Regras para plantar e replantar um arbusto de groselha: nuances em diferentes épocas do ano

Pin
Send
Share
Send

A groselha vermelha não se espalha tanto quanto a preta: seus brotos tendem a subir, não em largura, o que significa que no jardim essa colheita ocupa menos espaço. A planta precisa de mais luz, mas não exige umidade. A groselha vermelha pode crescer por um longo tempo em um único local (até 25 anos) e, ao mesmo tempo, não perde o rendimento. Esses recursos devem ser considerados ao escolher um local para uma muda e plantá-la.

As nuances do plantio de groselhas em diferentes épocas do ano

Se você precisar propagar seu próprio arbusto, o melhor momento para plantar é o início do outono. No caso de você decidir adquirir uma nova variedade comprando mudas em um viveiro ou em uma loja especializada, não é necessário escolher: o tempo de plantio dependerá de quando você conseguiu comprar material de plantio.

Para que suas mudas se transformem em um arbusto tão luxuoso, 4-5 anos devem passar

Desembarque na primavera

Para que o arbusto de baga tenha raízes bem na primavera, ele deve ser plantado antes que os brotos se abram. No entanto, durante esse período, a terra não secou e os jardineiros abrem a temporada de verão muito mais tarde - quando os botões já estão plantados na groselha. Nesse momento, as mudas são compradas com folhas já abertas e um sistema de raízes abertas (com raízes nuas, sem coma de terra). As chances de que essa groselha se enraízem são muito baixas, mas existem práticas agrícolas que ajudarão o mato a se enraizar em um novo local.

Mudas viáveis ​​de groselha: o sistema radicular está bem desenvolvido, as folhas não cederam

Regras para o plantio de groselhas na primavera:

  1. Se houver brotos em uma muda, remova-os para que a planta possa direcionar todas as forças para o enraizamento.
  2. Em nenhum caso, quebre as folhas, mesmo que murchas e penduradas! No seio de cada folha, um rim do próximo ano se desenvolve. Não haverá folhas - não haverá brotos, a sessão nua simplesmente secará. Para restaurar o turgor (elasticidade e tom) das folhas, abaixe o broto com as raízes na água por várias horas. É recomendável adicionar estimulantes da formação radicular: Epin (1 ml por 5 l de água), zircão (4 gotas por 1 l), Cornerost (1 comprimido por 2,5 l), etc.
  3. Encurte os brotos para que a parte aérea e as raízes tenham aproximadamente o mesmo tamanho. Ao mesmo tempo, observe que a base do caule de uma muda durante o plantio precisa ser aprofundada em 5-7 cm.
  4. Após o plantio, polvilhe a groselha com "vitaminas" para plantas que ajudam a lidar com uma situação estressante, por exemplo, Energen Extra (1 cápsula por 1 litro de água).
  5. Os primeiros dias de groselha sombra, manter o solo constantemente úmido.

Desembarque no verão

Agora, as mudas à venda estão cada vez mais chegando com um sistema radicular fechado, ou seja, cultivado em recipientes. A opção mais fácil para o plantio no verão é comprar essas mudas e transplantá-las por transbordo para um local permanente. Nesse caso, a raiz é removida do recipiente com um pedaço de terra, o que evita danos; a planta enraíza-se rapidamente, começa a crescer novos brotos e folhas.

Mudas com sistema radicular fechado criam raízes bem mesmo no verão

O plantio de verão também é necessário se você comprou groselhas em uma panela ou recipiente com folhas já florescendo no final do inverno - início da primavera. De onde vêm essas mudas se a terra está começando a derreter? São estacas enraizadas no ano passado, mas não tiveram tempo de vender. Eles são colocados no armazenamento de inverno em geladeiras ou porões até a primavera. Frequentemente, tais arbustos têm não apenas folhas, mas também brotos finos, alongados e branqueados. Com base nisso, podemos concluir que, antes da venda das plantas, elas eram armazenadas incorretamente: no calor e na escuridão. Se você comprou essas mudas mimadas muito antes do início da temporada de verão, em nenhum caso as coloque imediatamente na rua - elas morrerão pelo sol forte e pelo gelo. Há apenas uma saída - manter as groselhas no peitoril da janela ou na estufa por todo o período até que a ameaça de geada permaneça, ou seja, até o verão.

