Doenças e pragas das uvas: como reconhecer, curar, prevenir

Pin
Send
Share
Send

Mesmo os produtores experientes sofrem frequentemente perdas em suas colheitas causadas por várias doenças e pragas. Para lidar com eles em tempo hábil, é necessário reconhecê-los e saber como proteger e tratar os arbustos de uva.

Doenças das uvas e seu tratamento

Até o momento, mais de 500 doenças das uvas já são conhecidas. Suas principais causas são a saturação excessiva ou a falta de elementos necessários no solo para o crescimento de arbustos, falta de luz, condições climáticas adversas e insetos que transmitem vírus. As mais perigosas são as doenças virais intratáveis, que geralmente destroem vinhedos inteiros.

Manchas nas folhas de uva

Devido ao ataque de fungos ou parasitas, aparecem manchas nas folhas da videira. Eles vêm em diferentes formas, tamanhos e cores, dependendo da fonte de infecção. Encontrando-as nas folhas, você deve começar imediatamente o tratamento, pois essas manchas são uma fonte de novas infecções e causam uma imunidade enfraquecida nos arbustos das videiras.

As folhas estão secas

Muitas das doenças também são a causa da secagem das folhas nos processos da videira. A doença insidiosa da clorose é o resultado de um grande número de compostos carbonáticos no solo, dos quais a folhagem fica amarela e seca. Acontece que, com o tempo, as folhas voltam a crescer, mas ficam muito mais finas e menores. Moagem e frutas. A melhor medida preventiva para a clorose é o afrouxamento oportuno do solo, o que melhora a troca de ar.

Às vezes, as folhas também secam devido à falta de nitrogênio no solo. A introdução de fertilizantes orgânicos (verbasco, fezes de galinha) será uma salvação para as plantas doentes.

Amarelecimento e secagem das folhas é sinal de doença, por exemplo, clorose

Oidium

Oidium (oídio) é uma doença perigosa e perigosa causada pelo fungo Uncinula necator Burril. Os cultivadores iniciantes geralmente enfrentam esse fenômeno quando os brotos jovens começam a crescer mal, e as folhas ficam enroladas e um revestimento acinzentado aparece neles, semelhante às cinzas da madeira. Mais tarde, abrange inflorescências e aglomerados emergentes. Com o tempo, pequenas bagas morrem imediatamente, e as grandes começam a rachar e depois também morrem.

O melhor ambiente para a maturação de esporos de fungos prejudiciais é o clima úmido e quente. O cultivo de uvas em locais pouco ventilados e com plantações muito espessadas é mais afetado pelo oídio.

Promover uma melhor ventilação dos arbustos:

  • afrouxando as fileiras da vinha;
  • poda oportuna;
  • beliscar e quebrar galhos;
  • Videiras de liga em uma treliça.

Quando o oidium é usado, os preparativos são Strobi, Thanos, Teovit Jet, Topaz, Horus. As datas e doses do tratamento estão indicadas nas instruções.

A infecção por Oidium da videira leva à perda da maior parte da colheita

Oídio

Oídio, conhecido como oídio, não é inferior em sua nocividade ao oídio. Os mais afetados por esta doença são os vinhedos em áreas com alta umidade. Os patógenos fúngicos invernam silenciosamente nas folhas de uva infectadas e, na primavera de seus zoosporângios, com a ajuda da chuva e do vento, são transferidos para as folhas jovens emergentes. Com clima bastante úmido e temperatura de 10sobreComo os esporos se multiplicam rapidamente, formando inicialmente manchas oleosas e amarelas em todas as partes verdes da planta. Com o tempo, em vez de manchas na parte inferior das folhas, você notará um revestimento em pó.

Lugares com esporos no tempo chuvoso começam a apodrecer e, no calor, secam, causando a morte das partes afetadas. Durante a estação de crescimento, o fungo gera mais de 10 vezes. Especialmente perigoso é o seu micélio nos ovários das bagas. Casos de morte de toda a safra são possíveis.

