A poda de cerejas no outono é um procedimento necessário e importante para preparar a árvore para o inverno. Ajuda a prevenir doenças de plantas, aumenta a imunidade e promove frutificação abundante na próxima temporada.
Os principais objetivos da poda de outono
A poda é uma das medidas mais importantes para o cuidado da cereja. O principal objetivo do procedimento realizado no outono é libertar a árvore dos galhos antigos afetados por doenças. Juntamente com eles, bactérias, esporos de fungos e insetos são removidos, o que exclui a possibilidade de invernada de pragas, microflora patogênica e danos às plantas na próxima temporada.
O corte também permite formar uma coroa, para evitar o espessamento. Uma árvore livre de galhos desnecessários rejuvenesce e, como resultado, produz mais frutos na próxima temporada.
Somente as mudas do primeiro ano de vida não precisam de poda de outono: sua imunidade ainda não está desenvolvida e, após o procedimento, as árvores jovens correm o risco de não sobreviver durante geadas severas. No futuro, os galhos são removidos anualmente, porque galhos velhos e doentes infectam a árvore e retiram sua força.
Árvores adultas são podadas a cada 2-3 anos, árvores jovens anualmente até que a coroa ideal seja alcançada.
Recomendações de tempo
O momento da colheita depende das condições climáticas de uma região específica. O principal indicador é a queda de folhas, o que indica que o fluxo de seiva na planta acabou e o corte dos galhos não o prejudicará. Mas é importante chegar a tempo antes do início da geada. Se os locais de corte não tiverem tempo para se arrastar antes do inverno, a árvore sofrerá. Prazos recomendados por região:
- Sul - do início à última década de novembro; a zona intermediária e a região de Moscou - da última década de setembro até meados de outubro;
- Região de Leningrado - do início até o meio de setembro;
- Sibéria e os Urais - de meados ao final de setembro.
O procedimento é melhor programado para dias auspiciosos de acordo com o calendário lunar 2019:
- Setembro: 1, 6, 7, 15, 16, 26, 27, 28;
- Outubro: 2, 3, 4, 5, 8, 12, 13, 25, 29, 30, 31;
- Novembro: 4, 5, 9, 10, 25, 26, 27, 28.
Ferramentas de trabalho
Interessados em como podar cerejas corretamente no outono, eles não esquecem que são necessárias apenas ferramentas afiadas de alta qualidade para o procedimento. Para não trazer uma infecção para o tecido da árvore, eles são pré-desinfetados. Os jardineiros experientes são aconselhados a preparar o seguinte inventário:
- tesouras de podar para brotos finos;
- serra de jardim ou serra para galhos grossos;
- escaladeiras para cortar galhos a uma altura considerável;
- faca de jardim para moer fatias.
Técnicas e regras de corte: dicas para iniciantes
O corte de uma árvore é realizado de duas maneiras:
- desbaste - remoção completa do ramo;
- encurtamento - cortando apenas a coroa da cabeça.
Cada árvore precisa dos dois métodos de poda. Descrição geral do procedimento:
- Primeiro, os brotos que crescem para baixo e dentro da coroa são removidos.
- Em seguida, corte os galhos grossos.
- Por último, galhos doentes, secos e danificados são cortados. Isso é importante porque a infecção do instrumento pode entrar em partes saudáveis da planta.
É melhor não cortar pequenos brotos, eles ficam em uma árvore até a primavera. Quando os galhos são completamente removidos, um toco com cerca de 5 cm de altura é deixado no tronco.
A poda é realizada exclusivamente em clima seco, caso contrário, existe o risco de desenvolver infecções. Se houver previsão de geada nos próximos dias, é melhor adiar o procedimento até a primavera.
Características da poda, dependendo do tipo de cereja
A coroa de desbaste de diferentes tipos de cerejas tem suas próprias características:
- As variedades de árvores precisam de encurtamento anual de brotos anuais. Isso estimula o crescimento de galhos laterais e galhos nos quais os frutos são formados. Eles também removem crescimentos nas superfícies externas e internas de galhos grandes.
- Em variedades semelhantes a arbustos, as brotações anuais são mantidas inalteradas: cortá-las pode fazer com que todo o ramo seque. Se a árvore estiver propensa a engrossar, os galhos são cortados perto do tronco.
- As cerejas de feltro são afinadas a cada ano, deixando 10 a 12 galhos. Os brotos anuais não se tocam, porque os frutos são formados sobre eles. A exceção são os galhos de 50 cm de comprimento, encurtados em um terço.
As nuances de árvores de diferentes idades
A tecnologia de poda depende não apenas do tipo e tipo de madeira, mas também de sua idade:
- As árvores jovens não deixam mais que 5 brotos. No mato - não mais que 10. À medida que as plantas envelhecem, seu número é aumentado para 15. Os espécimes jovens raramente são expostos a doenças e atacam por pragas, para que não precisem remover galhos danificados. Quando desbaste, não toque nos ramos que compõem a base esquelética.
- O principal objetivo da poda sanitária de árvores antigas é remover todos os brotos doentes e secos. Se deixados, os galhos jovens não terão chance de desenvolvimento. A poda antienvelhecimento prolonga a vida útil da planta.
- As árvores frutíferas perdem sua força e seus galhos são expostos. Para ter mais frutos na próxima temporada, um terço dos galhos principais é cortado por metro. As sessões anuais são deixadas principalmente. Ramos interferentes que crescem na direção errada também são cortados.
Cuidados com as árvores após o procedimento
Depois de concluir todas as atividades de poda, eles varrem e queimam lixo debaixo da árvore para evitar a propagação de infecções e pragas. Em seguida, o jardineiro iniciante deve executar os seguintes procedimentos:
- processamento de fatias com variedades de jardins ou outros meios semelhantes;
- fertilização com fertilizantes fósforo-potássio combinados com irrigação (antes disso, o círculo do tronco é cavado até meio pedaço de pás)
- pulverização com uma solução de uréia em uma concentração de 5% após o primeiro congelamento para prevenção de doenças;
- cobrindo a palha com um círculo quase arborícola de árvores jovens em um inverno sem neve para proteger as raízes do congelamento.
Observações de longo prazo confirmaram que a poda de outono ajuda as cerejas a sobreviver com segurança a fortes geadas e aumenta seu rendimento.