Talismã das uvas - a história da variedade, especialmente plantando e crescendo

Pin
Send
Share
Send

O mascote não é uma novidade nas vinhas do país; em breve essa variedade completará trinta anos. Ao mesmo tempo, causou alvoroço entre os especialistas devido à sua excepcional resistência à frutificação de geadas e resistência a doenças. Atualmente, não é a variedade mais elegante, mas às vezes desempenha um papel decisivo na criação, transmitindo suas qualidades positivas no cultivo de novas variedades de uvas.

História do cultivo de variedades de uvas Talismã

Talismã - uvas relacionadas a variedades de mesa, é o resultado de cruzamentos entre cientistas domésticos das uvas Frumoasa Albe (White Beauty) e Delight. O local de origem do híbrido é Novocherkassk, o laboratório do Instituto de Pesquisa da Rússia para Viticultura e Vinificação, com o nome de J.I. Potapenko. Usando a variedade Vostorg como o principal "pai" neste instituto, sob a orientação de I.A. Kostrikin, muitas formas híbridas foram criadas, por exemplo, Alex, Muscat Delight, Golden Don, Tamerlan, Timerlan, Timur, Talismã, Sashenka e outros.

Com a ajuda das uvas Vortorg, foi obtida toda uma linha de híbridos com propriedades para todos os gostos

Todos esses híbridos foram então utilizados pelos cientistas em trabalhos de criação subsequentes. Ao mesmo tempo, uma das principais variedades que garantiu o sucesso de todos os muitos anos de trabalho é o talismã. Antes de tudo, ele se mostrava dono de imunidade estável e alta produtividade, além de um sinal de frutos grandes. Foi com base no talismã e em outros derivados das uvas Delight que começaram os progressos no desenvolvimento de novas variedades e seu amplo uso na jardinagem amadora. Ao longo de várias décadas, o Instituto criou um grande número de híbridos de uva de mesa com altas qualidades comerciais que diferem em sabor, cor e tempo de maturação.

O próprio Talismã foi criado em 1990, ou seja, já é um veterano em jardinagem industrial e amadora.

Ao longo dos anos, ele adquiriu vários outros nomes: Kesha-1, Kesha-Muscat, Super Kesha etc., para que um jardineiro inexperiente possa se confundir com esses sinônimos. Além disso, existe uma opinião de que eles não são sinônimos e todos os nomes listados se referem, embora a formas híbridas semelhantes, mas ainda diferentes.

O mascote foi desenvolvido como resultado de um grande projeto científico destinado a obter formas de uva híbridas resistentes à mesa com frutas muito grandes, resistentes a geadas e doenças. No decorrer deste trabalho, foi possível obter bagas super grandes com até 20 g de sabor indescritível e excelente apresentação dos cachos. Foi possível atingir o objetivo principal: aumentar a resistência a doenças e registrar a resistência ao gelo nesses anos (até -25 ° C). O talismã ainda é usado na criação de novas variedades.

No entanto, a variedade também apresenta alguns inconvenientes significativos, que até agora conseguiram desapontar muitos produtores - em primeiro lugar - a necessidade de selecionar polinizadores. Atualmente, o boom de interesse pela variedade já passou, já que surgiram muitas novas formas que não são inferiores ao Talismã no tamanho de bagas e não têm problemas em termos de polinização. No entanto, como se costuma dizer, “o cavalo velho não estraga o sulco”, e no trabalho de seleção, onde você precisa conhecer todas as nuances do comportamento, o Talisman, aparentemente, não enfrenta resignação no futuro próximo.

Descrição da casta Talismã

As uvas talismãs crescem na forma de um arbusto grande, e o número de brotos frutíferos excede 3/4 do número total de crescimento anual. Pelo menos dois clusters são formados em cada um deles; com um número maior deles, é necessário normalizar a frutificação, a fim de evitar a formação de pequenas bagas (ervilhas). Recomenda-se que o número de olhos por arbusto adulto seja mantido na faixa de 24 a 32 peças.

Infelizmente, nem todo arbusto pode suportar essa carga e alguns dos cachos precisam ser eliminados antecipadamente

O mascote cresce muito rapidamente, trazendo a primeira colheita dois anos após o plantio de uma muda anual e, às vezes, a primeira escova no ano seguinte. Propagado por estacas e enxerto. O enraizamento das estacas é muito alto. Adapta-se a todas as condições climáticas, incluindo o verão chuvoso e fresco. Não tenho medo do inverno usual da Rússia Central, mas a temperatura é -25 sobreC ainda é crítico para ele, portanto, na maioria das regiões, é necessário abrigo leve para o inverno. Com os devidos cuidados, aumentou a resistência às doenças mais perigosas da vinha: oídio, podridão cinzenta e oídio.

