inflorescências volumétricas perfumadas, ampla gama de cores, muito floridas e simplicidade de manutenção - todos esses sonhos jardineiros combinam com sucesso phlox. No jardim, eles vão ser apropriado em todos os lugares, mas se sentir confortável somente na área com um primer e iluminação adequada. O que você deve saber sobre o plantio e cuidados com o phlox, que distinguem as variedades tipo espalmadas, e que da faixa proposta é certo para o seu jardim de flores - tudo isso vamos explicar mais adiante neste artigo.
- Descrição e tipos das espécies
- Como escolher um lugar para uma flor
- Iluminação
- Tipo de solo
- Regras de cuidado no jardim
- Rega
- Remoção de ervas daninhas e cuidados com o solo
- Adubação adicional
- Aparar
- Características de invernada
- Reprodução de phlox
- Sementes
- Métodos vegetativos
- Doenças e pragas
Descrição e tipos das espécies
Phloxes esticadas (рhlox divaricata) são plantas baixas, cujas hastes são esticadas até um máximo de 40 cm, mas com mais freqüência seu comprimento é a metade do comprimento. A peculiaridade da espécie está nos brotos que crescem, formam um gramado e em inflorescências da tireoide frouxas.
O diâmetro de cada flor aberta -. Não mais de 5 cm flores de plantas em maio e incentivados por uma exuberante borla perfumado para o meio do verão.
Folhas flor decorativo ligeiramente pubescente, ovaladas-lanceoladas, de tamanho pequeno, de longo alcance a partir de 2,5 a 5 cm. A singularidade desta phlox espécies também reside nas características da estrutura da floração corola.
É em sua base produziu néctar, mas ele só pode beber-línguas abelhas, borboletas e traças. Insetos cujas tromba não chegar às guloseimas, se alimentam de pólen.
Na natureza, os propagadores de phlox crescem nos prados úmidos orientais do continente norte-americano. Mais da metade dos tipos dessa espécie foram introduzidos na cultura. Em condições de latitudes climáticas moderadas, os produtores de flores preferem crescer:
- "Chattahoochee" ("Chattahuchi") - representa uma perene espessa, até 25 cm de altura com folhas grossas, escovas de flores levantadas da cor de lavanda. A variedade foi premiada com a Royal Horticultural Society for Merit no Garden;
- "Brisa de Maio" ("Brisa de Maio") - refere-se a phlox alto, possui inflorescências grandes, lilás-suaves;
- "Dirigo Ice" ("Digiro Ice") - Cortinas crescem rapidamente, flores de tons creme azul;
- "Variegata" ("Variegata") - Especificidade da variedade em folhagem variado verde-branco e caules baixos;
- "Fuller's White" (Fullers White) - Os cachos desenvolvem-se a uma altura de 25 cm e florescem com botões brancos como a neve.
Como escolher um lugar para uma flor
As phloxes de uma espécie espalhada distinguem-se pela sua simplicidade no plantio e cuidado. Mas, no entanto, para um desenvolvimento desenvolvido de cortinas exuberantes e brilhantes, é necessário criar condições favoráveis.
Em primeiro lugar, diz respeito a um local bem escolhido, porque a planta não será aconchegante em todos os lugares. A fim de agradar a flor, você precisa levar em conta as características do solo e da iluminação. Nós vamos descobrir tudo em ordem.
Iluminação
Se você quiser ver alegremente, brilhando com tons brilhantes de inflorescência em seu canteiro de flores, encontre um lugar bem iluminado para plantar flox. Em casos extremos, meia sombra fará. Mas lembre-se: quanto mais você distancia a flor da luz do sol, mais frágeis e desagradáveis se tornam suas inflorescências. Na sombra total, o brotamento não é esperado, pois ele só terá que ser satisfeito com hastes verdes alongadas.
Produtores experientes dizem que quando a planta é cultivada em uma área bem iluminada, a duração de sua floração é observada. Em média, esse período se estende por mais uma década.
Tipo de solo
Os botânicos classificam phlox às plantas que se adaptam facilmente às novas condições e não requerem condições especiais de solo. Mas os produtores, a fim de atender à cultura e em troca obter uma cor luxuoso, é aconselhável escolher solto, leve e substratos ricos. Ao escolher um local para o plantio deve evitar áreas onde o ar frio está indo para saltar poças formadas de água de degelo, e na queda - de espessura da crosta de gelo.
