O Hamedora (geralmente chamado de junco ou bambu) é atraente para a reprodução em ambientes internos, não apenas por suas propriedades decorativas, despretensão e facilidade de manutenção. Esta palmeira exótica ainda é popular por causa de suas qualidades úteis - cura, absorve substâncias nocivas para o corpo. Propague-o mais frequentemente com a ajuda de processos. Mas isso não significa que os hamedorei das sementes não germinem. Cultive o método de semente de palma com um mínimo de custos é possível - para isto é só necessário criar as condições apropriadas e esperar um pouco.
- O que procurar ao comprar sementes
- Preparação de sementes antes do plantio
- Composição do solo para semeadura de sementes de palmeira
- Plantio de sementes preparadas em recipientes
- Condições para germinação de sementes
- Cuidado e transplante de palmas jovens
O que procurar ao comprar sementes
O primeiro passo necessário é obter as sementes da chadodea. Existem duas maneiras:
- comprar sementes em lojas especializadas;
- pegue você mesmo.
No segundo caso, é possível obter sementes frescas, mas existem algumas dificuldades: todas as chameleas são dióicas, você deve ter pelo menos uma planta feminina e uma masculina. Em condições de quarto, é necessário executar a polinização artificial (usando uma escova). Se bem sucedido, as sementes e as bagas começarão.As sementes são colhidas depois de terem caído no chão em si (um sinal de maturidade).
A fim de multiplicar com sucesso o hamedora por meio de sementes, a execução passo a passo do processo de sua preparação, semeadura e germinação é necessária.
Preparação de sementes antes do plantio
Se as sementes foram compradas na loja, elas devem estar preparadas para a semeadura - sujeitas a tratamento especial (lembre-se de que não há garantia de que o momento da coleta de sementes esteja correto e a probabilidade de sua semeadura seja alta). A preparação é reduzida a imersão - as sementes são embebidas durante dois a cinco dias em água limpa e macia (chuva) (você precisa tentar mantê-lo aquecido o tempo todo), e também na água:
- com a adição de preparações especiais para melhorar a germinação;
- com a adição de algumas gotas de iodo.
Para acelerar a germinação, cada semente é arquivada a partir de uma borda (arquivo, nadfile, rebolo, etc.).
Composição do solo para semeadura de sementes de palmeira
Para que as sementes da chadodea germinem melhor, recomenda-se que elas não sejam semeadas no solo, mas substrato especialmente preparado. As misturas mais frequentemente são:
- de musgo, serragem pré-vaporizada e areia de quartzo (em proporções iguais). Para a prevenção de processos de putrefação, o carvão triturado é adicionado à mistura;
- de areia de quartzo, serragem, turfa e musgo (em partes iguais).
Plantio de sementes preparadas em recipientes
Hamedoraea é semeado na superfície do substrato: a profundidade da semeadura de sementes é pequena - de 1 para 2 cm. As sementes são colocadas pela parte serrada em um substrato úmido. Polvilhe em cima do solo não é necessário. Para desembarque use copos plásticos descartáveis (com furos para drenagem), vasos ou recipientes planos. Após a semeadura, é necessário fornecer sementes com condições de estufa (calor e 100% de umidade). Para fazer isso, cubra o recipiente com sementes de vidro ou filme, coloque em um saco transparente. Com a germinação de sementes na estação fria, um recipiente para semear as sementes de palma pode ser colocado em uma bateria de aquecimento.
Condições para germinação de sementes
O melhor momento para a germinação das sementes do ham-doderma é a primavera. Se as sementes são frescas (obtidas de forma independente), não há necessidade de esperar por ela. Essas sementes devem ser plantadas o mais rápido possível e não espere até que envelheçam. Hamedoraea não requer que a iluminação para germinação de sementes seja especial. As condições necessárias são:
- calor estável. A faixa de temperatura no solo deve ser de +28 a +30 ° C;
- ar fresco. Periodicamente, você precisa abrir a estufa para ventilar, evaporar o condensado das paredes, evitar a decomposição;
- rega óptima (as sementes podem morrer de substratos secos e encharcados).
Durante a colheita, é muito fácil danificar as raízes jovens, o local onde o rim se junta ao endosperma, por isso tudo deve ser feito com muito cuidado. Para bebês em plântulas, é melhor usar pequenos recipientes (o diâmetro não deve exceder 7 cm). O solo das palmas jovens difere em composição do substrato anterior. É um uma mistura de terra turfosa, areia de quartzo, terra de folha e humo em uma proporção de 2: 2: 1: 1 (não esqueça da drenagem!). É bastante conveniente mistura de loja pré-fabricada "Palma".
Semente germinada com um conduto no chão não se aprofunda, mas é colocada na superfície. Após a conclusão da colheita, os brotos devem ser regados. Rebentos jovens precisam de boa iluminação (a luz solar direta é contra-indicada). Os experientes cultivadores de flores recomendam fazer uma moldura quadrada de arame, envolvendo-a com um filme translúcido, cobrindo-os com tachos com brotos e usando tanto a proteção do sol quanto o uso caseiro.
Cuidado e transplante de palmas jovens
Hamedora é muito despretensioso e simples cuidado no ombro, mesmo para um florista amador inexperiente. A planta pode suportar a seca e o excesso de umidade. Mas se você quer que o hamedoray se alegra com a sua beleza, é melhor seguir regras simples.
A primeira condição - devidamente regada. Em clima quente, a freqüência de irrigação deve ser de 2 a 3 vezes por semana, além de pulverização diária com água macia. No inverno, deve ser regada com menos frequência, com aspersão. Um sinal da necessidade de rega é a secagem da camada superior do substrato. Para manter a umidade, você deve derramar água em um recipiente plano e deixar em um quarto.
A segunda condição é alimentar corretamente. Pimentos palmas no verão-outono, duas vezes por mês. É melhor e mais fácil para alimentar fertilizantes líquidos "Palm".
A terceira regra é dar um descanso à planta no inverno. No inverno, a temperatura para hamdorei deve ser reduzida para +18 ° C, é necessário parar de se alimentar.
As palmas adultas não devem ser transplantadas frequentemente (apenas nos casos em que as raízes tenham enchido completamente o recipiente - geralmente uma vez a cada 3-4 anos), enquanto os honeodores jovens necessitam de um transplante todos os anos. As razões para o transplante são:
- preenchimento completo do volume do vaso com raízes;
- doenças fúngicas.
É melhor tomar um plantio de palmeiras na primavera (em maio). Uma instrução passo-a-passo sobre como transplantar um hamedorei:
- No pote preparado, coloque pedras e barro expandido, crie uma drenagem.
- Despeje uma camada de mistura de solo na drenagem pronta (um terço da panela).
- Umedeça o solo em uma panela velha e remova suavemente o hamedorea (enquanto as hastes devem ser mantidas).
- Remova o solo antigo (sacuda as raízes), enxágüe com água morna. Coloque a palma da mão em uma panela nova e, segurando, espalhe as raízes, encha a terra. Ao transplantar no outono ou inverno, um monte de terra não deve ser tocado, transplantado com ele (pelo método de transbordo).
- Substrato em um novo pote pode ser levemente preparado e adicionado um novo. Após o transplante, o pote deve ser colocado em uma área sombreada.