Framboesas com sinais de remontância começaram a crescer mais de 200 anos atrás. Mas, a princípio, a segunda colheita era pequena - no outono, apenas bagas separadas apareciam nos brotos. Graças aos esforços dos criadores, novas variedades com características aprimoradas foram criadas, superiores às espécies de verão em termos de rendimento, sabor e resistência a doenças. Agora, as framboesas reparadoras são cultivadas nas regiões sul e nas áreas de agricultura de risco. No entanto, altos rendimentos podem ser obtidos com a seleção correta de variedades de zonas e a conformidade com a tecnologia de cultivo de culturas.
Como cultivar variedades de reparo de framboesa
Uma característica das framboesas remont é a capacidade de produzir colheitas duas vezes por temporada. Em brotos de dois anos de idade, as bagas amadurecem no verão ao mesmo tempo que as variedades comuns de framboesa. Os brotos anuais florescem, formam os ovários e dão frutos até o final da estação de crescimento. Após uma pequena diminuição da temperatura para -3-50O ovário não morre e, quando o calor retorna, começa a se desenvolver, formando bagas.
Mas com um retorno de duas vezes, o rendimento em brotos jovens é reduzido em 3-4 vezes. Além disso, nas regiões norte, as bagas geralmente não têm tempo para amadurecer antes do início das geadas do outono. Portanto, nas fazendas, as framboesas remont são cultivadas como uma colheita anual, recebendo uma colheita no final do ano, mas abundante. Nas parcelas do jardim, os residentes do verão tentam fazer duas colheitas para poder desfrutar de frutas frescas o maior tempo possível. E para proteger os arbustos de geadas precoces, cubra-os com agrofibras ou cultive-os em solo fechado.
Cuidando de framboesas na primavera
Se os arbustos de framboesa foram plantados no início da temporada, antes da abertura dos brotos, depois do plantio, eles são encurtados para 20 cm. No início, eles devem ser sombreados com material leve não tecido para proteger as plantas imaturas do sol brilhante ou do resfriamento noturno. Também é necessário monitorar a umidade do solo, regando regularmente. No futuro, eles cuidam de plantações jovens da mesma maneira que as framboesas adultas.
Poda de primavera
No início da primavera, quando os botões começam a inchar, realizam a poda sanitária dos brotos deixados no inverno. Remova os galhos congelados, secos ou quebrados. Corte as partes congeladas das hastes no primeiro rim saudável.
É importante evitar o espessamento dos desembarques. No início de maio, quando novos rebentos crescem até 30 cm, é necessário afinar os arbustos, deixando de 7 a 10 os ramos mais fortes. Ao mesmo tempo, as framboesas recebem o espaço necessário, calor solar, luz e nutrição, o que tem um efeito benéfico na produtividade.
Em um arbusto que atingiu a altura de um metro, aperte a parte superior dos brotos. Isso ajuda a aumentar o número de ovários, mas adia um pouco o momento da frutificação do outono.
Fertilização na primavera
A produtividade da framboesa depende da fertilidade do solo. Se os fertilizantes foram aplicados no local antes do plantio, o curativo regular começa a ser realizado para a próxima temporada.
Reparar framboesas é mais exigente em condições de cultivo do que framboesas de variedades comuns de verão, e elas precisam de 2 vezes mais nutrição. Afinal, ela consegue tirar as fotos do zero e dar a colheita inteira em uma temporada. Além disso, o rendimento das variedades de reparo é 2-3 vezes maior que o das variedades de verão, o que significa que a remoção de nutrientes também é maior.
No início da primavera, para o desenvolvimento ativo das partes aéreas da planta, eles precisam de nitrogênio. Com a falta de nitrogênio, o crescimento dos brotos diminui, as folhas ficam amarelas prematuramente.
A framboesa é especialmente sensível à introdução de matéria orgânica, que não apenas satura as plantas com os nutrientes necessários, mas também melhora a estrutura do solo, cria condições ideais para a formação de raízes e o desenvolvimento de microflora benéfica. Antes da brotação, um verbasco líquido (1:10) ou infusão de frango (1:20) com um cálculo de 3 l / m é introduzido nas plantações de frutificação.2. Antes da floração, você pode repetir este curativo.
O autor dessas linhas usa fertilizante verde (urtiga, infusões de dente de leão) e fermento de pão como alimento orgânico. Diluo o líquido concentrado com água (1:10) e rego com fertilizantes, gastando 500 ml por arbusto.
