A nêspera é uma bela planta de jardim subtropical que pode ser cultivada em seu local. Como é a aparência, como plantar e cuidar quando o nêspera Abkhaz amadurece e o que precisa ser feito para que os frutos possam amadurecer mais cedo - mais sobre isso no artigo abaixo.
Descrição da Cultura
O nêspera caucasiano (sesek, lokva ou eriobotria) é facilmente cultivado na Rússia, Geórgia, Turquia e Cáucaso, embora não cause muita popularidade. Ela não precisa de cuidados, apenas rega e cobertura periódica. Parece interessante na paisagem, combina com muitas plantas, compondo uma única composição. Nêspera, quando amadurece, não faz mal a eles, apenas o bem.
Como é isso?
Como é o nêspera caucasiano?
O nêspera na faixa do meio, em terreno aberto, no ambiente natural, atinge 8 m. Possui folhas grandes, coriáceas e grandes, com superfície superior brilhante e aveludada inferior. As flores de cor branca e creme têm um aroma agradável e delicado. Os frutos, com os devidos cuidados com a nêspera, obtidos das flores, são saborosos e saudáveis.
Muitos estão frequentemente interessados no nêspera na Abkházia, quando amadurece. Isso acontece no meio do verão. A propósito, isso acontece quando os figos da Abkházia amadurecem.
Visão Geral da Planta
A nêspera é uma planta frutífera. Existem duas variedades. Acontece caucasiano e japonês. Apesar de ambas as espécies terem o mesmo nome, às vezes os botânicos as classificam em diferentes gêneros.
As plantas apareceram na Ásia e na Europa. Hoje, frutas podem ser encontradas na Argélia, Armênia, Crimeia e algumas outras regiões da Rússia com um clima quente. Frutos adstringentes, agridoce, de tonalidade marrom-avermelhada. Seu diâmetro é em média 3 cm quando amadurecem.
Folhas de nêspera
Como o nêspera em casa é uma planta perene, suas folhas durante todo o ano são verdes, às vezes ficam amarelas e caem. Eles contêm um grande número de substâncias úteis.
Para informação! Decocções são feitas de folhagem, que pode curar bronquite e asma.
Nêspera japonesa crescente
O japonês Lokva é um arbusto em forma de árvore. Atinge uma altura de 5 a 8 metros e não tolera geadas severas, podendo ser cultivada apenas em casa ou na costa do Mar Negro, onde o clima subtropical.
Os folhetos desta variedade têm uma forma grande e larga (30 cm de comprimento e 10 cm de largura). A variedade difere da caucasiana por apresentar uma folhagem fofa.
Preste atenção! O cultivo do nêspera japonês praticamente não difere do cultivo do comum.
Poda
O nêspera japonês não precisa ser cortado, mas tolera o procedimento perfeitamente. Você só pode quebrar galhos e cones secos. Sem poda, a planta cresce para 1,7 m e possui uma copa não muito grossa.
Poda
Por que vale a pena cultivar um nêspera branco
Cultivar nêspera caucasiana no jardim é uma atividade fascinante. Esta não é apenas uma bela cultura de jardim, que permite projetar a paisagem, mas também uma planta medicinal útil com:
- Vitamina C
- pectina;
- minerais (cálcio, magnésio e potássio);
- ácidos orgânicos.
Seus frutos são úteis somente após o amadurecimento completo. Eles ajudam a aumentar o sistema imunológico, melhoram o estado do sistema vascular, eliminam o escarro, normalizam a circulação sanguínea, melhoram os sistemas nervoso e muscular e estimulam a motilidade intestinal. Além disso, eles têm efeitos benéficos no cabelo, ossos e unhas.
Para informação! Eles não têm contra-indicações.
O uso de nêspera na medicina tradicional
O nêspera na estação é usado ativamente na medicina tradicional. Decocções são feitas para normalizar o sistema digestivo e o trato gastrointestinal, tinturas para eliminar processos inflamatórios no sistema respiratório. Para obter o máximo efeito e remover a asma, tosse e falta de ar, é feito um purê com mel.
