Muitas pessoas acreditam que o gerânio é uma planta um tanto antiquada, cujas modestas flores vermelhas e brancas dificilmente decorarão a casa. Mas, de fato, não é assim, os gerânios têm muitas variedades bonitas e uma delas é Pelargonium peliconium. Esta é uma flor muito atraente, exuberante, abundantemente florescente, com muitos brotos floridos. Esta é uma variedade de ampolas, um pote com tais gerânios certamente decorará o mirante no jardim, terraço ou varanda.
Descrição da planta
O gerânio plushy também é chamado de rastejamento, que por si só reflete as características desta planta. Os caules desta variedade são ampelos, as folhas são semelhantes às heras, não apenas em forma. Eles têm uma superfície lisa com um brilho sutil e fraco. O gerânio desta espécie possui brotos bastante poderosos. Na maioria das variedades, podem atingir 1 m de comprimento. Nesse caso, os brotos se apegam bem a qualquer saliência nas superfícies verticais, rapidamente se levantam e, no futuro, pela floração, eles podem espalhar as sementes.
Hera de pelargonium rosa e branca
Essa variedade também possui pedúnculos alongados. As inflorescências do guarda-chuva são típicas para eles, combinando 10 a 15 flores relativamente pequenas. Os botões desta variedade de gerânios são brilhantes. Mas as flores na maioria das variedades já são de cor mais clara. Embora existam variedades roxas escuras e escarlates, prevalecem o branco-rosa e o lilás.
Vantagens e desvantagens do hera pelargonium
Os gerânios de hera são populares entre muitos jardineiros devido às seguintes vantagens:
- a presença de um grande número de variedades com uma forma e cor diversas de flores. Também são encontradas variedades variadas que parecem atraentes mesmo quando desaparecem;
- facilidade de cultivo, pois é uma planta muito pouco exigente, que até um produtor iniciante pode suportar;
- floração abundante;
- a maioria das variedades está bem enraizada na terra e na água.
Quanto às deficiências, essa variedade de gerânio praticamente não possui, exceto uma. A hera de Pelargonium é difícil de inverno em um apartamento comum da cidade. Mas esse é um problema a ser resolvido, os cultivadores experientes aconselham, nesses casos, o uso de lâmpadas ultravioletas adicionais para iluminação.
Preste atenção! Isso geralmente é mais fácil do que organizar um inverno frio para essas plantas.
Peculiaridades do cuidado com o gerânio
Muitos jardineiros iniciantes, comprando uma flor como o pelargonium, pensam que, uma vez que essa planta é proveniente dos subtrópicos da África do Sul, precisa de ar e luz solar umedecidos e também tolera o calor. De fato, não é assim, e as nuances de cultivar esta flor em casa serão discutidas abaixo.
Pelargonium cuidados com pelargonium: o que considerar
Para que o pelargonium dê literalmente uma cachoeira de flores, você precisa encontrar o lugar certo para isso. Deve estar aberto e ensolarado o suficiente, mas, como é uma planta moderadamente fotófila. O gerânio da hera tolera luz solar direta, mas ela gosta mais de luz difusa.
Pelargonium ampelous de florescência
Além disso, ele precisa de proteção confiável contra extremos de vento e temperatura. A peculiaridade desta planta é que geralmente um resfriamento leve tolera pior que um resfriado forte. Quanto às altas temperaturas, o calor do verão não prejudica as partes aéreas da flor, mas as raízes não gostam. Alguns jardineiros aconselham nesses dias a colocar vasos com plantas em bandejas com um substrato umedecido.
Importante! Se o proprietário quiser fornecer à planta um bom microclima, a temperatura ideal para o verão será de 20 a 25 ° C. No inverno, deve estar na faixa de 12 a 15 ° C, mas uma redução para 8 a 10 ° C é aceitável.
Características do cultivo de gerânios de hera e atendimento domiciliar
O pelargonium é o mesmo gerânio, portanto, as misturas de solo para plantas de interior com flores são adequadas. Nas lojas, você também pode encontrar uma mistura especial de pelargonium. É aconselhável usar uma mistura leve e argilosa do solo para esta planta. Deve conter muito potássio, mas o nitrogênio deve ser uma quantidade mínima. O fato é que a hera de gerânio (rastejante) ampelosa, com uma abundância de nitrogênio, forma muitas folhas verdes, mas floresce muito pior.
A rega deve ser moderada. Esta planta tolera ar seco. É claro que, se chover e o gerânio crescer atrás de uma varanda em uma caixa especial, não será necessário regá-lo por mais alguns dias. Quantidade insuficiente de umidade no ar ou no solo, esta flor sobreviverá facilmente. Umidade excessiva é muito pior. Pode facilmente levar ao aparecimento de podridão e, em seguida, todo o arbusto desaparecerá.
Terry Pelargonium terry
Importante! Em nenhum caso, você deve umedecer a planta pulverizando-a de um frasco de spray. Quando gotas de água caem sobre um prato de folha, elas podem provocar a aparência de podridão.
Propagação por estacas
Gerânio plushy, i.e. ampeloso, mais frequentemente propagado por estacas de caule. Este procedimento é melhor realizado em agosto-setembro. O comprimento médio das estacas de caule adequadas para propagação deve ser de 5 a 15 cm.