Os fertilizantes orgânicos devem ser combinados com fertilizantes minerais, cuja deficiência leva ao rápido esgotamento do solo. No início da estação de crescimento, Nitroammofoska (60 g m2), uréia (30 g m2), nitrato de amónio (40 g m2) Você pode diluir verbasco (3 kg) e uréia (15 g) em 10 litros de água e despejar 1 litro sob o arbusto.
O sistema radicular das variedades reparadoras de framboesa é sensível à presença de cloro no solo; portanto, fertilizantes sem cloro devem ser utilizados.
Durante a formação da colheita, as framboesas precisam especialmente de fósforo e potássio. A deficiência desses oligoelementos pode levar à inibição das plantas. Com a falta de potássio, as folhas entortam e tornam-se marrom escuro nas bordas. Com a fome de fósforo, os rebentos ficam mais finos, as placas das folhas adquirem uma tonalidade roxa.
Portanto, para melhor definir os frutos e melhorar seu sabor após a floração, é útil realizar o molho foliar com Crystal (10 g 10 l). O uso deste fertilizante ajuda a aumentar a produtividade em 30%, aumentar o teor de açúcar em 3%.
Para o tratamento das raízes, use fertilizante líquido ideal (30 ml 10 l) ou uma mistura seca de sulfato de potássio (30 g m2) ou potássio e magnésio (15 g) com superfosfato (60 g). Depois de fazer aditivos minerais secos, a rega é obrigatória.
Afrouxamento e cobertura do solo
O solo da framboesa deve ser removido com ervas daninhas e solto em tempo hábil, a fim de criar o regime ideal de água e ar para as plantas. Este tratamento fornece acesso ao ar e à umidade às raízes, cria condições favoráveis ao desenvolvimento de microrganismos benéficos. O primeiro cultivo de primavera é realizado antes que os botões se abram a uma profundidade de 7 cm seguidos, um pouco mais profundo no espaçamento entre fileiras, de 10 a 15 cm. Posteriormente, a lavoura é realizada à medida que as ervas daninhas e a compactação do solo ocorrem.
Jardineiros experientes cobrem o solo com cobertura de framboesa - nesse caso, não há necessidade de afrouxamento. Uma camada de cobertura morta com uma espessura de 8 cm impede o crescimento de ervas daninhas e a rápida evaporação da umidade. No entanto, as áreas cobertas pelo outono esquentam mais devagar, mais tarde a vegetação e a frutificação começam.
Usando o mulch, você pode ajustar o regime térmico do solo. Na primavera, atualizando a camada de cobertura, cubro a zona das raízes com palha ou feno. A cor clara dos materiais naturais ajuda a refletir a luz solar, protegendo o solo superficial do superaquecimento, criando assim uma temperatura confortável para o crescimento das plantas.
Vídeo: trabalho de primavera em framboesas
Umidade do solo na primavera
Reparar framboesas são exigentes com a umidade do solo. É impossível obter altos rendimentos sem irrigação regular, especialmente em regiões áridas. No entanto, o alagamento deve ser evitado. Com a estagnação da água, a troca de ar piora, o risco de desenvolver podridão radicular aumenta. Além disso, o solo fica mais frio, o que pode atrasar o desenvolvimento das plantas na primavera. Portanto, o número de irrigações deve ser ajustado dependendo das condições climáticas.
Após o derretimento abundante da neve, para evitar inundações, a primeira rega é realizada quando o solo é seco. Na ausência de chuvas na primavera, as framboesas são regadas uma vez por semana, gastando 10 l de água em um arbusto até que a camada radicular do solo se molhe a uma profundidade de 35 cm, e é especialmente importante regar as framboesas antes da floração. Em períodos chuvosos, não é realizada hidratação adicional.
A maneira mais comum de regar framboesas em hortas é por aspersão, na qual a água de uma mangueira com um pulverizador ou usando aspersores é pulverizada sobre as plantas. Este método é especialmente eficaz em temperaturas extremas: os galhos com folhas e o solo ao redor dos arbustos são completamente molhados e a umidade do ar aumenta significativamente. Mas, ao mesmo tempo, o consumo de água é alto.
Muitos residentes de verão preferem uma maneira mais econômica de regar ranhuras. Ao redor dos arbustos, faça sulcos de 15 cm de profundidade nos quais a água é trazida de um balde ou mangueira.
Nas plantações de framboesa, é mais conveniente usar a irrigação por gotejamento, o que permite obter uma umidade uniforme do solo em todas as linhas. O processo de abastecimento de água através de tubos com conta-gotas é totalmente automatizado, a água entra na zona das raízes de maneira estritamente doseada.