Como salvar mudas compradas no início da primavera, antes de plantar no chão:

  1. Se as raízes das mudas não estiverem no recipiente, mas envoltas em um filme, expanda, inspecione-as, corte as podres e plante o arbusto em um recipiente, cujo volume corresponde ao tamanho das raízes. Use solo universal pré-misturado ou misture solo de jardim com húmus e turfa em proporções iguais.
  2. Se a muda estiver em um copo, cujo volume é menor que a parte acima do solo, transplante-a transferindo-a para um recipiente maior.
  3. Coloque as mudas em uma janela brilhante e fria.
  4. É extremamente raro para as groselhas, em uma panela ele cresce muito lentamente e consome água de maneira insuficiente. A rega é necessária apenas quando os 2-3 cm superiores estão secos ou as folhas estão ligeiramente dobradas, mas é necessário regá-lo abundantemente para molhar todo o pedaço de terra.
  5. Na panela, marque com o marcador no lado onde está o sul. Sempre segure a groselha nesta posição: com a etiqueta apontando para o sul. Oriente o arbusto da mesma maneira durante o endurecimento e ao plantar no chão.
  6. Em dias quentes, comece a temperar a groselha: retire ao ar livre, primeiro por uma hora; por uma semana, a duração deve ser aumentada para a luz do dia. Traga as mudas para o quarto à noite.
  7. Você pode plantar groselhas em um local permanente somente após o fim do gelo e o estabelecimento de clima quente. No centro da Rússia, isso acontece no início de junho.

Vídeo: prós e contras de mudas em um recipiente

Plantio no outono

O outono é o período mais favorável para o plantio de bagas. Suas vantagens:

  1. É possível preparar um local no local, em contraste com o plantio da primavera.
  2. Mudas para venda - frescas, não armazenadas durante todo o inverno no porão, não precisam de endurecimento.
  3. Não é assustador se as folhas secarem e desmoronarem, porque rins já se formaram.

Mas há uma nuance no plantio de outono: você precisa comprar e plantar groselhas um mês antes do início do clima frio, ou seja, no início de setembro, caso contrário, não haverá tempo para criar raízes e congelar no inverno.

Escolhendo um lugar para uma muda, bons e maus vizinhos

Cavar um buraco de desembarque onde será groselha confortável, e não você. Essa cultura adora a luz solar, não tolera alagamentos e ocorrência próxima de águas subterrâneas. Se possível, plante um arbusto em uma colina bem iluminada ou em outro local ensolarado. Você não pode plantar groselhas à sombra de cercas e árvores.

Plante groselhas em uma área sem sombra aberta

Certifique-se de observar o bairro correto. A groselha coexiste bem com groselhas, mas cresce mal e dá frutos ao lado do parente mais próximo - a groselha. Além disso, você não pode ter mudas ao lado de framboesas, cerejas e outras árvores e arbustos que dão crescimento. Filhos de raízes de vizinhos podem brotar dentro do arbusto de groselha, será impossível tirá-los de lá.

A parte principal das raízes da groselha está concentrada a uma profundidade de 30 a 50 cm, para que você possa cultivar legumes, ervas, morangos e outras culturas nas proximidades, com uma localização superficial das raízes.

Dica: plantar cebolas em torno de groselhas protege o arbusto de pragas.

Preparação do poço

A groselha cresce bem em solos argilosos e argilosos levemente ácidos. O local deve ser limpo de ervas daninhas com antecedência e preparado um poço de aterrissagem. Se você plantar vários arbustos, siga o padrão: 1,5 metros seguidos e 2 metros entre linhas. O buraco sob a muda precisa ser temperado com uma mistura de solo solta e fértil, que fornecerá nutrientes à groselha por vários anos. Faça isso com antecedência, pelo menos 2-3 semanas antes do plantio, para que todos os componentes do poço tenham tempo para ceder.

