Hoje, nas hortas de Moscou, todo funcionário de verão é capaz de cultivar melancia, e não apenas na estufa, mas também em campo aberto. No entanto, em condições de estufa, a colheita é mais fácil do que ao ar livre. Independentemente do método de cultivo escolhido, é necessário prestar atenção à cultura e fornecer as condições necessárias para o crescimento e desenvolvimento normais.
As melhores variedades de melancia para a região de Moscou
Embora a melancia seja uma das culturas que prefere o calor, graças aos criadores, ela pode ser cultivada com sucesso, mesmo na região de Moscou, para a qual foram desenvolvidas variedades com uma estação de crescimento curta - no início da maturação e no meio do início. Portanto, vale a pena insistir neles com mais detalhes.
Para terreno aberto
Se o seu site não tiver uma estrutura de estufa, ao escolher uma melancia, você deverá dar preferência a variedades que possam ser cultivadas em solo desprotegido na sua região. Como o verão na região de Moscou não difere em sua duração e clima quente, é recomendável cultivar variedades selecionadas por mudas.
Suga Baby
O período de maturação desta variedade é de 65 a 70 dias. Os frutos são caracterizados por uma forma redonda, uma casca fina de cor verde escuro. A polpa é doce com uma estrutura granular. A baga ganha peso até 6 kg. Esta variedade é adaptada a diferentes condições climáticas, para que possa ser utilizada não apenas em casa de vegetação, mas também em campo aberto.
Maristo F1
Esta variedade híbrida é caracterizada por amadurecimento precoce dentro de 58-60 dias. Uma característica é a resistência a doenças como antracnose e fusariose. Os frutos ganham peso de até 11 kg, possuem uma cor verde escura da casca com lados claros. A polpa da baga é bastante densa, o açúcar, tem uma cor rica e um aroma característico. Colheita após colheita pode ser armazenada por um longo tempo.
Baraka F1
Amadurecimento precoce do híbrido após 72-77 dias, quando semeado em campo aberto e 60-64 dias após o transplante. Os frutos são caracterizados por uma forma oval e um peso de 11-13 kg. A polpa é de cor vermelho escuro, doce, não possui fibras. A variedade é resistente a Fusarium e Antracnose. Tem uma vida útil longa.
Twinkle
Uma variedade de amadurecimento precoce que amadurece em 85 dias e é adequada para condições intermediárias. Os frutos ganham peso de até 2,5 kg, possuem uma casca verde escura fina. A carne é suculenta, aromática, doce, tem uma cor vermelha brilhante. A variedade é dotada de resistência ao Fusarium, mas pode ser afetada pelo oídio.
Erken F1
O novo híbrido ultra precoce com alto rendimento, que alcança o melhor desempenho quando cultivado através de mudas. Pertence a variedades despretensiosas que requerem manutenção mínima. A frutificação é estável sob diferentes condições climáticas. Os frutos crescem pesando 8-10 kg. A casca é de cor verde claro com listras escuras. A carne é vermelha escura, crocante, doce.
Aniversário
Amadurecimento híbrido no meio da estação em 95 dias. Pode ser cultivada em terreno aberto e em condições de estufa. Os frutos são de forma oval, atingem uma massa de 10 kg. A cor da casca consiste em listras verde-escuras e claras. A polpa é açucarada, suculenta, macia, com uma rica cor escarlate.
Para a estufa
O cultivo de melancias em estufa tem suas vantagens, pois é mais fácil para as plantas fornecer as condições necessárias.
Mel
O amadurecimento desta variedade de amadurecimento precoce começa em 82-105 dias após o surgimento das mudas. Os frutos têm uma forma alongada e arredondada, atingindo um peso de 3-6 kg. A casca das bagas de espessura média é verde com listras mais escuras. A polpa vermelha tem um excelente sabor, dotada de um teor maior de açúcar. A variedade é de resistência média ao oídio e a outras doenças do melão.
Scorik
Uma variedade doméstica de amadurecimento precoce que permite uma colheita 65 dias após o surgimento de mudas. Os frutos atingem um peso de 3 kg, têm uma forma esférica redonda, casca listrada. A polpa das bagas é aroma escarlate, suculento, denso e rico. O amadurecimento das frutas ocorre quase simultaneamente. Você pode armazenar melancia na geladeira por vários meses.