Os métodos agrotécnicos para proteger os arbustos de uva do oídio incluem:

  • destruição de ervas daninhas nos corredores;
  • mulching o solo sob os arbustos;
  • a formação correta da videira;
  • destruição de mato infectado com míldio;
  • brocas de liga pontuais;
  • seleção de castas resistentes a doenças.

Como o fungo afeta o interior das folhas, é praticamente impossível dispensar tratamentos com preparações sistêmicas ou de contato (fungicidas). Eles são recomendados para serem aplicados de maneira abrangente. Você pode usar Antracol, Kurzat, Mikal, Profit Gold, Ridomil, Thanos (de acordo com as instruções).

Remédio popular para doenças fúngicas das uvas: um balde de água é preenchido com restos de plantas, 250 ml de tintura de cogumelo de chá são adicionados, é insistido por 2-3 dias. O conteúdo é filtrado, diluído com água (1: 6), os arbustos são pulverizados 1 vez por semana durante a estação de crescimento.

Com oídio, um revestimento branco aparece no fundo da folha e depois passa para o ovário das bagas

Podridão cinzenta

A podridão cinzenta afeta freqüentemente arbustos enxertados, pois os locais de enxerto e o enxerto servindo estacas desprotegidas são um bom alvo para o patógeno. Na primavera, o frio e a umidade contribuem para o despertar do fungo. É fácil identificar a podridão ao despertar brotos e brotos macios. Mais tarde, ela sitia ramos anuais e toda a vegetação. Esta doença também é caracterizada por placas na parte inferior das folhas, inflorescências e aglomerados. Assim que você tocar em uma parte do arbusto, poderá ver um pilar de poeira. Em um clima seco, se as uvas não forem tratadas com fungicidas a tempo, as áreas infectadas por fungos escurecem e secam. Para prevenir a doença, são utilizadas as mesmas medidas e preparações agrícolas que o oídio.

Podridão cinzenta transforma um cacho de uvas em um caroço mole

Antracnose

Um dos fungos perigosos que preferem alta umidade e clima quente. Ele, como patógenos de oídio, hiberna nas áreas infectadas de uma planta de uva.

Manchas acastanhadas nas folhas da videira e mais tarde em suas partes lenhosas indicam a presença de antracnose. Uma videira rachada por uma doença morre gradualmente. Para fins preventivos e terapêuticos, são utilizadas preparações sistêmicas e de contato: mistura Acrobat, Antracol, Ridomil, Thanos, Horus, Bordeaux.

Antracnose causa o aparecimento de úlceras nos caules das uvas

Manchas pretas

Outro fungo é um amante do calor e um ambiente úmido. A doença causada por ela também é chamada simplesmente de definhamento de brotos, escoriose ou phomopsis.

O fungo afeta principalmente as folhas e os frutos das uvas, mas também ocorre em áreas lenhosas do mato, formando manchas avermelhadas sobre eles, que mais tarde ficam descoloridas. A penetração profunda do fungo na videira retarda seu crescimento e, com o tempo, leva à destruição e à morte.

Com uma forte mancha negra de diferentes partes das uvas, quando elas são completamente cobertas por corpos fúngicos escuros, é quase impossível curar a planta. Para evitar casos tão graves, você deve começar com a prevenção, tratando os arbustos após a colheita e no início da primavera após o aparecimento de folhas jovens. Medicamentos sistêmicos são usados ​​da mesma maneira que em outras doenças fúngicas.

Manchas negras de manchas nas uvas são a causa da morte da colheita

Pragas e controle de uvas

Não apenas as doenças causam grandes danos às vinhas. Pragas de insetos de uvas também são uma ameaça não apenas para as bagas, mas também para o desenvolvimento de toda a planta.

