Melissa é uma erva perene com um aroma agradável e folhas macias. Pertence à família Lamiaceae e é onipresente na Eurásia e na América do Norte. Esta planta delicada pode ser cultivada no jardim ou em uma pequena panela no parapeito da janela para se deliciar periodicamente com chá perfumado ou temperos para vários pratos. Suplemento de limão fresco combina bem com carne, peixe e legumes. Além disso, o erva-cidreira é usado como planta medicinal e é considerado uma boa planta de mel. Entre as pessoas, outros nomes foram anexados a ela: um guerreiro, mel, licor de mãe, hortelã-limão. Embora o último não esteja totalmente correto, essas duas plantas pertencem a gêneros diferentes da mesma família.
Descrição botânica
Melissa é uma planta herbácea perene com rizoma e caule altamente ramificados. Uma parte aérea com seção transversal retangular de altura pode crescer de 60 cm a 1,2 m e, como as folhas, tem uma cor verde brilhante e uma rara pubescência. Folhetos ovais ou ovóides opostos têm uma superfície elevada. Eles são manchados com uma malha de veias. As bordas das folhas são serrilhadas ou serrilhadas, e o final é alongado.
Em julho-agosto, a partir do segundo ano de vida, pequenas inflorescências umbelladas começam a aparecer no final dos brotos, localizadas nas axilas das folhas. Eles consistem em várias pequenas corolas com pétalas brancas ou azuladas. A flor é assimétrica, com pétalas inferiores mais longas. No centro são visíveis 4 estames e o único pistilo longo com um ovário superior.
O amadurecimento das frutas ocorre um mês após a polinização. Eles têm a forma de uma noz com quatro sementes. A fruta em forma de ovo tem uma superfície preta brilhante. A germinação dura até 3 anos. 1 g de semente contém cerca de 1600 sementes.
Melissa tem um aroma característico de limão. O mais agradável e intenso que ocorre durante o período de brotação e o início da floração, então a intensidade diminui. Depois que as flores desbotam, o cheiro pode até ser repulsivo.
Variedades populares
Um gênero muito compacto de erva-cidreira possui apenas 5 espécies de plantas. Comumente usado em cultura Melissa officinalis. Este perene cresce 30-120 cm de altura. Tem uma haste ramificada com uma pilha glandular rara. Em junho-agosto, aparecem inflorescências em forma de anel de 6 a 12 botões. Cada flor tem uma cor branco-azulada ou roxa. Folhetos da planta são ovados. Eles são caracterizados por uma cor verde brilhante.
Entre jardineiros amadores, as variedades decorativas de melissa são comuns:
- Quadrille - as folhas verdes levantadas de tamanho médio estão meio fechadas na saída, a parte superior é decorada com inflorescências lilás claras.
- Frescura - uma planta com até 60 cm de altura tem folhas verde-escuras médias e flores branco-azuladas com aroma de limão;
- A pérola - os ramos ramificados de 80 a 110 cm de altura são densamente cobertos com folhas verdes escuras de folhas curtas e superfície enrugada;
- Ouro puro - arbustos ramificados de tamanho menor, com folhas verdes brilhantes florescem com flores brancas, que eventualmente se tornam roxas claras.
Regras de criação
Melissa é cultivada a partir de sementes e também propagada por métodos vegetativos. Às vezes eles praticam o plantio imediatamente em campo aberto, mas é melhor cultivar mudas primeiro. Para fazer isso, no início da primavera, prepare caixas com solo solto do jardim. Eles tentam distribuir o material de plantio pequeno da maneira mais uniforme e escassa possível na superfície (até 5 mm de profundidade). É melhor cobrir o recipiente com filme para criar um efeito estufa. O condensado deve ser removido diariamente e o solo deve ser pulverizado.
As sessões aparecem amigavelmente dentro de 20 dias. À medida que crescem, elas são reduzidas, de modo que a distância seja de 5 cm, e as mudas precisam de iluminação intensa, para serem colocadas no peitoril da janela sul e leste ou usar luz de fundo. Em tempo ensolarado, o pote é levado para fora. 2-3 semanas após o surgimento de mudas, a erva-cidreira é alimentada com uma solução fraca de fertilizantes nitrogenados. Ao atingir uma altura de 10 a 15 cm, aperte os brotos.
Um arbusto grande com 3-4 anos de idade pode ser dividido em várias partes. Eles fazem isso no final da primavera ou no final de agosto, no final da floração. A planta deve ser completamente desenterrada, libertada de um coma de terra e cortada com uma lâmina afiada em divisões iguais. Cada um deve conter 4-5 brotos fortes e parte do rizoma. As mudas resultantes são imediatamente distribuídas em um local permanente. Eles se adaptam bem e começam a florescer no próximo ano.
