Com a ajuda de plantios de grande porte, qualquer terreno em pouco tempo pode ser transformado em um belo jardim. Longe vão os dias em que você teve que plantar mudas e esperar metade da vida até que se transformem em árvores maduras com copas exuberantes. Agora, em qualquer época do ano, você pode plantar um terreno com árvores de tamanho grande - árvores cuja altura atinge quatro ou mais metros. Uma tecnologia mecanizada para replantar plantas de grande porte foi desenvolvida, o que permite que as árvores adultas se enraízem no novo local com o mínimo de perdas. O uso de tais equipamentos especializados de plantio e escavação facilita muito o processo de paisagismo do local. As árvores são transportadas do viveiro juntamente com um pedaço de terra, no qual é possível manter intacta a maior parte do sistema radicular.
Anteriormente, essa operação era realizada apenas no inverno, porque a bola de barro congelada era mais fácil de transportar para o destino em sua forma original. Ao mesmo tempo, plantas de tamanho grande são plantadas o ano todo, já que os especialistas descobriram maneiras de entregar árvores com um sólido pedaço de terra ao objeto. Além disso, na estação quente, os proprietários de áreas suburbanas podem reconhecer imediatamente as espécies do espécime trazido, bem como apreciar o esplendor de sua coroa e a beleza da cor das folhas.
O desembarque de plantas de grande porte é realizado por empresas paisagísticas (estúdios), uma vez que esses trabalhos de paisagismo requerem a disponibilidade de equipamentos especiais, além de especialistas com conhecimentos nas áreas de biologia e ecologia.
As árvores mais populares para paisagismo
No paisagismo de áreas suburbanas privadas, são utilizadas árvores de grande porte, decíduas e coníferas. Entre as árvores de folha caduca, as seguintes espécies são especialmente populares no paisagismo:
- carvalho vermelho e pedunculado;
- tília em forma de coração e folhas pequenas;
- cinza de montanha;
- bordo de acutifolia;
- o olmo é liso e áspero;
- cinzas;
- Vidoeiro chorão e fofo.
Entre as coníferas, o abeto, o pinheiro (cedro e comum) e o larício (europeu e siberiano) são muito procurados. Todas essas árvores crescem em território russo. As espécies exclusivas incluem larício japonês, cinza e noz da Manchúria, veludo Amur. Essas árvores estão perfeitamente adaptadas às condições características da Rússia central. As plantas de tamanho grande de frutas devem ser distinguidas em uma categoria separada. Isso inclui diferentes variedades de macieiras, peras, ameixas, cerejas, damascos e outras árvores frutíferas.
O material de plantio é adquirido não apenas nos viveiros russos, mas também nos estrangeiros. Na maioria das vezes, os de grande porte são trazidos da República Tcheca, Polônia e Alemanha. Naturalmente, o material de plantio importado é mais caro para o cliente. No entanto, os custos incorridos são quitados devido à melhor sobrevivência de árvores importadas que possuem forte imunidade e um sistema compacto, especialmente formado para transplante, de raízes. Além disso, grandes artistas europeus estão à frente dos espécimes domésticos em termos de qualidades decorativas. Na maioria das vezes, as seguintes árvores introduzidas são usadas em áreas suburbanas de paisagismo:
- abeto de uma cor;
- Tília europeia;
- Bétula de Jacqueman;
- montanha de cinzas da Turíngia e intermediária;
- Pinho de cedro coreano;
- Weimutov e pinheiros rumelianos;
- Tsuga canadense;
- vários tipos de bordos.
Como desenterrar material de plantio?
Krupnomer desenterrou com extrema cautela, tentando não causar danos ao sistema radicular e aos galhos mais baixos da árvore. Para fazer isso, os galhos localizados na parte inferior são amarrados antes de começar a cavar na árvore. Se uma planta de árvore selecionada para transplante tiver galhos doentes, quebrados ou secos, não terá pressa em podá-los. Esses galhos agem como uma espécie de amortecedor para proteção confiável da copa de uma árvore adulta durante o transporte. Remova os galhos danificados depois que a árvore for fixada no poço de plantio.
Determinar o tamanho ideal de um coma de terra
O diâmetro do coma de terra de forma redonda é calculado com base no diâmetro do caule (uma seção de um tronco de árvore localizado a um metro de seu colo radicular). O diâmetro do coma da terra deve ser de 10 a 12 vezes o diâmetro do caule. Os dados exatos aceitos na comunidade internacional podem ser encontrados na tabela, que também mostra a altura do coma da terra. As dimensões do coma de terra de forma cúbica durante o transplante de árvores adultas variam na faixa: comprimento, largura - de 1 ma 2,5 m; altura - de 0,7 a 1 M. Árvores de pequena altura podem ser escavadas manualmente. Ao mesmo tempo, recomenda-se aumentar ligeiramente as dimensões padrão do coma de terra.
A profundidade da escavação é determinada pelo tipo de árvore. Nesse caso, as características do desenvolvimento do sistema radicular da planta de tamanho grande e as condições para o seu crescimento são necessariamente levadas em consideração. Ao desenterrar abetos que crescem em solos úmidos, o diâmetro do coma de terra é de 1,5 me a altura é de 0,4 M. É necessário cavar muito mais fundo em solos argilosos leves. Ao desenterrar o carvalho, a altura do pedaço de terra deve ser de 1 a 1,2 M. É melhor usar o material de plantio que cresce em solos argilosos médios e pesados. Um caroço de terra em uma planta de tamanho grande escavada nesses tipos de solo é denso e muito estável. Também é importante que, através dos pequenos capilares de um coma argiloso e argiloso, a água seja livremente retirada do solo circundante para as raízes de uma árvore de tamanho grande localizada no poço de plantio.