Suíte Carmesim
Variedade meados do início da maturação em 70-85 dias. As frutas são arredondadas com uma casca lisa de cor verde escuro com listras claras. A casca é verde escura lisa com listras claras. O peso médio das bagas é de 8 a 12 kg. A polpa do feto praticamente não tem veias, sabor vermelho, macio e mel. A melancia tem uma vida útil longa.
Krimstar F1
Variedade de amadurecimento super-precoce híbrida (56-60 dias), adequada para terrenos abertos e fechados. Os frutos são caracterizados por uma forma redonda, uma casca fina com listras escuras. A massa de bagas atinge 6-8 kg. A polpa é vermelha, suculenta, macia, doce. A variedade é resistente à antracnose, podridão branca, o que a torna despretensiosa às mudanças de temperatura.
Condições de cultivo de melancia
Como a melancia adora o calor, para seu cultivo na faixa do meio e nas regiões norte, é necessário aderir a certas práticas agrícolas. O material da semente começa a germinar a + 15 ° C; portanto, para obter uma colheita anterior, eles recorrem ao cultivo de mudas. Para fornecer às plantas o calor necessário nos estágios iniciais, você pode organizar camas quentes que se enchem de matéria orgânica.
Como resultado da decomposição dos componentes de uma cama quente, o calor é gerado.
Para suavizar as diferenças nas temperaturas diurnas e noturnas, use tijolos, pedras e garrafas de água, que desempenham o papel de acumuladores de calor: eles são colocados perto das plantas. Ao cultivar melancias em casa de vegetação, elas formam plantas em um plano vertical e, para sustentar os frutos, usam prateleiras, sacolas, etc., amarradas a uma treliça. Além disso, os canteiros no estágio inicial do desenvolvimento das mudas também são cobertos com um filme. Agora vamos considerar mais detalhadamente como cultivar melancia no método de plântulas e semear diretamente sementes no solo.
Cultivo de mudas de melancia
Cultivar mudas de melancia não é particularmente difícil. O principal é preparar as sementes e o solo e realizar adequadamente o plantio.
Quando plantar mudas
As mudas de melancia são plantadas aos 30 dias de idade. Neste momento, as plantas devem ter 4 folhetos verdadeiros. Dado que o material de sementes desta cultura não germina muito rapidamente, a semeadura deve ser realizada em meados ou no final de abril. Em épocas anteriores, semear sementes não faz sentido.
Como plantar sementes para mudas
O cultivo de mudas saudáveis inclui várias etapas, que incluem a preparação da mistura do solo, sementes e recipientes de plantio.
Preparação do solo
O solo adequadamente preparado tem um efeito direto no crescimento e desenvolvimento normal de plantas jovens. Para a melancia, recomenda-se preparar a mistura do solo de acordo com a seguinte receita:
- 1 parte da terra do relvado;
- 3 partes de húmus.
Os componentes são bem misturados antes de encher os recipientes. Esta receita não é a única e cada jardineiro pode ter a sua. Você também pode preparar esta opção de solo:
- 0,5 partes de húmus;
- 1 parte de serragem de madeira;
- 3 partes de turfa da planície.
Preparação do tanque
É aconselhável usar vasos, copos ou garrafas plásticas separadas como um recipiente de desembarque para a melancia. Assim, será possível evitar danos às raízes ao mergulhar ou transplantar plantas no solo. O diâmetro ideal do recipiente é de cerca de 10 cm.
Preparação de sementes
A preparação do material das sementes permite não apenas selecionar sementes de alta qualidade, mas também acelerar sua germinação, para realizar a desinfecção. Para realizar a calibração, as sementes são derramadas em uma superfície plana e classificadas por tamanho. Isso é feito para aterrissar em diferentes contêineres. Assim, mudas mais fortes não abafam o desenvolvimento de mudas fracas.
Mudas de pequenas sementes começam a frutificar mais tarde.
Um dos procedimentos obrigatórios aos quais as sementes de melancia estão sujeitas é o aquecimento. Este método melhora a qualidade das sementes e tem um efeito positivo no rendimento. Para isso, são aquecidos em água quente (+ 50 ° C) por 30 minutos. Após o procedimento, as sementes são colocadas em uma solução de permanganato de potássio (1%) para desinfecção. Em seguida, são secas in vivo e produzem semeadura.
