Tudo sobre como alimentar coelhos: como, quando e como alimentar roedores em casa

Pin
Send
Share
Send

Coelho do ponto de vista de sua criação é um animal universal. Sua carne é considerada dietética e tem excelentes qualidades de sabor, a pele de coelho é usada para costurar chapéus, casacos de pele e outras roupas, peles inadequadas servem como matéria-prima para fazer luvas e até sapatos. O cultivo decorativo de coelhos também é bastante comum. Este artigo irá dizer-lhe tudo sobre a alimentação de coelhos em casa para iniciantes e não será supérfluo para criadores de coelho já experientes.

  • Por que a dieta correta para coelhos é tão importante?
  • O que para alimentar coelhos, tipos de alimentos
    • Forragem verde
    • Forrageiras suculentas
    • Alimentação grossa
    • Ração Concentrada
  • Uso de suplementos vitamínicos e minerais durante a alimentação
  • Como alimentar os coelhos corretamente, faça uma dieta
    • Dieta no verão
    • Características de alimentação de coelhos no inverno
  • O que não pode alimentar coelhos?

Por que a dieta correta para coelhos é tão importante?

Independentemente do que o criador se propõe a fazer, é necessário o regime nutricional correcto para o animal: afecta directamente tanto a aparência da pele como a qualidade da carne, bem como a saúde, a esperança de vida e a fertilidade dos coelhos. Esses roedores têm músculos do estômago muito fracos e o comprimento do intestino é dez vezes maior que o do animal. Portanto, o estômago e os intestinos do coelho devem estar constantemente cheios de comida e líquido.

O sistema digestivo em coelhos, ao contrário de outros animais, funciona quase continuamente, durante o dia, o roedor leva pequenas quantidades de comida várias dúzias de vezes. Portanto, em acesso direto ao coelho deve sempre ser um suprimento de água limpa e feno.

O trato digestivo dos coelhos é um sistema bastante sensível, cujos distúrbios são causados ​​por infecções, parasitas e alimentação inadequada, têm um efeito direto sobre a imunidade do animal. Por exemplo, na dieta deve necessariamente estar presente como esmagado (grama, folhas, folhas), e grande alimento sólido (casca e galhos de árvores), a ausência do que pode levar a vários distúrbios, em particular, a diarréia. Os alimentos devem conter fibras e proteínas suficientes. O amido é necessário em quantidades medidas - tanto o seu excesso como a sua deficiência têm um efeito negativo no trato gastrointestinal do coelho.A microflora correta do intestino é fornecida pela grama. Contém clorofila, além disso, oxigena o sangue do animal, fortalece as células, melhora a função de recuperação e aumenta a imunidade.

De que coelhos comem em casa, a velocidade com que a comida passa através de seus intestinos e, conseqüentemente, a saúde geral, a aparência, o tamanho, a qualidade do pêlo e o tempo de vida dos roedores dependem da comida.

O que para alimentar coelhos, tipos de alimentos

Estando em condições naturais naturais, os coelhos fornecem, independentemente, uma dieta adequada e saudável. No entanto, o sucesso da reprodução de animais em cativeiro requer uma clara compreensão de como alimentar corretamente os coelhos em casa, observando o equilíbrio de todos os nutrientes e vitaminas necessários ao animal. A ração de roedores para isso deve consistir em vários tipos de ração, entre os quais devem estar presentes: ração verde, suculenta, grossa e concentrada.

Forragem verde

A dieta de alimentação de coelhos em casa deve necessariamente incluir vegetação verde, casca de frutas e vegetais.Este alimento é rico em fibras, que tem um efeito benéfico no sistema digestivo do animal e normaliza suas funções intestinais.

As forragens verdes são usadas na alimentação de coelhos durante a estação quente - da primavera ao final do outono. Este alimento você pode se preparar, usando as prado ervas, grãos e legumes, bem como os topos de uma variedade de vegetais, e estes tipos de verduras devem ser combinados e alternado como, por exemplo, um excedente de grãos muitas vezes causam flatulência em animais. Para cortar, a grama nova deve ser escolhida, é melhor absorvida pelo sistema digestivo dos coelhos.

Delicadeza para coelho são trevo, alfafa, urtiga, banana, dente de leão, alazão, semear, entre os cereais - aveia, cevada e milho. Tops vegetais de cenoura, rabanete preto, beterraba, rutabaga, alcachofra, repolho são um bom componente de forragem verde.