Decocções
Quando começar a coletar
O nêspera pode ser coletado imediatamente após a aquisição da tonalidade marrom-avermelhada e maciez pelos frutos. É armazenado por um curto período de tempo. É quase impossível de transportar, pois assume uma aparência não comercializável. Imediatamente após a coleta, é consumido ou enviado à geladeira por no máximo dois dias. Para aumentar o prazo de validade, você pode congelá-lo ou fazer geléia, sobremesa e suco.
Nêspera na faixa do meio em campo aberto
A variedade japonesa pode ser cultivada na Rússia Central, mas um pouco ao norte do Território de Krasnodar, Eriobotria não floresce. No sul, possui folhas macias com revestimento prateado e deliciosas frutas suculentas. No norte, é quase impossível crescer. No entanto, um substituto pode ser usado com nêspera alemã resistente à geada.
Plantar e cuidar do nêspera em campo aberto
Você pode plantar nêspera, ou nispero, na primavera ou no outono. Tudo depende das condições climáticas da região. Nos plantios em grupo, deve-se ter em mente que a distância entre as mudas deve ser de pelo menos 4 m. A frutificação ocorre independentemente, uma vez que Eriobotria é uma planta autopolinizada.
Ele ama o sol; portanto, não é necessário cultivar uma árvore frutífera em uma área sombreada. Não tolera fortes ventos, nem geadas. O solo não apresenta requisitos especiais, mas a vegetação é bem-sucedida em solo neutro e levemente ácido.
Preste atenção! O solo mais favorável é areia, grama e húmus, com uma acidez de 5-6 pontos.
Aterragem
Plantio de mudas
O plantio de mudas ocorre em um solo desenterrado antecipadamente de ervas daninhas, polvilhadas com fertilizantes minerais complexos e farinhas de ossos. Plantio passo a passo:
- Um poço é cavado duas vezes maior que o sistema radicular das mudas.
- Uma estaca é cavada em um buraco. Uma muda é colocada no fundo e desenterrada pelo chão.
- Então a futura árvore é amarrada a um alfinete para que cresça com um tronco uniforme.
- Abundantemente regada com água.
Preste atenção! Um dia após o plantio, o solo é solto e coberto com adubo e estrume apodrecido. No futuro, são necessárias regas e coberturas regulares.
Quando o nêspera dá frutos
Com o plantio adequado, se todas as condições forem cumpridas e o clima agradar com um clima favorável, a frutificação ocorrerá por 3-6 anos. Por via de regra, os primeiros frutos amadurecem rapidamente, mas em pequenas quantidades.
Doenças, pragas e outras dificuldades ao crescer
A nêspera é uma planta resistente a doenças e pragas. Raramente é atacada por pulgões e escamas, lagartas e infecções por fungos na forma de fuligem. O tratamento preventivo com o líquido de Bordeaux e soluções contendo cobre ajudará a evitar o aparecimento de doenças e pragas.
Manchas marrons nas folhas
Manchas marrons nas folhas são evidências de danos à planta por sarna. Estes são insetos semi-alados, com um escudo de cera em seus corpos. Eles destroem as folhas de nêspera, caules e rizomas de uma árvore, o que leva à sua morte completa. Combatê-los é simples: escove as folhas com uma escova de dentes e uma solução de sabão, emulsão de querosene ou loção com álcool.
As folhas estão secas
As folhas do nêspera morrem como resultado de rega irregular e danos às raízes durante o transplante. Manchas marrons também se formam nas folhas da doença da casa da nêspera. No inverno, eles ficam amarelos como resultado de um processo natural. Folhas velhas caem e novas aparecem. Para evitar a queda pesada das folhas, é melhor deixá-lo em um local fresco durante o inverno.
Em geral, o nêspera japonês, caucasiano e rochoso é uma planta despretensiosa que pode dar deliciosas frutas suculentas e decorar o interior da paisagem. Além disso, suas bagas são muito úteis no tratamento de muitas doenças.