Para aumentar a germinação e reduzir a germinação, as sementes podem ser germinadas. Nesse caso, após o processamento em manganês, eles são embrulhados em gaze umedecida e colocados no calor, onde a temperatura é mantida a cerca de + 35 ° C. Durante a germinação, é necessário garantir que o tecido não seque e umedeça conforme necessário.
Plantando sementes
Depois de todas as etapas preparatórias, você pode plantar sementes de melancia. Faça isso na seguinte sequência:
- Encha o tanque com terra, sem adicionar 3 cm às bordas.
- Eles fazem um aprofundamento de 3 cm e abaixam 2 sementes afundadas, cobrem com terra e derramam com água morna (+ 25 ° C).
- Os recipientes são cobertos com polietileno e colocados no parapeito da janela, do lado sul.
Para a germinação normal das sementes, é necessário manter a temperatura em + 25-27 ° C.
Vídeo: plantando sementes de melancia para mudas
Cuidados com Mudas
As fotos aparecem após cerca de uma semana. Nesse momento, o filme deve ser removido e a temperatura reduzida para + 16-18 ° C por 10 dias. Em seguida, as mudas são examinadas e os brotos mais fracos são colhidos, após o que a temperatura é aumentada para + 20-25 ° C. À noite, é mantido a + 18-20 ° C. Tais condições devem ser mantidas por três semanas.
Mudas jovens precisam de rega periódica, o que é feito com água morna. A terra deve estar saturada de umidade, mas a água não deve cair nas folhas. O solo após a rega precisa ser afrouxado. Para evitar o alongamento das mudas, deve-se fornecer uma quantidade suficiente de luz. Para isso, você pode usar sódio, LED, phytolamps ou lâmpadas fluorescentes. O horário de verão deve ser de 12 a 14 horas. A sala com mudas deve ser ventilada regularmente, mas, ao mesmo tempo, evitar correntes de ar.
Transplante de mudas para o solo
Uma das etapas importantes antes do plantio de mudas de melancia no solo é o endurecimento. Prossiga 7 dias antes do transplante de mudas para o local. Para fazer isso, as mudas diminuem gradualmente a temperatura (de 2 a 3˚) e reduzem a rega. Alguns dias antes do plantio, as plantas são bem regadas. Além disso, eles executam a pulverização com uma solução de líquido Bordeaux (1%). Recomenda-se que as mudas sejam replantadas de manhã, para as quais os brotos são cuidadosamente removidos do recipiente juntamente com um pedaço de terra e transferidos para um buraco preparado. O buraco de plantio é tão profundo que é possível aprofundar as plantas até as folhas do cotilédone. Após o plantio, as plantações são regadas e cobertas com um filme.
Plantando sementes
A qualidade das sementes afeta diretamente sua germinação. Portanto, para o plantio, é necessário usar apenas sementes frescas, porque pequenos frutos são formados a partir dos antigos. Independentemente de onde o plantio é suposto - em campo aberto ou em estufa, as sementes são preparadas da mesma maneira que para o cultivo de mudas. Em seguida, eles selecionam e preparam um site para cultura e porca.
Em campo aberto
Uma área bem iluminada, fechada por ventos frios, é desviada sob a melancia. O melhor de tudo é que, antes disso, eram cultivadas culturas como batata, tomate, rabanete e repolho. De pouca importância é o próprio solo. Para esse tipo de melão, é necessário um solo arenoso ou argiloso, fertilizado com matéria orgânica. É melhor preparar o local no outono. Neste momento, 1-2 baldes de húmus e a mesma quantidade de areia por 1 m² são adicionados a um local com solo argiloso pesado, o que tornará o solo mais solto e leve. Também pode ser fertilizado com minerais. Para fazer isso, faça 20 g de fertilizantes à base de potássio, 30 g de sulfato de amônio e 40 g de superfosfato por 1 m². Esses elementos afetam positivamente o desenvolvimento das plantas e aceleram um pouco a colheita.
