Spirea é um belo arbusto decorativo que atrai a atenção com cores espetaculares, floração exuberante e um grande tamanho de arbusto.
Ele é famoso por sua resistência e despretensão às condições climáticas. Mas para que ele possa se mostrar plenamente em toda a sua glória, você precisa conhecer algumas sutilezas de plantar e partir.
- Spirea Bumalda: uma descrição de um híbrido japonês
- O que o espírito Bumald gosta, as condições para crescer
- Como escolher um lugar para plantar (iluminação)
- Qual deve ser o solo para o plantio?
- Características do plantio de spirea Bumald no jardim
- Como escolher as mudas de spirea Bumald
- Preparando um poço de pouso
- O esquema de plantio do mato
- Spirea Bumalda: cuidado
- Como regar um arbusto encantador
- Adubação e adubação
- Características de aparar spiraea
- Propagação de spiruma Bumald com estacas e camadas
- A resistência do spiraea a doenças e pragas
Spirea Bumalda: uma descrição de um híbrido japonês
Spirea (tavolga) Bumald ou rosa de acordo com a descrição botânica refere-se ao gênero de arbustos ornamentais decíduos do gênero rosa. Spirea Bumalda é um tipo de spiraeus, dos quais existem cerca de cem.O arbusto até 1 metro de altura tem inflorescências lilás-rosa compactas e inteligentes. As folhas são pintadas de verde avermelhado.
Floresce spirea desde o início de junho até o final de setembro (dependendo da zona climática). Algumas formas de híbridos têm diferentes cores de flores, que variam de rosa pálido a branco. O nome científico internacional "spiraea" foi introduzido pela primeira vez por Carl Linnaeus em 1753.
Spirea rosa é resistente a fortes geadas de inverno, seca e poluição do ar nas cidades. Tavolga é uma planta durável (até 40 anos), melífero, não necessitando de cuidados intensivos.
Spirea Bumalda é difundida não só na Europa. Esta planta tornou-se um ornamento decorativo popular dos jardins e terraços da Ásia e da América do Norte. Além disso, os criadores trazem constantemente novas formas de híbridos, que são mais bonitos e estáveis.
O que o espírito Bumald gosta, as condições para crescer
A planta não gosta muito do local de plantio, mas algumas das sutilezas ainda precisam ser conhecidas.
Como escolher um lugar para plantar (iluminação)
Para crescer um belo tavolg decorativo, você precisa escolher uma área bem iluminada. A sombra ou sombra não permitirá que a torre revele completamente todas as suas qualidades decorativas. Esta planta deve ser plantada no lado sul do local, onde há poucas árvores que criarão uma sombra.
A planta deve receber luz solar direta pelo menos 7 horas por dia. Só então as inflorescências podem mostrar toda a sua beleza "rosa".
Qual deve ser o solo para o plantio?
O cultivo da espiraea é melhor feito em solo relvado ou folhoso. A melhor proporção da composição do solo é areia, turfa e terra - 1: 1: 2. A camada do solo deve ter 0,4 a 0,5 metro de profundidade. A largura da parcela dependerá do número de plantas plantadas.
Tavolga pode crescer sem problemas e em qualquer outro tipo de solo, mas depois toda decorativeness pode em um momento desaparecer. Então, se você quiser cultivar uma torre Bumald para fins decorativos, então você terá que mudar ligeiramente a composição do solo em sua área.
Características do plantio de spirea Bumald no jardim
Spirea bumalda ou rosa na necessidade de pouso adequada, olhe como cultivá-la no jardim.
Como escolher as mudas de spirea Bumald
Ao comprar mudas meadowsweet deve pedir o varejista sobre a sua capacidade de reproduzir e robustez inverno. Tendo em conta estes fatores, você será capaz de controlar o processo de crescimento de spiraea.
Muitos não sabem quando comprar e plantar uma espiral Bumald. A melhor hora será no meio ou no final de abril. Ao comprar mudas, preste atenção ao sistema radicular da planta. Deve ser forte e não danificado por doenças.
Além disso, o sistema de raiz deve ter pelo menos três raízes grossas e muitas raízes peludas finos, que contêm argila de massa (massa de argila chamado locutor, ele deve estar presente nas raízes quando a compra).