Atirar liga
As framboesas de reparo geralmente crescem em um arbusto forte e estável e não precisam de apoio. No entanto, quando cultivadas em uma treliça, todos os galhos são uniformemente iluminados, bem ventilados e não caem no chão sob o peso das bagas. Geralmente eles usam uma treliça de duas linhas com uma altura de 2 m. É fácil fazê-lo instalando colunas ao longo de cada linha de framboesas a cada 3 me puxando um fio em 2 linhas: a uma altura de 60 cm e 130 cm. A liga é realizada à medida que os brotos crescem. Ao cultivar uma colheita dupla, é mais conveniente dividir os galhos em galhos de dois anos, frutificando no verão, e o cultivo jovem, que produzirá no outono.
Os arbustos individuais podem ser fixados a um pino ou transformados em um ventilador. Quando uma ventoinha liga a um suporte instalado no corredor, uma parte dos galhos de um arbusto e uma parte de outro são fixadas.
Prevenção de Doenças e Pragas
As framboesas reparadoras têm uma forte imunidade a doenças, raramente expostas a ataques de pragas. Mas o clima úmido e frio pode levar ao desenvolvimento de processos putrefativos do sistema radicular. Se as regras da tecnologia agrícola não forem observadas, insetos nocivos poderão ser ativados. Portanto, no início da primavera, é necessário realizar o tratamento preventivo de arbustos. Antes da floração, você pode usar produtos químicos eficazes. No início de abril, quando o ar se aquece para +150C, para proteger contra doenças fúngicas, os arbustos e o solo abaixo deles são tratados com uma solução de mistura de Bordeaux a 3%, solução de sulfato de cobre a 1%. Antes da floração, é necessário pulverizar as plantas com solução de Topázio (2 ml 10 l).
Na primavera, a mariposa de framboesa é ativada, em clima quente e seco, ramos de framboesa cercam colônias de pulgões inteiros. O leite de limão (1 kg de limão / 10 l) ajudará a se livrar das lagartas da mariposa de framboesa. A pulverização com uma solução de Fitoverm ou Nitrafen (30 g 10 l) na fase de um cone verde e antes da floração protegerá a framboesa de pulgões invasores.
Cuidar das framboesas remont no outono
A tecnologia dos cuidados de outono com as framboesas remont depende em grande parte de quantas culturas eles planejam colher na próxima temporada. As características climáticas da região também fazem ajustes.
Molho de framboesa e saturação de umidade
Após a colheita, você precisa alimentar os arbustos para restaurar a força e se preparar para a próxima temporada. No outono, ao cavar o solo, são aplicados fertilizantes fosfato-potássio (40 g de superfosfato e 20 g de sulfato de potássio m2).
Na véspera das geadas, é realizada uma rega abundante antes do inverno, gastando 20 litros de água por arbusto. Quanto maior o suprimento de umidade, melhor será a planta no inverno. Então a zona da raiz é coberta com húmus. A cobertura do outono é realizada para proteger o sistema radicular dos ventos e geadas frios. Além disso, na primavera, os orgânicos passam, melhorando a estrutura do solo e enriquecendo-o com nutrientes.
Poda de outono
Ao planejar a colheita duas vezes no próximo ano, após a colheita das bagas, os topos das brotações anuais são cortados, as brotações de dois anos que não dão mais frutos e os filhotes jovens e fracos são completamente removidos.
No entanto, na produção industrial, as framboesas remont são cultivadas para produzir uma safra, pois durante o amadurecimento da primeira onda de bagas, a planta gasta muita energia, as datas de frutificação do outono são alteradas e o sabor das frutas piora. Nesse caso, em novembro, após o congelamento da terra, são cortados brotos jovens e velhos, deixando apenas o rizoma, que na primavera dará novos brotos.
Vídeo: como aparar framboesas de reparo
Proteção contra doenças e pragas
Muitas pragas invernam em galhos e folhas secas, portanto, no final da temporada após a poda, todos os detritos das plantas devem ser removidos do local. A framboesa é tratada com soluções de Karbofos (75 g 10 l), Kemifos (10 g 10 l).
Preparando framboesas para o inverno
O cultivo de framboesas remont como colheita anual elimina o problema de drenagem e congelamento de brotos no inverno. Depois de remover as partes aéreas, a framboesa é descascada de caules e folhagens e os rizomas da cobertura são cobertos.
Se as framboesas são cultivadas para obter uma colheita dupla, apenas brotos de dois anos são removidos, as plantas anuais são agrupadas e inclinadas para o chão.