Quando o site estiver preparado, você poderá começar a semear, mas preste atenção ao tempo. Na região de Moscou, as sementes de melancia são plantadas em campo aberto do final de abril ao final de junho. Datas mais específicas dependem do clima e do tempo esperado da colheita.
Para a semeadura de melancia, o solo deve aquecer até um mínimo de + 16-17˚˚.
A semeadura é realizada na seguinte sequência:
- Faça um furo com profundidade não superior a 8 cm e derrame-o com água (1-2 l).
- Quando a água é absorvida, 3-5 sementes são colocadas em um buraco no lado plano.
- Polvilhe as sementes com terra, tampe levemente, mas não regue, para que a crosta do solo não se forme, o que dificulta a germinação das sementes.
Várias sementes em um buraco são plantadas para deixar uma das mudas mais poderosas após a germinação e remover o restante.
Ao plantar uma melancia em campo aberto, um certo padrão é seguido. O seguinte é padrão: a largura entre linhas é de 2 m, entre os furos de uma linha é de 1 m.
Vídeo: plantando sementes de melancia em campo aberto
Para a estufa
O design de estufa para o cultivo de melancia pode ser filme, vidro ou policarbonato. A principal condição que ele deve atender é uma altura de cerca de 2 m, devido ao fato de a melancia se tecer à medida que se desenvolve e, em solo fechado, é formada verticalmente, amarrada a uma treliça. A construção deve estar localizada em uma área aberta sem objetos que bloqueiem o acesso à luz solar.
Atenção também deve ser dada à preparação da estufa. Antes de tudo, o design é verificado quanto a danos e mau funcionamento (quebras de filme, rachaduras, problemas de iluminação etc.). Se houver, execute reparos. Além disso, é necessário tratar a estufa com sulfato de cobre (100 g por 10 l de água).
É melhor fazer a preparação do solo no outono. Para isso, marque as camas com uma largura de cerca de 1 m ao longo do comprimento da estrutura. Como fertilizantes, a grama é depositada, estrume apodrecido com uma camada de cerca de 30 cm, no alto do jardim. Com o advento da primavera, o húmus pode ser adicionado ao solo com a adição de fertilizantes minerais. Para melhorar a estrutura do solo, não é inapropriado adicionar um balde de areia do rio em 1 m² e cavar o solo. No momento do plantio, a terra deve estar quente o suficiente. Para fazer isso, uma semana antes do plantio, remova a camada do solo igual ao comprimento da baioneta da pá, coloque uma mistura de húmus e feno (palha), após o que eles derramam em grandes quantidades com água quente. Em cima de um travesseiro, havia um solo previamente removido. Para um melhor aquecimento, as camas podem ser cobertas com um filme preto.
Nas condições da região de Moscou, as melancias são plantadas, dependendo de quando uma temperatura constante é estabelecida, pois o solo deve aquecer até pelo menos + 15 ° C. Para essa região, o momento de plantar uma colheita em estufa cai, em regra, em abril. Se o projeto estiver equipado com aquecimento e iluminação adicional, o pouso poderá ser feito um mês antes. Para o plantio, faça furos rasos, nos quais são colocadas duas mudas: as mudas devem ficar 1 cm acima da superfície do solo.Para evitar danos às raízes, os brotos dos recipientes de plantio devem ser cuidadosamente removidos.
O desembarque pode ser feito de diferentes maneiras:
- Uma crista de cerca de 20 cm de altura e 50 cm de largura é formada em uma cama com uma largura de 90 cm. Se as plantas são plantadas em uma fileira, é feita uma distância de 50 cm entre os buracos, que é ideal para uma pequena estufa.
- Existe também um método de duas linhas, no qual as mudas são escalonadas a uma distância entre os furos de 70 cm.
Vídeo: plantando uma melancia em uma estufa
Cuidados com a melancia
Para obter uma boa colheita dessa colheita de melão, é necessário seguir certas regras de cuidado, tanto em campo aberto quanto em estufa.
Em campo aberto
Cuidar de uma colheita se resume a técnicas agrícolas como regar, cultivar, fertilizar e formar um arbusto.
Afrouxamento
Uma das condições para obter uma boa colheita na região de Moscou é o solo solto e a ausência de ervas daninhas. Para fazer isso, o solo é periodicamente solto, as ervas daninhas são removidas e as mudas são batidas nas folhas do cotilédone.