Vídeo: como preparar adequadamente o poço de aterrissagem

Dimensões clássicas do poço de aterrissagem: 60 cm de diâmetro e 50-60 cm de profundidade. Porém, em terras pobres, argilosas e rochosas, esses parâmetros podem ser ainda maiores - até um metro de diâmetro, porque quanto maior o poço, mais solo adequado para groselha entrará nele.

Etapas de preparação do poço de aterrissagem:

  1. Coloque a camada superior da terra ao cavar um buraco em uma pilha separada.
  2. Depois de cavar um buraco com a profundidade necessária, preencha-o até a metade com húmus ou composto, adicione 2 xícaras de cinza de madeira e adicione ao topo com terra do solo.
  3. Misture bem todos os ingredientes.

O poço de aterrissagem está pronto: desenterrado, preenchido com solo nutritivo, marcado com uma cavilha

O processo de plantio de mudas de groselha

Com a aparente simplicidade, o plantio de groselhas jovens tem características próprias. Se você as conhece e as utiliza, é muito fácil criar raízes, crescer e rapidamente dar novos brotos necessários para a formação do mato.

Então, plantamos groselha vermelha:

  1. Em um poço de aterrissagem preparado e temperado, faça um buraco um pouco maior que a raiz das mudas.
  2. Coloque as mudas em um ângulo de 45 °, com o ápice ao norte. Nesta situação, brotos jovens crescerão no lado sul, não obscurecidos pelos antigos.
  3. Aprofunde a muda, ou seja, coloque-a no buraco para que parte dela (a 5 a 7 cm do colo da raiz) fique embaixo da terra.
  4. Encha as raízes com o solo, tampe levemente.
  5. Faça um rolo ao redor do círculo, regue as groselhas e a cobertura morta.

Vídeo: regras para o plantio de groselha

Existe uma opinião: se você encurtar (aparar) as raízes das mudas, os brotos das raízes acordarão mais rapidamente, a partir dos quais brotações de substituição crescerão. Mas essas operações só podem ser realizadas por jardineiros experientes; os iniciantes devem pular esta etapa no plantio de passas de Corinto.

Se o mato precisa de um transplante

Muitos jardineiros costumam ter essa situação: primeiro eles plantaram um arbusto jovem e depois leram sobre as regras para o plantio e perceberam que haviam escolhido o lugar errado ou que não haviam preparado o poço corretamente. Como resultado, as groselhas crescem mal, dão brotos fracos, são poucas. O erro pode ser corrigido pelo transplante com a implementação de todas as práticas agrícolas descritas acima. O melhor momento para um transplante é o outono, quando os botões do próximo ano são depositados e amadurecidos.

Será fácil desenterrar e transferir um pequeno arbusto ainda não fértil. Regue bem as groselhas no dia anterior, desenterre e, sem sacudir as raízes, juntamente com um pedaço de terra, transfira para um local preparado adequado.

É muito mais difícil transplantar um arbusto adulto:

  1. Apare os galhos velhos ao nível do solo, os jovens cortados ao meio.
  2. Cavar um arbusto ao redor do perímetro, a maior parte das raízes fica a uma profundidade de 50 cm e a largura não se estende para além da periferia da coroa.
  3. Não puxe o arbusto do chão pelos tiros! Para levantá-lo, use uma pá, pé de cabra e dispositivos semelhantes.
  4. Depois que o arbusto puder ser desenterrado, inspecione as raízes, corte as podres e danificadas. Coletar e queimar larvas de pragas.
  5. Mova cuidadosamente o arbusto para um novo local e plante-o em uma cova previamente preparada.

Um transplante de mato adulto: eles cavaram a groselha e a pegaram com um cano de metal.

Plantar groselhas não é tão fácil quanto parece. Se você deseja cultivar um arbusto forte e produtivo a partir de uma pequena muda, basta cavar um buraco e plantar como se vê, não será suficiente. Você precisa escolher a muda, a hora e o local certos para o plantio e também conhecer os truques que ajudarão as groselhas a se acostumarem a um novo local mais rapidamente.

Pin
Send
Share
Send