Abobrinha é uma cultura de jardim muito popular na Rússia. Certamente toda dona de casa tem receitas favoritas para preparações caseiras e outros pratos com este vegetal extremamente útil. A variedade de sementes nas lojas é muito ampla, também existem abobrinhas “clássicas” e familiares para todos, além de novas criações, às vezes parecendo mais do que incomuns. Mas longe de todo mundo está ganhando popularidade entre os jardineiros. Uma das mais comuns em hortas domésticas é a variedade Tsukesh, que possui inúmeras vantagens inegáveis.
Como é a abóbora de Tsukesh?
Pátria de abobrinha de Tsukesh - Ucrânia. Ele foi incluído no registro estadual de realizações de criação por um longo tempo, em 1986. A cultivar é aconselhada a cultivar no Extremo Oriente e na parte européia do território da Rússia, mas, a partir da prática e da experiência acumulada, segue-se que Tsukesha se adapta perfeitamente a climas temperados em quase todos os lugares.
Uma variedade da categoria de amadurecimento precoce. Desde a germinação das sementes até a colheita dos primeiros frutos, decorrem 51 dias. Você pode cultivar Tsukesh sob a cobertura do filme e apenas no jardim. Se disponíveis, essas abobrinhas são plantadas em uma estufa ou estufa. A maturidade precoce permite que, mesmo em climas temperados, obtenha uma colheita ao plantar sementes imediatamente no jardim.
Tsukesha pertence à categoria de abobrinha-abobrinha. Comparados com o "clássico", eles apresentam inúmeras vantagens significativas, embora diferenciem um pouco mais de cuidado. O abobrinha é menos valorizado por seus arbustos compactos e maturação precoce. Seu rendimento médio é duas vezes, e às vezes quatro vezes maior, do que o da abobrinha comum. Os frutos são unidimensionais, de forma regular, muito apresentáveis, distinguidos por uma cor de pele brilhante. O sabor é simplesmente maravilhoso. A polpa da abobrinha é macia, pode até ser consumida crua.
As plantas de Tsukesha são compactas e espessas. Não há cílios laterais longos espalhados pelo local, a filmagem principal é curta. Esta é uma das vantagens indiscutíveis da variedade. Essa abobrinha pode ser cultivada mesmo nos notórios "seiscentos centésimos", onde cada centímetro quadrado de espaço conta. As folhas são grandes, com cinco lóbulos e altamente dissecadas. Característica "padrão" de manchas brancas acinzentadas embaçadas. Esta é a norma para a variedade, e não uma doença exótica. As folhas são duras ao toque, mas não espinhosas. Flores de um tom de açafrão brilhante, grande. Em uma planta, as flores "masculinas" e "femininas" são formadas. Isso evita problemas de polinização. Abelhas, abelhas e outros insetos às vezes não são muito ativos na primavera, especialmente se o tempo estiver chuvoso e frio.
As frutas são pintadas em uma cor verde escura profunda com pequenas manchas de tonalidade de salada, manifestando-se maduras. A pele é brilhante. A forma é regular, cilíndrica, apenas no pedúnculo a abóbora é levemente achatada. O comprimento médio é de cerca de 40 cm, a espessura é de 12 cm. O peso raramente excede 1 kg, na maioria das vezes os vegetais pesam entre 850 e 900 g. A polpa desses frutos é muito tenra, as sementes são pequenas, macias, quase imperceptíveis. Eles podem ser consumidos sem tratamento térmico, mesmo com a pele. Essas abobrinhas também são boas em preparações caseiras. A polpa mantém sua característica tonalidade e elasticidade, não se transforma em mingau durante o cozimento e o ensopado.
A casca, mesmo em frutas totalmente maduras, não grosseira, permanece fina. Ao mesmo tempo, é suficientemente forte, o que garante uma boa qualidade de manutenção (até 7-8 meses em condições ideais ou próximas) e transportabilidade. A polpa é suculenta, crocante, verde esbranquiçada, sem espaços vazios. As câmaras de sementes são pequenas. As qualidades de degustação merecem apenas elogios. No auge e produtividade. A partir de 1 m², é obtida uma média de 11 a 12 kg de abobrinha. A frutificação de Tsukesha é amigável, maciça. Começa na última década de junho e se estende até agosto. Colheita preferencialmente colhida regularmente e no prazo. Mas mesmo as abobrinhas maduras não são rudes, seu sabor também não sofre. Somente a cor muda - os frutos adquirem um tom amarelo-laranja.