É especialmente importante afrouxar o solo após a chuva ou a rega, para que não haja crosta no solo. Assim, o fluxo de ar para as raízes é melhorado.
Rega
Quanto à irrigação, são realizadas uma vez por semana, gastando 3 baldes de água por 1 m². No clima quente e durante a floração, são realizadas 2 irrigações por semana, enquanto irrigam o solo ao redor das plantas e entre as fileiras. Depois de umedecer as plantas, recomenda-se a cobertura morta, que retém a umidade e evita o crescimento de ervas daninhas. À medida que a fruta se desenvolve, a rega é gradualmente reduzida e completamente interrompida 2 semanas antes da colheita.
Top vestir
Durante a estação de crescimento, as melancias são alimentadas várias vezes. A cada recarga, um litro de solução deve cair em uma planta. Uma semana após o plantio de mudas em campo aberto, é regada com a seguinte composição, preparada com base em 10 litros de água:
- 40-50 g de superfosfato;
- 30-35 g de sulfato de amónio;
- 15-20 g de sal de potássio.
Durante o período de crescimento ativo dos cílios de melancia, as plantas são alimentadas com uma solução semelhante, reduzindo pela metade os fertilizantes à base de potássio e fósforo. Mais uma vez fertilize os arbustos no início da formação dos ovários, para os quais eles preparam uma solução desses componentes:
- 20-25 g de sulfato de amónio;
- 10 g de superfosfato;
- 35 g de sal de potássio.
A composição é aplicada a sulcos pré-arranjados a uma distância de 15 a 20 cm das plantas.
O menor teor de fertilizantes nitrogenados durante a última alimentação excluirá o acúmulo de nitratos na polpa das bagas.
Vídeo: regando e alimentando melancias em campo aberto
Formação
Para obter frutas maiores, os arbustos de melancia devem ser adequadamente formados. O procedimento é beliscar os brotos e é realizado da seguinte maneira:
- Aperte o caule principal após a formação de 5-6 folhas verdadeiras. Isso garantirá o desenvolvimento de brotos laterais, nos quais os ovários se formarão.
- Aperte os pontos de crescimento dos brotos, nos quais os ovários se formaram. Em um arbusto, não deixe mais que três frutas.
No processo de formação de um arbusto, você precisa monitorar e remover oportunamente os enteados adicionais. Se a filmagem tiver crescido bastante, não será necessário puxá-la - é melhor cortá-la.
O enteado é uma fuga formada a partir do seio das folhas.
Vídeo: formação de melancia em campo aberto
Na estufa
Em condições de estufa, cuidar de uma melancia não é difícil, embora algumas nuances devam ser levadas em consideração.
Rega
No início do verão, as melancias precisam ser regadas, especialmente quando o tempo está quente, a massa verde está crescendo, a floração está em andamento e as frutas estão se formando. A irrigação deve ser abundante, mas não excessiva, ou seja, a estagnação da água deve ser evitada. No início da frutificação, o número de irrigações é reduzido para 1 vez em 2 semanas. Quando uma fruta do tamanho de uma maçã se forma, a irrigação é interrompida completamente.
A rega excessiva torna a melancia menos doce; portanto, em julho ela praticamente não é regada.
Quando a irrigação é interrompida, é recomendável derramar uma camada de areia sob a planta para melhor aquecimento do sistema radicular.
Top vestir
Em uma estufa, a melancia é alimentada várias vezes:
- ao atingir um comprimento de 25 cm;
- antes da floração;
- durante a formação do ovário.
É melhor usar nitrato de amônio (20 g) diluído em água (10 l) como fertilizante. Além de fertilizantes minerais, você pode usar produtos orgânicos, por exemplo, fezes de frango. A solução nutritiva é preparada na proporção de 1:10 e introduzida em uma única planta de 0,5 l.
Temperatura
A melancia em solo fechado se sente bem à temperatura diurna + 30 ° C e noite + 20 ° C. Para evitar a condensação, a estufa deve ser ventilada, evitando correntes de ar.
