu o programa de apicultura mais eficaz chamado por Tsebro.
- Regras básicas
- Estrutura da colmeia
- Características da retirada de rainhas
- Hibernação de abelhas
- Apicultura em Tsebro (calendário do apicultor)
Regras básicas
Todo o seu método, baseado na estrutura progressiva da colméia, as abelhas bezroevom contente com o desempenho do trabalho no horário e do horário, uma maneira especial de remoção de abelhas e expansão apiário sem compras adicionais de ovelhas e famílias Tsebro VP descritos nas instruções volumosos.
Por seu método é caracterizado por um aumento de quase três vezes o número de colônias de abelhas em termos de recolha de mel, a actualização regular das rainhas em todas as colônias de abelhas sem a necessidade de adquirir novos jovens, o que acontece todos os anos, e a união, a fim de hibernação, três famílias em quem tem suficiente força.
De acordo com o método da apicultura Tsebro o apiário deve ser usado bastante grandes, urticária espaçoso, composto por três edifícios: depois eles começaram a chamar urticária Tsebro. Tal projeto aumenta colmeias de colônias de abelhas na primavera: o topo da colméia é montado um segundo corpo, não é necessário estabelecer lojas, assim que a família pode ser dividida se houver uma jovem rainha, em dois separada, o que permite aumentar rapidamente o número de famílias.
Licor num período de duas semanas é bastante possível criar duas camadas, que irão simplificar a tarefa com a presença de um novo útero.
A partir das novas camadas, crie uma família individual forte e forte - para isso, instale o andar superior.
Camadas são usadas separadamente durante um suborno tardio. Os apelos estão ligados à família, o que permite que você mude o útero antigo para um mais novo.
famílias potenciais com características diferentes precisa fornecer o alimento necessário (mel, pólen), distribuindo-o uniformemente entre os quadros. Tudo isso é feito após a extração do mel e a formação das famílias.
Em condições normais de existência durante o inverno pode ser combinado ninhos de vários edifícios: no segundo quadro com um conector posicionado na parte inferior - quadro furtos.
Na próxima temporada é necessário usar famílias fortes. Se você aderir ao conteúdo correto e cuidar das colmeias, elas excluirão o surgimento de doenças das abelhas.
O constante arejamento e sopro das colmeias com ar fresco promove a sua secagem, e o clima seco não provoca nenhum mal prejudicial às abelhas. É desejável que as células estejam sempre abertas.
Abaixo dos quadros, não há necessidade de expansão adicional, pois um local pode ser formado para soprar com ar frio. O tamanho ideal do espaço sob os quadros é de três centímetros.
A reprodução de abelhas é recomendada na segunda torneira, pois contém 1,5 vezes mais peso de abelhas, e a existência de um útero jovem contribui para essa escolha.
O útero antigo perde sua relevância e, por causa da inutilidade, é removido, e o restante das abelhas retorna à família.
Nas colmeias de casco duplo deve haver sempre uma grade, de modo que o útero não possa entrar no compartimento superior, e todas as abelhas depois disso não entrarão em um estado de enxame.
As abelhas-rainha mudam todos os anos. O útero é melhor obtido de famílias com uma reserva de força e saúde.
O útero, capaz de reproduzir, tem um grande abdômen, que é peculiar ao arrastar, e uma caminhada bastante pesada. Útero, que não pode dar descendência, possui um abdômen leve com alguma euforia.
Para obter ovos, é necessário escolher entre o isolador apenas favos de alta qualidade sem defeitos e zangões. O quadro de vacinação é definido em famílias sem rainhas, onde a criação ocorre com a cria de uma idade diferente.
Para obter favos de mel são colocados em um dia em um lugar quente, com uma temperatura de 27 ° C.
As abelhas mortas devem ser dadas após o inverno para um estudo para se certificar de que a causa da morte não está na doença.
No cuidado de abelhas recomenda-se aderir estritamente aos trabalhos, segundo o calendário.
Zebro colocou vinte e cinco famílias em cada lugar, igualou-as pela distribuição de cria - fez isso durante qualquer inspeção.
A ninhada foi obtida de famílias em nove a dez ruas, uma família de quatro ruas juntas. Para cada colméia, ele apresentou uma demanda - a observância da proporção de volume e força que a família tem. No cuidado das abelhas, Zebro usou uma abordagem de grupo. Ele usou magistralmente na prática as características das abelhas em todas as seis etapas do ciclo de vida da família ao longo do ano.