Regras de cuidado no jardim
Crescer phlox - um prazer mesmo a dona de casa mais preguiçoso. A planta não precisa de muita atenção. Apenas o tempo suficiente para remover as ervas daninhas dos canteiros de flores, para afrouxar o solo e controlar a sua umidade, ocasionalmente para alimentar e cortar os topos murchas. Mas não negligenciar as regras elementares de cultivo da flor. Vamos considerá-los em mais detalhes.
Rega
Dadas as características do phlox ambiente nativo abertos, não se esqueça de umedecer regularmente o lugar do seu desembarque. A planta tem raízes superficiais, então muita água não é necessário, mas é desejável para a água com freqüência.
Não exagere: sistema radicular inundada, é geralmente condenados a decadência. Para não prejudicar Curtin, regando-as com o melhor da camada superior do solo seca. Particular atenção deve ser dada para a planta durante a seca.
Remoção de ervas daninhas e cuidados com o solo
A remoção de ervas daninhas do jardim de flores é um procedimento obrigatório, não apenas por causa do momento estético, mas também devido ao esgotamento do solo por vegetação desnecessária. Em locais de germinação violenta de ervas daninhas, como botar ovos, insetos nocivos, que envolvem uma microflora patogênica.
Não é necessário testar a força das cortinas do phlox. Você está interessado em sua beleza. Portanto, não permita que até mesmo pequenas ervas daninhas apareçam, com o tempo, tratem o solo com uma seiva.
Com esse cuidado, as raízes da planta receberão bastante oxigênio e micronutrientes. No caso de eu ter que sair por um tempo de férias e para o canteiro de flores, ninguém cortejou, as ervas daninhas crescidas são puxadas com muito cuidado. Com movimentos bruscos, os brotos da raiz da superfície podem ser danificados, ou o lote geralmente estará do lado de fora.
Adubação adicional
Acontece que o tamanho e densidade das inflorescências, a saturação de sua cor, a densidade da folhagem, o jardineiro pode ser uma fertilização comum.Melhorar o phlox nutricional é desejável durante toda a estação de crescimento.
De fertilizantes escolhem complexos orgânicos e minerais. No final da primavera, derramar perenes com uma solução líquida de infusão de cama de frango (a uma taxa de 25 g por 10 litros de água). Após a próxima fertilização, planeje após 14 dias.
Desta vez, adicione superfosfato ou sal de potássio a um líquido similar. No início de julho, repita o procedimento com uma solução limpa e, no final do mês, passe o último fertilizante na estação. É feito por uma mistura de flúor e sal de potássio. Durante este período, as substâncias que contêm nitrogênio são altamente indesejáveis, uma vez que sua presença contribui para o acúmulo de massa verde. A cultura não será capaz de hibernar com sucesso dessa maneira.
Aparar
Muitos floricultores iniciantes consideram supérfluo o enxerto de floxes. Mas, na verdade, essa é uma nuance importante que adverte a cultura contra o desenvolvimento de patógenos e pragas.As flores de corte de cabelo não causam danos, mas contribuem para a saúde e o acúmulo de nutrientes pelo sistema radicular.
Jardineiros experientes recomendam cortar as cortinas no chão, explicando isso por um risco mínimo de infecção das hastes. Outros, pelo contrário, dizem que você precisa deixar colunas de 10 centímetros acima do nível do solo. Eles contribuem para o atraso da neve. Qual o caminho a escolher, escolha a seu critério. Ambos são justificados e não prejudicam a cultura. O principal é não deixar as hastes cortadas no jardim da frente. Eles são coletados e queimados, e a base das cortinas é borrifada com qualquer fungicida.
Características de invernada
Apesar da origem, os Phloxes podem invernar em nossas latitudes. Mas nem todo inverno eles são capazes de sobreviver. Nas condições de neve, mesmo a 10-15 graus abaixo de zero geada, os brotos de crescimento serão congelados em 14 dias, e em rizoma e clima estável o rizoma irá morrer. Portanto, após a poda de outono, a flor deve ser coberta, preparando-a no inverno.