A variedade é média no início: leva cerca de 4 meses desde o início da estação de crescimento até o amadurecimento das primeiras frutas, ou seja, as frutas amadurecem na maioria dos lugares não antes do início de setembro. Eles não requerem remoção urgente e podem permanecer facilmente no mato até a primeira geada, enquanto a qualidade das bagas não se deteriora. A variedade é de alto rendimento. A principal desvantagem do talismã é que ele contém flores de apenas um gênero: feminino. Portanto, para obter uma colheita normal nas proximidades, um arbusto de uvas com um tipo de flor masculino certamente deve ser plantado nas proximidades.

Kishmish - 342, Aleshenkin, Augustin são considerados polinizadores ideais. Em tal modalidade, a taxa de polinização em anos comuns é próxima de 100%, mas em anos com más condições de floração é desejável realizar polinização artificial adicional.

Uma das vantagens mais importantes do Talismã são seus grandes aglomerados. O cacho médio pesa cerca de um quilograma. Em anos comuns e com bom cuidado, as bagas são embaladas em aglomerados de média densidade, mas às vezes também são encontradas amostras mais soltas. No caso de polinização normal, sua forma é quase cônica. Cachos e bagas são bem preservados durante o transporte.

As bagas do talismã são muito grandes, sua forma é oval, o comprimento chega a 35 mm, a largura é um pouco menor. O peso é de 12 g e acima, até 20 g. A cor é branca, com um tom esverdeado. No momento do amadurecimento total, do lado de frente para o sol, as bagas adquirem um tom amarelado. A cor branca é natural para a variedade; não é adquirida devido ao revestimento de cera.

Ao sol, as uvas brancas tornam-se âmbar

A polpa é suculenta, possui excelente sabor de uva, com amadurecimento total, é sentida uma mistura de um aroma discreto de moscatel. A casca é fina, quando consumida, as uvas não são sentidas. O teor de açúcar é muito alto, variando de 17 a 24%, a acidez total não é superior a 8 g / l. Assim, o Talisman é uma variedade de uvas universais: pode ser consumido fresco e para processamento.

Variedade característica de uvas Talismã

Para fornecer uma caracterização objetiva da variedade de uva, você precisa imaginar todas as vantagens e desvantagens significativas dos cachos e bagas e do arbusto como um todo, para avaliar os problemas associados ao cultivo de uvas e ao obter altos rendimentos. Aparentemente, os méritos indiscutíveis do Talismã são muito mais do que desvantagens relativas. As principais vantagens são as seguintes:

  • produtividade geral alta e estável;
  • massa de cachos com frutos grandes e grandes;
  • bom gosto com um aroma específico de moscatel;
  • transportabilidade sem complicações;
  • segurança das colheitas, tanto na forma montada como no mato por um longo tempo;
  • alta resistência ao gelo;
  • leve predisposição à morbidade;
  • excelente enraizamento de mudas;
  • alta capacidade de adaptação a várias condições climáticas e do solo.

A desvantagem mais importante, repetimos, é a necessidade de replantar polinizadores. Mas existem outros, menos significativos. Portanto, desvantagens importantes (ou não?) Da variedade Talismã:

  • a presença de apenas flores femininas, exigindo a presença de arbustos próximos com flores masculinas ou polinização artificial trabalhosa;
  • a necessidade de racionar a colheita removendo um grande número de inflorescências em excesso;
  • suscetibilidade a vespas e vespas;
  • a necessidade de uma poda longa da videira devido ao excesso de poder de crescimento dos brotos;
  • a necessidade de fornecer uma grande área de energia e equipamentos de treliças especialmente duráveis.

Quão superadas são as deficiências acima mencionadas, para julgar cada viticultor. Obviamente, aplicando esforços e esforços adicionais, os problemas acima são completamente resolvidos. É claro que a ciência não pára, novas variedades aparecem anualmente, mas até o momento não há absolutamente nenhum problema e é improvável que elas consigam aparecer. Enquanto isso, os amadores que plantaram a variedade Talismã em suas vinhas não procuram se livrar dela.

Vídeo: Colheita de mascotes nos arbustos

Características do plantio e cultivo de variedades de uvas Talismã

Em termos de tecnologia de plantio e limpeza de arbustos, o Talismã não é muito diferente da maioria das variedades de uvas. Algumas características estão associadas a uma alta taxa de crescimento de brotações e - muitas vezes - carga excessiva de seus frutos. A variedade é facilmente propagada por suas próprias estacas (o enraizamento é próximo a 90%), mas muitos produtores de vinho acreditam que é mais rentável cultivá-la plantando arbustos de outras variedades em madeira perene. A grande área ocupada por cada arbusto de uvas talismã também requer grandes distâncias para arbustos vizinhos ou outras plantações: deve ter pelo menos 3 metros e, de preferência, 4.

