Agora é difícil imaginar um jardim no qual não houvesse arbustos de groselha. Mudas dessa cultura, generalizadas em nosso país, são fáceis de adquirir e seu custo é baixo. Portanto, as groselhas não só podem ser plantadas no local, mas também criam uma coleção de suas variedades. Cuidar de qualquer tipo de groselha consiste em seguir as regras básicas da tecnologia agrícola. Ao mesmo tempo, a cultura sempre apresenta generosamente uma colheita de hospedeiros.
Da história da cultura
A groselha é uma planta que adora umidade, em condições naturais, escolhe florestas úmidas, encostas de rios, lagos e áreas pantanosas. O habitat é Eurásia, América do Norte.
Os antigos gregos e romanos não sabiam o tipo e o gosto das groselhas. Suas espécies selvagens cresceram naquela época nas terras da Europa Central e do Norte: o arbusto tolera as condições de um clima temperado e até frio. Ele não gosta de calor, subtrópicos.
No século XV, as groselhas começaram a ser massivamente cultivadas na França e depois na Alemanha. A primeira espécie que os europeus encontraram foi a groselha. Eles chamaram a atenção para a variedade negra um pouco mais tarde.
A primeira evidência escrita da existência de passas de Corinto na Rússia remonta à Idade Média. No entanto, nos mosteiros de Kiev, a cultura foi cultivada no século 11. Os monges moviam arbustos de groselha das florestas além da cerca do mosteiro.
Nos jardins de Pskov, Novgorod e jovens da época em Moscou, as groselhas também se encontravam. Juntamente com outras plantas de baga, foi transferido das florestas para as terras principescas.
As margens do rio em que Moscou ficava estavam cobertas de matas de groselha. A este respeito, o rio foi apelidado de Smorodinovka (agora o rio Moscou).
No século XVIII, as groselhas (especialmente as pretas - Ribes nigrum) conquistaram uma honra especial entre os fruticultores domésticos. E agora, a cultura está perdendo sua popularidade. As plantações de groselha são substituídas por outros arbustos de bagas.
Diversidade de espécies de groselha
A classificação contém 190 tipos diferentes de passas de Corinto. De maior interesse para os jardineiros são:
- groselha preta. Distribuído na Rússia central e na Sibéria, na Europa, Mongólia, Cazaquistão e América do Norte. Em altura, o arbusto cresce para 1-2 m. Os galhos jovens são verdes, marrom-velhos. As folhas de groselha são alongadas, com um topo liso e verde escuro, um fundo mais claro e pubescente. Na escova de cores coletadas até 5-10 flores. Groselha preta floresce em maio - início de junho. Dá frutas de julho a agosto (determinado pela variedade). As bagas pretas deste tipo de groselha atingem tamanhos grandes (cerca de 1 cm de diâmetro), têm um sabor azedo e azedo e um aroma característico de groselha;
- A groselha vermelha (Ribes rubrum) é encontrada nas florestas da Rússia, Ásia e Europa, onde cresce na forma de densos matagais ao longo das encostas dos reservatórios. Atira em um arbusto de areia ou cor cinza. Em meados de maio, há uma fase de floração desse tipo de groselha, em meados de junho - a fase de frutificação. Frutos vermelhos brilhantes suculentos de 0,8-1,1 cm de diâmetro têm um sabor amargo. Eles estão reunidos em longos aglomerados;
- groselha branca (Ribes niveum). O habitat é a Europa e a Ásia. Na estrutura, a aparência branca é semelhante ao vermelho. A altura média do mato é de 1,5 M. As fases de floração e entrega de frutos em termos de tempo são idênticas às groselhas. Bagas amarelas claras estão localizadas em um longo cacho. São mais doces que o vermelho, com uma leve acidez;
- groselha dourada (Ribes aureum). Pode ser encontrada em estado selvagem no Canadá, México e América Central. Os arbustos são criados na América do Norte, Ásia Central e Europa. Em nosso país, cresce nos jardins de Altai, a parte européia da Rússia, do Cáucaso e do Extremo Oriente. A altura do casquilho deste tipo de groselha é de 2 a 2,5 m e é fracamente ramificada, com galhos nus ou com um leve buço avermelhado. Tamanho das folhas: 5 x 6 cm Com o advento do outono, a folhagem se torna brilhante - vermelho-alaranjada; em setembro, fica vermelha e mantém um tom rico até o inverno. Floresce no final da primavera por 3 semanas. As flores têm uma cor amarela ou verde-amarelada - por isso, a groselha ganhou seu nome. No início de julho, as bagas (0,6-0,8 cm de diâmetro) amadurecem, com um tom preto ou marrom-avermelhado e um sabor agradável.
