Strelitzia é uma constante perene gramada da família Strelitzia. Sua terra natal são as encostas das montanhas, vales e margens de rios da África do Sul. A planta tem uma história real, porque suas variedades têm o nome do povo real da Inglaterra e da Rússia. Embora a flor esteja associada às famílias reais, ela não é de modo algum caprichosa em seus cuidados. Strelitzia é valorizada por flores brilhantes incomuns que lembram pássaros incríveis. Essa planta irá preencher o interior com cores ricas e aromas delicados.
Descrição botânica
Strelitzia é um pequeno gênero de plantas herbáceas perenes. Embora as amostras internas raramente excedam 80 cm de altura, as estrelitzias selvagens são realmente gigantescas em tamanho. Eles crescem 2-10 m de altura e 1-2 m de largura. O rizoma do núcleo vai fundo no solo. Folhas ovais ou ovadas com uma extremidade pontiaguda têm uma superfície densa de couro de cor verde escuro. Na placa da folha, destacam-se as veias centrais mais claras ou laterais em relevo. Cada folha com 0,3-2 m de comprimento e 0,1-0,8 m de largura possui um pecíolo denso. Seu comprimento varia de 50 a 90 cm.
Todos os anos, e mesmo várias vezes ao ano, mais frequentemente na primavera e no verão, o Strelitzia floresce. Em um pedúnculo ereto e resistente, as flores, por sua vez, florescem que parecem um pássaro com crista incomum. Apenas uma planta contém até sete botões. Cada corola tem 10-20 cm de comprimento e é composta por 6 elementos: três estípulas verticais e três pétalas mais macias. Em uma flor, tons de amarelo alaranjado, azul, azul e roxo são misturados. A inflorescência dura até um mês e meio. Um buquê cortado de Strelitzia ficará em um vaso por cerca de duas semanas. As flores são polinizadas com pequenos pássaros; portanto, em uma cultura é quase impossível obter a formação de frutos.
Tipos de Strelitzia
No gênero Strelitzia, existem apenas 5 espécies, sendo esta descoberta apenas em 2016.
Strelitzia royal. Esta planta é especialmente popular entre os jardineiros. No sopé úmido da África do Sul, a espécie cresce até 2 m de altura. A folhagem oblonga, com uma superfície ondulada cinza-esverdeada, mede cerca de 45 cm de comprimento, as folhas se reúnem em numerosas rosetas e crescem em pecíolos de 70 a 90 cm de comprimento, e os traços rosados estão localizados no verso, ao longo das veias central e lateral. A flor consiste em pétalas internas alaranjadas externas e azul-violeta. O tamanho da flor é de 15 cm.
Montanha Strelitzia. A flor é encontrada nas áreas montanhosas do deserto. A planta assume a forma de uma árvore e cresce até 10 m de altura. Ao redor do caule poderoso em duas fileiras estão folhas oblongas gigantes. Flores enormes lembram um barco com uma vela branca. Seu comprimento é de cerca de 45 cm.
Strelitzia Nicholas. A planta prefere terrenos montanhosos. Cresce até 3 m de altura. Folhas densas ovais lembram matas de bananeira. A planta forma gradualmente um caule semelhante ao tronco de uma palmeira. O pedúnculo axilar é decorado com flores grandes. A corola tem em média 17 cm de comprimento e contém brácteas vermelho-esverdeadas em forma de espiga, sob as quais estão escondidas pétalas brancas azuis externas e internas brilhantes.
Strelitzia é cana. Plantas resistentes ao frio e à seca são encontradas no sul da África do Sul. Possui grandes folhas pontiagudas de cor verde azulado e flores laranja-azuis brilhantes. O diâmetro da saída da folha é de 1,5-2 m.
Strelitzia branco (Augusto). A parte inferior do caule é gradualmente lignificada, abrigada sob uma densa saída de folhas. As folhas verdes claras e brilhantes podem crescer até 1 m de comprimento, algumas delas em forma de coração. A inflorescência axilar está localizada no pedúnculo. Sob brácteas roxas há pétalas brancas como a neve.
