Ammania é muito popular entre os aquaristas, pois serve como uma decoração espetacular para aquários. Pertence à família Derbennikovye e é encontrado no ambiente natural em corpos d'água e no oeste da África, especialmente na Gâmbia e no Senegal. A planta é ótima em campos de arroz, pântanos ou áreas costeiras.
Principais Funcionalidades
Ammania é uma erva perene com um rizoma poderoso. Um caule carnudo e reto, sem galhos, cresce até 60 cm de altura. É densamente coberto com folhas sésseis, dispostas transversalmente, 4 peças por espiral. A folhagem lanceolada, com uma veia central elevada, cresce de 2 a 6 cm de comprimento e de 1-2 cm de largura e sua cor é muito diversificada. Você pode encontrar espécimes com folhas verde-oliva ou marrom-avermelhada. A inflorescência consiste em 6-7 botões roxos claros. Após a polinização, aquênios arredondados com dois ninhos aparecem em seu lugar.
Espécies de plantas
Ammania é bastante diversa, inclui 24 espécies. Destes, apenas alguns são adequados para projetar um aquário. Mas são suficientes para criar composições interessantes. Mais comuns Ammania Graciosa (Gracilis). Ela cresce em solo inundado, mas a parte superior do caule está localizada na superfície. Distingue-se pela cor das folhas. As hastes e folhas subaquáticas adquirem uma tonalidade marrom ou cor de vinho, e as folhas superiores permanecem verde-oliva. O verso da placa da folha é mais escuro, roxo. Essa planta deve ser colocada em grandes aquários, onde caem cerca de 100 litros de água em um arbusto de 5-7 hastes. E mesmo lá, ela se ramifica e cresce, exigindo podas periódicas.
Semelhante à versão anterior Ammania Senegalese. Seu caule cresce 40 cm de altura. A planta não se desenvolve tão ativamente e é coberta com folhas delicadas. A folhagem é muito mais alongada (2-6 cm) e estreita (8-13 mm). A inflorescência frouxa consiste em 1-3 botões.
Para tanques pequenos, criadores especialmente criados Ammania Bonsai. É muito menor e cresce muito lentamente. A altura do espécime adulto é de 15 cm. Uma haste elástica grossa cobre muitas pequenas folhas redondas. O diâmetro da folha não excede 1 cm e a largura de todo o ramo é de 1,5 cm Com a falta de iluminação, as folhas verdes brilhantes ficam vermelhas.
Outra variedade popular, mas mais tenra, é Ammania Multiflora. Distingue-se pelo seu tamanho grande e folhas largas com uma cor limão brilhante. De uma iluminação mais intensa, a folhagem fica avermelhada. No aquário, essa variedade atinge uma altura de 30 cm e no verão produz brotos de superfície com pequenas flores de flores rosa e roxas.
O mais elegante e atraente, embora muito exigente, é considerado Ammania Sulawesi. Este habitante curto e de crescimento lento do aquário tem uma cor rosa brilhante e até roxa das folhas. Os lados das folhas são levemente curvados ao longo do eixo central e as bordas são viradas para baixo. As folhas são alongadas e arredondadas. A filmagem em si tem uma estrutura carnuda e uma delicada cor verde.
Cultivo e cuidado
Como a pátria da planta é os trópicos, ela precisa de água bastante quente e muita luz. A temperatura ideal é de 22 a 28 ° C e o brilho da iluminação é de 0,5 watts. O horário de verão deve ser de pelo menos 12 horas. Devido à falta de luz, a folhagem baixa escurece e cai, por isso é recomendável usar iluminação adicional com lâmpadas incandescentes. Os principais parâmetros da água:
- dureza: 2-11 °;
- acidez de 6,5 a 7,5.
Cascalho e areia ricos em ferro são usados como solo. Para que as brotações se desenvolvam bem, será necessário o reabastecimento de dióxido de carbono.
A Ammania é propagada por estacas e sementes. O primeiro método é mais conveniente para aquaristas iniciantes. Basta romper um ápice de 5 cm de uma planta adulta e plantá-la em solo fértil e sedoso. O processo de root leva muito tempo e, durante esse período, você não deve incomodar Ammania. É importante considerar que as hastes podadas também param de crescer.
Em geral, a amônia requer tratamento bastante reverente e adesão estrita a todos os parâmetros, portanto, não será fácil para os iniciantes. Sob quaisquer condições adversas no aquário, ele começa a doer primeiro ou morrer. Mas, se for bem-sucedida, a usina se torna um verdadeiro destaque do reservatório.