Galeria de fotos: principais tipos de groselhas
- Whitecurrant tem doces bagas brancas
- As groselhas são menos populares que as groselhas.
- Groselha é a espécie mais comum em nossos jardins
- Groselha preta floresce em maio - início de junho
- Groselha dourada recebeu esse nome devido ao tom amarelo claro das flores
- É fácil confundir groselhas douradas na hora de frutificar com preto
Groselhas pretas e vermelhas são reconhecidas como exigidas na fruticultura e mais populares. Suas diferenças:
- graças aos óleos essenciais contidos na groselha, todas as partes superiores do mato nesta cultura são perfumadas e perfumadas. O vermelho dificilmente exala aroma, é azedo e com uma alta porcentagem de frutos aquosos;
- nas frutas pretas, a vitamina C é 4 vezes mais do que no vermelho;
- a propagação de groselhas geralmente é realizada dividindo-se o mato, enquanto as groselhas são criadas principalmente por estacas;
- o vermelho é menos caprichoso para regar, tolera melhor os dias secos;
- a groselha mostra melhor resistência a muitas doenças e insetos, mas o preto é inferior a esse respeito;
- em um só lugar, as groselhas podem durar cerca de 20 anos. O desenvolvimento da groselha preta é limitado a 6-7 anos de vida, após os quais o arbusto degrada suas características.
Corintos de tecnologia agrícola
O melhor lugar do site é uma área aberta com iluminação máxima ao longo do dia. A cultura se sente bem em qualquer solo leve e úmido, especialmente adora barro preto.
Aterragem
As groselhas são plantadas no final do outono ou com o advento da primavera - antes que os botões se abram. A principal condição é preparar o solo com antecedência. 1-2 semanas antes do plantio, as fossas ou valas de 40 a 50 cm de profundidade são arrancadas e cada uma é preenchida com fertilizantes (6 kg de estrume ou composto apodrecido, 20 g de superfosfato e sulfato), que são bem misturados com o solo.
Você pode adicionar 0,5 l de cinza de madeira ao poço.
Em solos de composição mecânica média, as mudas são plantadas com um sistema radicular de 8 a 10 cm e em solos argilosos pesados, não é necessário aprofundar as raízes das mudas.
Antes do plantio, os caroços são umedecidos. As mudas são cortadas, mantendo 3-5 botões em um galho. Ao plantar, a planta deve ocupar uma posição vertical. As raízes são endireitadas, cobertas com solo, regadas. O solo assentado é pisoteado, coberto com uma camada de cobertura morta (palha ou turfa).
As mudas de variedades de zonas são selecionadas da seguinte forma: para a primeira classe comercial - a presença de 2 ou mais hastes de 40 cm de comprimento, cinco raízes esqueléticas de 20 cm de comprimento; para a 2ª classe comercial - a presença de 2 ou mais hastes com 30 cm de comprimento e três raízes com 15 cm de comprimento.
Para preservar as mudas até o plantio sem danos, suas raízes são mergulhadas em uma massa de barro e depois instiladas por um tempo. O Chatterbox é preparado a partir de argila e verbasco, diluído em água até um estado cremoso e bem misturado. Ao armazenar mudas, é importante evitar a secagem das raízes.
Padrões de aterrissagem
Ao criar groselhas, é usado um único arranjo de arbustos ou uma única linha. Ao mesmo tempo, o espaçamento ideal entre linhas é de 2,5 a 3 m, e entre os arbustos consecutivos - 0,6 m.
Top vestir
Qualquer tipo de groselha responde ao fertilizante aplicado. Se o solo na cova de plantio foi completamente fertilizado, nos próximos 2-3 anos de vegetação do mato, a cobertura não será aplicada. É suficiente no outono fechar a cobertura morta na região basal, que é apresentada na primavera.
