Cypress é uma planta sempre verde representada por arbustos de coníferas e árvores de várias alturas. Existem espécimes anões com uma altura inferior a 0,5 me plantas monumentais com mais de 70 m de altura. Eles pertencem à família Cypress. O habitat afeta a América do Norte e o leste da Ásia. A partir do século XVIII ciprestes começaram a decorar os parques e jardins da Europa. Hoje eles também são usados como planta de casa. Brotos suaves exalam um cheiro específico que enche a casa com notas exóticas dos trópicos do Oriente ou do Mediterrâneo.
Descrição da planta
Cypress é uma planta com um tronco ereto e forte, coberto com casca de casca marrom-marrom. A planta é nutrida por um rizoma desenvolvido. Ele se espalha mais em largura do que em profundidade.
Uma coroa piramidal ou alastrada consiste em brotos ramificados. Os galhos jovens são cobertos com pequenas agulhas, que ao longo dos anos se transformam em escamas triangulares. Eles são firmes entre si e têm uma cor verde brilhante, azulada ou verde claro. Cada floco tem uma borda pontiaguda, dobrada para dentro.
Cypress é uma planta monocotiledônea, isto é, órgãos geradores masculinos e femininos florescem em um indivíduo. Os cones crescem em grupos de um ano de idade. Eles têm uma forma esférica com uma superfície tuberosa. O diâmetro de um cone é de 1 a 1,5 cm e, sob as escamas azul esverdeada adjacentes, existem 2 sementes. O amadurecimento ocorre no primeiro ano. Cada semente pequena é achatada nas laterais e tem asas estreitas.
Espécies e variedades decorativas
No total, 7 espécies de plantas são registradas na família cipreste. Ao mesmo tempo, existem várias centenas de variedades decorativas que podem satisfazer os requisitos de qualquer paisagista.
Ervilha de cipreste. A planta se espalhou do Japão. É uma árvore de até 30 m de altura com uma coroa piramidal. O tronco é coberto com uma casca escamosa marrom-avermelhada. Esticados, perpendiculares aos ramos do tronco, com processos planos, são cobertos por agulhas escamosas azul-azuladas. Os galhos são pontilhados com pequenos cones marrom-amarelos com até 6 mm de diâmetro. Variedades:
- Boulevard. Uma árvore em forma de cone com cerca de 5 m de altura.As agulhas em forma de furador de cor azul prateada crescem em galhos macios, não excedem 6 cm de comprimento.As extremidades das agulhas são dobradas para dentro. Esta variedade termofílica não tolera geadas.
- Filyera. Uma planta em forma de árvore com cerca de 5 m de altura tem uma ampla coroa em forma de cone com galhos pendurados nas extremidades.
- Nana. Um arbusto de 60 a 80 cm de altura e 1,5 m de largura é coberto por pequenas escamas verde-azuladas.
- Azul bebê Uma árvore de 150 a 200 cm de altura, com uma densa coroa cônica, é coberta por agulhas azuis.
- Sangold. Um arbusto esférico com cerca de meio metro de altura é caracterizado por agulhas macias de cor verde dourada.
Cipreste de Lavson. A variedade norte-americana é uma árvore poderosa de 70 m de altura. Externamente, assemelha-se a um cone estreito. As agulhas se distinguem por um tom mais escuro de vegetação. O topo frequentemente se inclina para um lado. O tronco é coberto por uma casca lamelar marrom-avermelhada e cones marrom-cinza crescem em grupos nas extremidades dos galhos. Seu diâmetro chega a 10 cm Variedades decorativas:
- Elwoodi - uma árvore de 3 m de altura com uma coroa verde-azul em forma de cone cresce galhos largos pendendo nas extremidades;
- Branca de Neve - um arbusto colunar com agulhas multicoloridas cobertas com uma borda de prata;
- Yvonne - uma planta de até 2,5 m de altura tem uma coroa cônica com galhos verticais, é coberta por agulhas douradas de amarelo ou verde claro;
- Columnaris - uma árvore a 5-10 m, quase do chão, é coberta por galhos verticais cinza-azulados.
