Árvores frutíferas em forma de cólon: características, regras para plantio e cuidado

Pin
Send
Share
Send

Jardineiros de muitos países com paixão exploram na prática uma tendência nova e moderna na jardinagem - o cultivo de árvores coloniais. Incríveis jardins com fileiras de árvores graciosas, mais como estacas de madeira espalhadas por frutas. Macieiras em forma de cólon, peras e outras árvores frutíferas não são muito altas, a copa das plantas é esticada para cima, quase não há ramos laterais. Um observador atento, examinando-os atentamente, verá que, apesar do pequeno crescimento e da natureza geral em miniatura, essas são as mesmas árvores frutíferas tradicionais que são habituais para todos. Vamos tentar descobrir como tais jardins incomuns e promissores apareceram, que tipo de árvores coloniais existem e quais são suas vantagens em relação às plantações tradicionais.

Voce sabe Uma das sete maravilhas reconhecidas do mundo em memória da humanidade são os jardins suspensos do Semiramis. Esta estrutura lendária grandiosa foi atingida por jardins multi-camadas com vegetação diversificada e cachoeiras espumantes. Eles foram construídos em 605 aC e, eventualmente, destruídos por inundações.

  • História da Aparição
  • Principais vantagens das árvores frutíferas em forma de cólon
  • Variedade de variedades
  • árvores adequadas de plantio colunar
  • Características do cuidado
  • Aplicação em paisagismo

História da Aparição

árvores de fruto colunar veio descansar no mundo da horticultura do Canadá. Pioneer da forma incomum de madeira tornou-se um agricultor canadense em 1964. O agricultor observou que um dos jovens variedades de maçã "Macintosh" tem filiais incomuns que se estendem do tronco principal em um ângulo agudo. Nestes ramos não têm processos horizontais, mas eles foram literalmente coberta com maçãs.

agricultor surpreendido convidou um criador especializado e instruiu-o estudo de macieiras incomuns. Depois de um tempo, após a criação gasto foi obtido um bom resultado, tornou-se uma espécie de maçã colunar "Vazhak". Ele gostava de jardineiros e tornou-se generalizada em muitos países. Gradualmente começaram a aparecer, e novas variedades de árvores anãs.

Principais vantagens das árvores frutíferas em forma de cólon

Uma nova espécie de fruto miniatura "anões" ganhou imensa popularidade devido ao fato de que, quando comparado com o rendimento da mesma área ocupada pelos jardins (tradicionais e colunas) palma da rentabilidade e conveniência são jardins colunar.

Também você pode estar interessado em tais árvores coloniais como: uma ameixa em forma de coluna, um damasco em forma de cólon.
Com o mesmo cuidado, o jardim produz uma planta colunas várias vezes superior ao rendimento do, maçã ou pêra de altura normal.

Desde as plantas baixas, eles são mais fáceis de lidar com pragas, é mais fácil de conduzir uma galhos de poda anual, convenientes para recolher o fruto maduro. E o argumento mais importante em favor das árvores com uma coroa estreita e alongada é que a sua frutificação começa no segundo ou terceiro ano após o plantio, e as árvores de fruto habituais começar a frutificação em 4-5 anos.

Em uma área de um hectare pode acomodar um jardim de duas mil plantas colunares, enquanto fruto convencional, com amplo coroa, vai se encaixar no máximo 400 barris.

Consequentemente, as plantas de frutificação para a mesma área são colocadas mais, e o custo de manutenção e cuidado com elas é muito menor.

Voce sabe O grande russo cientista e planta criador Ivan Vladimirovich Michurin (1855-1935 anos), não só foi uma grande base de conhecimento científico e prático no melhoramento de plantas e produção agrícola, mas também possuía um raro, um toque quase mística: realizar inspecções entre milhares plantadas mudas de reprodução, na corrida apontou com uma cana nas plantas selecionadas - este,isso e essa mudinha para limpar! Assistentes obedeceu e removê-las, mas querendo verificar a competência do cientista, tentou várias vezes para soltar as plantas Michurin rejeitados - nunca, nem um broto não pegou.

