O medalhão Calathea - uma flor decorativa em casa, pertence à família da araruta, terra natal - América do Sul. Sob condições naturais, atinge uma altura de vários metros, mas o medalhão decorativo de calathea é baixo, cerca de 35-40 cm.
A foto mostra que a peculiaridade da flor está em lindas folhas estampadas, cujo lado inferior é pintado em cor de cereja. Pequenas folhas parecem tubos, que se desdobram à medida que crescem. Medalhão Calathea adora luz e alta umidade, é caracterizada pelo aumento da sensibilidade à luz.
Não é fácil cuidar da planta, portanto, ela deve ser plantada apenas por jardineiros experientes.
Cuidado
Medalhão Calathea - uma planta extravagante que requer condições suaves e cuidado.
Temperatura e iluminação
A iluminação mais confortável para esta flor é sombra parcial. Sob a influência da luz solar direta, as folhas secam e empalidecem. Se a planta estiver na sombra constante, uma cor brilhante desaparece, as folhas ficam uniformemente verdes.
Mudanças repentinas de temperatura são contra-indicadas. A flor se sente mais confortável na temperatura ambiente padrão - de +19 a +25 graus, no verão - até +28 graus.
A escolha da capacidade e do solo para plantio, local
A flor possui um rizoma de superfície ramificado e denso; portanto, é preferível uma ampla capacidade, cuja profundidade pode ser pequena. Uma camada de drenagem é colocada no fundo.
O solo deve consistir de turfa e húmus em proporções iguais. Uma pequena quantidade de areia e carvão deve ser adicionada a esta mistura.
Para não se incomodar em compor um solo adequado, você pode comprar produtos prontos para a família Morant.
Molhar, molho superior
Sob condições naturais, a planta cresce nas margens dos corpos d'água, pois adora a umidade. Nível de umidade confortável - 90%. Em um apartamento comum, essa umidade do ar é inatingível e, se você a criar, será desagradável para uma pessoa. Portanto, o medalhão calateh deve ser frequentemente pulverizado da pistola de pintura.
A rega é regular, o solo superficial deve ser constantemente umedecido. Ao mesmo tempo, o excesso de umidade não deve ser permitido, pois as raízes se deterioram rapidamente quando o solo está excessivamente úmido.
De abril a outubro, a flor cresce ativamente, momento em que a alimentação especial deve ser feita pelo menos duas vezes por mês. O zelo não vale a pena, pois ele não gosta de excedentes.
O Sr. Dachnik explica: transplante e reprodução
O transplante é realizado uma vez por ano, na primavera. Ao mesmo tempo, uma planta pode ser propagada se for grande e saudável.
Não gosta da divisão dos rizomas, é melhor usar o método de estacas.
Um pequeno galho é cortado do mato, colocado no solo preparado e coberto com um saco plástico. É muito difícil cultivar uma planta a partir de sementes, mas esse método também pode ser usado.
Doenças, pragas
Às vezes, as folhas da flor ficam amarelas e secas, isso é um sinal de aplicação muito difícil de fertilizar ou que a planta está fria. Se o calathea não tiver umidade, as folhas secam e enrolam. Além disso, a causa da doença pode ser efeitos eletromagnéticos, se a flor estiver localizada perto de eletrodomésticos.
As pragas mais comuns são os ácaros, tripes e insetos. O tratamento é com inseticidas.