Thunberg apreciados pelas belas flores que podem ser de várias cores, bem como para a sua natureza sinuosa. Pode deixar de viagem ao longo do chão, pendurar em vasos, então ela desligou brotos graciosos, ou deixar que o cacho sobre a bigorna. No entanto, para terreno aberto que exige transplante anual.
- Condições ideais para o crescimento de tungstênio na casa
- Localização e iluminação
- Temperatura: verão-inverno
- Cuidados complexos para Tunberia em casa
- Rega: verão-inverno
- Humidade do ar
- Adubação adicional
- Aparar
- Transplante e solo
- Métodos de reprodução
- Estacas
- Sementes
- Pragas e doenças, maneiras de lidar com eles
Condições ideais para o crescimento de tungstênio na casa
O menor trabalho intensivo de cultivo de atum em casa. É cultivada como uma planta perene, que não requer cuidados particularmente cuidadosos.
Localização e iluminação
Tendo decidido cultivar uma planta semelhante em casa, por favor note que gosta muito da luz. Portanto, libere para ele a janela mais brilhante e ensolarada do lado sudeste ou oeste. O norte é muito escuro, então será necessária iluminação adicional.Se você decidir colocar um túnel na janela do sul, no verão, nos períodos mais quentes do dia (das 12 às 16 horas), será necessário sombrear. E para a planta não é tão perigoso raios diretos do sol, como o calor muito intenso. Nas áreas sombreadas, a planta se sente desconfortável e pode não florescer.
Temperatura: verão-inverno
Para desenvolvimento e crescimento normais, a planta precisa de uma temperatura de cerca de 20-24 ° C. No verão, em clima quente, com tal regime de temperatura, Tunberia dá flores belas e suculentas.Se ele é cultivado como uma planta perene, então para o inverno cortar arbustos deve ser colocado em um lugar fresco. A temperatura ideal para o atum durante o período de outubro a fevereiro é 10-13 ° C.
Cuidados complexos para Tunberia em casa
Tendo determinado o lugar certo para a planta, ela precisa fornecer cuidados adequados. Só neste caso lhe agradará com lindas flores. O cuidado adequado requer rega a tempo e suficiente, fertilizando e soltando o solo.
Rega: verão-inverno
Regar a planta não deve causar dificuldades. O solo é umedecido ao melhor, não derramando, de modo que as raízes não apodreçam. É importante que o solo dentro do vaso seja sempre umedecido, mas tenha tempo para secar a partir do topo. Durante o período de floração, bem como durante os períodos de seca, a rega é intensificada.
Na estação quente, será apropriado pulverizar Tunberg. Para realizar este procedimento é necessário à noite, caso contrário, a planta começará a desmoronar. Em geral, a rega deve aderir à regra: no verão, o solo deve ser sempre umedecido e, na estação fria, seco, mas não seco. Por exemplo, a uma temperatura de cerca de 10 ° C, a afinação deve ser regada uma ou duas vezes por mês.
Humidade do ar
Se houver umidade insuficiente, as flores de Tunberia caem e, portanto, é importante monitorar constantemente esse ambiente, especialmente durante a estação quente. Muito bem a planta responde a pulverização. No verão, esse procedimento pode ser feito uma ou duas vezes por semana. Além disso, essa água vai lavar o pó da planta, terá um efeito preventivo contra várias pragas. Portanto, o solo na panela deve ser coberto de modo que esporos de fungos ou ovos de insetos não entrem nele.
Adubação adicional
No período de brotamento, rega com cobertura superior é realizada, após o qual a fertilização é realizada uma vez por mês. Na primavera e no verão, todos os meses a usina deve receber fertilizantes minerais líquidos, mas com moderação. Também a medida deve ser observada ao usar fertilizantes nitrogenados.Se o túnel não florescer, mas tem vegetação densa, o problema é precisamente a superabundância de fertilizantes nitrogenados.
Também no período de primavera-verão é necessário alimentar a planta a cada duas semanas com fertilizante líquido para plantas decorativas e floridas.
Aparar
Do meio do verão a setembro, Tunberia está florescendo ativamente, mas depois disso é necessário atirar em todas as flores murchas. Se a planta foi levada para a rua, depois de voltar para a casa após a floração, todos os brotos devem ser cortados. Certifique-se de que existem vários rins nos cortes. Destes, novos rebentos surgirão na primavera. Não esqueça de processar as fatias com uma solução de manganês ou carvão ativado. Todo o inverno a planta também é regada, mas muito pouco.
Como você pode ver, a tunbergia pode ser cultivada como uma planta perene. Mas muitos especialistas recomendam ainda a cada ano para jogar fora os tubérculos desbotados. Depois de experimentar floração abundante e, em seguida, inverno, a planta está muito esgotada e no segundo ano pode não ser tão exuberante e brilhante.Uma vez que é facilmente cultivado a partir de sementes ou estacas, não faz sentido correr riscos.