Formação
Em um terreno fechado, as cabaças em questão também precisam ser formadas. A opção mais fácil é cultivar uma melancia em uma haste. Para fazer isso, o tiro principal é direcionado para cima ao longo da corda e todos os lados são removidos. A fixação de frutas ocorre no caule central. Aperte a parte principal, deixando 5 folhas após a fruta superior. A quantidade de ovário restante depende da variedade e região de cultivo. Nos subúrbios, não deixe mais de três ovários, pois uma quantidade maior pode simplesmente não amadurecer. O número de bagas que podem ser deixadas é determinado empiricamente.
Existe uma maneira mais complicada de formar uma melancia em um terreno protegido:
- O tiro central é fixado com uma corda à treliça.
- Os dois enteados mais próximos beliscam no início do desenvolvimento.
- Os brotos em que as flores femininas não formaram de 6 a 7 folhas são removidos.
- Hastes com flores femininas, ou seja, com ovários, beliscar, retirando 2-3 folhas deles.
- Não restam mais de três frutas em uma planta.
- Aperte o caule principal, partindo da baga superior de 5 folhas.
Com este método de formação, os ovários são formados nos brotos laterais.
Vídeo: formação de melancia em estufa
//youtube.com/watch?v=ac0RDKtyP5o
Polinização
Se não houver problemas com a polinização em campo aberto, então, na estufa, é recomendável executar esse procedimento você mesmo, porque através das janelas e portas abertas os insetos podem não voar. Para fazer isso, eles arrancam uma flor masculina, arrancam suas pétalas e a apoiam várias vezes em uma flor feminina (anteras no estigma). É importante que a temperatura não caia abaixo de + 12˚С, caso contrário não haverá resultado da polinização.
As flores masculinas florescem primeiro no início da manhã e "vivem" por apenas algumas horas, e as flores femininas por 2-3 dias.
Doenças e pragas das melancias
As melancias, como muitas outras culturas de jardim, são expostas aos efeitos negativos de doenças e pragas e, para tomar as medidas de controle apropriadas, você precisa ser capaz de diferenciá-las.
Doenças
Às vezes, os jardineiros prestam muita atenção ao tamanho e quantidade do ovário, e não ao estado da planta. Como resultado, os momentos de infecção dos estandes por várias doenças, como fusarium, antracnose, podridão radicular, etc., são perdidos.
Antracnose
Esta doença fúngica ocorre com alta umidade. Eles são afetados pela parte aérea da planta, os caules se tornam frágeis. Os frutos infectados não se desenvolvem, são observadas deformação e perda de paladar devido à redução de açúcar. Manchas acastanhadas aparecem na superfície da melancia e úlceras nas hastes. No tempo chuvoso, a lesão é coberta com um revestimento rosa. Como medida de controle, os canteiros de melancia eliminam as partes doentes do mato. Para processamento com líquido Bordeaux (1%).
Fusarium
Quando infectada com esta doença, a melancia sofre e desaparece. Em plantas danificadas, pequenas folhas e frutos podem ser observados. À medida que a doença se desenvolve, as raízes escurecem, os caules na base apodrecem, as folhas ficam amarelas e depois secam e caem. A doença ocorre devido à alta umidade do solo, baixa temperatura (menor que + 17 ° C) ou fraqueza das plantas. As ações terapêuticas são realizadas com as preparações Vitaros, Fitosporin, Trichodermin.
Podridão da raiz
A doença é causada por fungos que vivem no solo. Condições favoráveis ao seu desenvolvimento são mudanças de temperatura, umidade, cuidados inadequados e rega excessiva. O resultado é um espessamento e rachadura da raiz. As folhas das plantas doentes ficam amarelas e desbotam gradualmente, o que leva à morte do mato. Para prevenção, deve-se observar rega moderada com água morna. A cada semana, o colo da raiz é pulverizado com carvão ativado ou giz em pó. Além disso, recomenda-se que as plantações sejam pulverizadas com Fundazole (0,1%). Se a planta for severamente afetada, ela deverá ser destruída.
Oídio
Não é difícil identificar que o arbusto foi infectado com esse tipo de doença fúngica: manchas aparecem na forma de um revestimento branco nas folhas, topos de brotos e ovários. O fungo na área é transportado por precipitação, vento e contato direto entre plantas. Se os arbustos jovens são infectados, eles simplesmente morrem. As frutas são deformadas, têm um sabor desagradável e muitas vezes apodrecem. Você precisa combater a doença removendo partes infectadas e tratando com drogas como Bayleton, Topázio, Tiovit Jet, Planriz.
