Como com qualquer outra taxa de cultura de semeadura deixa a sua marca no rendimento da cultura. Para trigo de inverno é bem crescido e desenvolvido necessidade de escolher a área de alimentação adequada, que será em abundância, e oligoelementos, e água para a formação de massa vegetativa e grãos. E também para obter um grande rendimento da cultura é necessário conhecer a taxa de semeadura. vysseva norma e muitas outras coisas que você vai aprender neste artigo.
- Tudo o que você precisa saber sobre a taxa de cultura de semeadura
- Quais são os termos de semeadura para o trigo de inverno?
- Quais atividades precisam ser realizadas enquanto se cultiva terra para o trigo de inverno?
- Para alcançar uma boa colheita, certos requisitos devem ser atendidos:
Tudo o que você precisa saber sobre a taxa de cultura de semeadura
A diminuição nos rendimentos é afetada tanto pelo caule bem-educado quanto pelo espesso. Na semeadura densa, como resultado da falta de luz, no 4º ou 5º estágio da organogênese, um grande número de brotos e plantas crescidas morrem, enquanto em outros o crescimento desacelera, o grão se torna frágil e no final diminui a produção.
A cultura na semeadura espessa é pouco endurecida, é fortemente esticada, a planta é mais suscetível a doenças e pragas e, em geral, é exposta à mentira.A cultura em alguns lugares é mais espessa e em outros, onde o ataque ocorreu, ela é fortemente rarefeita.
Há uma dependência em que quanto maior a norma de semeadura, menos a cultura é em termos da uniformidade de pé. No momento em que a cultura é colhida, com espessamento, a produtividade e a sobrevivência podem ser reduzidas. Com um aumento não planejado na taxa de semeadura, a realização da produtividade percentual dos cereais é reduzida.
Além disso, o rendimento também é reduzido nas culturas semeadas devido ao fato de que a área ocupada não é totalmente utilizada como alimento e porque as culturas são cobertas com muita vegetação de ervas daninhas. Se a taxa de semeadura for muito baixa, como resultado de um grande perfilhamento e escassez de nutrientes e umidade, muitos ajustes e afundamentos podem resultar, o que pode não ser o grão ou o grão subdesenvolvido que pode se formar.
Nas taxas normais de semeadura, a produtividade do trigo de inverno é muito alta, depende das condições climáticas, fertilidade do solo, safra anterior, fertilizantes, características biológicas das espécies, método e época da semeadura, qualidade dos grãos e outros fatores.
Depois de boas colheitas de predecessores, em terras férteis e com a ajuda de fertilizantes, a norma de semear trigo deveria ser reduzida.Variedades com maior bushiness devem ser semeadas com uma taxa de semente menor que a das sementes fracamente espessas. Diz-se que a taxa de semeadura aumenta com umidade suficiente. Em solos pesados, a taxa de semeadura deve ser aumentada, porque nessas terras a germinação das sementes é menor, e em bons solos, onde a germinação é alta, a taxa de semeadura deve ser reduzida.
Ouvindo muitos conselhos válidos, uma taxa de semeadura ideal para quase todas as variedades é considerada de até 4 ou 5 milhões de sementes germinadas por 1 hectare, ou 160-250 kg / ha. A princípio, o domínio das tecnologias intensivas é um dos pré-requisitos: a presença de 500 a 700 hastes produtivas por 1 m2, uma teoria bem conhecida é que tal densidade pode ser alcançada com um aumento na taxa de semeadura.
Tudo isso levou a um aumento na semeadura para 6 milhões / ha, ou 300 kg / ha de grãos, e pode ser mais.Mas essa quantia pode reduzir bastante a qualidade da safra e aumentar o número de pesticidas usados e o custo dos grãos.
De acordo com os resultados da pesquisa científica, a fim de obter a densidade necessária de caule produtivo, a taxa de semeadura deve ser de 2 a 6 milhões / ha.
Daí resulta que o rendimento é menos dependente do número de plantas e, acima de tudo, do número de brotos produtivos. Existem dois métodos que podem fornecer até 700 hastes produtivas por 1 m2: um aumento na taxa de semeadura e um aumento na intensidade de afilhamento.
Se a taxa de semeadura é aumentada, os parâmetros estruturais da cultura podem diminuir: o número de grãos, a sua massa, o bushiness produtivo, o peso de 1000 grãos.
De acordo com os resultados de um estudo de longo prazo da Universidade Agrária de Lviv, no campo do cultivo de plantas e prados, descobriu-se que a melhor produção de trigo foi obtida com uma baixa taxa de semeadura.
Deve-se notar que foi possível obter tais resultados ao crescer de acordo com a tecnologia intensiva usual, que é baseada em altas taxas de semeadura. A maioria dos fertilizantes nitrogenados foi introduzida durante o quarto estágio da organogênese, de modo que o nitrogênio não afeta tanto a intensidade de afilhamento.