A variedade raramente é afetada pela podridão cinzenta. Em geral, sua imunidade é muito boa. Mas isso não significa que Tsukesh esteja completamente seguro contra todas as doenças típicas da cultura e que pragas não prestem atenção nele.
Não sem variedade e falhas individuais. Na maioria das vezes, os jardineiros observam a exigência da planta para rega regular e regular. Tsukesha é muito negativo sobre a secagem excessiva do substrato, especialmente durante a floração e no processo de formação de frutos. Com a falta de luz solar, o rendimento é reduzido significativamente. E também a planta tolera muito mal o transplante, afastando-se desse "estresse", como de uma doença grave.
Vídeo: Benefícios de saúde de abobrinha
Cultivo de mudas
A estação de crescimento da abóbora de Tsukesh é bastante curta, mas muitas vezes os jardineiros plantam mudas no chão para acelerar a colheita. A planta é muito negativa em relação ao transplante, mas pode ser evitada se as sementes forem plantadas imediatamente em vasos de turfa separados, com um diâmetro não superior a 10 cm. Há outra característica. A experiência dos jardineiros indica que Tsukesh, cultivado em mudas, é armazenado pior do que as amostras obtidas de plantas formadas a partir de sementes plantadas diretamente no jardim.
O procedimento de plantio de sementes para mudas pode ser planejado para a última década de abril e a primeira quinzena de maio. Jardineiros com experiência fazem isso várias vezes com um intervalo de 4-5 dias, usando esse "truque" para maximizar o prolongamento do período de frutificação. Se Tsukesha for cultivado em estufa ou coberto, as datas mudarão duas semanas antes. Em média, leva cerca de um mês para cultivar mudas. As mudas nesse ponto devem ter pelo menos três folhas verdadeiras.
Quanto ao substrato, Tsukesh é despretensioso a esse respeito. Uma cartilha de andar universal para mudas é bastante adequada para ele. Mas você mesmo pode preparar o solo misturando húmus, relva fértil, serragem apodrecida e lascas de turfa (2: 2: 1: 1). O substrato deve ser desinfetado de qualquer maneira possível. Pode ser calcinada no forno, congelada, cozida no vapor ou derramada com uma solução de tonalidade rosa-púrpura de permanganato de potássio. Para proteger as mudas jovens de fungos e outros patógenos, é adicionado à mistura giz triturado ou cinza de madeira peneirada (uma colher de sopa de 2 l).
O plantio prévio de sementes de abobrinha é uma obrigação. A variedade Tsukesh é apreciada pela boa germinação, mas esses indicadores podem ser melhorados ainda mais. A coisa mais simples é embrulhar as sementes em um guardanapo de papel ou linho, gaze e assim por diante e removê-las por uma semana ou um pouco menos em um local quente (por exemplo, coloque um pires com elas na bateria, outro dispositivo de aquecimento), sem esquecer de molhar o tecido enquanto seca. Para isso, apenas água macia é usada - descongelada, chuva, primavera ou pelo menos sedimentada. A água da torneira comum contém cloro, que Tsukesh categoricamente não tolera. Por conseguinte, é necessário abandonar certos fertilizantes, por exemplo, cloreto de potássio.
Você também pode embeber as sementes por 12 a 16 horas em uma solução de permanganato de potássio carmesim, infusão de cinzas de madeira ou um estimulador de formação de raízes. O efeito desejado pode ser alcançado tanto com preparações compradas em lojas compradas (Epin, Emistim-M, Heteroauxin) quanto com remédios populares (suco de aloe, ácido succínico, mel diluído em água). Ao mesmo tempo, a rejeição é realizada. Sementes vazias pop-up podem ser jogadas fora imediatamente. Não faz sentido plantá-las, definitivamente não haverá mudas.
