Festuca - tubérculos macios e inchaços coloridos

Pin
Send
Share
Send

Festuca é uma planta herbácea ornamental da família Cereal. Ele forma gramados esféricos densos, semelhantes a solavancos com um choque de cabelos finos, como cabelos, folhas de várias tonalidades. A planta prefere regiões frias, por isso é difundida em climas temperados e frios, bem como em colinas montanhosas. A festuca é resistente à seca, cresce em solos pobres e salgados e requer um mínimo de atenção. Algumas variedades são usadas ativamente no projeto paisagístico. A planta também serve como forrageira, semeada por pastos inteiros.

Descrição da planta

Festuca é uma planta herbácea perene, com raízes compactas ou rastejantes. A altura da maioria das variedades ornamentais é de 10 a 20 cm, mas na natureza você pode encontrar variedades com hastes finas verticais de 1,2 a 2 m de comprimento.A planta cresce brotos vegetativos laterais, pedúnculos frondosos e nus.

Nos nós da parte aérea, bem como em sua base, as folhas vaginais lineares crescem com uma superfície áspera ou peluda. A largura da chapa não excede 1,5 cm e a chapa é dobrada ao meio ao longo do eixo vertical, o que a torna ainda mais estreita. Essa curva ajuda a planta a reter uma umidade preciosa durante o período seco. Na superfície da folha, veias paralelas são distinguíveis. O final da folha se assemelha a um crescimento em forma de furador.










Em junho, a festuca começa a florescer, lançando inflorescências de panículas espalhadas, consistindo de várias espiguetas mais curtas em um pedúnculo fino. O comprimento de um único espigão é de 0,5 a 1,5 cm, e os próprios pedúnculos nus crescem duas vezes mais do que as folhas e se elevam acima da grama. Panículas soltas conferem à planta uma leveza. Eles são pintados em tons de verde-amarelado claro e oscilam facilmente com o menor sopro do vento. Escalas com quilha de tamanho desigual crescem nas espiguetas. Abaixo deles estão 3 estames e um ovário obovado, no qual 2 estigmas são visíveis.

Como resultado da polinização, grãos pequenos (2-5 mm de comprimento) oblongos amadurecem. Na parte de trás há um tubérculo neles e na frente há uma sarjeta profunda.

Variedades decorativas

No total, mais de 660 espécies de plantas são registradas no gênero festuca, mas não mais que vinte são utilizadas no paisagismo.

Festuca prado. Uma planta herbácea perene cresce caules retos e alojados. A altura do relvado é de 50 a 100 cm, numerosas folhas lineares crescem até 30 cm de comprimento e são pintadas em verde claro ou verde claro. Em junho, panículas de 15 a 17 cm de comprimento são compostas por espiguetas alongadas em pedúnculos flexíveis. A espécie é resistente à geada, mas é sensível à seca.

Festuca do Prado

Festuca vermelha. A grama consiste de hastes nuas de 6 a 8 cm de comprimento e processos laterais densos de um tom avermelhado. Os processos são densamente cobertos por uma folhagem estreita de 30 a 40 cm de comprimento e folhetos são dobrados ao longo da veia central. Eles têm uma superfície nervurada e são pintados em um tom vermelho-verde. Durante a floração, aparecem panículas soltas com cerca de 12 cm de comprimento, resistentes ao gelo e preferindo solos inundados ou bem umedecidos.

Festuca vermelha

Festuca cinza. O magnífico relvado esférico assemelha-se mais a um monte de 50 a 60 cm de altura e cresce uma folhagem linear estreita de cor verde prateado ou azul acinzentado. Panículas grossas verde-acinzentadas após a murcha adquirem um tom de palha. A planta adora calor e não tolera geadas. Variedades:

  • corcunda azul - um relvado exuberante com muitas folhas estreitas de azul esverdeado;
  • lápis-lazúli - distingue-se pelas belas folhas azul-prateadas;
  • chapim glacial - grama de 30 a 40 cm de altura é coberto por estreitas folhas azul acinzentadas.
Festuca cinza

Festuca ovelha. A planta forma densas almofadas esféricas de 20 a 30 cm de altura, constituídas por folhagem estreita e caules longos e finos. Os brotos são verdes brilhantes. Nele, no início do verão, panículas soltas e oblongas com espigas caídas florescem. A espécie é tolerante à seca e cresce bem em solos pobres.

Festuca de ovelhas

Festuca de Reed. A vegetação herbácea é resistente a solos salinos. Possui rizoma curto e hastes densas de até 1,5 m de altura. Folhas duras e estreitas crescem perto do chão. Em junho-julho, os pedúnculos nus aparecem com longas panículas caídas (até 20 cm).