Apesar de a variedade poder ser cultivada em qualquer condição climática, para obter altos rendimentos, o principal é fornecer aos arbustos a quantidade máxima possível de calor e luz solar. É com base nesta regra que você deve escolher um lugar para pousar. Provavelmente não há sentido em descrever aqui em detalhes toda a técnica de plantio de mudas de uva: em nosso tempo, encontrar material sobre esse assunto não é difícil. Como a maioria das variedades, o Talismã cresce melhor em solos chernozem, mas qualquer outro é adequado se for adequadamente preparado e fertilizado.

O tamanho da cova de plantio pode não ser muito grande, de 60 cm em todas as dimensões, mas toda a área ao redor do futuro plantio (2-3 metros em cada direção) deve ser desenterrada com antecedência e fertilizada abundantemente com húmus, cinzas de madeira e fertilizantes minerais complexos. Em solos pesados, a drenagem é obrigatória no poço e, nas regiões áridas, um tubo para regar o arbusto baixado até o fundo do poço nos primeiros anos de vida. A melhor data de plantio é a segunda quinzena de abril, mas no sul você pode plantar em outubro.

Os cuidados com os arbustos de frutificação consistem em rega, cobertura, poda qualificada obrigatória e abrigo fácil para o inverno. Rega Talismã precisa abundante, especialmente durante o crescimento intensivo de bagas. A cobertura deve ser feita a tempo e sem zelo desnecessário: especialmente não vale a pena abusar dos fertilizantes nitrogenados. Mas você pode derramar muita cinza sob os arbustos, este é um dos fertilizantes mais valiosos e, o mais importante, inofensivos.

Todas as plantas como cinzas e uvas não são exceção

O mascote é altamente resistente a doenças fúngicas, portanto, se mantido adequadamente, requer apenas a pulverização preventiva periódica de mofo, oídio e podridão cinzenta.

Temos que lidar seriamente com as vespas: destruir ninhos e pendurar iscas de veneno. A isca pode ser água doce com um produto químico tóxico misturado, mas não apenas uma vespa vai querer beber deste frasco! Portanto ... Protegemos os aglomerados de maturação com grades, destruímos os ninhos de vespas e suportamos algumas perdas.

Quanto à poda, aqui, de fato, para cada variedade de uva, seu próprio esquema é ideal. Na primavera, a poda deve ser feita muito cedo e limitada à remoção de brotos mortos e, obviamente, extras. No verão, você não precisa gastar tempo para fazer brotos e enteados mais jovens: isso é muito mais fácil do que no caso de brotos já lignificados. A poda principal é antes de abrigar os arbustos para o inverno. Para o talismã, não apenas o desbaste, mas também a poda de encurtamento grave são recomendados: não restam mais de 7 olhos nos brotos. Depois disso, as trepadeiras são removidas da treliça e cobertas com materiais leves, o melhor de tudo é com ramos de abeto ou pinheiro. Você precisa desfazer os arbustos na primavera, aproximadamente no meio - no final de março, com o início dos primeiros dias quentes.

Comentários

Quero compartilhar minhas observações sobre a estabilidade dessa variedade. Em 2004, o arbusto talismã foi deixado no local antigo, uma vez que não foi possível transplantá-lo devido ao seu tamanho impressionante. Nas áreas vizinhas, todas as uvas foram “queimadas” pelo oídio, não apenas cachos, mas também sem folhas. E o talismã, deitado no chão, à sombra de três enormes cerejas, conseguiu dar alguns cachos e parecia completamente intacto.

Nellie

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=397

Outra observação interessante sobre o Talismã (talvez esse seja o meu caso) - os rins acordam com o tempo aproximadamente comparável a outras variedades e depois "congelam" um pouco. Enquanto o restante das variedades cresce lentamente, o Talismã "se esconde" por vários dias e depois dispara bruscamente tiros poderosos de 5 centímetros.

"Kamyshanin"

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=397

Do final de agosto e até a terceira década de setembro, choveu quase constantemente. Muitas variedades de crack, que não amadureceram muito, não acumularam açúcar, mas o Talismã (que não é afetado pelo oídio) não quebrou; em meados de setembro, ganhou bom açúcar - vendeu bem no mercado. Os últimos drones tiveram que ser cortados nos primeiros dez dias de outubro - as geadas foram forçadas este ano. Por cerca de duas semanas, ele ainda permaneceu nas gavetas do celeiro até que comessem. A videira amadureceu perfeitamente.

"Senchin"

//www.vinograd777.ru/forum/showthread.php?t=289

A forma híbrida de uvas Talismã é caracterizada por excelente sabor a bagas, rendimentos abundantes e constantes, resistência integrada a doenças, pragas e geadas. Ele tem apenas uma desvantagem: depois de plantar apenas o mato talismã, você não deve esperar pela colheita, ele precisa de um polinizador. Se as condições do local permitirem o plantio de vários arbustos de variedades diferentes, o talismã não perturbará seu mestre.

Pin
Send
Share
Send