Como salvar uvas de vespas

A vespa ocupa os cachos de uvas amadurecidos para aproveitar o suco. Os insetos perfuram a casca fina da fruta e deixam aglomerados danificados após o banquete, que se tornam um excelente ambiente para bactérias. O pico da invasão das vespas ocorre no último mês do verão. Até aquele momento, eles, pelo contrário, só trazem benefícios ao comer as larvas de borboletas e besouros.

Cada viticultor tem seu próprio método comprovado de destruir colônias de gulosos. Tais ações são chamadas mais eficazes:

  1. Destruição dos ninhos de vespas no início da primavera antes do despertar dos insetos. Depois de examinar cuidadosamente todas as estruturas próximas à vinha e encontrar o ninho de vespas, eles a retiram e imediatamente o queimam. O local onde foi localizado é tratado com qualquer inseticida para impedir a reconstrução do ninho. Este método não ajudará a se livrar completamente das vespas, pois elas chegam de outros sites vizinhos.
  2. A construção de "armadilhas" com inseticidas. Qualquer recipiente é preenchido com doces para convidados indesejados (geléia e vinho fermentado na proporção de 1: 2), adicionando uma dúzia de gotas de qualquer inseticida.
  3. Fumar vespas com uma bomba de fumaça. É considerado menos eficaz porque requer o máximo cuidado para evitar mordidas.
  4. Se não houver muitas videiras, os cachos amadurecidos são cobertos com material leve e respirável, amarrado para que os insetos não possam penetrar no interior. Você pode costurar bolsas especiais. O método é demorado, mas eficaz.

Depois de visitar vespas, as uvas permanecem danificadas em cachos de uvas - uma fonte de reprodução bacteriana

Como proteger as uvas dos ratos no inverno

Muitas vezes você ouve como os moradores do verão reclamam dos ratos, que no inverno causam grandes danos à videira, mordiscando todos os brotos. Isca venenosa perto de arbustos de uva não é a melhor maneira de combater roedores. De fato, por isso os atraímos não apenas ao veneno, mas também à videira. Além disso, muitos têm animais de estimação. Nesses casos, a isca envenenada é contra-indicada.

Os ratos que invernam na vinha causam muitos danos mordiscando a casca e os brotos de uma planta

Alguns produtores em abrigos estendem galhos secos de absinto, tansy e cardo. Além das plantas, óleos essenciais, pomada Vishnevsky, naftaleno e alcatrão são usados ​​como agentes aromáticos dissuasores. Eles são impregnados com agulhas, serragem, pequenos galhos e colocados ao redor dos arbustos. Mas no ar fresco, o cheiro desaparece rapidamente.

Recentemente, eles começaram a usar dispositivos eletromagnéticos e ultrassônicos que assustam os roedores. A área máxima de ação é de até 200 m2. Ao contrário de iscas envenenadas, eles são seguros para animais de estimação e humanos. A vantagem é a absoluta falta de som.

Para não atrair camundongos para o vinhedo, apenas uma escavação superficial dos corredores é realizada. Recomenda-se que as uvas sejam protegidas no inverno mais tarde, quando a temperatura atingir - 2-4sobreC para que os roedores tenham tempo de encontrar um "apartamento" em outros lugares.

Não cubra as uvas com folhas caídas ou palha. As pilhas de lixo deixadas para o inverno também podem se tornar a morada dos ratos e seu terreno fértil.

Carrapato em uvas

Em uvas folha parasitária, feltro e ácaros. É muito difícil notar insetos, pois todos são quase microscópicos.

Ácaro da Aranha

Aranha verde clara com um comprimento médio do corpo de 0,5 mm. É mais fácil notar a teia de aranha com a qual trança a planta do que o próprio inseto. As larvas que despertam na primavera, que se alimentam de folhas de uva, causam mais danos. Até uma centena e meia de larvas dos ovos de uma fêmea crescem intensamente e, após 3 semanas, elas podem se reproduzir. Durante a estação de crescimento, a aranha gera até 12 vezes.

