O lugar do repolho branco entre outras culturas vegetais também foi determinado por nossos ancestrais - eles a chamavam de rainha do jardim. Atualmente, esse vegetal também goza de atenção especial. Graças aos avanços da ciência, surgiram híbridos de repolho que superam as variedades parentais. O repolho Rinda F1, com alta qualidade de sabor, é um exemplo do rendimento e resistência de uma nova geração de híbridos.
Descrição e características do repolho Rinda F1
Rinda F1 é um híbrido de repolho branco, obtido na empresa holandesa Monsanto. Quando ao lado do nome da variedade está o símbolo "F1" - isso significa que temos um híbrido da primeira geração.
Os híbridos F1 herdam as melhores qualidades das variedades parentais e são caracterizados por alta produtividade e estabilidade. No entanto, de acordo com as leis da genética, na segunda geração (F2), plantas com as mesmas propriedades que as da F1 não crescerão mais a partir das sementes coletadas. A segunda geração resultará em uma divisão caótica de caracteres; portanto, a principal desvantagem dos híbridos é a incapacidade de usar suas sementes.
Rinda, como muitos outros híbridos, tem propriedades que permitem obter um alto rendimento sem o uso de métodos químicos para controlar pragas. Substâncias químicas são substituídas com sucesso por métodos biológicos de prevenção.
O Hybrid Rinda F1 foi incluído no registro de realizações de seleção na região Central e Volga-Vyatka em 1993. E também é permitido o repolho para cultivo nas regiões Noroeste, Oeste da Sibéria e Leste da Sibéria. Rinda é recomendado para cultivo nas condições de produção de commodities. No entanto, devido à sua despretensão, foi amplamente utilizado não apenas nos campos dos agricultores, mas também em leitos amadores em todas as regiões.
Tabela: Características agrobiológicas do repolho Rinda F1
Assinar | Recurso |
---|---|
Categoria | Híbrido |
Período de amadurecimento | Época média (110-140 dias) |
Produtividade | Alta |
Resistência a doenças e pragas | Alta |
Cabeça de repolho | Arredondado |
Peso da cabeça de couve | 3,2-3,7 kg |
Densidade da cabeça | Apertado |
Pôquer interno | Curto |
Qualidades de sabor | Excelente |
Direção de uso | Fresco e para decapagem |
Prazo de validade | 2-4 meses |
Rinda tem um período médio de amadurecimento de 120 a 140 dias, desde o momento do plantio das sementes no solo até o início da maturidade técnica das cabeças de couve. A produtividade é alta, em média é de 9 kg / m2, e com a tecnologia agrícola apropriada, pode atingir 14 kg / m2. As plantas são resistentes a doenças e pragas, mas quando cultivadas em solos ácidos, a resistência do repolho é reduzida.
Em uma roseta semi-elevada e compacta, uma cabeça redonda é formada a partir de folhas verdes claras. De acordo com as características do fabricante, a massa de cabeças de repolho é de três a quatro quilogramas, mas a experiência prática indica que eles podem chegar a seis a oito quilogramas.
O repolho de Rinda tem uma alta qualidade comercial devido à densa cabeça de repolho e ao coto interno relativamente curto. A cor na seção é branca amarelada.
O excelente sabor do repolho é observado ao comê-lo fresco e em conserva. O prazo de validade não é muito longo (2 a 4 meses), mas há análises de que os repolhos foram armazenados até maio sem desperdício significativo.
Vídeo: Revisão do repolho maduro de Rinda no campo
Vantagens, desvantagens e características do híbrido
A conscientização dos méritos e deméritos da planta torna possível usar essas informações ao crescer e usar. Rinda tem várias vantagens:
- estação de crescimento relativamente curta (pode ser cultivada sem sementes em quase todas as regiões);
- alta produtividade;
- resistência a doenças e pragas;
- alta qualidade comercial (cabeça densa de repolho, pequeno tronco interno);
- resistência a rachaduras e tiros;
- universalidade de uso (fresco e para decapagem);
- excelente sabor de repolho fresco e produtos em conserva.
O repolho Rinda tem muito menos desvantagens
- prazo de validade relativamente curto (2-4 meses);
- solo com alta acidez não é adequado para cultivo;
- a incapacidade de coletar suas sementes (como todos os híbridos).
Alta produtividade, resistência e versatilidade de uso são as principais características do repolho Rind. Comparado às variedades e híbridos populares no meio da temporada, o Rinda é superior em produtividade aos híbridos Krautman, Kilaton e Midor, Podarok, Slava Gribovskaya 231 e Belorusskaya 455, mas inferior ao Nadezhda. Rinda tem aproximadamente o mesmo rendimento do híbrido Megaton, mas sua resistência a doenças é maior e sua durabilidade é melhor.