Cipreste sem graça (embotado). Uma planta delgada de até 50 m de altura é originária do Japão. Seu tronco em circunferência pode ter 2 m e é coberto com uma casca marrom clara e suave. Galhos horizontais repetidamente ramificados ficam pendurados nas extremidades. Eles são cobertos com pequenas escamas verde-amarelo ou verde-claro. Variedades:
- Dracht (drat) - um arbusto com um pequeno crescimento anual em 10 anos atinge 1,5-2 m, tem uma forma cônica estreita e uma cor verde-acinzentada;
- Rashahiba - um arbusto anão que se espalha por galhos verdes brilhantes e cones alaranjados ou acastanhados;
- Nana Gracilis - arbusto com até 60 cm de altura, possui uma ampla forma cônica e agulhas verdes escuras e brilhantes.
Cipreste Nutkansky. As plantas são encontradas na costa do Pacífico da América do Norte. São árvores com 40 metros de altura e uma copa densa coberta por pequenas agulhas verde-escuras. Nos galhos existem cones esféricos com 1 a 1,2 cm de largura.
- Leyland - uma planta de 15 a 20 m de altura e até 5,5 m de largura tem uma forma piramidal estreita com galhos abertos em forma de leque de cor verde escura;
- Pendula é uma variedade que parece uma vela com galhos caídos verdes escuros.
Métodos de criação
O cipreste é propagado por sementes e vegetativamente (estacas verdes, estratificação). A semeadura é adequada para plantas de espécies, porque as características da variedade são facilmente divididas. A capacidade de germinação persiste por 15 anos após a colheita. Para que o material das sementes seja submetido a uma estratificação natural, as colheitas são produzidas em caixas com areia e turfa em outubro. Eles são imediatamente levados para a rua e cobertos com um chapéu delicado. No final de março, os contêineres são levados para uma sala quente (+ 18 ... + 22 ° C) e bem iluminada. A luz solar direta é indesejável.
Os brotos aparecem muito rapidamente, eles precisam de rega moderada. As mudas cultivadas mergulham em outra caixa com uma distância de 10 a 15 cm ou em vasos separados. Desde meados de abril, na ausência de geada, kaparisoviki por várias horas todos os dias levado para a rua para o endurecimento. No final da primavera, ciprestes mais fortes são plantados em terreno aberto, à sombra parcial. No primeiro inverno, eles precisarão de um bom abrigo.
A propagação por camadas é considerada a maneira mais fácil, adequada para arbustos abertos e variedades rasteiras. Durante a primavera, é feita uma incisão na casca e imersa no solo, fixada com um estilingue ou pedra. O topo é levantado e um suporte é feito de estacas. Durante toda a temporada, você precisa regar não apenas a planta mãe, mas também as camadas. Em breve ela terá suas próprias raízes, mas planeja sair e transplantar na próxima primavera.
As estacas estão entre os métodos mais confiáveis de reprodução. Para isso, são cortados brotos laterais de 5 a 15 cm de comprimento durante a primavera e, próximo ao corte inferior, as agulhas são removidas. Estacas enraizadas em vasos com uma mistura de perlita, areia e casca de coníferas. As mudas são cobertas com um filme sob o qual mantêm alta umidade. O enraizamento ocorre dentro de 1-2 meses. Depois disso, as plantas são imediatamente transferidas para o campo aberto e novamente cobertas com uma tampa transparente. Até o inverno, eles são totalmente adaptáveis e poderão sobreviver ao frio sem abrigo. Com estacas tardias, as mudas são deixadas em recipientes em uma sala fresca até a primavera.
