aspidistra deliciosas decorar qualquer canto da sua casa. Cuidados a ter com esta beleza do verde longo prazo escura é tão simples que até mesmo um novato pode lidar com florista.
- Condições ótimas para o cultivo de aspidistra
- Iluminação
- Temperatura
- Características de cuidados em casa
- Molhar e polvilhar
- Alimentando aspidistra
- Doenças e pragas de aspidistra: como se livrar deles
- Transplante e reprodução de aspidistra
- Propriedades úteis de aspidistra
Condições ótimas para o cultivo de aspidistra
A planta é de folhas largas (cerca de 15 cm), semelhante em forma a uma estrela. Aspidistra florescente é raro, e se ela lhe der uma flor rosa delicada, considere que você tem sorte.
Aspidistra de florescência - um fenômeno incomum. Em casa, isso acontece no inverno ou no início da primavera. Aspidistra produz flores sésseis axilares em forma de estrela, que crescem diretamente do rizoma, entre as escamas. Perianto - matiz curto, marrom-púrpura. Você também pode obter frutas artificiais por meio de polinização artificial - bagas em forma de pêra.
Aspidistra também é chamado "Dama de Ferro", Porque é despretensioso e bastante simples cuidar de casa, ou "família amigável" para folhas que crescem de perto. A planta pode crescer sem irrigação regular, tolera bem o frio e é bastante tolerante à sombra.
Iluminação
À medida que a aspidistra cresce nas florestas tropicais em estado selvagem, ela pode ficar satisfeita com a quantidade mínima de luz. Além disso, o sol direto pode danificar a planta, queimando suas folhas.
A planta vai se sentir mais confortável no lado leste - nas primeiras horas da manhã o sol não é distinguido pelos raios escaldantes. Se você tem um aspidistra no lado sul, então você precisa cuidar do sombreamento. O lugar ideal para essa flor é a penumbra.
Em boa iluminação, o aspidistra precisa apenas no inverno, para que possa criar iluminação adicional com a ajuda de lâmpadas.
Temperatura
A temperatura ambiente (+20 ... +22 ° C) aspidistra é suficiente, e no inverno é necessário criar condições mais frias para isso - + 12 ... +15 ° C. A temperatura mais baixa no inverno torna mais fácil sobreviver ao aspidista durante o período de descanso e acumular força para o crescimento ativo das folhas.
No verão, a planta é recomendada para "andar" na varanda, no terraço ou no jardim. Será maravilhoso sentir a flor à sombra das árvores.
Características de cuidados em casa
Na natureza, o aspidistra ama florestas úmidas, e em sua terra natal (sudeste da Ásia) existem cerca de cem espécies. Mas apenas uma - aspidistra alta (Aspidistra elatior) - pode ser cultivada como planta de casa. A forma mais popular é a aspidistra variegada (Aspidistra Variegata). Suas folhas distinguem-se por faixas amareladas, brancas ou creme ao longo de folhas verdes escuras.
Molhar e polvilhar
Como já mencionado, o aspidistra não tolera calor e precisa de altas temperaturas em alta umidade. Quando a temperatura é confortável para a planta, da primavera ao outono, deve regar-se regularmente e abundantemente (logo que a camada superior do solo esteja seca), e no inverno - moderadamente (vários dias depois da secagem da camada superior). Para rega use uma água macia e permanente (mínimo dia).
Pulverizar a planta não é necessário, mas no tempo quente é apenas necessário. Além disso, é aconselhável várias vezes por semana limpar as folhas da aspidistra com um pano húmido - isto tem um efeito favorável no seu crescimento.
Alimentando aspidistra
Aspidistra precisa de adubação apenas durante o período vegetativo - de abril a setembro. Neste momento, flores "família amigável" deve ser fertilizada pelo menos uma vez a cada duas semanas com um curativo líquido especial para plantas de interior. No inverno, a planta não deve ser alimentada.
Doenças e pragas de aspidistra: como se livrar deles
Às vezes, em folhas verdes saudáveis aspidistra pode aparecer pequenas rachaduras - isto é o resultado de um excesso de fertilizantes. Neste caso, a alimentação é interrompida até a próxima temporada.