Os especialistas aconselham a primeira coisa, quando o solo é ligeiramente congelado, para realizar o acabamento final final. Para este propósito, 1 colher de sopa de superfosfato e cinzas é adicionada a cada arbusto.Como alternativa, você pode usar um fertilizante complexo mineral chamado "outono".
Então, sem falhar, você precisa cobrir os buracos próximos do frio. Isso é feito com a ajuda de turfa seca, húmus, serragem, composto ou folhas caídas. Mulch o canteiro de flores com phloxes de preferência após um período de dez dias após o tratamento preventivo com fungicidas.
Reprodução de phlox
Cachos do phlox espalhado crescem fortemente, então os cultivadores multiplicam a planta dividindo o rizoma. Mas existem outros métodos. Considere-os.
Sementes
Obter phlox de sementes não é possível para todos os fãs de experimentos botânicos, mas ainda é real. A desvantagem da reprodução de sementes é a perda de características varietais, um processo longo e laborioso, e a dignidade está na inegável adaptação dos brotos.
Primeiro você precisa adquirir material de semente. Muitas vezes é mais fácil comprar, em vez de crescer.Mas se a polinização for bem sucedida, prossiga para colher as sementes durante a estação seca. Um sinal claro de seu amadurecimento é uma caixa de sementes queimadas e um farfalhar dentro.
A semeadura é realizada em terreno aberto ou em recipientes preparados. A última opção é mais eficaz, pois sob o efeito estufa a germinação aumenta e os brotos se desenvolvem melhor.
Isso requer recipientes e mistura especial de solo. É colhida em partes iguais de areia de rio, turfa, solo decíduo e húmus. É desejável aprofundar o grão em 1,5 a 2 cm As mudas são transplantadas para um local permanente em meados de abril, quando é estabelecido um clima quente e estável na rua.
Métodos vegetativos
Esta tecnologia é mais aceitável para os contemporâneos, que sempre têm muitos problemas e pouco tempo. A maneira mais fácil é conseguir uma nova muda, dividindo o rizoma em pedaços. Este método requer um arbusto antigo, com mais de 4-5 anos.
Para as plantações de primavera a partir de um espécime desse tipo, você pode obter até 15 partes e, no outono, apenas 5 partes.O fato é que no início da vegetação a planta tolera uma mudança nas condições de crescimento, se adapta mais rapidamente.
A segunda maneira é preparar os cortes. O procedimento é feito melhor em maio, quando as hastes estão cheias de força. É suficiente cortar um potente broto na diagonal com uma faca afiada e dividi-lo em partes de tal forma que em cada um há dois interstícios.
No futuro, os tarugos são plantados em um solo preparado e bem umedecido. Acima cobrir o "leito" com um filme para criar condições de efeito estufa. Dentro de um mês, as mudas formarão raízes fortes.
Doenças e pragas
Não só os Phloxes parecem plantas muito delicadas e refinadas à primeira vista. Sua indefesa é muitas vezes usada por lesmas desagradáveis, babando moedas, earwigs, ácaros e wireworms.
Tais ataques são, antes de tudo, espécimes exaustos e enfraquecidos. A tecnologia agrícola incorreta promove o desenvolvimento de patógenos de oídio, fómose e septoriose.
Salvando cortinas pode ser o uso tradicional de inseticidas e fungicidas. Além disso, a melhor prevenção é o atendimento oportuno e competente.
Dos medicamentos mais eficazes contra insectos nocivos agrochemists recomendado "Aktar", "Fury", "B-58 New", "Karate", "Kinmiks", "Sumi-Alpha." Se você tiver quaisquer lesões infecciosas ou fúngicas com a ajuda de calda bordalesa, sulfato de cobre, "Speed", "fundazol", "Topaz".
A fim de prevenir, os especialistas aconselham a não esperar até que o ataque vai arruinar a aparência das cortinas, e uma mistura Bordeaux tratar inverno troncos poços, e no verão a cada 2 semanas para repetir a desinfecção "fundazol".
Mas se o seu jardim for educadamente regado, solto e alimentado, então nenhuma praga e doença será ameaçada. Phlox neste oásis irá criar um tapete brilhante de pétalas delicadas, o que quer assistir novamente e novamente.