Pontos de luz aparecem nas folhas da videira, cobertas com um revestimento branco. Nas variedades com bagas de cor escura, as folhas adquirem uma tonalidade vermelha. As folhas secam gradualmente e desintegram-se. Como resultado, os brotos não amadurecem, as bagas tornam-se ácidas devido a uma diminuição na porcentagem de açúcar. Com uma forte invasão de carrapatos, a planta pode morrer completamente.

Com um ácaro, manchas brilhantes aparecem nas folhas da videira, cobertas com um revestimento branco

Ácaro de feltro (coceira, phytoptus)

Este inseto aracnídeo é ainda menor do que o seu homólogo de teia de aranha (com um comprimento de corpo de 0,2 mm). Ele também vive na parte inferior da folha e se alimenta do suco das folhas, e às vezes inflorescências.

O inverno hiberna sob a casca de velhos buracos, em suas bases, sob as escamas dos brotos dos brotos mais baixos. Quando as folhas jovens se desenvolvem, ele muda para elas. Após sua ação, tubérculos rosa claro cobertos com cotão aparecem na parte superior das folhas. No futuro, eles escurecem e crescem em uma massa contínua, semelhante ao tecido de feltro. Daí o nome do carrapato. Multiplica-se várias vezes durante a temporada.

Como resultado da atividade do carrapato sentido, tubérculos cobertos com cotão aparecem nas folhas

Ácaro folha de uva

O menor tick tem apenas 0,15 mm de comprimento. Danifica uma planta de uva no inverno. Na primavera, pode-se verificar que os gomos das folhas apresentam brotos danificados, que subsequentemente produzem brotos subdesenvolvidos com folhas deformadas. Às vezes, os jardineiros tomam esse fenômeno para uma infecção viral.

Para combater carrapatos:

  1. Queime completamente as folhas caídas, as ervas daninhas e as mudas infectadas com carrapatos.
  2. No início da primavera, trate os arbustos com solução de enxofre-cal a 5% (de acordo com as instruções).
  3. Se um carrapato for encontrado, pulverize as plantas três vezes (1 vez por semana) com os acaricidas Acarillic, Neoron, Omayt, Sanmayt, Talstar (de acordo com as instruções).
  4. Trate as folhas com inseticidas BI-58, Fozalon (solução a 0,2%), Karatê durante a estação de crescimento.

Vídeo: tratamento de uvas com fungicida de contato contra carrapato

Escudo

O corpo brilhante, pegajoso e rígido de um inseto adulto realmente se assemelha a um escudo que o protege de qualquer perigo. No inverno, os insetos da escama vivem sob a casca esfoliada dos furos. A partir do início da primavera, essas pragas enfraquecem o arbusto da videira, alimentando-se do suco de brotos despertados.

Na primeira detecção de crostas, a bucha pode ser tratada com uma solução aquosa de óleo diesel (1:20) com a adição de 100 g de sabão em pó. Ao mesmo tempo, os insetos são removidos com uma escova macia.

Os insetos da escala feminina são diferenciados por sua fertilidade. Até 150 larvas podem aparecer de uma postura, que geralmente aparece no final de maio. É importante notá-los a tempo, até a formação de uma carapaça, e tratar os arbustos com contato ou inseticidas sistêmicos quando as larvas estiverem mais vulneráveis. Se isso não for feito, pequenas pragas amarelas claras se espalham por toda a planta, grudando na parte inferior das folhas. Para tratamentos com produtos químicos Fufanon, Confidor, Fastak.

Até 150 novas pragas podem aparecer a partir de uma única postura

Medidas preventivas:

  • os viticultores recomendam prestar mais atenção às videiras de poda, mais frequentemente afinar as plantações podando galhos secos. Se o musgo ou o líquen aparecer nas arquibancadas, eles devem ser imediatamente destruídos, pois essas plantas servem de abrigo para insetos escamados;
  • mudas e mudas de uva antes do plantio ou inoculação são cuidadosamente inspecionadas quanto à presença de guardas, para não trazer pragas para a vinha;
  • para fins profiláticos, eles usam outros remédios populares contra insetos escamados: infusões de samambaia, casca de limão, pimenta amarga, celandine.

