Você adquiriu a primeira orquídea da vida e está pronta para criar o paraíso para ela.
Ou seja, muita rega, fertilização, sopro de partículas de poeira, etc.
A corrida é geralmente correta, mas para que a planta se sinta bem, é necessário reproduzir com a maior precisão possível as condições do habitat natural.
O desejo de "mimar" uma flor com solo constantemente úmido pode arruinar uma orquídea. Com rega excessiva, suas raízes apodrecem.
Orquídeas de água somente após o substrato secar. A secagem moderada das raízes é mais natural do que viver em condições de alta umidade constante.
Instruções como "água uma vez por semana" para o dono de orquídeas são puramente consultivas.
O tempo de secagem do substrato na panela depende de uma série de fatores: a massa do coma terra, a temperatura na sala, a iluminação, a estação, o tamanho da planta, etc.
Regime de irrigação para cada orquídea é selecionado individualmente e apenas experimentalmente. Para não ser atormentado por descobrir se a terra está seca o suficiente, preste atenção ao estado da orquídea: os sinais visíveis do bulbo murchador ou das folhas inferiores da planta indicam a necessidade de rega.
A água para uma planta não é apenas um meio de fornecer comida e o meio ambiente de processos metabólicos. A água desempenha parcialmente uma função de suporte e protege as plantas do sobreaquecimento.
Água para regar orquídeas
No ambiente natural, as orquídeas recebem água na forma de precipitação. A água da chuva é muito macia e quase isenta de impurezas minerais. Portanto, para a sua planta preferida, você precisa de uma água macia e, em casos extremos, moderadamente dura.
É possível determinar aproximadamente o grau de rigidez pela taxa de formação de incrustações na caldeira. Você pode tomar como base a experiência de aquaristas e usar testes especiais como "Sera gH Test" ou "Sera kH Test".
Para regar a água das orquídeas com uma rigidez não superior a 10 graus. Observe que há testes de dureza total e de carbonato de água.
Alguns testes de rigidez geral são insensíveis aos carbonatos, portanto, ambos os indicadores precisam ser determinados.
A preparação de água para orquídeas pode ser realizada das seguintes maneiras:
- coleta de águas pluviais;
- manter a água da torneira;
- ferver;
- diluição com água destilada;
- filtração;
- amolecimento químico.
Colheita de água da chuva
A água da chuva é o alimento mais natural para as orquídeas, mas a composição química da água da chuva tropical é muito diferente do "coquetel" venenoso que jorra sobre as cabeças dos habitantes das megacidades.
Se você tem uma casa de campo, você pode coletar água para orquídeas lá.
O lugar e os pratos para coletar a água devem estar limpos, a água coletada é armazenada em um local escuro e frio para evitar o desenvolvimento de bactérias, protozoários e fungos.
Este método é o mais barato, mas se você não tiver a oportunidade de coletar água da chuva relativamente limpa, é melhor abandoná-lo.
Água a ferver
Hidrocarbonato (também temporário) a dureza da água é relativamente fácil de neutralizar. Para fazer isso, bastante água para ferver.
Neste caso, o excesso de cálcio e magnésio irá precipitar e a água ficará mais macia. A água fervente remove não apenas sais, mas também gases dissolvidos na água; portanto, antes de regar, a água deve ser saturada com oxigênio, despejando de um recipiente em um recipiente ou agitando vigorosamente em uma garrafa.
Este método é recomendado como obrigatório para qualquer método de preparação de água para irrigação. Outra maneira de restaurar a composição normal do gás é permitir que a água assente por vários dias.
Amolecimento Químico
O excesso de sais de cálcio pode ser removido e quimicamente.
Nas lojas de flores e lojas de produtos químicos, o ácido oxálico está à venda.
Em cinco litros de água da torneira, dissolva 1/8 de uma colher de chá de ácido cristalino e deixe por um dia.
Após o assentamento, a água é suavemente drenada, tentando não agitar o sedimento formado no fundo. A eliminação da dureza do carbonato ajuda a obter água com a acidez necessária.
Para regar orquídeas precisam de água com uma reação ácida fraca, Ph 5. A acidez é determinada usando um papel indicador universal.
Se o valor Ph for maior que cinco, a água deve ser acidificada. Por exemplo, pingue suco de limão nele. Outro método eficaz de acidificação da água é a sedimentação com a adição de turfa.
Diluição com água destilada
A água destilada é completamente purificada a partir de sais dissolvidos e não serve para regar as orquídeas. É usado para diluir a água da torneira para obter a suavidade desejada.
Em primeiro lugar, você terá que mexer com os testes, escolhendo as proporções necessárias, mas então todas as ações necessárias serão realizadas de acordo com o esquema padrão.
Aplicação de filtros domésticos
Filtros modernos bem purificam a água da torneira de metais pesados, sais de dureza, impurezas orgânicas.
Esta é a maneira mais eficaz de eliminar a dureza do sulfato da água.
Sedimentação de água
Mesmo que você tenha a água macia ideal da torneira com pH próximo a 5, ela deve ser defendida por vários dias.
Durante este tempo, as impurezas nocivas, introduzidas para desinfecção, escapam da água.
Orquídeas - as plantas são tropicais, portanto, a água para irrigação precisa ser aquecida a 35 graus ou um pouco mais alta.
Métodos de regar orquídeas
Você pode regar orquídeas de várias maneiras:
- pulverização;
- com a ajuda de um regador;
- imersão;
- arranjar um banho quente.
Pulverização
Este método é usado para irrigar orquídeas plantadas em blocos de solo.
Polvilhe plantas melhor pela manhã. Para regar orquídeas em vasos, pulverizar a partir de um atomizador não é adequado.
Imersão
Para irrigação por imersão, a panela com a planta é simplesmente abaixada na água.
Para um pote de 12 x 12 cm, 30 segundos são suficientes. Depois disso, o pote é removido e deixado escorrer.
Este método é usado apenas para regar plantas saudáveis.
Se o substrato for afetado por mofo ou a planta estiver em floração ativa, a imersão deve ser descartada da irrigação para não destruir a orquídea.
Molhar do regador
Ao regar a partir de um regador, é importante que a água não entre no seio.
A planta é regada com um fio fino até que a água flua por baixo.
Depois disso, você precisa esperar alguns minutos até que todo o excesso de água seja drenado.
A rega é repetida três a quatro vezes. O excesso de água é despejado da panela. A rega é recomendada pela manhã.
Chuveiro quente
O método mais controverso de rega. Os defensores da alma quente afirmam que ela simula com mais precisão um banho tropical quente, enxágua pragas e poeira da planta.
Acredita-se que essa irrigação estimula o crescimento da folhagem e a floração ativa. Os opositores explicam isso como uma resposta natural ao estresse e advertem que o abuso de um banho quente pode arruinar uma planta. Mas não imediatamente, mas em poucos meses ou anos.
A água para o banho deve ter uma temperatura de 35 a 40 graus, como na irrigação convencional. Pote com a planta colocada em um banho e regada a partir do regador.
Depois disso, a flor é deixada para drenar o excesso de água. Após cerca de uma hora, a planta precisa ser limpa, isto é, para remover a água dos seios das folhas e do núcleo.
Se as folhas da flor forem manchas salinas esbranquiçadas, elas devem ser limpas com cuidado com um pano macio umedecido com suco de limão diluído.