Características dos cuidados com framboesas remont na Sibéria
A experiência de cultivar framboesas remont mostrou que em regiões com clima frio, as variedades de seleção estrangeira não têm tempo para amadurecer antes da geada. Para a parte central da Rússia, Extremo Oriente, Sibéria e Urais, devem ser escolhidas variedades domésticas resistentes ao gelo com uma curta estação de amadurecimento no final de julho e início de agosto: prazer no paraíso, damasco, inacessível, verão indiano 2, Eurásia, Zarya, Barnaul.
O plantio de mudas é melhor realizado no outono, três semanas antes do início do tempo frio. Durante esse período, as plantas terão tempo para se enraizar, adaptar-se às novas condições de vida e, na próxima temporada, todos os esforços devem ser direcionados ao desenvolvimento de brotações e à formação da colheita.
Na Sibéria, nas condições de um curto verão e falta de calor no outono, é aconselhável cultivar framboesas remontas para melhor amadurecimento da colheita perto de edifícios, em uma área bem iluminada, onde a neve derrete mais cedo. Nas regiões do norte, recomenda-se plantar framboesas em cumes altos. Ao mesmo tempo, o solo aquece mais rapidamente, não se molha, é melhor provido de ar, o que tem um efeito benéfico no desenvolvimento das plantas.
Vídeo: Família Brovchenko - plantando framboesas em uma cama quente, na Sibéria
Para acelerar o início da estação de crescimento, no início da primavera, depois de descongelar o solo, cubro a área com lutrasil escuro. Sob o material de cobertura, a terra esquenta bem, os brotos crescem mais rapidamente, a floração começa mais cedo e as framboesas terão tempo para dar toda a colheita antes do início do tempo frio. Assim que os brotos aparecerem, retire o material escuro e troque-o por agrofibra, que eu puxo nos arcos. Quando os arbustos crescem, tiro o abrigo.
Desde que a segunda onda de colheita cai no final do verão - o início do outono, quando já está bastante frio e úmido nas regiões norte, as framboesas remont são frequentemente cultivadas em estufas ou cobertas com trepadeiras sobre treliça.
Dadas as duras condições do inverno siberiano, é necessário cuidar de um isolamento adicional dos arbustos. Embora a parte aérea das framboesas resistentes ao inverno possa tolerar indolor o frio até -280C, em geadas severas, brotos e rizomas podem congelar, especialmente com pouca cobertura de neve. Portanto, as hastes dobradas são polvilhadas com terra ou cobertas com material não tecido. No inverno, a neve é certamente derramada - sob um cobertor macio, as framboesas não têm medo de um resfriado severo.
Cuidar de framboesas remont na Ucrânia
As especificidades do cultivo de framboesas remont na Ucrânia e no sul da Rússia são devidas à peculiaridade do clima - invernos com neve e primavera quente. As plantas precisam passar o inverno com pouca neve, degelos e cernelha frequentes. Um vento seco capta a umidade das hastes e do solo do ano passado, onde está a maior parte das raízes de framboesa. Na primavera, sob o sol, os brotos murcham rapidamente, as folhas ficam amarelas prematuramente. Portanto, o principal problema do cultivo de framboesa nas regiões sul é a dessecação de brotos, que determina os principais requisitos para o plantio:
- A framboesa deve ser bem protegida do vento por cercas, cercas ou jardins. Grandes plantações devem estar localizadas em áreas cercadas por florestas.
- É necessário organizar a irrigação artificial para que as plantas recebam a quantidade necessária de umidade durante a estação de crescimento. Sem rega abundante e regular, as bagas ficarão secas, o rendimento será insignificante.
- Na Ucrânia, os arbustos de bagas devem estar localizados em uma área bem iluminada, mas para que fiquem sombreados por pelo menos algumas horas. Em um sol muito brilhante, as bagas são assadas, perdem sua suculência e sabor. Portanto, durante o período de maturação, as plantações são sombreadas com fendas ou redes. Ao longo de framboesas, você pode plantar colheitas altas - milho, girassol. No início do crescimento, eles não interferem nos arbustos para receber o calor solar necessário e, na segunda metade do verão, atingindo um tamanho considerável, criam asas para proteger os frutos das queimaduras. No regime térmico ideal, quase todas as variedades têm tempo para fertilizar até a geada.
É necessário escolher variedades de framboesa destinadas ao cultivo em climas quentes. É muito importante que sejam resistentes à seca e ao calor, por exemplo, setembro, Heritage (EUA), Lyulin (Bulgária), Zeva Herbstern (Suíça), Ottom Blues (Inglaterra). As variedades de seleção doméstica - colar de rubi, guindaste, verão indiano, diamante, firebird e eurásia - provaram ser excelentes.