Variedade de variedades

Os tipos de árvores frutíferas coloniais são divididos em duas variedades:

  • Anãs seminais, que são cultivadas a partir de sementes e nelas há um gene natural de baixa estatura (gene anão);
  • anãs enxertadas, eles são obtidos por enxerto de ramos de planta pai colunar para o sistema radicular semelhante à madeira convencional.
Por exemplo, as variedades de maçãs "moeda" e "Arbat" referem-se, naturalmente, anões e maçã "Brusnichnaya", "Dusen," "Paradizka", "Orlinka" provaram-se como uma espécie de porta-enxerto. Para porta-enxertos de pera colunas são comumente usados ​​pelos jovens mudas de marmeleiro e irgi com sistema radicular bem desenvolvido. As árvores em forma de cólon têm uma altura máxima de 2,5 metros. Se eles não são cortados, e não dirigir, ele forma um jardineiro colunar não vai conseguir árvores de fruto normais crescer, único ponto de crescimento limitado. Quase metade das árvores jovens anãs florescem no ano do plantio.Jardineiros experientes preferem remover essas flores (beliscar), de modo a não enfraquecer a floração jovem plântula.

Importante! O jardim em miniatura não apenas entra rapidamente no período de frutificação, mas também se esgota, envelhece e morre. Após 10-12 anos, você precisa rejuvenescer o plantio, arrancando árvores velhas e plantando árvores novas.
Variedades populares de macieiras colunares: Macieira "Moeda" - A altura da planta é de 1,5 a 2 metros. Frutas perfumadas de tamanho médio (até 250 gramas), amarelo claro com barris levemente vermelhos e polpa suculenta, não firme e deliciosa. A variedade tem boa resistência às principais doenças da fruta. O tempo de maturação da colheita é o último número de setembro, o rendimento é alto, os frutos são bem preservados durante o armazenamento de inverno;

Macieira "Arbat" - variedade anã, pequenas frutas (100-120 gramas), casca e polpa de maçãs de cor de cereja escura. Maçãs são deliciosas e suculentas, mas a variedade não se destina a armazenamento a longo prazo, mas estraga rapidamente quando colocada para o inverno;

Macieira "Presidente" - a variedade tem excelente resistência ao inverno, não é muito suscetível a doenças fúngicas e pragas de insetos. As frutas são pequenas e médias em tamanho, o peso das maçãs é 140-250 gramas.A cor da casca varia de branco a amarelo pálido, como em "White Fill", a carne é suculenta, a cor da polpa é leve. O tempo da colheita começa em meados de setembro.

Variedades populares de peras em forma de cólon:

Pêra "decoração" - planta anã, não exceda uma altura de 1,5-2 metros. Peras de tamanho médio (150-200 g), têm um sabor pronunciado de pêra e carne docemente doce. As frutas são muito suculentas, em plena maturação a casca é coberta com blush cor de vinho. O tempo de maturação é a segunda quinzena de agosto. Esta variedade notável tem uma desvantagem significativa - a fruta é armazenada não mais do que 10-14 dias.

Pêra "safira" - uma variedade com boa resistência ao gelo (até -20 ° C). Tem bom rendimento, peras maduras são pintadas em três suavemente mudando entre si tons (verde, amarelo, vermelho). A colheita desta variedade é parcialmente cautelosa, pode ser armazenada sem perda até dezembro.

árvores adequadas de plantio colunar

Como as plantas em forma de coluna praticamente não têm ramos laterais, elas podem ser plantadas muito mais grossas do que as árvores altas e altas, mas para escolher o esquema para plantar um jardim-anão, todas as nuances devem ser levadas em conta:

  • se a colheita será coletada manualmente ou se é necessário fornecer uma distância suficiente para a passagem do transporte;
  • planeja-se plantar em jardins em um esquema de linha única ou de duas linhas com um intervalo de um beco.
A distância mínima entre as anãs das frutas é de 40 cm (entre plantas e entre linhas), e a distância máxima é de 120 cm, tornando ainda mais simples a falta de lucro.

Plante fruteiras diminutas na mola e no outono. O plantio de primavera é realizado na primeira quinzena de abril, assim que a neve derrete completamente e o solo se aquece. Mas, jardineiros experientes argumentam que a plantação de outono dos "anões" é preferível, já que no outono e no inverno a árvore consegue se acostumar e se adaptar às novas condições. No plantio de outono, é importante resistir a um prazo aceitável e realizar o pouso no máximo até setembro.