Após 2-3 anos, no processo de escavação no outono, fertilizantes de potássio-fósforo seco (30 g por arbusto) começam a ser adicionados ao solo. Nitrato de amônio ou uréia é introduzido no início da primavera - na forma de uma solução ou espalhado diretamente na neve (25 g por planta).
Na fase de floração, a alimentação orgânica é preferível para arbustos: excrementos de pássaros (diluídos 1:15 com água) ou verbasco (1:10). Na fase de frutificação, imediatamente após a floração, os arbustos de groselha são pulverizados com sulfato de zinco dissolvido em água ou com Zavyaz.
No verão, sob o arbusto de groselha, você pode colocar caules de ervas daninhas nos cumes. Eles se cruzam e se tornam um bom fertilizante.
Poda
Imediatamente após o plantio, é realizada a poda inicial dos arbustos. Recomenda-se encurtar todos os brotos, deixando 5 cm da superfície do solo. No primeiro ano de colheita, não haverá galhos, mas caules jovens e poderosos e um sistema radicular se desenvolverá. A poda inicial baixa deve estimular o desenvolvimento de 3-4 hastes fortes de até 0,5 m de comprimento.
Arbusto de poda rejuvenescedor
O objetivo de aparar o rejuvenescimento é estimular a renovação do mato, o crescimento de brotos jovens que darão frutos na próxima temporada. Uma maneira simples de rejuvenescer a groselha de poda para cultivadores iniciantes: remova anualmente um quarto dos galhos do mato. Para fazer isso, divida mentalmente o arbusto em 4 partes, uma das quais será removida. Com essa abordagem, não haverá brotos com mais de 4 anos de idade. Galhos secos, atrofiados e afetados estão sujeitos à remoção obrigatória.
Um procedimento mais complexo para rejuvenescer o mato envolve a remoção de galhos:
- deitado no chão;
- direcionado para dentro do mato;
- ferido;
- estéril (a colheita principal da groselha amadurece em brotos de 2-3 anos);
- fraco crescimento do ano em curso.
No final do procedimento de rejuvenescimento, apare as pontas dos brotos armazenados para frutificar (não "zerar") no local onde a madeira está bem amadurecida. Isso contribui para o crescimento de brotos e frutos grandes.
O procedimento de rejuvenescimento do mato, cujo objetivo principal é a possibilidade de libertar (sem interferência) o crescimento dos chamados brotos zero, partindo das raízes subterrâneas.
Vídeo: poda e rejuvenescimento do arbusto de groselha
Tratamento de groselhas de doenças e pragas
Mesmo o cumprimento de todas as regras da tecnologia agrícola das groselhas não garante a proteção do mato contra insetos e doenças nocivos. Os arbustos de groselha são frequentemente atacados por pragas - pederneira de groselha, pulgão, cortador de vidro de groselha, mosca, ácaro. Oídio, doenças antracnose não são excluídas. A luta contra insetos e doenças não convidadas pode ser travada por todos os métodos conhecidos - do folclore ao uso de produtos químicos populares. Além disso, todos os brotos danificados são cortados na planta. Eles devem ser queimados. Faça isso no início da primavera ou no final do outono. Depois de remover as folhas com um palete, o solo sob o arbusto é desenterrado.
Qualquer doença da groselha é mais fácil de prevenir do que eliminar suas conseqüências. Para isso, várias medidas preventivas são realizadas. Em particular, regar as groselhas com água fervente é considerada uma das medidas eficazes para a prevenção de doenças e insetos nocivos. Recomenda-se que o procedimento seja realizado antes que a cobertura de neve desapareça completamente. Os arbustos são pulverizados com água fervente de um regador, tratando não apenas partes da planta, mas também o solo. A água fervente, o aquecimento do solo, afeta positivamente o despertar dos rins, aumenta a imunidade da planta.
Métodos de criação
As passas de Corinto são propagadas de várias maneiras.
Camadas
A propagação por camadas espalhadas horizontalmente é um método frequentemente usado. Qualquer método envolve o uso de arbustos de groselha fortes e saudáveis como maternos. As vantagens desta opção são que as mudas se enraízam facilmente com o mínimo esforço do jardineiro, e a planta mãe não sofre tensões significativas.
