A palavra "bem" evoca muitas associações. Este é um velho "guindaste" rachado no meio da vila, e um gole de água fria e transparente queima diretamente do balde em um dia quente, e uma bela torre pequena no centro da casa de verão. Era uma vez, o único poço rural era um ponto de encontro: aqui você podia não apenas abastecer a água, mas também descobrir todas as notícias da vila. Os tempos estão mudando, há mais poços - quase todo quintal tem suas próprias fontes de água. Eles são usados ativamente para o abastecimento de água das casas, regando jardins e jardins, às vezes entupindo ou mudando - é por isso que é necessário o reparo oportuno dos poços. É sobre isso que vamos falar hoje.
Limpeza e desinfecção de poços
Muitas vezes, no poço, é simplesmente necessário limpar completamente as paredes e o fundo para que a água se torne transparente e segura novamente. O aparecimento de depósitos biológicos em paredes de concreto ou madeira é um processo natural que ocorre em locais sem fluxo. Os detritos que caem pela abertura superior começam a se decompor, formando focos de bactérias. Eles, por sua vez, se instalam nas paredes laterais na forma de uma espessa camada de muco. Partículas pesadas caem para o fundo e se acumulam ali, formando lodo e reduzindo a área útil.
Às vezes, os danos à estrutura se tornam causa de poluição - ruptura de costuras, deslocamento de anéis, apodrecimento da madeira. Para eliminar as conseqüências de grandes quebras, os poços são limpos e reparados ao mesmo tempo.
Etapas de limpeza de poços:
- bombear água com uma bomba;
- remoção de lodo do fundo;
- instalação de filtro;
- limpeza de paredes com compostos especiais.
Se os restos de animais mortos forem encontrados no fundo, o poço deverá ser desinfetado. A opção mais simples e mais acessível é um "tratamento" com cloro. A água é bombeada, uma quantidade suficiente de uma solução de cloro é derramada, coberta com um pano denso (por exemplo, encerado) e deixada por um dia. Em seguida, a água do cloro é bombeada, o poço é completamente lavado. Para remover completamente os sinais de desinfecção, você precisará trocar a água várias vezes até que o cheiro específico desapareça, mas, como resultado, ele se tornará absolutamente seguro.
Reparação
Sob um reparo abrangente de poço, entende-se uma série de medidas relacionadas às juntas de vedação, substituição de peças e fortalecimento. Além disso, este é qualquer trabalho para aprofundar o fundo. Alguns defeitos estruturais são fáceis de detectar através da limpeza. Vamos considerar com mais detalhes os casos em que é necessário reparo urgente.
Vedação de juntas
Um leve deslocamento dos anéis de concreto pode ser acionado pelo derretimento da neve na primavera, especialmente quando o concreto de baixa qualidade foi usado durante a construção. Aparecem rachaduras significativas entre os anéis, através das quais o solo penetra na estrutura. No futuro, além da poluição constante, poderá ocorrer um colapso completo do anel - e, em seguida, serão necessários reparos mais sérios.
Para se livrar de pequenos danos, fendas e buracos, use selante à prova d'água. O tipo mais elementar de massa é a argamassa de concreto, com a qual todas as rachaduras são cuidadosamente lubrificadas. Antes disso, é necessário limpar a superfície de trabalho removendo o material desintegrado.
Preste atenção! Existem muitas composições modernas para o reparo de poços com as próprias mãos. Uma delas é a argamassa de restauração de superfície de concreto Fasi RM. É aplicado, como uma argamassa de cimento normal, com uma espátula ou espátula. Portanto, 15 kg de mistura são suficientes para o processamento de alta qualidade de um metro quadrado de concreto, se aplicado com uma camada de aproximadamente 20 mm de espessura.
Rachaduras grandes requerem intervenção externa. Nesse caso, eles cavam uma vala em volta dos anéis até a profundidade do dano, processam a costura, permitem que ela seque e a cavam de volta.
Reforço de anéis de concreto
Acontece que os anéis estão constantemente mudando para o lado - como reparar um poço de concreto para aumentar sua resistência e obter a estabilidade desejada?
Isso requer intervenção séria. Para começar, você deve cavar o poço por todos os lados e desmontar o local do dano. Em seguida, é necessário instalar o elemento deslocado no local e fortalecer todas as juntas com suportes de metal, fechar as costuras e selar com Hydrofin ou Penetron. Se não houver selante profissional em mãos, você pode usar uma mistura de cimento e cola PVA. As costuras devem ser processadas dos dois lados.
O castelo de barro ajudará a dar estabilidade à construção. Isso é feito da seguinte maneira:
- Uma vala de 1,5-2 m de profundidade e 1,5-1 m de largura escava o poço.
- Todo o espaço vazio é preenchido com barro, abarrotado.
- A camada superior é decorada (grama, tábuas, areia).
Uma poderosa camada de argila serve como uma barreira contra as águas superficiais, bem como um elemento de fixação mecânica para anéis de concreto.
Aumento do nível da água
A única maneira de restaurar o nível anterior da água ou até mesmo aumentá-lo será aprofundar o poço. Dependendo da idade da estrutura, as seguintes ações são executadas:
- O poço é relativamente jovem - construído há não mais de seis meses. Nesse caso, basta remover o solo de baixo do anel inferior, para que toda a estrutura se acomode lentamente abaixo (como aconteceu durante o processo de construção). Quando a estrutura desce para a marca final, anéis adicionais são montados na parte superior.
- O poço é velho. É "construído" na parte inferior, em profundidade, mas com a ajuda de anéis de diâmetro menor (ou um tubo de plástico grosso). No fundo do poço, eles cavam um buraco na profundidade de um novo aqüífero e os anéis colhidos são colocados nele. A junção de elementos antigos e novos é cuidadosamente selada.
Reparação de estruturas de madeira
Com o tempo, um ou mais registros de um poço de madeira se deterioram e se tornam inutilizáveis. Para substituir as barras danificadas, o segmento superior, que não pode ser reparado, é levantado com uma cabra e, no final do trabalho, abaixado no lugar.
Os troncos apodrecidos são substituídos por novos e, às vezes, o betão reforçado é usado no lugar da madeira: eles instalam uma malha de reforço, montam a cofragem e as derramam com argamassa de concreto. O trabalho está sendo realizado a partir de um local especialmente preparado, abaixado no poço por cabos fortes. Se o poço de madeira não for reparado a tempo, a água ficará nublada e um cheiro desagradável de mofo aparecerá e a estrutura acabará desmoronando.
Instalando filtros inferiores
Para evitar turvação da água, a pedra britada é colocada no fundo do poço - este é o filtro do fundo. O silício ou outro mineral possui uma estrutura forte, por isso não se dissolve na água e não cria suspensões. Um filtro é especialmente útil se a água do poço for bombeada. Partículas de lodo ou areia podem danificar o equipamento e também entupir a água que entra na casa.
A espessura da camada mineral deve ser de pelo menos 10 cm. Se o fundo tiver uma estrutura móvel ou viscosa, aumentará para 50 cm - nesse caso, mesmo em areia movediça, a água permanecerá transparente.
Para que os danos à estrutura do poço não se tornem uma surpresa desagradável, cerca de uma vez a cada seis meses é necessário fazer uma inspeção de rotina e verificar regularmente a qualidade da água.