Em termos de prazo de validade, Rinda é inferior a muitas variedades e híbridos. As seguintes variedades de repolho podem ser armazenadas de seis meses a oito meses: Agressor F1, Amager 611, Branca de Neve, Kolobok F1, Zimovka 1474.
Como o repolho Rinda é suculento e tem um excelente sabor (doce e sem amargura), é amplamente utilizado para fazer saladas frescas, e também é adequado para cozer, cozinhar repolho recheado e outros pratos com tratamento térmico. O chucrute também fica muito saboroso - suculento e crocante.
Características do plantio e cultivo de repolho Rinda
O Hybrid Rinda é um representante despretensioso de sua família, mas, no entanto, ao crescer será necessário levar em consideração algumas de suas características.
Como determinar o tempo de semeadura de mudas e no solo
Para determinar quando plantar as sementes de couve Rind para mudas, é necessário considerar as seguintes diretrizes:
- O momento do plantio de mudas em campo aberto. As mudas podem suportar geadas de até -5 ° C, e a temperatura favorável para o crescimento é de 15 a 17 ° C; portanto, para determinar o tempo de plantio em canteiros abertos, as condições climáticas devem ser levadas em consideração. Na Rússia central, as mudas de Rinda são plantadas na segunda quinzena de maio.
- O período de crescimento das mudas desde o momento da emergência das sementes até o plantio no solo. São cerca de 35 dias para este híbrido.
- O período de semeadura para mudas é de 6 a 10 dias.
Ao comparar esses dados, pode-se determinar que as sementes precisam ser semeadas 40-45 dias antes de as mudas serem plantadas no solo, ou seja, no início ou meados de abril.
Sabe-se que ao plantar sementes em campo aberto, a estação de crescimento é reduzida em 15 a 18 dias. Isso ocorre porque as plantas não precisam de tempo extra para restaurar o sistema radicular danificado durante o transplante. Portanto, as sementes de Rinda são semeadas em campo aberto do final de abril a meados de maio, e as cabeças de repolho amadurecem nesse caso no final de agosto ou setembro.
Quais são as sementes do híbrido Rinda
As sementes de Rinda, como todos os híbridos, podem ser vendidas embutidas e não processadas.
Quando incrustadas, as sementes passam por pré-tratamento na forma de calibração, trituração (a pele é diluída para melhorar o acesso a nutrientes e umidade) e desinfecção. Em seguida, são cobertos com uma fina camada de uma mistura de nutrientes solúveis em água com agentes protetores, que possui uma cor brilhante incomum.
Tais sementes são muito mais caras do que o habitual, pois são obtidas como resultado de trabalhos manuais trabalhosos com flores e pólen. Eles têm uma taxa de germinação de 95-100% e alta energia de germinação.
A empresa holandesa Seminis Vegetable Seeds (em 2005 foi adquirida pela Monsanto Company) produz sementes originais embutidas de repolho Rinda (além de mais de 2200 outros híbridos). A Seminis é um dos maiores fabricantes de sementes híbridas, fornecidas a revendedores, distribuidores e fornecedores atacadistas.
Para a aquisição de sementes Rinda no mercado amador, são recomendadas empresas recomendadas, como a empresa agrícola Gavrish (fundada em 1993), a empresa agrícola Altai Seeds (no mercado desde 1995) e a empresa de tecnologia agrícola Agros (mais de 20 anos no mercado), Agrofirm "SeDeK" (no mercado de sementes desde 1995). As sementes são embaladas em 10 a 12 peças e são vendidas em embalagens seladas de duas camadas (a camada interna, geralmente em papel alumínio).
Galeria de fotos: F1 Rinda sementes híbridas de empresas conhecidas no mercado de sementes
- A Agrofirm "Gavrish" é um dos fornecedores mais confiáveis de sementes
- Agrofirm "Sementes de Altai" no mercado de sementes desde 1995
- A empresa agrotecnológica "Agros" é conhecida há mais de 20 anos, tem uma excelente reputação
- Agrofirm "SeDeK" - um dos líderes no mercado de sementes
Na compra de sementes não processadas, seu tratamento de pré-semeadura é realizado de forma independente pelos seguintes métodos comumente usados: calibração, desinfecção, imersão e endurecimento.
Repolho
Se houver um desejo de obter uma colheita em uma data anterior, as mudas serão cultivadas com antecedência.
As sementes são semeadas a uma profundidade de 1 cm. Ao plantar sementes embutidas, é importante lembrar que a secagem do solo é inaceitável, pois uma casca insuficientemente úmida não permitirá que germinem. O restante do cultivo de mudas de Rinda não possui características.