Aterragem ao ar livre
Para plantar um cipreste no jardim, escolha um local fresco e com sombra. Quanto mais agulhas amarelas na cor das agulhas, mais sol a planta precisa. O solo deve estar solto, nutritivo e bem drenado. O conteúdo de cal não é aceitável. Bem cresce cipreste em barro.
O pouso está previsto para abril. Para fazer isso, é melhor preparar um poço de aterrissagem com até 90 cm de profundidade e cerca de 60 cm de largura já no outono. Uma camada espessa de areia ou cascalho de drenagem (de 20 cm) é colocada no fundo. O poço é regado e as raízes são tratadas com um pedaço de terra com a solução Kornevin. Tendo colocado o rizoma, o espaço livre é coberto com uma mistura de solo de turfa, turfa, húmus de folhas e areia. O colo da raiz é fixado a uma altura de 10 a 20 cm acima do nível do solo, para que durante o encolhimento fique uniforme com o solo. Imediatamente após a manipulação, as mudas são alimentadas com "Nitroammofoskoy" e a superfície do solo é adubada. No plantio em grupo, a distância entre as plantas é de 1 a 1,5 m.
Regras de cuidados
O cipreste de rua adora a alta umidade do solo e do ar. Eles devem ser regados e pulverizados regularmente. Na ausência de chuvas naturais, um balde de água é derramado semanalmente sob uma árvore. É melhor pulverizar plantas à noite. O solo no solo da raiz é regularmente afrouxado a uma profundidade de cerca de 20 cm, e as ervas daninhas podem se desenvolver perto da árvore jovem, que deve ser removida. É útil cobrir a superfície com turfa ou serragem.
Para o crescimento ativo, o cipreste precisa de cobertura. Em abril-junho, 1-2 vezes por mês, a terra é polvilhada com fertilizantes minerais complexos e, em seguida, a planta é abundantemente regada. É melhor usar metade da dose recomendada. De julho a agosto, a alimentação é interrompida para que o cipreste se prepare para o inverno.
A maioria das espécies é resistente ao gelo, mas pode sofrer com invernos frios e sem neve. No outono, o círculo do tronco é coberto com turfa e coberto com folhas caídas. Os ciprestes jovens podem ser cobertos completamente com ramos de abeto e material não tecido. No início da primavera, todo o abrigo é removido e a neve é espalhada para que as plantas não se desprendam.
Para dar forma, tesouras de cipreste. Eles toleram bem esse procedimento, mas deve ser realizado no início da primavera. Durante a poda, os galhos secos e congelados são removidos e os brotos que são eliminados da forma geral também são cortados. Este último é reduzido para um terço do comprimento.
Cypress é uma planta resistente a doenças e parasitas. Apenas espécimes enfraquecidos sofrem de pragas, como ácaros ou insetos. O tratamento com inseticida rapidamente se livra dos insetos. Com inundações freqüentes do solo, a podridão das raízes pode se desenvolver. É possível escapar dele apenas em um estágio inicial. Solo e plantas são tratados com fungicida.
Cypress em casa
Árvores e arbustos anões podem ser plantados em uma panela para decorar a sala. Em casa, o cipreste precisa fornecer alta umidade e rega regular. A temperatura ideal ao longo do ano é de + 20 ... + 25 ° C.
O rizoma se desenvolve rapidamente e requer espaço livre; portanto, as plantas são transplantadas a cada 1-3 anos, aumentando gradualmente a panela para uma banheira grande.
Use
Uma planta nobre sempre-verde é usada para projetar caminhos e becos no parque e no grande jardim. É plantada em grupos ou isoladamente no meio do gramado, como um sotaque brilhante. Arbustos chorosos e de baixo crescimento são adequados para decorar um jardim ornamental, um jardim rochoso ou uma colina alpina.
No verão, as plantas serão o cenário ideal para flores brilhantes e, no inverno, ajudarão a transformar um jardim chato em mais conspícuo. Além disso, algumas variedades na estação fria mudam de cor para azul ou dourado.