Importante! Ao usar beterrabas, você precisa ter cuidado, misturando-o com plantas que podem neutralizar seu efeito laxante. Esta função pode executar folhagem ou ramos de carvalho, grama yarrow, etc.

Para evitar distúrbios digestivos na massa total de forragens verdes, a proporção de folhas, folhas e casca de vegetais não deve exceder a terceira parte.

Forrageiras suculentas

No outono e inverno, quando a quantidade de ervas frescas é limitada, a comida suculenta é de grande importância na dieta dos coelhos. Estes incluem várias culturas vegetais, bem como silagem - uma espécie de comida enlatada de coelho. Este tipo de alimento é facilmente digerido e perfeitamente digerido pelos animais, melhora a digestão e também a lactação. As propriedades úteis de alimentos suculentos determinam-se pelo alto teor de vitaminas, carboidratos e água neles, as suas faltas incluem um baixo nível de proteína, fibra e minerais.

Um vegetal favorito em criadores de coelho é vermelho (não uma sala de jantar!) E cenouras amarelas, no inverno, é simplesmente indispensável para a reposição do coelho com caroteno, vitaminas do grupo B e C. Os filhotes de coelhos começam a acrescentar à dieta de várias dezenas de gramas de cenouras de uma idade de três semanas, gradualmente esta dose aumenta, conseguindo o crescimento de um animal quatrocentos gramas por dia independente da estação.Cenouras no verão são dadas frescas, misturadas com um top de legumes, no inverno, se necessário, secas.

Espécies de forragem de repolho fornecem coelhos com vitamina K, proteínas e substâncias minerais, como cálcio, enxofre, fósforo, ferro. O repolho está bem preservado e não precisa secar, no entanto, também pode ser em silos. É muito útil para peles de coelhos, embora com uma overdose pode causar distúrbios digestivos.

Importante! Os brotos de tomate não podem ser usados ​​como alimento para coelhos. Topos de batata podem ser adicionados à dieta em doses muito pequenas, mas você deve ter certeza de que a planta não foi exposta a nenhum pesticida.

Beterraba em forma fresca, seca ou silagem também é usada como alimento suculento, e o açúcar é assimilado por animais muito melhor do que forragem. Como o repolho, causa diarréia em grandes doses, por isso deve ser usado com cautela. Um alimento ainda mais nutritivo para os coelhos é o rutabaga.

Às vezes os coelhos são alimentados com batatas, no entanto, como há muito amido, deve ser fervido e misturado com farelo ou forragem combinada.

Como uma forragem suculenta para coelhos, melões como melão (é menos doce), abobrinha e abóbora estão bem estabelecidos. Eles podem ser usados ​​em forma bruta ou silagem, em várias misturas. Abóbora também pode ser fervida e amassada. Os melões influenciam beneficamente a qualidade do pêlo do animal e também contribuem para uma melhor assimilação de outros tipos de ração.

As folhas e os pecíolos do ruibarbo são muito úteis para os coelhos devido ao conteúdo contido nos ácidos maçã, cítrico, oxálico e ascórbico.

Um tipo especial de forragem suculenta é uma silagem contendo um grande número de vitaminas e oligoelementos. Pode ser preparado de forma independente, o que permitirá poupar dinheiro na alimentação. Para isso, várias frutas e legumes, tops e até mesmo ervas daninhas são usados.

Voce sabe Nem todos os produtos são igualmente bem separados. Algumas plantas na forma compactada começam a produzir ativamente ácido láctico, que, por sua vez, promove o aparecimento de várias bactérias e fungos, incluindo o mofo. Para ensiling são adequados melões, talos e espigas de milho, ervilha e fardos de feijão, repolho, girassol. Trevo, urtiga, soja são mal alimentados, eles precisam ser adicionados às peças em pequenas porções.Batata, pepino, melancia, folhas de beterraba não são utilizados na preparação de silagem de todo.

Toda a massa de silagem recolhido deve ser picado, misturados e colocados em recipientes preparados (tambores de madeira ou de metal, baldes, sacos de polietileno, e assim por diante. P.), um bem compactada para formar um sumo e um vedante (por exemplo, um serradura peso de enchimento e smeary argila pote bico) . Para acelerar o processo de ensilagem em um recipiente, por vezes, é adicionado à décima parte de pasta de batata cozida ou farinhento.