Importante! Para a propagação da planta, os cultivadores de flores experientes são aconselhados a usar estacas semi-lignificadas, verdes por cima.
As estacas devem ser separadas do arbusto mãe com uma faca afiada. Você não pode arrancá-las, porque assim a planta pode ser danificada. O refugo obtido dessa maneira é deixado por um dia, aguardando a secagem adequada das fatias. Então, para desinfetá-los, eles são tratados com carvão ativado (embora seja melhor levar madeira).
Para enraizar as mudas, é recomendável primeiro calcinar o solo no forno, para que não haja infecção ou pragas. As estacas são plantadas a uma distância de 2 cm uma da outra.
Propagação de sementes
Este método de reprodução é considerado muito complicado para jardineiros iniciantes, é adequado apenas para profissionais. Se você ainda deseja usar as sementes da planta, a melhor época para isso ocorre em fevereiro e dura até meados de abril.
Você pode plantar mudas em solo macio e comum e em pastilhas de turfa especiais, mas apenas em grandes. A semeadura é realizada em furos com recessos de até 10 mm. Nesse caso, o solo deve estar bem umedecido, apenas pode ser pré-pulverizado com a pistola. Em seguida, o recipiente com as mudas plantadas é transformado em estufa improvisada, cobrindo-o com um filme transparente. Esses vasos são colocados em um local bem iluminado, mas não sob luz solar direta. Os primeiros brotos devem aparecer em cerca de uma semana. E depois de um mês, o gerânio pode ser transplantado para recipientes permanentes.
Preste atenção! Nem todas as variedades são bem propagadas por sementes. Muitos jardineiros recomendam opções como, por exemplo, um tornado. Trata-se de um híbrido com flores vermelhas e 30 cm de comprimento de broto, e o híbrido de cristal também é adequado para esses fins. Você pode cultivar flores de várias variedades em casa. Este conjunto irá decorar a casa mais modesta.
Aparar e moldar um arbusto
Basicamente, a formação de um arbusto de hera de pelargonium consiste no fato de que é necessário remover as flores murchas a tempo, bem como cortar os brotos no outono. Não sinta pena deles. Para que a planta floresça bem, elas são podadas pesadamente, deixando sete folhas, mas os brotos da raiz não podem ser removidos. Se o arbusto cresceu durante o inverno, terá que ser cortado na primavera.
Doenças e pragas da hera do gerânio
Esta flor praticamente não é suscetível a doenças. Mas ao cultivar ao ar livre, você precisa garantir constantemente que os parasitas não o comam. Se forem detectados problemas no estágio inicial, eles podem ser removidos manualmente, se a situação for iniciada, será necessário o uso de inseticidas.
Pelargonium pelargonium: as melhores variedades
Ao longo dos anos de cultivo, os cultivadores de flores criaram muitas variedades. Talvez, em todas as edições das revistas de jardinagem, haja favoritos, mas também haja líderes universalmente reconhecidos. Além disso, se desejar, você pode escolher uma mistura na qual uma variedade de tons de pétalas será apresentada.
Grandes bolas de fogo Borgonha
Essa variedade se destaca por suas pétalas surpreendentemente marrons. Esta variedade floresce do final da primavera ao final do outono. Você pode cultivá-lo dentro de casa. As brotações crescem cerca de 40 cm por ano, variedade que gosta muito do sol.
Pelargonium Pelicans Grandes bolas de fogo Borgonha
Bernardo
Esta é uma variedade de terry com lindas flores rosa-vermelho. O verso das pétalas tem uma tonalidade mais clara, quase sempre branca.
Grandes bolas de fogo veludo vermelho
Outra bela variedade de terry, caracterizada por flores vermelhas. A altura do arbusto é de 30 a 40 cm.
Toscana boneta
Existem várias opções de cores, mas as flores serão grandes em qualquer caso, e os brotos são longos. A opção mais bonita é com flores brancas formando uma cascata espetacular.
Pac vicky
São flores grandes de tom coral, no centro as pétalas são muito mais curtas do que nas bordas. Em geral, a planta é tão despretensiosa quanto outras variedades.
Malaya
Esta é uma das variedades da Toscana mencionadas acima. Possui tons brilhantes de pétalas em vermelho.
Grandes bolas de fogo luz lavanda
Variedade com folhas densas e inflorescências grandes. Suas flores são lilás pálidas, lavanda.
Gráfico rosa
Variedade luxuosa com flores rosa brilhantes coletadas em grandes inflorescências.
Grandes bolas de melão de fogo
Variedade de plantas muito bonita. Suas flores se distinguem por uma tonalidade profunda de vermelho framboesa, as inflorescências são densas e grandes. A variedade floresce por um longo tempo e abundantemente. Pode ser cultivada em vasos e em gavetas de varanda.
Pelargonium Pelicans Grandes Bolas de Fogo Melão
Em geral, se o florista estiver interessado em pelargonium, o cuidado mucoso, simples e a floração abundante são os principais argumentos a favor da planta. Decorará os lados leste e oeste do terraço. E também essa variedade é usada para aromaterapia. Não é de admirar que suas flores contenham óleo essencial, cuja substância ativa - geraniol - é usada na indústria de perfumes.