As camadas enraizadas são colocadas no início da primavera ou no início do outono.
- Sulcos de 10 a 15 cm de profundidade são feitos perto do mato.
- Eles colocam um travesseiro macio de areia, turfa, húmus, composto.
- Para o crescimento de camadas, brotos anuais fortes ou crianças de 2 a 3 anos com crescimento são selecionados. Eles são colocados nas ranhuras e presos com pregos.
- No leito, brotam galhos de botões despertados. Quando atingem uma altura de 10 cm, são spudded, mantendo 1-2 folhas livres.
- Após 2-3 semanas na primavera, o processo de hilling é realizado novamente. Se isso acontecer no outono, os brotos são desconectados da planta uterina e movidos para o local permanente de crescimento.
Estacas
Cortar groselha é adequado quando já existe uma variedade cultivada com sucesso no site que você deseja propagar. É mais conveniente colher estacas no início da primavera no processo de poda da primavera do mato.
- As estacas são colhidas a partir de caules totalmente maduros, cuja espessura não é inferior a 6 mm e o comprimento é de 15 a 20 cm.O fundo é cortado obliquamente e o corte superior é realizado diretamente, partindo 1 cm do botão superior.
- Antes de plantar o caule, ele, juntamente com as folhas preservadas, é embebido em uma solução biologicamente ativa com Epin, Novosil, Kornevin, suco de aloe.
- As estacas são plantadas em ângulo, abaixando a ponta de 3-4 cm no chão, mantendo-se uma distância de 15 a 20 cm entre as mudas.
- Uma parte da alça com 2 gomos é deixada livre, o fundo deve estar bem próximo acima da superfície do solo.
- Para que a formação das raízes prossiga de forma eficiente, o balanço da umidade no solo deve ser mantido constantemente. Para isso, a terra é coberta com uma camada de composto de 3 cm.
Dividindo o mato
A reprodução do mato por divisão é geralmente usada em casos de transplante de emergência de uma variedade valiosa para outro local ou com falta de material de plantio. A principal vantagem desse método é a rápida sobrevivência do arbusto recém-plantado sem muita dificuldade.
Técnica do método:
- No final de setembro e antes do início de outubro ou início da primavera, a parte necessária do mato ou mato é cuidadosamente removida do solo sem danificar as raízes.
- Por meio de tesouras de podar ou serras de jardim, todos os rebentos antigos são removidos e os jovens são encurtados para 30 cm.
- Com um machado afiado, o arbusto é dividido em 3-4 partes. Um requisito importante é a presença naquela parte da planta destinada ao plantio, brotos bem visíveis e um extenso sistema de raízes saudáveis.
- No poço (50x60 cm), fertilizado com um verbasco podre, abaixe o arbusto. Suas raízes são cobertas de terra, densamente adulterada e regada abundantemente (1,5 baldes de água sob a planta).
Como cultivar groselhas a partir de sementes
Groselhas podem ser cultivadas a partir de sementes. No entanto, você não deve contar com uma colheita precoce neste caso. Pela primeira vez, um arbusto cultivado a partir de sementes começará a produzir bagas apenas no 4º ao 5º ano de vida. Mas mesmo aqui uma captura pode esperar - as bagas provavelmente diferem daquelas em que as sementes foram colhidas. A técnica é simples. Frutos maduros são cortados, amassados, lavados delicadamente, levemente secos.
É permitido secar inicialmente as bagas em um secador especial de legumes, após o qual já é possível obter sementes delas.
Além disso, é desejável estratificar as sementes. Sob condições naturais, esse processo se assemelha a uma situação em que bagas que caíram de galhos passam o inverno sob a neve.
Estratificação - mantendo sementes de diferentes culturas em baixas temperaturas até 70 sobreC para melhorar sua germinação. Para fazer isso, as sementes são colocadas no solo ou tecido umedecido.
As sementes de groselha são usadas de diferentes maneiras: elas são semeadas na primavera (o método se assemelha ao cultivo de mudas de vegetais) para obter brotos, colocadas em uma adega fria para armazenamento até a primavera ou semeadas imediatamente no inverno em uma vala preparada.