Preparando um poço de pouso
Spiraea rosa com plantio adequado e cuidado oportuno vai se transformar em um arbusto magnífico.Se o solo for preparado da maneira descrita acima, os poços para o plantio devem ser 30% maiores que o sistema radicular da planta.
A profundidade das covas deve chegar a 40-50 cm Se, no entanto, o solo onde as mudas do crepúsculo são plantadas não for especialmente preparado, as covas devem ser três vezes maiores que as raízes. Neste caso, os poços são preenchidos com uma mistura de areia, turfa e solo moído na proporção de 1: 1: 2.
Bush spiree rosa plantada em fileiras. A largura das linhas deve ser de 35 a 45 cm A distância entre as mudas nas fileiras não deve exceder 50 cm Se as plantas são plantadas com muita força, elas não serão capazes de crescer de forma ideal.
O esquema de plantio do mato
Spirea tem lindas flores cor-de-rosa, que, com o plantio correto e o cuidado adequado, irão deleitar os olhos por mais de uma década. O plantio adequado garante a máxima beleza decorativa do mato.
Antes de aterrissar no fundo do buraco, você precisa colocar um pouco de húmus e terra. Em seguida, espalhe todas as raízes para que não fiquem confusas e encha a planta com terra. O pescoço da raiz (a junção das raízes e do tronco) deve estar localizado no nível do solo.É aconselhável para caber cuidadosamente inspecionar o sistema radicular de mudas e cortar todas as raízes quebradas e murchas.
Se o desembarque é feito com meadowsweet raízes no solo, após o desembarque a planta deve ser bem regada com água morna. Se nos sistemas radiculares de plântulas nuas antes da plantação deve resistir horas em uma solução de estimulador de crescimento (ácido succínico, "Geteroauksin", ácido indolacético, e outros). Após uma exposição diária, as plantas podem ser plantadas em campos pré-escavados.
Deve levar em conta o fato de que spirea bumalda não tolera alta umidade do solo, como resultado de seu período de florescimento não pode cair nas limites sazonais habituais. Em lugares onde há muita água subterrânea, a planta pode morrer. Então, se você decidir plantar uma flor em tal lugar, então você precisa saber um truque.
O poço para o plantio deve ser escavado 15-20 cm mais profundo.Em primeiro lugar, verter em que o cascalho ou cascalho, então espalhe uma camada de terra, e só então ulmeira plantada. Neste caso, a água subterrânea não preencherá as raízes da planta.
Spirea Bumalda: cuidado
Para meadowsweet cresceu exuberantemente e floração agradável de ano para ano, pois requer cuidados especiais: rega, mulching, adubação, poda, etc ...
Como regar um arbusto encantador
Ao cuidar de bumalda spirea deve ser com especial atenção para a umidade do solo. Este arbusto não tolera solos muito secos e muito úmidos.
Nas duas primeiras semanas após o plantio meadowsweet precisa ser regada todos os dias (manhã ou à noite). Isso ajudará o sistema radicular a ficar mais forte. No futuro, você precisa monitorar a umidade. Em períodos fortemente secos do verão, a planta deve ser regada a cada 4-5 dias.
Se o solo em torno dos arbustos para processar mulch (conchas de sementes de girassol, trigo e amendoim), ele irá reter a umidade por mais tempo, enquanto a frequência de rega durante psiquiatra quente por 1,5-2 vezes.
Também deve ser lembrado que as plantas molhar freqüente em torno das ervas daninhas começam a crescer, você precisa periodicamente de ervas daninhas.O afrouxamento da terra é realizado nos primeiros dias quentes após as chuvas. Depois de soltar a taberna, você pode derramar um pouco.
Adubação e adubação
Para floração magnífica do prado, tais tipos de fertilizantes são usados: fosfórico, nitrogênio, potássio, etc.
Fertilize o solo ao redor do arbusto de duas maneiras: junto com a rega ou com o afrouxamento. Todos os microelementos importantes podem ser entregues ao sistema radicular do gravídico com água.
Fertilizante deve ser diluído de acordo com as instruções e rega, de preferência no início da primavera. Também é possível fertilizar durante o afrouxamento do solo.