Festuca de cana

Festuca de Gautier. A planta perene compacta forma arbustos com até 10 cm de altura e 60 cm de diâmetro e consiste em folhas filiformes verde-escuras. No final de junho, panículas verde-acinzentadas com 5-7 cm de comprimento florescem sobre os matagais.

Festuca de Gauthier

Métodos de criação

Festuca se propaga por sementes e divisão do mato. A propagação de sementes geralmente ocorre por auto-semeadura. Se a grama não for cortada em tempo hábil, as sementes maduras derramarão das orelhas no chão por conta própria. Na primavera, brotos jovens aparecem. Após um mês, eles podem ser transplantados para um local permanente. Se esse cereal ainda não for encontrado no local, as sementes compradas serão semeadas no final de fevereiro em recipientes para o cultivo de mudas. Antes do plantio, o material da semente é embebido em uma solução fraca de permanganato de potássio. As culturas são feitas densamente para obter um travesseiro denso. Para fazer isso, em buracos com uma distância de 10 a 20 cm, até uma profundidade de 5 cm, são colocadas 5-7 sementes de uma só vez. Após 1,5 a 2 semanas, os primeiros brotos aparecerão. Eles se desenvolvem muito rapidamente e logo um gramado denso é formado, pronto para o transplante em campo aberto. Para evitar que as hastes se estiquem demais, é importante manter as mudas em um local fresco e bem iluminado.

Você pode dividir em partes um arbusto bem coberto de 2 a 3 anos. O procedimento é realizado em abril ou setembro. O gramado é completamente desenterrado e dividido em várias partes pequenas, tentando não danificar as raízes. As plantas são plantadas imediatamente em solo atualizado com a adição de composto ou húmus. Tais delenki precisam de tempo para crescer novamente. Você pode acelerar o processo se no inverno um grande arbusto for transplantado para um vaso de flores e levado para uma sala bem iluminada e fresca. Eles garantem que não haja umidade no local de inverno. Em março, a planta mãe é dividida em partes e plantada em recipientes com solo preparado.

Aterragem e cuidados

Eles planejam plantar festuca em campo aberto em meados de maio, quando o perigo de geada acaba e o clima é estável e estável. Embora as plantas adultas sejam resistentes ao frio, as mudas jovens podem ser afetadas. Para fazer isso, as plantas precisam escolher áreas bem iluminadas, com solo leve e drenado. Terra fértil demais é indesejável, assim como a ocorrência próxima de águas subterrâneas. A acidez do solo deve ser neutra ou levemente alcalina.

Antes do plantio, a terra é bem escavada e expelida areia e cal. Os arbustos se desenvolvem bem e crescem rapidamente em tamanho; portanto, cada festuca deve ser dividida e transplantada a cada 2-3 anos. Sem isso, a condição das folhas e arbustos como um todo é significativamente pior.

A planta é tolerante à seca, portanto, é necessário regá-la apenas com seca prolongada e calor intenso. É melhor não adicionar água do que encharcar o solo. Mesmo uma ligeira estagnação da água leva à deterioração das raízes e à morte de parte da vegetação.

Festuca raramente é alimentada. Mesmo em solos muito pobres, 1-2 fertilizantes por estação são suficientes. Use meia dose da composição mineral para plantas decíduas.

Para manter o arbusto atraente, ele deve ser aparado. A primeira poda é realizada no início da primavera, depois que a neve derrete. É necessário remover brotos e folhas secas, bem como limpar o gramado com um ancinho. Depois que as inflorescências secarem, se não houver necessidade de preparar sementes, elas serão cortadas.

A maioria das espécies de festuca de jardim são resistentes ao gelo e até retêm folhagem verde mesmo sob a neve. Antecipando um inverno rigoroso e sem neve, os solavancos são cobertos com folhas caídas e palha seca. Os jovens toleram o frio melhor do que os velhos.

Festuca é extremamente despretensiosa e resistente a doenças e parasitas. Ela não sofre ataques de parasitas e muitas doenças, com exceção de infecções por fungos. Eles se desenvolvem nas raízes e folhas das plantas que vivem em locais úmidos e inundados.

Uso em paisagismo

Uma exuberante esfregona de folhas estreitas de tonalidade azul, verde, cinza ou limão fica bem no gramado, entre a alvenaria de pedra, perto do meio-fio ou ao longo do perímetro do jardim de flores. As raízes da festuca fortalecem efetivamente o solo e evitam deslizamentos de terra. Nas encostas, você pode criar um painel incomum de arbustos de várias cores.

Sinos, algemas, anfitriões, tradescantia, Veronica, Miscanthus e Lungwort podem compor uma empresa de festas. Além disso, as plantas podem ser usadas como um gramado regular, plantando não em grupos, mas de maneira mais uniforme.

Pin
Send
Share
Send