Groselha crescente no caule
O cultivo padrão de groselhas em nossos jardins não é muito difundido.No entanto, este método de cultura de reprodução tem muitas vantagens:
- galhos frutíferos com borlas de baga não tocam o chão, o que melhora significativamente a qualidade da colheita;
- cada ramo recebe uma quantidade suficiente de luz, o que também afeta favoravelmente a frutificação;
- o mato é menos suscetível ao ataque de insetos nocivos;
- a colheita de bagas é mais fácil, assim como o cuidado com os arbustos;
- plantações compactas possibilitam salvar o local;
- o cuidado com o círculo próximo ao tronco é bastante facilitado;
- o arbusto padrão ultrapassa o arbusto comum em qualidades decorativas.
Para criar uma forma padronizada de um arbusto, dois métodos podem ser usados:
- enxerto de um estoque em um descendente;
- criação de uma cepa de raiz.
O primeiro método é adequado para os fruticultores que são bem versados em "cirurgia" de jardins, o segundo pode ser dominado mesmo por jardineiros iniciantes.
Gardeners comentários
O que posso dizer sobre as passas de Corinto: tenho cinco arbustos. Eu coleciono em algum lugar dois baldes. Esfregou-se cansado por um longo tempo, coloquei o vinho e congele 3-4 kg. Corto arbustos sem piedade, deixando apenas galhos bienais. Várias vezes durante o verão, normalizam o crescimento, deixando 3-4 brotos. Uma grande área de círculos no tronco está sempre sob a cobertura. Eu não me incomodo muito - no outono eu deito com tops cortados, no verão com grama e ervas daninhas, na primavera adormeço com cascas de batata secas. Rego durante e após a floração em abundância e mais uma vez durante o derramamento de frutas. Variedades antigas, algumas incompreensíveis, permaneciam dos proprietários anteriores, mas estou muito satisfeito com a colheita. Ognevki é muito pequeno, atormenta apenas em verões úmidos. Não via a caixa de vidro há cerca de cinco anos. O carrapato do rim também é burro.
Amnezia//dachniiotvet.galaktikalife.ru/viewtopic.php?t=567
Compre Black Magic Carbon. E anualmente 3 baldes de estrume como cobertura morta. No final do outono ou início da primavera, polvilhe a uréia com 500 g por 10 litros. A baga é linda. E há uma variedade de Gulliver. A variedade é completamente resistente a ácaros, antracnose, ferrugem e rins.
mopsdad1//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=874.120
Clássico Nós o plantamos obliquamente, cortamos em 3 brotos, no outono 3 galhos crescem até 70 cm de altura.No próximo ano, no início da primavera, esses galhos serão cortados a zero. Basicamente, não há brotos de frutos nas sessões anuais, deixando-os interferindo no crescimento dos jovens. No final de maio, brotos jovens aparecem na parte subterrânea do mato, existem muitos deles, até 30 peças. Nós devemos formar corretamente. Idealmente, figurativamente, deve representar a forma de um arbusto. Este é um quadrado, de cada lado há três brotos. Direita 3, esquerda 3, frente 2, costas 2, total de 10 peças. Entre os rebentos, de 7 a 10 cm. No início de agosto, retire a parte superior dos rebentos, o crescimento diminui, os brotos se formam nos rebentos. Durante 3 anos, os jovens na fase de urtiga são removidos. A partir dos 4 anos, deixamos 2-3 dos mais jovens, bem localizados, para substituir o quebrado, por vidro. Dos 6 aos 7 anos, o problema é ter crianças de um ano. Para estimular os brotos de renovação no outono, cortamos de 3 a 4 galhos antigos. É fácil reconhecê-los - eles são pretos.
Maev_611//www.forumhouse.ru/threads/399518/
Normalmente, as groselhas são cultivadas por jardineiros amadores para necessidades pessoais. No entanto, no mercado, a demanda por essa baga sempre foi, é e será na estação. Considerando que a cultura, mesmo com o mínimo de observação da tecnologia agrícola, as groselhas estão no nível adequado, não se descarta a aparência de interesse no cultivo comercial de jardineiros comerciais.