Uma vez selecionada a variedade e adquirida a plântula desejada, é necessário determinar o local de desembarque. Todas as árvores frutíferas gostam de locais ensolarados e isolados, cobertos com segurança dos ventos frios do norte.

Com antecedência, você precisa preparar os furos de plantio para o número de mudas compradas. Idealmente, no plantio de primavera, é aconselhável realizar trabalhos de escavação no outono, com o plantio de outono na primavera. Os poços de aterragem são escavados de acordo com o esquema de plantação escolhido pelo jardineiro, tendo em conta a distância entre as plantas vizinhas e os corredores.

A profundidade da caixa de aterragem deve ser 40-50 cm, e a largura da ranhura é feita tendo em conta que as raízes da árvore, que é plantada, em nenhum caso devem ser enroladas ou dobradas. Quando o recesso para o plantio é escavado, o fertilizante é aplicado no fundo. Este pode ser o estrume de gado, composto. Duas pás desse fertilizante são suficientes para um poço de pouso. A composição selecionada é bem misturada com o solo, que fica no fundo do poço.

Um balde de água é despejado em um poço preparado, esperando que ele penetre no solo e plante uma árvore. A planta plantada é novamente regada sob a raiz (cerca de 5-7 litros).

Importante! Ao plantar uma árvore frutífera, você precisa monitorar cuidadosamente que o local de vacinação em nenhum caso foi polvilhado com terra.

Características do cuidado

Após o plantio de árvores e frutos silvestres coloniais, as medidas para proteger e cuidar deles não diferem dos cuidados de um jardim comum. Mas, é claro, existem algumas sutilezas que não precisam ser conhecidas por jardineiros experientes:

No primeiro ano

Às vezes plantado "novos colonos" podem dissolver flores no ano de plantio. Isso ameaça o enfraquecimento geral da muda, seu sistema radicular e, como conseqüência, a futura escassez da cultura.Recomenda-se que essas flores desabrochando intempestivamente sejam removidas, não permitindo a colocação de frutos.

Colheita

Nos anos seguintes, o jovem jardim florescerá abundantemente. Esta é uma visão bonita, mas não traz em si uma ameaça de brincadeira para a viabilidade de jovens mudas. No lugar de cada flor, com condições climáticas favoráveis, forma-se um ovário de fruto. Se os fetos da fruta estão muito amarrados, eles devem ser removidos com a ajuda de um podador de jardim (manualmente). Uma planta jovem nem sempre pode suportar muita carga de fruta. Portanto, quando a árvore é carregada de frutas: de um feixe em que 5-7 pequenas frutas, você precisa deixar apenas dois.

As árvores em forma de cólon têm um sistema radicular localizado paralelamente à superfície do solo e localizado abaixo do solo. Durante a temporada de verão, a terra perto do toco de mudas jovens e na entrelinha é processada a partir de ervas daninhas (weeded). Durante este tratamento, podem ocorrer danos mecânicos ao enraizamento superficial. Isso ameaça a morte da planta. Para evitar danos às raízes e economizar mão-de-obra contratada para eliminar os trabalhadores, toda a terra do jardim precisa ser cultivada.Também é possível encher troncos com materiais de cobertura: serragem, aparas, casca de girassol ou amendoim.

Voce sabe Zaluzhennaya solo - um substrato, coberto com muitos anos de grama baixa e densa (cereais). Tal cobertura de solo impede o crescimento de ervas daninhas no jardim e evita a evaporação da umidade do solo.
Para proteger contra as pragas, as árvores frutíferas são tratadas com inseticidas no início da primavera (antes da brotação). É fácil organizar a proteção do jardim e com a ajuda de preparações biológicas e armadilhas. Nos corredores, plantas com propriedades fitoncidas (malmequeres, melissa, endro) podem ser plantadas, elas assustam os pulgões e outros jardins que danificam insetos com um cheiro específico.

Durante o verão em massa de insetos, nos ramos do jardim penduram armadilhas - recipientes com compotas doces, diluídas ao meio com óleo vegetal. Insetos atraídos pelo aroma da terra da fruta em uma armadilha, suas asas envolvem óleo pegajoso e a praga não pode mais voar.

Nos troncos das árvores frutíferas, os cinturões de armadilhas são montados. Tal cinto é fixado no tronco, sua superfície é engraxada com uma substância pegajosa e pegajosa que não permite que as formigas tragam os pulgões nas folhas das árvores.