Após a emergência, as plantas recebem os modos de temperatura correta (à noite 8-10 ° C, dia 15-17 ° C) e luz (iluminação por 12-15 horas por dia). Rega moderada, mantendo um equilíbrio de umidade. Quando 1-2 folhetos reais aparecem nas mudas, as plantas mergulham. Após uma colheita, eles são alimentados duas vezes com fertilizantes minerais complexos. Antes do plantio, as mudas são endurecidas. Quando 5-6 folhas reais aparecem perto das mudas, elas podem ser plantadas em um canteiro aberto.
Para o cultivo de Rinda, como qualquer outro repolho, os solos férteis e argilosos são mais adequados. O repolho cresce melhor em solos neutros e levemente ácidos (pH 6,5-7,5). É necessário observar as regras de rotação de culturas: não plante repolho no mesmo local e depois de outras plantas crucíferas por três a quatro anos.
O local de desembarque é escolhido por um local ventilado e bem iluminado. Com pouca ventilação, o repolho Rinda, apesar de sua alta imunidade, pode aparecer doenças fúngicas e, em um local sombreado, apesar da resistência ao tiro, a direção não se forma.
É melhor cavar o solo para plantar repolho Rinda no outono. Juntamente com escavação a 1 m2 faça 10-15 kg de esterco ou húmus e 30-35 g de superfosfato duplo e, se necessário, cal.
O híbrido Rinda é de frutos grandes, portanto, recomenda-se o esquema de plantio de 65 a 70 x 50 cm - com esse arranjo, as plantas terão espaço suficiente para o desenvolvimento completo. As mudas são plantadas em regas abundantes e temperadas com mudas de húmus e cinzas de madeira, aprofundando-a até a primeira folha verdadeira.
Rega e alimentação
Rinda, como qualquer outro repolho, precisa ser regada, amontoada e alimentada regularmente.
Regue as mudas plantadas 1 vez em 3 dias. Duas semanas depois, quando as mudas se enraízam, a frequência de rega é reduzida para uma vez a cada 4-7 dias. Durante o período de crescimento do repolho, o repolho é regado a cada dois dias, pois nessa época precisa de muita umidade. A frequência e as normas de irrigação são ajustadas dependendo da quantidade de chuva. Apesar de o híbrido Rinda ser resistente a rachaduras na videira, a rega é interrompida duas semanas antes da colheita.
Após a rega, é necessário afrouxar o solo e, ao mesmo tempo, cultivar as plantas. O primeiro abate é realizado 2 semanas após o transplante. Em seguida, eles continuam a bater a cada 2 semanas e fazem isso até as folhas fecharem.
O híbrido Rinda, como qualquer outro repolho, remove muitos nutrientes do solo, por isso precisa ser alimentado. 2-3 semanas após o transplante das mudas para o solo, as plantas são alimentadas com fertilizantes nitrogenados, no início da formação de cabeças de repolho, com fertilizantes complexos (nitrogênio, fósforo e potássio), duas semanas após a segunda alimentação, com superfosfato com a adição de oligoelementos.
Doenças e Pragas
O híbrido Rinda é resistente a doenças e pragas; portanto, quando cultivado, geralmente é suficiente para executar medidas preventivas. Recomenda-se inspecionar as plantas com mais frequência.
Quanto mais cedo as doenças são notadas, mais chances haverá de salvar a colheita. As plantas infectadas devem ser removidas imediatamente para salvar o restante do repolho.
E também para a prevenção de doenças, são utilizados os seguintes métodos agrícolas:
- cumprimento das regras de rotação de culturas (as culturas de repolho e crucíferos não podem ser cultivadas em um único local antes de 3 a 4 anos);
- controle da acidez do solo;
- cultivo de culturas solanáceas, liliacet e haze em áreas infectadas por doenças (dessa maneira o solo é "tratado", pois essas culturas destroem esporos patogênicos);
- desinfecção de mudas adquiridas com Fitosporina, preparações com enxofre, etc;
- conformidade com um alto nível de tecnologia agrícola para aumentar a imunidade das plantas.
Dos métodos populares para a prevenção de doenças, você pode aplicar decocções de pimenta, rabo de cavalo ou malmequeres eretos.
Para evitar danos causados por pragas, também são utilizadas técnicas agrícolas e remédios populares. A escavação profunda do solo no outono contribui para a morte das larvas. É necessário coletar e destruir todos os tocos e ervas daninhas da família crucífera em tempo hábil. O plantio entre plantas de repolho de calêndula e guarda-chuva (endro, cenoura, erva-doce, etc.) ajuda a deter as pragas.
A partir de remédios populares, a pulverização é usada com várias decocções e infusões (absinto, bardana, cebola, pimentão, batata, celandine). Você pode colocar absinto nas camas para afastar a cal.