Vídeo: Prateleira de framboesa
Em climas quentes, as mudas são plantadas na primavera e no outono. A data ideal de desembarque é o outono: no centro e no norte da Ucrânia - outubro, no sul - novembro. Antes do início da geada, as plantas têm tempo para criar raízes e, na primavera, avançam vigorosamente para o crescimento. Você pode plantar mudas na primavera. Mas o período da vegetação começa aqui muito cedo, o solo e o ar estão esquentando rapidamente e a maioria das mudas, mesmo após a irrigação, nunca semeadas para criar raízes, morrem. Quem criou raízes dará uma colheita menos abundante do que com o plantio no outono.
Se nas regiões do norte é preferível plantar framboesas nas cordilheiras, no sul uma cordilheira tão alta superaquece rapidamente e perde a umidade, o que afeta negativamente as plantas.
Diferente nas regiões sul e poda de framboesas remontantes. O corte prematuro de brotos em clima quente pode estimular o despertar e o desenvolvimento de novos brotos. A atividade das plantas no outono leva ao enfraquecimento do rizoma antes do inverno. Portanto, na Ucrânia, recomenda-se cortar os brotos não no outono, mas no início da primavera.
Para regiões com clima quente, o reparo das variedades de framboesa é um achado real, pois elas formam uma colheita no final do verão, quando o calor cai, a umidade do ar aumenta e são criadas condições favoráveis para o desenvolvimento das bagas. Enquanto as variedades de verão, cuja frutificação ocorre na primeira metade do verão - o período mais árido, não diferem em altos rendimentos.
Cuidar de framboesas remont nos Urais
Nos Urais, as variedades remontantes de maturação precoce mais eficientemente cultivadas, como Inacessível e Wikkinight, que mostraram um retorno estável na colheita do final do verão. Criado por criadores domésticos, eles são bem adaptados a condições adversas. Framboesas inacessíveis são cultivadas com sucesso perto de Sheksna, na região de Nizhny Tagil, perto de Khabarovsk, em Biysk.
Penguin, Firebird, 18-19-10, 15-136-6, 8-9-11, 24-151-1, com um rendimento potencial de 70-80%, também foram adaptados ao clima frio. Os rendimentos mais baixos foram demonstrados pelas variedades Bryansk Divo, Agostinho, Cúpulas Douradas, Hércules, Filha de Hércules, Colar de Rubi, Milagre Laranja, Diamante.
No entanto, devido à natureza do clima, recomenda-se cultivá-los em um ciclo, cortando completamente todas as hastes após a frutificação. Isso é causado por um déficit de umidade no solo no período de outono, o que leva à quebra dos brotos quando pesados. Além disso, no início do inverno, praticamente não há neve nesta região, e caules dobrados sem cobertura de neve, quando a temperatura cai para -26-31 ° C, morrem frequentemente.
Se você ainda deixar as sessões anuais para o inverno, elas também serão isoladas com material não tecido. Preliminarmente, realize abundante irrigação por carga de água e cobertura morta da zona radicular com camada de húmus de 10 cm.
Além disso, é muito importante acordar as plantas o mais cedo possível, a fim de acelerar o amadurecimento das bagas. Para fazer isso, as cristas são cobertas com material não tecido escuro no início da primavera e, após o surgimento de brotos, é feito um abrigo temporário de agrofibra nos arcos até os brotos atingirem 15 cm.Em condições de estufa, a parte acima do solo se desenvolve mais intensamente, o sistema radicular cresce, superando o desenvolvimento das plantas em terreno aberto por 2 semanas. Irrigar o solo no início da temporada com a solução Baikal EM 1 (10 ml / 10 l) com a adição de 1 colher de sopa também ajudará a acelerar a maturação das framboesas remont. colheres de sopa de melaço. A droga dá ao desenvolvimento das plantas uma aceleração de 20%.
A reparação de framboesas pode ser cultivada não apenas para fins de colheita, mas também como elemento de jardinagem decorativa. Você pode organizá-lo na forma de pequenas cortinas bem iluminadas, formadas por 3 arbustos. Ao criar esse grupo, é desejável usar variedades com cores diferentes de frutas.
Cuidado fácil, resistência a doenças, frutas de alta qualidade e um longo período de consumo tornam as framboesas remont uma das mais populares. Pode ser cultivada em diferentes zonas climáticas e obter frutas frescas até o gelo. Mas, ao mesmo tempo, é necessário conhecer as peculiaridades do cultivo de espécies em reparação em uma região específica e selecionar variedades adaptadas às condições locais.