Além da doença, aspidistra pode ser afetado pelas seguintes pragas:
- um ácaro aranha;
- pulgões;
- chervets;
- escudo aspidistovaya.
Há também uma doença mais perigosa - clorose infecciosa. Se você notar um crescimento lento do aspidistra, um maciço amarelecimento das folhas e uma rápida mudança na cor, a planta afetada deve ser destruída.
Basicamente, a mudança no estado de aspidistra deve-se a imprecisões no cuidado:
- Se as pontas das folhas ficarem marrons - então o lugar para ela está muito seco. A umidade do ar deve ser aumentada.
- Se a flor cresce lentamente, pode ser que ela não tenha nitrogênio. Você pode alimentar o aspidista com ureia.
- Aspidistra caído e amarelado de folhas é observado - a planta não tem luz. Embora, se as folhas individuais ficarem amarelas, pode ser simplesmente o envelhecimento fisiológico delas.
- Havia manchas marrons nas folhas - o resultado da luz solar direta. O pote precisa ser movido para outro lugar.
- Se toda a massa decídua começar a desbotar e escurecer, isso indica a presença de excesso de umidade. É necessário mudar a umidade do ar no lugar onde a aspidistra é cultivada, e escolher outras regras como regar isto.
Transplante e reprodução de aspidistra
Muitas vezes não é necessário transplantar uma planta, recomenda-se fazê-lo a cada 2-3 anos. Além disso, se o aspidistra não for transplantado a tempo, ele se expandirá tanto que poderá até mesmo quebrar o pote.
Como todo o lírio, a "dama de ferro" tem um sistema radicular. Portanto, durante o transplante, é necessário verificar se as raízes da aspidistra estão completamente cobertas com o solo.
"Iron Lady" está crescendo lentamente: Por um ano, adiciona 4-5 novas folhas. No entanto, o rizoma rasteiro ocupa muito mais espaço.
Se o aspidistra cresceu, antes de transplantá-lo, você precisa escolher uma panela maior e queimá-lo com água fervente ou assá-lo (para desinfecção).Na parte inferior do tanque de drenagem de drenagem (seixos, seixos). O solo antes do plantio também deve ser desinfetado tratando-o em banho-maria. Você pode multiplicar o aspidistra ao mesmo tempo que o transplante
Para que a aspidistra seja bem estabelecida, a temperatura na sala não deve ser inferior a 18 ° C. Portanto, é desejável realizar o procedimento na primavera. Além disso, durante o transplante, deve-se tomar cuidado para que não haja excesso de umidade - isso pode causar o decaimento das raízes. Fertilizar a planta jovem pode ser não mais cedo do que um mês após o transplante.
Pode aspidistra reproduzir e sai. Para isso, no verão, a folha é cortada sem pecíolo, levemente seca e colocada em um recipiente de vidro. O recipiente está bem fechado para que não entre ar, e colocado em uma sala quente e bem iluminada. Depois que as raízes aparecem na folha, ela pode ser plantada no chão.No topo da cobertura de mudas com um frasco, criando uma espécie de estufa.
Para aspidistra pode vir e solo universal e cozidos de forma independente:
- 3 partes de terra, 1 parte de areia, 3 partes de terra de folhas;
- 2 partes de solo soddy, 2 partes de terra de folha, 2 partes de solo de húmus, 1 parte de areia;
- sod substratum - 2 partes, solo de turfa - 1 parte, folha de terra - 1 parte, húmus terra - 1 parte, areia grossa - 1 parte.
Propriedades úteis de aspidistra
Na terra natal da aspidistra, as pessoas sabem há muito tempo seus benefícios. Hoje esta planta faz parte de muitos fitostros, que são usados para o tratamento de doenças:
- doenças virais ou infecciosas do trato gastrointestinal;
- parodontose;
- inflamação da bexiga;
- amigdalite e amigdalite;
- violação do ciclo menstrual;
- processos inflamatórios do sistema reprodutivo feminino;
- danos à pele.