Um bom umectante para o crescimento e a floração será o húmus comum. Eles podem simplesmente se acumular e, durante as chuvas, todos os oligoelementos importantes serão absorvidos no solo juntamente com a água. No período de seca e antes do início do inverno, o arbusto deve ser alimentado com superfosfato, por exemplo, "Kemira universal".
O produto granulado é diluído em água e regado a planta de acordo com as instruções.
Características de aparar spiraea
A espira do papel é cortada na primavera, mas também é possível aparar no verão quando ela desabrocha. O estilo de "corte" da taiga é geralmente escolhido pelo jardineiro.A coroa é feita de forma esférica ou piramidal, dependendo do estilo do jardim ou terraço. Qualquer poda não afeta a intensidade de crescimento e desenvolvimento do mato.
Por via de regra, os velhos (10-14 anos), os ramos débeis e secos retiram-se. Alguns deles precisam ser cortados em um coto, dependendo da forma da coroa que você vai fazer. É melhor podar os galhos na primavera, até que as folhas tenham aparecido. Neste momento, você pode formar um certo tipo de coroa com maior precisão.
A regra principal de poda: qualquer arbusto com mais de quatro anos deve ser formado a uma altitude de 25-30 cm, com ramos e brotos encurtados para os primeiros brotos poderosos.
Propagação de spiruma Bumald com estacas e camadas
Propagação da taiga por camadas é necessária no começo da primavera. Para fazer isso, você precisa fazer ranhuras especiais nas quais as hastes são pressionadas no chão e presas com pequenos garfos. Toda a parte aérea está coberta de terra e seu final está cortado.
Para o inverno, a cobertura é coberta com folhas caídas ou grama pré-seca.Em um ano, na próxima primavera, a parte aérea se enraíza, para que possa ser cortada e plantada em um local permanente.
Em muitos fóruns on-line, jardineiros iniciantes estão perguntando como cultivar spiraea de estacas. A reprodução por este método é uma das mais simples e acessíveis para todos os horticultores amadores.
Normalmente, as estacas começam a ser colhidas após o término do crescimento intensivo da parte aérea (início ou meio de junho). Brotos pré-cortados são plantados em recipientes ou vasos especiais que são preenchidos com turfa e areia do rio.
Para o crescimento correto e normal, as estacas precisam de irrigação de 4-5 vezes (por dia). Será bom se você tiver uma instalação para criar uma névoa artificial.
Na maioria dos casos, a tavolga fornece um alto percentual de taxa de sobrevivência (de 50 a 70%). Se as estacas forem tratadas antecipadamente no estimulador de crescimento radicular, essa porcentagem pode ser aumentada para (90-100%). Após o enraizamento das estacas, elas são transferidas para leitos especiais para cultivo ou plantadas na próxima primavera em um local de crescimento permanente.
A resistência do spiraea a doenças e pragas
Spirea Bumalda após o plantio adequado requer cuidados especiais (isto também se aplica à prevenção de várias doenças). Spiraea híbrido Bumalda não é tão freqüentemente afetado por doenças e pragas, mas ainda assim acontece às vezes.
A principal ameaça deste arbusto é um ácaro. Após seu aparecimento nas folhas, formam-se manchas paniculares esbranquiçadas. No futuro, as folhas ficam com um tom amarelado, depois secam e caem. Especialmente, muitas vezes, essa praga afeta a taiga nos períodos secos do verão.
Para combater os ácaros use "Arex" (2%), "Keltan", "Metaphos" ou "Phosphamide". Aplique todos os produtos listados de acordo com as instruções de uso.
Outra das pragas da taiga é o pulgão, que se alimenta do suco de brotos e folhas. Para combatê-lo, use "Kronefos", "Pirimor" ou "Fozalon". Às vezes a grama é atingida por uma mosca branca. Para se livrar desse parasita, use "Decis pro" ou "Fitoverm".
Além de pragas de insetos, os arbustos podem infectar doenças causadas por fungos: mofo cinzento e várias manchas. Para combater fungos patológicos utilizaram-se drogas à base de fungicidas: "Fitosporina-M", fluido de Bordeaux, "Fundazol", enxofre coloidal e outros.
O controle oportuno de pragas e o cuidado adequado da planta permitirão que a Tavolga revele completamente suas qualidades decorativas.