Recursos de propagação
Strelitzia se propaga por divisão de sementes e rizoma. As sementes das plantas perdem rapidamente a germinação; portanto, é melhor semear as sementes recém-colhidas. Como a frutificação do Strelitzia interno é rara, preste atenção na marcação ao comprar. Antes do plantio, as sementes são embebidas por um dia em água morna (35-40 ° C). Em seguida, prepare caixas com terra (areia, turfa, adubo). O solo é escaldado com água fervente e as sementes são pressionadas nele. Polvilhe-os em cima do chão não é necessário. As capacidades são colocadas no lugar com luz ambiente e temperatura do ar + 20 ... + 24 ° C. A caixa é coberta com vidro, que não é removido até a emergência. Os primeiros brotos aparecem dentro de 1,5 a 6 meses. O abrigo é removido gradualmente, começando com meia hora por dia. As mudas são pulverizadas com água fervida à medida que a superfície da terra seca. Plantas cultivadas são cuidadosamente transplantadas. É importante não danificar a raiz longa, porém quebradiça.
Uma planta com mais de 5 anos pode ser dividida. O procedimento é realizado no final da floração. Ao transplantar, o rizoma é cuidadosamente liberado do solo e dividido em partes ou os processos laterais são separados. Em cada dividendo deve haver um segmento da raiz e pelo menos um broto.
Regras de cuidados
Cuidar de Strelitzia em casa é simples. Embora a flor seja chamada real, ela precisa crescer em condições não muito favoráveis.
Iluminação Strelitzia adora luzes brilhantes. É exposto à janela sul ou leste. No verão, as amostras internas são protegidas do sol do meio-dia ou expostas ao ar fresco. As plantas precisam de proteção contra correntes de ar.
Temperatura Strelitzia prefere conteúdo interessante. No verão, ela se sente bem a + 22 ... + 27 ° C, mas no inverno, ela precisa ser transferida para uma sala com uma temperatura do ar de + 14 ... + 15 ° C. Resfriados abaixo de + 12 ° C são prejudiciais à planta. Ao colocar a flor ao ar livre, é possível fornecer as flutuações diárias necessárias da temperatura do Strelitzia.
Umidade. A umidade normal do ambiente para Strelitzia é tolerada normalmente. Periodicamente, recomenda-se pulverizar a coroa. Especialmente se as pontas das folhas começarem a secar. Na primavera e no verão, a flor é banhada pelo pó sob um banho quente.
Rega. Na primavera e no verão, Strelitzia precisa de água em abundância. É aconselhável tomar água fervida ou bem purificada. No inverno, a rega é reduzida, mas o solo deve secar apenas 1 cm da superfície. Para que a água não fique estagnada, a panela deve ser esvaziada após a rega.
Adubo. Fertilize Strelitzia na primavera e no verão. Duas vezes por semana, fertilização mineral para plantas com flores é aplicada ao solo. Recomenda-se o uso de compostos orgânicos várias vezes ao ano.
Transplante Strelitzia é transplantado a cada 1-3 anos. O procedimento é realizado na primavera. A flor prefere vasos espaçosos e banheiras. Em um recipiente apertado, a floração raramente ocorre. O pote deve ser profundo, mas não muito largo. No fundo tem uma grande camada de drenagem. O solo da planta deve conter areia, folhas e grama, bem como húmus.
Doenças e pragas. A planta possui excelente resistência a doenças das flores. Somente com a umidade e a estagnação constantes da água na panela, ele começa a sofrer de doenças fúngicas. O ácaro, o escutelo e a cochonilha se instalam na coroa em clima quente e seco. Pulverizar folhas com água comum é uma boa prevenção contra parasitas. Se os insetos já terminaram, a planta é lavada sob um banho quente e tratada com inseticidas.
Como conseguir a floração
Strelitzia acima de 5-6 anos floresce regularmente, mesmo várias vezes por temporada. Para garantir que você veja as flores de uma ave do paraíso, é necessário plantar a planta em uma panela espaçosa e proporcionar um período inativo fresco. Durante 2-3 semanas, a planta é mantida a uma temperatura de + 12 ... + 14 ° C e depois é levada ao calor. Após 3-5 meses, as primeiras flores aparecerão. O resfriamento pode ser fornecido não apenas no inverno. Se você encontrar um lugar fresco no verão, o Strelitzia abrirá flores para o Ano Novo. Além disso, para a floração, são importantes a iluminação brilhante e a rega regular.