Sabe-se que o sistema resursosberegatelnoy aplicação que é concebido para pequenas norma sementeira de 4 milhões de rendimento / hectare, neste caso, será maior do que em sementeira normal de aproximadamente 5,5 milhões / hectare. Mas, à taxa de semear até 4 milhões / ha, é possível obter um custo menor do grão devido à economia em semente, e enquanto excelente estado fitossanitário de culturas é a poupança de pesticidas caros e combustível.
Resulta do que precede que o elevado rendimento de colheita pode ser conseguida quando cultivada usando tecnologias resursosberegatelnyh taxa semeando-se 4 milhões / ha ou 120-200 kg / ha. Durante o estudo, verificou-se que em eventos regulares agrotécnicos durante a sementeira norma de 80-100 kg / hectare ou 2 milhões / ha deu um rendimento relativamente mais alto do que quando plantar as sementes em germinação 5-6000000 / ha.
Quando uma pequena taxa de crescimento da cultura da sementeira é caracterizada por menos de deitado, lutas entre os diferentes tipos de plantas, o crescimento das raízes e rebentos, resistência ao frio de inverno e sobrevivência, melhorando o desenvolvimento da cultura e condições de cultura fitossanitárias.
Você precisa saber eo que você não pode alternar para regras baixas semeadura sem excelente cultivo do solo, a preparação antes do plantio, e os requisitos para a qualidade da semente.Se você não realizar todas as medidas agrotécnicas e ao mesmo tempo reduzir a taxa de semeadura, a semeadura das culturas pode ocorrer.
Quais são os termos de semeadura para o trigo de inverno?
O resultado de muitos estudos foi que, quando semeando em tempo ideal, a cultura pode usar todos os elementos necessários para o crescimento e desenvolvimento normais e, como resultado, obter a melhor safra da cultura. Quando semeiam trigo, mais cedo ou mais tarde o rendimento da planta diminui.
Além disso, o trigo com uma época de semeadura precoce é mais suscetível a pragas e doenças, ao crescimento de ervas daninhas e é propenso a descoloração. Durante o período de afilhamento na primavera, a vegetação infestante cresce mais rapidamente que o trigo e, consequentemente, retira a maioria dos elementos úteis. Isso leva a uma diminuição no rendimento, um aumento da semeadura e a desaceleração do crescimento.Quando a semeadura do trigo nas fases posteriores cultura sobe final do Outono não tem tempo entouceirado, desenvolver boas raízes e acima do solo em massa.
Se estamos a falar da cultura de resistência contra as condições adversas na semeadura tardia, então não há objeções. Alguns pesquisadores estão voltando sua atenção para o fato de que a melhor resistência alcançado em cultura, quando no final de vegetação outono é formada de dois a quatro fuga.
Os resultados dos estudos nos últimos anos, tanto aqui e no exterior, o cultivo de uma cultura de tecnologia intensiva, com um grande número de fertilizantes minerais, a maior resistência é obtida sob fases posteriores óptimas e aceitáveis de semente.
Anteriormente pensava-se que, na safra de outono foi formada pelo menos quatro tiros, este número foi reduzido para dois quando tecnologias intensivas prmenenii. Com base nos requisitos de certas tecnologias cultura overwinters nerozkuschennoy e talo produtivo cresce e se desenvolve durante a primavera perfilhamento, crescimento e desenvolvimento do que é controlada por certas medidas agro-técnico.
Em todo o território da Ucrânia Ocidental, as reservas de umidade são suficientes para o cultivo intensivo de culturas, isso nunca foi um problema. Em temperaturas normais em abril, um longo período de primavera de afilhamento é obtido. O tempo desde a retomada do período de vegetação de primavera até o período da cultura de tubérculos é de cerca de 35 a 50 dias.
O período ideal para a semeadura do trigo de inverno no oeste da Ucrânia é de 10 a 25 de setembro, na região polonesa de 5 a 20 de setembro.
O momento da semeadura depende diretamente da fertilidade do solo. É necessário semear trigo em solos inférteis antes que fértil para que a cultura não supere o inverno. O momento da semeadura nos campos com fertilizantes deve ser posterior a uma duas semanas, em comparação com terras menos fertilizadas.
O momento da semeadura da cultura depende das características biológicas da cultivar. O tempo de semeadura para variedades de plástico é maior. O tempo de calendário para a semeadura de variedades intensivas mudou significativamente, em comparação com as variedades cultivadas anteriormente, para a segunda metade dos termos ótimos. Tais variedades devem ser semeadas por uma semana ou meia ...
Com o uso de tecnologias intensivas, boas condições para germinação, emergência de brotos e um período vegetativo de outono são formadas.Com boa nutrição, as sementes plantadas até uma pequena profundidade aumentam muito mais rapidamente. No período de outono, eles se desenvolvem bem com o tempo de plantio tardio. A planta se desenvolve bem antes da colheita.