Rega Mudas jovens precisam de rega regular, mas o horticultor não precisa ir nada e passar a noite com uma mangueira nas mãos no jardim. No caso de um jardim plantado em áreas áridas, onde raramente há chuvas, é possível organizar a irrigação por gotejamento para as plantas. Se o jardim for pequeno, ele pode ser regado e enterrado sob uma raiz, em um sulco basal que não permitirá que a água se espalhe. Normalmente as mudas jovens têm rega suficiente durante o plantio e duas ou três regas sob a raiz durante os dois primeiros meses de vida.

No primeiro ano de vida, 2 litros de água são fornecidos por planta (por irrigação). Mas as mudas não podem ser derramadas, uma vez que a umidade excessiva ameaça a decomposição de raízes jovens. Jardineiro deve ser razoável para tratar a rega e ter em conta a quantidade e abundância de precipitação. Adubação adicional Se os fertilizantes (nitrogênio, potássio) foram aplicados nos poços de plantio antes do plantio das mudas, então essa alimentação para as mudas jovens será suficiente para todo o primeiro ano de vida.

Se o jardineiro considerar que uma quantidade insuficiente de fertilizante foi introduzida, então durante a vegetação de verão as mudas podem ser alimentadas. Tais fertilizantes são frequentemente combinados com rega.Na água usada para irrigação, você pode adicionar: fertilizantes líquidos à base de esterco ou chorume de galinha, ou aplicar adubação mineral complexa para árvores frutíferas.

Importante! Mesmo que o solo não seja suficientemente fertilizado, é melhor não alimentar mudas jovens no primeiro ano.Nas plantas do primeiro ano, o sistema radicular ainda é fraco e frágil, ele pode ser "queimado" por uma dose calculada incorretamente de fertilizantes.
Aparar O jardineiro, com a ajuda de aparar, dá a forma desejada às fruteiras coloniais. As árvores jovens de um ou dois anos de idade são formadas por fortes podas. Cortando ramos, o jardineiro deixa apenas dois botões em cada um deles. No futuro, esse tipo de poda anual não é mais praticado. Em ramos fortes deixam 3-5 rins e ramos débeis e em absoluto não cortam (as suas dicas simplesmente picar ligeiramente um secateur).

Plantas adultas já formadas são cortadas fracamente, apenas para manter uma determinada forma.

A poda de primavera da maçã em forma de coluna e pêra é levada a cabo em abril. A poda de verão é realizada de meados de julho a meados de agosto.

Aplicação em paisagismo

Jardim pode ser extraordinariamente decorar utilizando plantas colunar. Coroa de tais árvores podem ser formados, dependendo dos desejos do jardineiro.

Além disso, você pode estar interessado em maçãs e peras decorativos como Apple "Nedzvetski" e variedades de "royalties", "Ussuri pêra".
fruto Dwarf é muitas vezes plantada para fins ornamentais no playground na casinha e balanços. O resultado é uma cidade de marionetes inteligente. No entanto, a decoração paisagem são usados ​​geralmente não é o fruto e árvores coníferas e de folha caduca são colunar. plantas de folhagem são combinados com as árvores com que flui para baixo os ramos das árvores, com uma forma esférica e uma coroa estreita em forma de lança - com coberturas invulgarmente decorados (com arcos de folhas, torres e labirintos). plantas colunares incomuns intercaladas com montes de seixos e pedras, ou próximo de grandes pedras.

Voce sabe Uma característica interessante das plantas colunar com um balão formado na coroa - criando a ilusão de um terreno levemente acidentado em um espaço completamente plana.

Quase todas as variedades de árvores de fruto colunar populares são muito resistentes à seca e geada, têm excelente resistência a doenças fúngicas e sarna,alto rendimento e deliciosos frutos. São essas qualidades das árvores coloniais que conquistaram o reconhecimento de jardineiros em todo o mundo, e é por isso que elas devem ser cultivadas. Se o jardim-anão receber cuidados e cuidados adequados, encantará os proprietários por muitos anos com a beleza de plantas elegantes e colheitas decentes.

Assista ao vídeo: Como Cultivar Árvore da Felicidade

Pin
Send
Share
Send