Pragas
Uma das pragas mais perigosas das melancias e outras cabaças são wireworms, cabaças, pulgões, ácaros, moscas de broto.
Pulgões de cabaça
O inseto se deposita nas hastes das plantas em colônias inteiras e se desenvolve rapidamente. Prejudica o melão, sugando a seiva das plantações, o que leva à morte de flores e ovários. As condições favoráveis para o desenvolvimento da praga são o clima úmido e quente. A luta se resume à remoção regular de ervas daninhas e detritos vegetais. Ao invadir pulgões, os seguintes inseticidas são usados: Comandante, Mospilan, Inta-Vir.
Wireworm
Wireworms são as larvas de besouros quebra-nozes. Eles danificam seriamente o sistema radicular, pelo que a planta seca parcial ou completamente. Você pode lidar com a praga organizando armadilhas na cama, que são bancos cheios de beterrabas, batatas ou cenouras cortadas em pedaços. Essas armadilhas são substituídas por novas 2-3 vezes por semana. Uma medida de controle extremo é o uso de produtos químicos como Provotox, Thunder-2, Diazonin, mas é melhor evitar o uso desses produtos químicos devido aos seus efeitos negativos no solo e na colheita.
Ácaro aranha
Os sinais do aparecimento de uma praga na colheita são numerosos pontos marrons na parte de trás da folha, que aumentam gradualmente de tamanho. Nas flores que não tiveram tempo de florescer, assim como nos ovários e no topo dos brotos, forma-se uma teia de aranha. Uma planta afetada por um carrapato fica amarela, seca e morre. Para controlar a praga, são utilizados acaricidas (Apollo, Neoron, Actofit, Actellik).
Broto de mosca
As larvas da brotação causam danos consideráveis ao melão. Eles penetram no germe germinado, pelo que os cotilédones são danificados e as mudas se decompõem. Para prevenir e destruir os ovos que hibernam na terra, o solo é desenterrado no outono e afrouxado na primavera. Para evitar sementes, recomenda-se embeber as sementes antes de semear em uma solução de Fenturiam. Além disso, alguns dias após o transplante, as mudas são pulverizadas com Spark Bio. Se forem observados sinais de pragas, devem ser utilizados inseticidas semelhantes ao controle de pulgões.
Colheita e armazenamento de melancia
Para que uma melancia seja saborosa, ela deve amadurecer bem, ou seja, estar madura. Isso pode ser determinado pela haste de secagem e um som sem brilho ao tocar no feto. Para a região de Moscou, o tempo ideal de colheita é meados de agosto. Além disso, se for planejado preservar a melancia, a limpeza deve ser feita com luvas, excluindo os danos à superfície das bagas. É melhor armazenar variedades posteriores para armazenamento. Com a escolha certa e toda a forma, além de criar condições favoráveis, a baga pode ser armazenada por 1 a 5 meses.
O local de armazenamento deve atender aos seguintes requisitos:
- temperatura constante + 5-8˚С;
- umidade 60-80%;
- falta de iluminação;
- circulação de ar.
Em uma casa particular, esse local pode ser um porão, sótão, garagem, varanda. Em condições de apartamento, o armazenamento é possível em uma varanda envidraçada, no banheiro, despensa.
Pensando em como economizar uma melancia, você precisa se familiarizar com as possíveis maneiras:
- Pendurar bagas em redes com tecido de pré-embalagem.
- Revestimento da superfície da melancia com parafina ou cera em uma camada de 1 cm, o que impedirá a formação de mofo.
- Empilhar frutas caem em uma caixa com cinzas ou areia seca.
- Separação de frutos um do outro por palha. Assim, não haverá contato com uma superfície dura, o que eliminará danos à pele e contribuirá para a absorção do excesso de umidade.
Vídeo: como armazenar melancia
Ao escolher a variedade apropriada, observando as regras e técnicas agrícolas de cultivo, é bem possível para todo jardineiro obter uma colheita de melancia nos subúrbios. No início, essa tarefa pode parecer difícil, mas com a experiência, o processo se tornará simples e compreensível, e os possíveis erros serão minimizados.