Um arco-íris translúcido brilhava suavemente em gotas de chuva brilhando nos raios do sol poente. As pessoas se alegraram. Prometeu, seu protetor, roubou o fogo celestial dos deuses e o entregou aos povos para que pudessem se aquecer e cozinhar sua comida. Foi então que o arco celeste brilhou com cores delicadas, que, sem desbotar, brilhavam a noite toda, como um símbolo de calma, esperança e prosperidade. Ao amanhecer, o arco-íris se dissolveu na neblina da manhã e, no mesmo momento, brotos de belas íris se abrem ...
Esta bela lenda é dedicada a uma flor elegante com um aroma delicado, cujo nome é traduzido do grego como "arco-íris".
No projeto paisagístico, íris ou "baleias assassinas" são usadas em todos os lugares. A planta não exige cuidados e, conhecendo as características das variedades desta flor, é possível decorá-las não apenas com canteiros perto de um reservatório artificial, mas também com colinas alpinas, jardins ornamentais, bordas e bordas mistas.
Infelizmente, as íris não florescem por muito tempo, por isso é aconselhável pensar antecipadamente na colocação da flor nos canteiros. Suas folhas esmeraldas longas, semelhantes às lâminas afiadas, podem servir como pano de fundo para plantas com florescimento posterior.
Variedades anãs de íris barbada com até 45 cm de altura ficam ótimas em jardins de pedra contra um fundo de pedras.
Os estilistas de paisagem usam uma técnica interessante de contrastes. Por exemplo, íris com inflorescências roxas são plantadas contra um fundo de pedras claras e vice-versa, flores amarelas brilhantes acentuam a atenção, destacando-se na coroa verde escura das coníferas.
Em colinas e jardins alpinos, as íris de tamanho menor parecem boas na companhia de um flox em forma de furador, que cobre um solo rochoso com uma delicada nuvem rosa.
Variedades altas de íris podem se tornar uma tênia espetacular.
Algumas variedades de íris, preferindo o solo úmido, ficarão muito felizes com o bairro com um riacho ou reservatório murmurante. Os paisagistas cultivam essa variedade de baleias assassinas nos jardins japoneses, onde a água é o principal elemento estilístico.
Nas mixborders, as íris delgadas ocupam frequentemente posições em segundo plano, mas também ficam bem contra o fundo de arbustos ornamentais - bexiga ou bérberis com folhagem avermelhada e bordô.
E, claro, você não pode ignorar a iridaria - canteiros de flores e, muitas vezes, jardins inteiros, nos quais as flores do arco-íris dominam.
Nos meio-fios e coelhos, as baleias assassinas também encontraram um lugar perto do buxo aparado e de outros representantes florais da flora.
A beleza das íris está além da dúvida. Esperamos que fotos com exemplos do uso dessas nobres belezas no paisagismo ajudem a criar um pequeno jardim de sonho.