Os brotos verdes de erva-cidreira durante a primavera e o verão podem ser cortados em estacas. Eles devem ter 3-4 nós e folhas saudáveis. Primeiro, as estacas são colocadas na água. E depois de 2 semanas com o aparecimento de pequenas raízes, elas são distribuídas em solos nutrientes soltos. Todo o processo de adaptação leva de 3 a 4 semanas.
Aterragem e cuidados
Melissa pode ser chamada de despretensiosa, mesmo uma planta tenaz, que requer muito pouco cuidado. Em um lugar, um arbusto pode crescer por uma década, mas gradualmente sua aparência começa a se deteriorar e a resistência a resfriados e doenças diminui. Portanto, o transplante e o rejuvenescimento já são realizados a partir do sexto ano de vida. O trabalho de plantio deve ser realizado no final da primavera, quando o tempo frio acaba, porque as plantas jovens são muito sensíveis a elas.
Para o capim-limão, escolha bem iluminado, mas protegido das áreas de ventos frios. Solos de nutrientes soltos com uma reação neutra ou levemente ácida são adequados. Melissa cresce melhor em barro e barro arenoso. O solo é pré-escavado, grandes pedaços são quebrados e raízes e ervas daninhas também são removidas. Areia de rio, tijolo quebrado ou pedra britada são adicionados adicionalmente a terra pesada. Como a Melissa cresce fortemente, a distância entre as plantas deve ser de 25 a 30 cm (para variedades altas de 40 cm ou mais).
Os espécimes adultos praticamente não precisam de cuidados, pois são distinguidos pela grande resistência. No entanto, no primeiro ano de vida, você precisará prestar atenção regularmente à planta. Em clima seco e quente, é necessária uma rega abundante, mas sem estagnação da água nas raízes. Após a irrigação, o solo é afrouxado e eles tentam remover imediatamente as ervas daninhas. Para que o solo não seja absorvido pela crosta, próximo às plantas é coberto com uma altura de cerca de 5 cm.
Assim que os brotos começam a florescer, eles colhem. Geralmente, toda a vegetação é cortada a uma altura de 10 cm acima do solo. A maioria das variedades modernas pode produzir até quatro culturas por estação.
Imediatamente após o corte, eles são alimentados com complexos minerais líquidos (superfosfato, nitrato de amônio, cloreto de potássio). Não fertilize antes de florescer. Periodicamente é útil usar produtos orgânicos.
Melissa é resistente ao gelo. Se houver cobertura de neve suficiente, ela não tem medo de frio, mas se não houver neve, o solo nas raízes é coberto com folhas caídas. Com o envelhecimento (a partir dos 6 anos de idade), a resistência do inverno diminui gradualmente, o que pode levar ao congelamento das plantas.
Com os devidos cuidados, pragas e doenças de plantas não têm medo de melissa. Se os insetos se estabelecerem nos galhos, você pode tentar se livrar deles com uma solução de sabão e tomar banho em um banho quente. Ao usar inseticidas, a colheita não pode ser usada como alimento.
Propriedades e contra-indicações úteis
Erva-cidreira medicinal ou capim-limão contém um grande número de substâncias ativas:
- óleo essencial;
- flavonóides;
- taninos;
- cumarinas;
- oligoelementos;
- macrocélulas;
- vitaminas;
- saponinas;
- esteróis.
Toda a parte terrestre da planta é usada como matéria-prima medicinal. É seco sob um dossel e triturado. Para fins medicinais, são usadas decocção, chá, óleo essencial, álcool e infusões de água.
As drogas têm um efeito sedativo pronunciado. Aliviam os espasmos, contribuem para o tratamento da insônia e também têm efeitos coleréticos, diuréticos e carminativos, hemostáticos e curativos. O chá com folhas perfumadas reduz a pressão sanguínea, retarda a respiração, acalma as mucosas inflamadas do trato digestivo e alivia os tremores nervosos.
Para as mulheres, o erva-cidreira é especialmente útil, pois normaliza o ciclo menstrual e alivia a dor, é usado no tratamento da inflamação dos apêndices e complicações durante a menopausa. Durante a gravidez, a planta elimina a toxicose.
Entre as contra-indicações, as mais graves são hipertensão, transtornos mentais e alergias. Você não deve abusar do erva-cidreira para pessoas que precisam de maior concentração no trabalho. Em caso de sobredosagem, são possíveis ataques de náusea e vômito, sonolência, diarréia e fraqueza muscular.