Transplante e solo
A composição do solo para o atum deve ser nutritiva, neutra e bem drenada. Ao plantar no terreno aberto, recomenda-se cavar um local com cal antecipadamente. Para o plantio em uma panela, a drenagem é colocada em seu fundo, e o solo é coberto com essa composição: parte da areia, parte do húmus e três partes da terra do jardim. O pote não deve ser muito largo e profundo. O solo deve absorver bem a umidade e distribuí-la igualmente bem. Portanto, recomenda-se adicionar um punhado de casca de pinheiro e substrato de coco no chão (meio balde de terra).
Plantando o tunelamento no solo aberto, certifique-se de que a distância entre os arbustos seja mantida em torno de 30 a 45 cm. Antes, instale os suportes nos quais a fábrica será construída. Ou pense sobre a direção de sua tecelagem no chão. Floresce a liana cerca de cem dias depois de beliscar, se foi cultivada a partir de sementes. Beliscar é realizado na primavera quando o tempo quente é definido na rua.
Métodos de reprodução
A planta se multiplica de duas maneiras - estacas e sementes.Cada um deles tem suas próprias vantagens e recursos.
Estacas
Estacas de Tunberg gasta aproximadamente no meio de agosto. As estacas cortadas em um comprimento de 10 cm, as fatias são processadas com fito hormônios e, em seguida, imersas em um vaso com solo levemente umedecido. O solo deve ter uma composição de argila expandida e areia. O pote é envolto em um saco de polietileno e mantido a uma temperatura de cerca de 20-22 ° C. Para o inverno, é colocado em condições mais frias - cerca de 10-12 ° C.
Sementes
Para cultivar uma semente de uma semente, é necessário reuni-los a tempo. Após o florescimento no lugar das inflorescências, as caixas de frutas permanecem, as quais devem ser coletadas antes que elas se estourem e o conteúdo caia no chão. Após a coleta, abrindo as caixas, as sementes são colocadas em papel e secas. Eles também devem ser mantidos em papel ou papelão por não mais de dois anos. Após esse período, eles perdem a germinação.
Semeadura é realizada em fevereiro-março. Em terreno aberto, isso não é recomendado, já que a planta é muito termofílica. Portanto, as sementes são usadas para cultivar mudas. Antes da semeadura, as sementes devem ser tratadas com "Fumar" ou "Epin" e, em seguida, colocadas em recipientes com solo úmido. Deve consistir de uma mistura de húmus, areia e terra de folhas em proporções iguais. Sementes no topo são levemente polvilhadas com terra e suavemente umedecidas. No topo, o pote é coberto com vidro ou filme transparente e colocado em um peitoril da janela de luz, onde os raios diretos do sol não caem.
Durante a germinação das sementes, o solo deve ser constantemente umedecido. A temperatura ambiente deve ser de aproximadamente 22-24 ºC. Se todas essas condições forem cumpridas, as primeiras sessões aparecerão em uma semana. Quando eles aparecem, você pode se esconder.
Se as sementes germinarem densamente, elas podem ser desbastadas, deixando os brotos mais fortes e os brotos extras para mergulhar. Quando os brotos são alcançados no crescimento de 12-15 cm, eles devem ser comprimidos. Então a planta ficará espessa e crescerá densamente. Para fazer isso, fertilize também as mudas com um fertilizante de nitrogênio. Deve ser feito a partir do momento de beliscar. Mas se for importante para você ter floração abundante, esses fertilizantes devem ser abandonados por completo.
Se não houver desejo de mergulhar a planta subseqüentemente, você pode semear a tunbergia em xícaras de turfa com três pedaços de sementes cada.
Pragas e doenças, maneiras de lidar com eles
A praga mais comum das plantas é ácaros, mosca branca e sarna. Ligeiramente atacou ele pulgões. Somente inseticidas podem salvá-los deles: "Aktellik", "Fitoverm". Thubergeus tratá-los quatro vezes com intervalos em uma semana e meia. Se não houver desejo de usar preparações químicas, você pode tentar uma solução de sabão, mas isso nem sempre dá o efeito esperado.
Das doenças na planta, o molde pode ser encontrado em caules e folhas. Aparece, por via de regra, por causa da rega excessiva. Existem também doenças fúngicas. Neste caso, uma faca ou tesoura cuidadosamente danificada e tratada remove os brotos ou folhas danificados, e os cortes são tratados com carvão ativado ou iodo. Depois disso, a planta deve ser tratada com qualquer fungicida.
Thunbergia é uma bela planta de escalada que pode decorar tanto o jardim quanto o apartamento, uma varanda e uma varanda.É cultivado de forma simples, não requer cuidados especiais. Mas com a localização certa, rega e alimentação dá flores brilhantes e atraentes.