Segundo a Universidade de Lviv, o maior rendimento de culturas foi obtido pela semeadura das culturas no final de setembro. Se os termos forem alterados mais tarde ou mais cedo, o rendimento diminui. De acordo com alguns dados, o rendimento do trigo semeado em 10 de outubro em comparação com a semeadura em 10 de setembro foi maior.
A partir do exposto, o tempo ideal para semear variedades de alta intensidade de trigo de inverno é 20-30 de setembro.
Quais atividades precisam ser realizadas enquanto se cultiva terra para o trigo de inverno?
O cultivo de terra para esta cultura deve ser diferenciada para todas as zonas do solo, fazendas, campos de rotação de culturas, dependendo da cultura do antecessor, o grau de detritos. As principais medidas no cultivo do solo são a subsidência da terra, a preservação da umidade antes da semeadura do trigo, melhorando a nutrição, controlando as ervas daninhas, prevenindo e prevenindo doenças e pragas. Isso é o quanto tudo depende do cultivo da terra.
Para alcançar uma boa colheita, certos requisitos devem ser atendidos:
- O primeiro - isso não é tarde com a limpeza da cultura anterior.
- O segundo - após a colheita, os fertilizantes de potássio e fósforo devem ser adicionados e secos, ou uma pequena quantidade de tratamento de solo deve ser realizada na superfície.
- O terceiro - É necessário preparar o solo para semear o mais rapidamente possível após o tratamento principal. Você não pode perder a oportunidade depois das últimas chuvas. Se você não soltar o solo imediatamente, então o solo murcha, as bolhas são formadas e, consequentemente, são necessárias forças adicionais e tempo para processamento adicional. Além disso, passagens desnecessárias de equipamentos compactam desnecessariamente o solo, destruindo sua estrutura, o que, em conseqüência, prejudica a cultura.
Ao semear as lavouras depois de uma erva de longo prazo, que é removida por dois cortes, o campo deve ser lavrado com arados com escumadeira, o mais tardar 30 dias antes da semeadura.
A terra se instala bem, o que então tem um bom efeito sobre a sobrevivência da colheita no inverno. Os skimmers devem ser instalados a uma profundidade de 10 a 12 centímetros. Com um arado, os rolos são montados ou grades pesadas se houver boa umidade.O mais eficaz é o uso com um arado de ferramentas combinadas, que compactam e esmagam e nivelam o solo arado, mas ainda não seco. Neste caso, as máquinas PPR-2,3 ou PVR-2,3 são usadas. Estas instalações prepararão a terra quase até o estado de presidência.
Por causa disso, você pode realizar apenas um cultivo presencial da terra, o que reduzirá seus gastos. Além disso, afrouxar a terra com aração irá preservar a umidade no solo, aumentar a taxa de mineralização, o acondicionamento simultâneo de sementes, o perigo de subsidência da terra no outono ou inverno desaparece completamente.
Se as colheitas são leguminosas predecessoras, então depois da colheita é necessário manter uma profundidade de lavoura de 20-25 centímetros sem o descascamento preliminar. À medida que as ervas daninhas crescem, as ervas daninhas realizam uma ou duas vezes o processamento da superfície da terra. Neste evento, você pode usar o BDT-7.0 ou outras armas.
O método de cultivo do solo também depende de sua composição granulométrica. Na parte ocidental da Ucrânia em terras pesadas, o processamento de superfície do solo o compacta fortemente, reduz a condutividade de água, as raízes não crescem na profundidade, a resistência da colheita a condições más e reduções de produtividade.
A colheita de colheitas de linha como batatas, milho, beterraba sacarina é realizada antes de semear a colheita, por causa deste tempo, não há cultivo de terra por várias vezes. Com o afrouxamento profundo, o solo perde sua umidade. Portanto, neste caso, é razoável realizar uma pequena lavra ou tratamento de superfície.
Ao colher as variedades de batata que amadurecem precocemente, a aragem é realizada a uma profundidade de 20-22 centímetros, e na zona de Polissya 18-20 centímetros com o uso de grades e subsequente enrolamento. Se os solos são leves ou não estão cheios de ervas daninhas, é melhor realizar tanto a gradagem como o cultivo com gradagem de 8 a 10 centímetros do que a aração. Se necessário, antes de semear a colheita, você pode enrolar pistas de patinação de anel e espiral, e a melhor opção será o uso de agregados combinados RVK-3,6, LK-4 e outros.
O mais difícil é a preparação da terra para o inverno de semeadura de trigo após o milho. Depois de colher a cultura, imediatamente é necessário segurar um disco para remover as sobras. Para uma melhor absorção desses remanescentes, o coletor deve ser ajustado para uma profundidade de 10 a 12 centímetros, e a parte principal do arado para uma profundidade de 23 a 25 centímetros.