Estrutura da colmeia
Segundo o método de Tsebro, as abelhas precisam estar nas colmeias de paredes com uma estrutura dupla sem uma camada de aquecimento entre suas partes de quarenta e quatro quadros no tamanho de 435 por 300 milímetros.
No quadro dos quatorze quadros, você pode montar um par de dez quadros adicionais e um par de cinco.A estrutura sob o telhado, feita de tábuas não espessas, continua as paredes da colmeia, cuja altura é destinada a dois edifícios.
Para ser mais conveniente, o lado esquerdo desta estrutura é fixado em dobradiças e pode ser rebatido. O teto também se abre em dobradiças, subindo verticalmente.
Nos ninhos das famílias do pai no centro foram colocados favos de mel, a fim de obter drones iniciais. Os ninhos foram cobertos com um filme ou uma tela, eles foram aquecidos, as tigelas de alimentação superiores com água foram deixadas para as abelhas.
Características da retirada de rainhas
O método Tsebro é especialmente apreciado por recomendações sobre a remoção artificial do útero de ovos, que são apenas dois dias de idade. O principal princípio para este método é o princípio da separação da família através da intermediação de redes destinadas a esse fim, assim que a família começa a exceder nove quadros de cria.
A retirada das rainhas pelo método de Zebro ocorrerá no piso inferior. No final de abril, quando a família tem cerca de oito a nove quadros com cria, o topo dos dez quadros pode ser colocado no topo.
Eles são transportados do nível inferior com abelhas para um par de armações com comida, quatro - com ninhada e quatro - sushi para semear, que são misturados.
No fundo da moldura, o número de dez peças era colocado assim: uma moldura com comida, uma com cera, duas com ninhada, uma com cera, duas com ninhada, uma com cera, uma com estrutura e comida.
Nesta fase, a grade não é necessária para a separação. O útero de baixo, não tendo lá trabalho, mudou-se para o andar superior.
Aproximadamente dez dias depois, as abelhas do topo foram sacudidas juntamente com o útero para o andar inferior, onde as abelhas arrumaram uma cera de quase um terço. Depois disso, a grade foi colocada para separar o chão.
Em seguida, quase ao mesmo tempo, as famílias são identificadas nas famílias e colocadas em isoladores, que são colocados nos favos e colocados entre os caixilhos da ninhada. Alguns dias depois, eles criam camadas com o útero tribal.
Quatro quadros com abelhas do piso superior são colocados em caixas de lote junto com as esteiras do útero. Tudo está se fechando. Dos andares inferiores, há estruturas no andar de cima sem abelhas na mesma quantidade, elas são substituídas por favo de mel com ovos do isolador.
Na camada inferior entre os quadros com a cria, é necessário fazer três poços para as estruturas de enxertia. As famílias maternas são transformadas em educadoras.
Outras armações com ovos de dois dias precisam ser retiradas e trazidas em uma caixa, por exemplo, em um carro onde o favo de mel é dividido com uma faca quente em tiras de uma célula em uma fileira.
Os ovos devem ser cortados, deixando um após dois, colocar tiras nas hastes dos quadros de vacina, que devem ser colocados nos poços criados, e o local onde o quadro com os ovos de dois dias foi colocado anteriormente. O nível inferior das famílias-educadores deve ser isolado. Depois disso útero tribal estão localizados em outros lugares e colocado na colmeia, composta por dez quadros, que serão localizados à direita de trazer as famílias.
Ninhos para capacidade de reprodução são complementados com favos de mel até oito pedaços. Depois de vinte dias a contar da data do arranjo da primeira classe das colmeias necessários para iniciar a formação de estirpes. Neste ponto, as células da rainha completamente maduras já se formaram.
Como sendo um do corpo principal antes de as linhagens familiares abelha precisa fornecer um par de quadros alimentar a mesma quantidade de ninhada e um - a terra da água, e certifique-se que as abelhas sacudiu os quadros e colocar no nível inferior, onde havia uma rainha.
Além disso, cada uma das camadas quatro vezes nos próximos dez dias, é necessário reforçar o quadro tampado ninhada. Até o início da principal coleção de novos cortes de mel entrar em vigor e deve ser capaz de trazer um mel real como os principais membros da família.