Filoxera

O pequeno pulgão de uma tonalidade banana-limão, chamado filoxera da uva, parasita apenas essa planta. As larvas de pulgões causam mais danos. Galhas inchadas características em folhas, estacas e caules - este é o acúmulo de larvas. Com sua fina probóscide, eles bebem suco de planta, destruindo o tecido celular da planta. Além da folha, existe uma forma de raiz do inseto. Ela mora na parte subterrânea do mato. Suas larvas se alimentam de camadas, fungos subterrâneos e raízes de videira.

O solo fértil e leve é ​​um excelente terreno fértil para pulgões. Ela também gosta de viver em solos pedregosos, mas quase não há filoxera em argila pesada e solos sedimentares. E na areia seus indivíduos praticamente não criam raízes.

Com uma fraca derrota das videiras dos pulgões, os inseticidas Actellik e Karbofos são usados. Às vezes, uma infecção forte leva à medida mais radical - a destruição de todos os arbustos e quarentena na zona de perigo. Hoje existem muitas variedades resistentes aos pulgões da uva. Portanto, eles são mais usados ​​para ações.

Medidas preventivas contra a filoxera:

  • seleção de variedades resistentes a insetos (aniversário da Moldávia, Rkatsiteli, amador, Mascate da Bessarábia);
  • o uso de inseticidas na preparação de mudas para plantio;
  • aterragem enterrada, remoção de raízes superficiais;
  • processamento oportuno quando pragas são detectadas.

Os arbustos de videira fortemente infectados com filoxera devem ser destruídos

Medidas de prevenção de doenças e pragas

O cultivo de uvas requer cuidados no cuidado com a planta, bem como a implementação de práticas agrícolas obrigatórias para proteger os arbustos de doenças e pragas, incluindo diversos tratamentos químicos.

  1. O primeiro passo preventivo no combate a doenças e pragas é adquirir material de plantio saudável.
  2. Igualmente importante é a escolha do local para plantar a vinha. Deve ser leve e ventilada para que uma boa troca de ar impeça o desenvolvimento de muitas doenças e o aparecimento de pragas.
  3. A implementação obrigatória das regras para cuidar da sarça será simultaneamente uma medida preventiva. Isso inclui proteger as plantas contra geadas nas costas da primavera (a construção de abrigos temporários), instalar treliça e atar atempadamente, poda adequada do mato, remoção de ervas daninhas, afrouxamento do solo ao redor do caule, cobertura do solo, escavação superficial no inverno entre fileiras, destruição de doenças altamente infectadas e pragas de partes de plantas.

Processamento de uvas

Para fins preventivos, os arbustos de uvas são tratados com Topázio, Teovit Jet, Strobi pelo menos 4 vezes:

  • em brotos jovens após a formação da quinta folha;
  • durante a brotação;
  • depois da floração;
  • durante a formação de clusters.

É proibido processar uvas durante a floração: flores delicadas da ação de drogas podem desmoronar! Os insetos que os polinizam também sofrerão, e as futuras frutas ganharão veneno.

Depois de feita a liga seca da videira, recomenda-se tratar o solo com uma solução a 3% de sulfato de ferro ou Nitrafen. Você pode alterná-los em um ano. A fim de evitar que esporos de fungos entrem em brotos jovens, o solo é imediatamente coberto.

Nitrafen também é adequado para plantio direto no outono, pois repele ratos com seu cheiro.

Eles tentam conduzir o tratamento de videiras de antracnose, mofo, oídio e outras doenças fúngicas em um complexo com os primeiros curativos foliares. Drogas são adicionadas à solução geral junto com fertilizantes.

Vídeo: quando e como processar uvas de doenças

É possível evitar grandes perdas na colheita da uva devido a doenças e pragas se você cuidar cuidadosamente, tomar cuidado e tomar medidas preventivas a tempo.

Pin
Send
Share
Send