Antes dos primeiros animais de silagem de alimentação deve ser inspeccionado para o odor de molde ou putrefacção (Cheiro silagem correcta como chucrute) e entrar na dieta gradualmente, misturando com farelo ou de outras espécies de forragem.

Alimentação grossa

A principal fonte de fibras, vital para o processo digestivo normal no coelho - é volumoso: galhos, feno, palha e capim refeição. Eles também são ricos em vitaminas, minerais e proteínas.

Na composição de volumoso, o principal componente é o feno, especialmente necessário para fêmeas de coelho e fêmeas em lactação. É melhor utilizar o feno dos jovens gramíneas, secas, protegidas da luz solar directa, bem como a palha de leguminosas e grãos (aveia, painço).

aditivos para a alimentação animal galho devem ser colhidas no meio do verão, amarrando e pendurado para fora numa zona bem ventilada. No inverno, é melhor armazenar os galhos diretamente na neve. Adequado para este rebentos de árvores frutíferas (ameixa, maçã) e arbustos (framboesa) e salgueiro na palma videira, ramos de bordo, acácia, álamo, basswood, pelo menos - bétula. ramo das coníferas (zimbro, pinho, abeto) é muito perfumado, coelhos roer-los com prazer.

Farinha de ervas é feita de feno ou grama seca. É usado como um aditivo em alimentos moles em uma proporção de cerca de 1: 4.

Ração Concentrada

Para a alimentação concentrada para coelhos incluem cereais (aveia, milho, cevada, trigo, centeio), os frutos de leguminosas (ervilhas, lentilhas, feijão de soja), a produção de resíduos Shrovetide, bem como alimentos para animais e origem animal (carne e de ossos e farinha de peixe).

Este tipo da maioria dos alimentos é rico em proteína e outros nutrientes, portanto, a sua proporção deve ser inferior a um terço da dieta total de coelho e, às vezes, dependendo da idade e estado fisiológico do animal,bem como o valor nutricional de outros tipos de alimentos, - e superiores. O aumento da alimentação de concentrado na dieta conduz a um aumento do crescimento do animal e um efeito favorável sobre a lactação.

A aveia é o grão mais adequado para alimentar coelhos. Pode ser dado como um todo ou esmagado, sem medo de uma overdose. Este alimento dietético, muito útil para a motilidade intestinal e, além disso, não leva à obesidade.

Nutrientes, embora não seja rica em aminoácidos e proteínas, são o milho, mas eles devem ser pré-lavagem ou detalhado. Além disso, os coelhos recebem mingau de milho.

Trigo, cevada (não revestido) e centeio são usados ​​como suplemento de outros alimentos, grãos deve primeiro germinar e drozhzhevat para aumentar o teor de vitaminas e melhorar a digestibilidade. Alimentar os animais de modo que o grão pode ser não mais do que quatro dias consecutivos, a fim de evitar a fermentação nos intestinos.

Ao utilizar tais resíduos provenientes da indústria alimentar, tais como farelo (principalmente trigo) como alimentação de concentrado, bem como refeição e bolo obtido durante o processamento de linho, soja, girassol e cânhamo.

A farinha animal é adicionada ao alimento úmido em pequenas porções para enriquecer a dieta de coelhos com cálcio e fósforo. Além disso, a partir de coelhos de comida animal comem uma pupa do bicho da seda, bem como em quantidades muito limitadas de leite e soro de leite.

A forragem é necessária para os coelhos como condição de nutrição equilibrada, uma vez que inclui todos os nutrientes necessários aos roedores, suplementos minerais e vitaminas.

Voce sabe Os coelhos são frequentemente alimentados com as mesmas forragens combinadas dos leitões, bem como dos vitelos, mas em caso algum devem receber alimentos para aves de capoeira, pois contêm moluscos e pequenas pedras com as quais o sistema digestivo do coelho não consegue lidar.

Alimentos granulados projetados especificamente para coelhos podem ser usados ​​como dieta principal, sem adição de outros tipos de concentrado. No entanto, para as fêmeas durante a gravidez e lactação, é necessária uma adição de pelo menos 40% dos cereais.