Tais medidas preventivas ajudarão a evitar o uso de produtos químicos para preservar a colheita.
Rinda cultivo de repolho de maneira sem mudas
Como Rinda tolera extremos de temperatura, é possível semear imediatamente sementes em campo aberto. Nesse caso, as plantas serão mais resistentes à falta de umidade, pois sem o transplante o sistema radicular penetra mais profundamente no solo.
Os requisitos para a preparação e plantio do solo são os mesmos que no plantio de mudas. No fundo do buraco, coloque um punhado de húmus misturado com uma colher de sopa de cinzas, umedeça bem o buraco e plante as sementes a uma profundidade de 1-2 cm. Se a germinação das sementes estiver em dúvida, é melhor colocar 2-3 sementes por buraco. As camas são cobertas com filme. Você pode cobrir cada poço com uma jarra de vidro ou uma garrafa de plástico com um fundo cortado. As plantas ventilam periodicamente, removendo o abrigo.
Quando as sementes germinam, mudas extras são removidas, deixando as plantas mais fortes. Após o desbaste, as latas não são removidas até que elas comecem a impedir o desenvolvimento das plantas. Quando a altura das mudas atinge 7-10 centímetros, as plantas precisam ser colhidas. Além disso, o processo de cultivo de repolho plantado com sementes em campo aberto não é diferente de cuidar de mudas plantadas.
Vídeo: uma das maneiras de plantar repolho em campo aberto
Comentários
Experimentei diferentes variedades de repolho branco: SB-3, Megaton, Sogra, Rinda F1 e outras, e acima de tudo gostei de Rinda F1 (série holandesa) e do início de Nozomi F1 (série japonesa). É melhor não tomar nossas sementes domésticas desses híbridos, eles não germinaram de mim (sementes de Altai, Euroseeds). Cultivo mudas em uma caixa: duas toras no chão e uma caixa com terra de jardim em toras. Garrafas de água de cerca de 5-6 litros para compensação térmica.Antes da emergência, se estiver frio, a caixa é fechada por cima com vidro. Durante a noite, encerro com o dobro do velho agril. Nas últimas fotos da Rind F1, em meados de setembro, eles cortaram esse repolho um mês depois, em meados de outubro, após as primeiras geadas. I.e. ela ainda ganhou peso por um mês.
krv
//dacha.wcb.ru/lofiversion/index.php?t49975.html
No ano passado, ela também plantou Rinda, ela realmente gostou e acabou de colocar, e os rolos de repolho são ideais para decapagem. Não me incomodei com as mudas, plantei-as no início de junho, embora as sementes já tivessem germinado, tudo havia crescido perfeitamente e já poderia ser usado no final de agosto.
Perchinka
//dacha.wcb.ru/lofiversion/index.php?t49975.html
No ano passado, ela cresceu Rinda. É meio-cedo, satisfeito, em agosto já comeu. Cultivei mudas em casa, no solo - no começo de maio. Este ano, o ultra-precoce Nozomi foi semeado: as sementes são muito caras, de 10 sementes, todas brotaram, mas ninguém chegou ao jardim - elas morreram. Eu me arrependi de não ter semeado Rinda. Em casa, variedades muito precoces de mudas de repolho se sentem mal.
Mãe choli
//dacha.wcb.ru/lofiversion/index.php?t49975.html
A foto não é muito, os vermes realmente gostaram. Com um pouso tardio em junho, boas cabeças de repolho 2-4 kg. Não é carvalho, é saboroso, pelo menos para uma salada, pelo menos para rolinhos de repolho, para decapagem ou armazenamento - universal.
Cinderela
//tomat-pomidor.com/newforum/index.php/topic.8910.0.html
Por vários anos, além de novas variedades, plantei Rindu para decapagem e Teschu médio para alimentação. Rinda dá repolhos não muito grandes, mas é doce e fica no porão até maio, as folhas são macias, adequadas para o repolho recheado.
Tikhonovna
//www.forumhouse.ru/threads/12329/page-7
Para mim, a melhor e mais estável variedade é Rinda. Cultivo este repolho há muitos anos e sempre com uma boa colheita, outras variedades no meu site sempre foram inferiores a Rinda em qualidade.
Catherine May O Pensador
//otvet.mail.ru/question/173605019
Rinda merece a atenção de agricultores e jardineiros. O híbrido é despretensioso e responde a bons cuidados. Um residente de verão sem a experiência de cultivar repolho pode começar a conhecer essa cultura de Rinda. As plantas, em regra, não requerem o uso de produtos químicos devido à sua alta resistência a doenças. Devido à sua produtividade, resistência e excelente sabor, o repolho Rinda não perde sua popularidade entre produtores e consumidores.