A orquídea é considerada uma das plantas mais antigas do mundo - seus representantes selvagens apareceram muitos milhões de anos atrás. Hoje, a orquídea, em toda a diversidade de suas espécies, é a sétima parte de toda a flora terrestre.
A partir do artigo você vai aprender sobre a história incomum desta flor, ou seja, o berço da terra natal, quando veio pela primeira vez para a Europa, como a moda veio para coletar plantas. Também se familiarizar com as regras do cuidado exótico em casa.
Onde a flor cresce?
Plantas de orquídeas fizeram feliz por sua presença todos os continentes, exceto a Antártida. Uma questão natural nasce: em que das latitudes conhecidas das orquídeas epífitas (aquelas que crescem nas árvores) cresce mais? Claro, esses são os trópicos, já que esse ambiente é mais favorável para o seu crescimento.
Os cientistas conduziram uma divisão condicional de orquídeas em quatro províncias climáticas:
- América Central, América do Sul, as costas da África e as zonas localizadas no mesmo paralelo. A alta temperatura e umidade característica dessas áreas - isso é exatamente o que,que eles amam orquídeas, especialmente epífitas.
- Regiões de montanha: Andes, as montanhas do Brasil, Nova Guiné, Malásia, Indonésia. As temperaturas aqui são um pouco menores do que na primeira zona climática, mas a umidade do ar também é alta. Em tais condições, representantes de quase todas as orquídeas se sentem confortáveis.
- Planalto e estepe. Apesar do fato de que tais condições são desfavoráveis para as orquídeas, elas estão presentes aqui. A maioria deles são espécies terrestres e um pouco epifíticos.
- Zona de clima temperado. As orquídeas são muito poucas aqui e são representadas apenas por espécies terrestres.
Quando foi a primeira vez que você foi levado para a Europa?
Pela primeira vez, a Europa se familiarizou com a orquídea há cerca de 200 anos. Era uma espécie de verecunda Bletia. Há evidências de que os conquistadores espanhóis trouxeram a orquídea de volta em 1510, mas por causa da falta de consciência dos cuidados adequados, as plantas pereceram. Depurar o processo de cultivo só foi possível em 1840.
- A pessoa que descobriu orquídeas para a Europa é considerada Joseph Banks. Os europeus preferiam espécies arbóreas de orquídeas.
- Na Inglaterra, a primeira orquídea cultivada foi Eulophia alta, que do leste da Índia foi enviada pelo Dr. William Houston.
- Em 1778, John Foster trouxe da China Phaius tancervillae e Cymbidium ensifolium.
Familiaridade com a família real
Um papel importante para as orquídeas na Europa foi desempenhado por familiaridade com a família real, onde a moda veio para coletar a planta. Princesa Augustus, a mãe do rei George III, fundou o Royal Botanic Gardens em Kew, onde cresceram orquídeas, cercadas pelos cuidados de Joseph Banks. O primeiro catálogo dessas plantas foi feito pelos jardineiros do botânico real William Ayton e seu filho em 1974.
O almirante William Bley deu ao jardim quinze orquídeas do leste da Índia. A coleta de orquídeas tornou-se moda entre os ricos amantes de jardineiros. Esta planta se transformou em uma espécie de confirmação do status na alta sociedade.
A história do surgimento de uma variedade de variedades
Hoje existem mais de 35 mil variedades de orquídeas, mas o mais surpreendente é que os pesquisadores nos trópicos continuam descobrindo novas espécies. Naturalmente, essa variedade de plantas é devida não apenas à natureza, mas também ao laborioso trabalho de milhares de criadores de diferentes países.
Sobre a questão de onde as primeiras cópias feitas pelo homem se originaram, os historiadores são da Inglaterra. Aqui, no século 19, o jardineiro começou a experimentar com flores de Cattleya Guttat e Cattleya Loddygesi por curiosidade. As sementes subiram, resultando em Cattleya the Hybrid.
Precisa de proteção?
Apesar da ampla prevalência e diversidade de espécies, orquídea precisa de proteção, já que esta incrível planta é impiedosamente exterminada na natureza, no processo de desmatamento e aquisição indevida de matérias-primas para fins medicinais. A questão da proteção foi levantada no final do século XIX. A primeira espécie protegida foi o "sapato venus".
35 espécies de orquídeas estão listadas no Livro Vermelho de Dados da Rússia. A maioria dos países mantém espécies selvagens dessas plantas em jardins botânicos, reservas naturais e parques nacionais.
Em Washington, em 1973, foi assinada a "Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES). Segundo este documento, as orquídeas são protegidas por organizações internacionais. Uma exceção é apenas novas plantas artificialmente derivadas.
Cuidado e suas características
Nas prateleiras da loja hoje são principalmente representados por variedades híbridas de orquídeas, que são muito despretensiosas em conteúdo. Em ordem, Para admirar a beleza exótica em casa, basta atender a requisitos simples:
- Iluminação ideal para orquídeas - luz difusa por pelo menos 12 horas.
- O regime de temperatura para a orquídea interior deve estar entre 20-27 graus de calor durante o dia e 14-24 horas durante a noite.
- Na sala é necessário manter a alta umidade. Você pode colocar a planta ao lado do aquário, ou colocar ao lado da orquídea com uma bandeja de água.
- No período de floração e crescimento ativo, uma orquídea precisa de rega melhorada, no tempo restante a rega deve ser moderada.
Orquídea - uma planta nobre, florescendo abundantemente no inverno e no verão.
Qualquer interior com sua aparência adquire sofisticação e atração exótica única. A ausência de dificuldades no cuidado acrescenta vantagens de orquídeas na questão da escolha de um animal de estimação entre os representantes da flora.