Um macaco hidráulico ajuda a separar o pedaço de terra do solo subjacente, cuja capacidade de carga deve estar na faixa de 15 a 20 toneladas.
Pacote Earthball
Um pedaço de terra com grãos grosseiros, extraído do solo mãe, é acondicionado em um contêiner de metal especial. Nesse contêiner, uma árvore baixa é transportada para o local de uma nova implantação. Na chegada às instalações, o cesto com a árvore é abaixado usando equipamento especial no poço de aterrissagem preparado. Em seguida, o recipiente destacável é puxado para a superfície e a árvore permanece no local de pouso.
Os torrões de terra de tamanho grande são acondicionados em redes metálicas ou em estopa. Esses materiais permitem que o sistema radicular de uma árvore adulta permaneça no solo original durante o transporte. No inverno, as árvores escavadas também podem ser transportadas sem causar um coma de terra. Só é necessário dar alguns dias (de 1 a 10) ao solo extraído para congelamento. O número de dias depende do tamanho do coma da terra e da temperatura ambiente. Em um estado congelado, um pedaço de terra junto com uma árvore é entregue ao objeto em total segurança.
Grandes requisitos de transporte
Para carregar e transportar árvores grandes, podem ser necessários os seguintes tipos de equipamentos especiais:
- guindastes de caminhão;
- veículos todo-o-terreno equipados com poderosos manipuladores hidráulicos;
- caminhões de mesa;
- transplantes de árvores baseados em trator;
- minicarregadeiras;
- carregadeiras de rodas, etc.
Lingas, acopladores, carabinas e outros dispositivos de aço e têxteis são usados para capturar e prender os de tamanho grande. Ao realizar trabalhos de amarração (fixação) de uma árvore grande em um veículo, eles tentam não danificar sua casca. Isso só é possível se a amarração de tamanho grande para o pedaço de terra ou para a embalagem usada. O tronco de uma árvore colocada ao longo da carroceria do caminhão é apoiado por juntas de madeira especiais. Esta técnica permite salvar a coroa da árvore.
[inclua id = ”6" title = ”Inserir no texto”]
Árvores de oito metros com esse método de entrega se elevam acima da estrada, o que complica seu transporte sob pontes, linhas de energia, sob os arcos dos túneis. Portanto, ao selecionar o material de plantio, eles tentam desviar de árvores muito altas (mais de 10 a 12 m), pois seu transporte é difícil e financeiramente caro. Requer não apenas equipamentos especiais potentes para a extração de grandes dimensões, mas também uma máquina comprida para o seu transporte. Além disso, a entrega desses bens volumosos é impossível sem a escolta da polícia de trânsito.
Escolha o horário para o transporte de material de plantio no inverno, levando em consideração a previsão do tempo. É proibido transportar árvores a temperaturas abaixo de 18 graus negativos, pois nessas condições seus galhos se tornam quebradiços e quebram.
Tecnologia para o plantio adequado de plantas de grande porte
Para plantar árvores maduras em um local, é necessário, em primeiro lugar, limpar um local para a realização desses trabalhos. Então, de acordo com o dendroplan, faça buracos para o plantio de plantas de tamanho grande. Os poços são preparados com antecedência ou imediatamente antes de abaixar árvores trazidas para eles. Neste último caso, cavas do tamanho necessário são cavadas usando equipamento especial. Se necessário, a compactação do solo é realizada com a ajuda de terras importadas nos locais de plantio de árvores. Depois de instalar uma máquina de tamanho grande no poço de aterrissagem, a terra é preenchida com caroço até o nível da superfície do solo.
No inverno, o pescoço da raiz da árvore deve estar um pouco acima dessa linha. Na primavera, o solo derrete, assenta e o colo da raiz se encaixa. O último estágio envolve a instalação de suportes de corda que garantirão o equilíbrio da árvore durante o enraizamento em um novo local.
Ao colocar coníferas na cova de plantio, é recomendável observar a orientação para os pontos cardeais. Isso significa que os galhos orientados para o norte, no antigo local de crescimento da planta de grande porte, devem estar localizados na mesma posição no novo local.
Regras básicas de atendimento ao transplante
A organização de cuidados adequados para a planta transplantada de grande porte permite garantir sua sobrevivência na terra, além de acelerar o início do crescimento e desenvolvimento da árvore.
Os especialistas que servem árvores transplantadas produzem:
- rega sob a raiz;
- poda e aspersão da coroa;
- a introdução de raízes e cobertura foliar;
- aeração da zona raiz;
- melhoria da composição mecânica do solo;
- desoxidação do solo;
- afrouxamento do solo e sua cobertura morta, superficial e profunda;
- alinhamento da árvore ancorada na primavera;
- tratamento de troncos com ferramentas especiais que protegem as árvores de pragas e doenças.
Com a ajuda de árvores adultas, você pode criar qualquer composição no site. É suficiente para os profissionais “acenarem uma varinha mágica” para que uma floresta cresça em um terreno baldio, um bosque apareça, avenidas suaves se alinhem, as copas das árvores coníferas subam para cima. O resultado não tardará se você confiar o plantio de plantas de grande porte a empresas especializadas conhecidas no mercado por serviços de paisagismo e paisagismo para áreas suburbanas.