Embora a descrição do método Tsebro pode parecer um pouco complicado, mas na realidade é muito acessível e simples o suficiente, a principal coisa - para seguir as instruções exatas. Se este método for seguido, cada família de abelhas pode trazer até duzentos quilos de mel.
Hibernação de abelhas
Um fator positivo importante a favor do método de Tsebro é o excelente desempenho invernal das colônias de abelhas.
Mestres envolvidos em apicultura, bem consciente de tudo a responsabilidade de criar as melhores condições para invernada abelhas suas alas. Todos método único Tsebro a este respeito é as peculiaridades da construção da colmeia.
Colméias são construídas de vários edifícios e consistem em paredes duplas sem um aquecedor. Isso tudo torna parecido com um prédio de apartamentos em que o apartamento leva menos calor do que uma única casa privada, que tem a mesma área. As lojas para o inverno podem ser colocadas em uma colméia somente se for muito necessário.Com colmeias, antes do início do inverno, você não precisa se apressar, elas permanecem no lugar.
Preparando as abelhas para o inverno, você precisa remover os cochos de alimentação e tiras médicas, remova todos os materiais de aquecimento das conchas superiores para resfriamento, para que as abelhas sejam abaixadas, unam-se e criem porretes para o inverno.
Mesmo no inverno, os processos de ventilação ocorrem nas colmeias por causa das folhas e perfurações mais baixas que estão ligeiramente abertas por alguns centímetros, localizadas entre as barras de ventilação colocadas especialmente para o inverno.
Além disso, não se esqueça de deixar, especialmente para famílias fortes, alimentos em forma de mel e perga. As tecnologias e princípios do método Zebro permitem que as famílias de abelhas sobrevivam com geadas reais.
Apicultura em Tsebro (calendário do apicultor)
As abelhas são uma ordem amorosa da criatura, sua atividade vital passa por certos ciclos naturais. Eles não gostam de barulho e incerteza.
Esses insetos são muito sensíveis a qualquer mudança no clima, temperatura e condições de luz, umidade e muito mais. O calendário, deduzido por Zebro, leva em conta todas essas nuances, e também é baseado nos principais princípios práticos do trabalho do autor.
De acordo com o calendário de Tsebro, janeiro é observado e ouvir como as abelhas se sentem durante o inverno, os detritos também são removidos, novos favos de mel são criados, se necessário, as colmeias são isoladas, o isolamento é inspecionado.
Em fevereiro, é necessário, em laboratório, analisar as abelhas não sobreviventes, para não deixar passar doenças como a nosematose, a varroatose e a ascospenose. Exame preliminar de famílias, que quase sobreviveu ao inverno, e sua condição qualitativa é realizada. Se houver necessidade, você precisa tomar as medidas apropriadas.
Em março, o trabalho preparatório é realizado para o vôo, alimentação, se necessário tratamento, doces. Precisamos marcar as famílias para sua saúde. Em abril, é completamente necessário remover as abelhas mortas. Você também precisa inspecionar todas as colméias e famílias, preparar molduras com cria e individualmente para cada bebedor-alimentador de colméia, instalá-las.
Foi durante este período, se houve necessidade, é necessário unir as famílias e descobrir tal sem um útero. Em abril, os apicultores também devem cuidar do tratamento da ascospenose.
Em maio, a remoção de rainhas é realizada, as camadas são formadas, o útero jovem é anexado.Em junho, o quadro com a ninhada é trocado, as camadas são anexadas à família sem o útero. De julho a dezembro, os procedimentos são realizados, que qualquer apicultor conhece e é realizado por eles.
Mas, de acordo com o método Tsebro, você deve prestar atenção para o fato de que pela queda nas famílias de abelhas, há apenas um par de quadros de ninhada, então eles precisam se unir em algum lugar no meio de agosto: Como resultado dessa combinação é a seleção natural, e só havia um jovem matka- juvenil. Depois de combinar a necessidade de desmontar completamente os familiares, urticária limpas e remontado (Top - seis quadros de cria, quatro de alimentação, menor - apenas cinco quadros).
Então nas colmeias você precisa colocar os alimentadores e conduzir o aquecimento com a ajuda de travesseiros. Também é necessário colocar tiras de acaricidas entre os quadros de cria para destruir a varroatose. Depois de seis dias, pode começar o processo de alimentar o xarope de açúcar de abelhas com a adição de absinto, manganês, nozemata e outros meios. método Tsebro da apicultura é altamente respeitado e popular, que define as regras básicas do apiário.