Uso de suplementos vitamínicos e minerais durante a alimentação

As vitaminas devem ser usadas como suplementos para a dieta básica de coelhos no período de frio, especialmente no final do inverno, já que a quantidade de forragens verdes e suculentas é severamente limitada. O óleo de peixe permite restaurar a necessidade do organismo do animal nas vitaminas do grupo A e D. Para coelhos, a substância é administrada a uma taxa de até meio grama por indivíduo, coelhos adultos - o dobro, para mulheres grávidas e lactantes - até três gramas.

Os coelhos com vitamina E são obtidos como parte do feno ou dos grãos germinados, bem como da grama verde cultivada artificialmente e da levedura culinária. Fósforo e cálcio são encontrados em farinha de ossos, cinzas ósseas ou giz comum. Coelhos também precisam de sal de mesa. Sua norma diária para o coelho é de meio a um grama, para adultos - até um grama e meia, para mulheres que amamentam - até três gramas.

Como alimentar os coelhos corretamente, faça uma dieta

A dieta dos coelhos é muito diferente, não só dependendo da raça do animal, sua idade e condição, mas também na época do ano. Conhecendo as principais diferenças entre a dieta de verão e a de inverno, você pode obter economias significativas em recursos e um regime de alimentação mais equilibrado.

Dieta no verão

No verão, a maior parte da comida do coelho é feita de forragem verde. Adicionar a eles deve ser em pequenas quantidades apenas feno seco ou palha,Para ajudar o animal a lidar com o excesso de umidade contida na grama e legumes frescos e pode causar diarréia e inchaço.

Ao alimentar coelhos com silagem úmida, aditivos secos também são necessários.

Características de alimentação de coelhos no inverno

A questão de quais coelhos são alimentados em casa no inverno é mais difícil. Durante este período, a comida precisa ser verdadeiramente equilibrada. Em primeiro lugar, é necessário fornecer estoques de feno de boa qualidade, uma vez que contém as substâncias necessárias para a saúde do animal.

Alimentos suculentos no inverno precisam ser usados ​​com competência: os produtos que podem ser armazenados por um longo tempo, por exemplo, cenoura, abóbora, repolho de popa, é melhor usar fresco, outros são colhidos na forma de silagem ou secos. Em pequenas quantidades coelhos com prazer comer chucrute. Alimentação eterna também deve ser preparada com antecedência, e as mais úteis no inverno são ramos de árvores coníferas, bem como suas agulhas (agulhas).

A parte principal da dieta de inverno é a forragem concentrada.

Também deve ser lembrado que quando a temperatura é reduzida, o conteúdo calórico da dieta do coelho deve ser aumentado. Neste momento é bom dar comida quente aos animais (por exemplo, mingau).Particular atenção deve ser dada à condição de cochos de alimentação: no alimento frio em que eles podem congelar, o que não pode ser permitido.

O que não pode alimentar coelhos?

Como mencionado repetidamente, os coelhos são caracterizados por um sistema digestivo muito fraco, de modo que seu cultivo bem-sucedido é impensável sem a conformidade com a tecnologia de alimentação.

No entanto, se uma dieta indevidamente equilibrada pode levar a doença animal, retardando o seu crescimento, ou diminuindo a fertilidade, que em geral pode ser corrigida, algumas plantas adicionadas à composição de forragem verde, feno ou silagem podem matar completamente toda a população.

Em particular, você não pode alimentar um coelho:

  • ervas como a erva-doce, a babosa, a pervinca, as algas, o celidônia, a begônia, o cravo, a mostarda, o floco de neve, a samambaia e outros;
  • folhas de uma salada de iceberg;
  • repolho vermelho;
  • cogumelos;
  • açúcar;
  • produtos de farinha;
  • sabugueiro, wolfberry, abacate, figos;
  • nozes e amendoim;
  • chocolate, halva, mel e outros doces;
  • tomates e alho;
  • mistura de cereais em forma de muesli, damascos secos, ossos de frutas;
  • Ervilhas e milho não limpos (o estômago não consegue digerir o estômago do coelho).
A fim de evitar um envenenamento coelho grama venenosa, acidentalmente caiu nas gramíneas mown, deve, em qualquer caso, evitar dar os animais para comer erva fresca - em primeiro lugar é necessário privyalit ao ar livre, porque os venenos contidos nas plantas tendem a evaporar-se durante a secagem.

Assista ao vídeo: KIT BÁSICO PARA COELHO

Pin
Send
Share
Send