A experiência dos jardineiros indica que os melhores resultados são alcançados com o uso da chamada terapia de choque. Durante uma semana à noite, as sementes misturadas com turfa úmida ou areia são mantidas na geladeira, durante o dia, sob luz forte, à temperatura ambiente.
Para cultivar mudas de abobrinha, você precisa fazer o seguinte:
- Encha potes de turfa com substrato preparado. Despeje abundantemente com água, aqueça à temperatura ambiente e deixe repousar. Após cerca de meia hora, é absorvido. Plante duas sementes em um tanque, mergulhando-as alguns centímetros ou um pouco mais.
- Cubra o recipiente com vidro ou aperte com um filme transparente. Coloque em um local quente e escuro (25-27ºС) e mantenha-o até as sementes darem brotos em massa. Ventile diariamente ao descartar o condensado acumulado. À medida que a camada superior seca (2-3 cm), umedeça o substrato da pistola de pintura. As primeiras sementes germinam em cerca de uma semana.
- Após o surgimento de brotos de massa remover a "estufa". Mova os recipientes para um local onde as mudas recebam a melhor iluminação. É impossível fornecer o horário de verão da duração necessária (10 a 12 horas) naturalmente na maior parte da Rússia. Portanto, as mudas terão que ser esclarecidas. Adequado para isso são fitolamps comuns (luminescentes, LED) e especiais. Na primeira semana, a temperatura é reduzida para 15-18 ° C durante o dia e 13-15 ° C à noite, depois mantida a 20-22 ° C.
- Forneça acesso regular à sala de ar fresco, evitando correntes de ar acentuadas. Alimente duas vezes. Após sete dias após a remoção do abrigo, a abobrinha é regada com uma solução de qualquer fertilizante de nitrogênio e fósforo (2-2,5 g / l). Uma semana e meia após a primeira cobertura, use meios complexos para mudas (Bud, Rostock, Kemira-Lux), diluídas de acordo com as instruções. A taxa de consumo em ambos os casos é de 15 a 20 ml de solução por planta. Regue as mudas com água em temperatura ambiente duas vezes por semana. O alagamento do solo para eles provavelmente será fatal. Chega de 100 ml por vaso.
- Na fase da primeira folha real, rejeite. Se ambas as sementes brotaram no mesmo recipiente, elas deixaram a instância que demonstra o melhor desenvolvimento. O segundo é cuidadosamente aparado ou comprimido perto do próprio solo.
- Uma semana e meia antes do transplante para o jardim, você pode começar a endurecer as mudas. Nos primeiros 2-3 dias, algumas horas ao ar livre são suficientes para eles. Gradualmente, esse tempo é prolongado, deixando-os como resultado até “passar a noite” na rua. Este procedimento facilitará a adaptação das plantas a um habitat em mudança.
Vídeo: como plantar sementes de abobrinha e cuidar de mudas
Mudas adultas de abobrinha são transferidas para o jardim em tempo nublado. Mas, ao mesmo tempo, a rua já deve estar quente o suficiente - cerca de 20 a 23º durante o dia e 16 a 19º à noite. Os poços são formados previamente, aderindo ao padrão de plantio recomendado. Para variedades de abobrinha de arbusto, que incluem Tsukesh, entre 60 e 70 cm entre as plantas é suficiente, o mesmo intervalo é mantido entre as linhas.
A profundidade depende da qualidade do substrato - se for “leve”, arenoso, 10-12 cm, em solo “pesado” - não mais que 8 cm .Os poços devem ser bem regados com água aquecida (30-35 ° C), é necessário plantar abobrinha em sujeira. No fundo, havia uma colher de sopa de superfosfato simples ou cinza de madeira, um punhado de húmus e casca de cebola (este é um remédio popular eficaz, cujo cheiro pungente repele muitas pragas).
As mudas são enterradas nas primeiras folhas verdadeiras. O substrato é compactado com muito cuidado e, em seguida, as plantas são regadas abundantemente, construindo um "poço" anular baixo do solo a uma distância de 25 a 30 cm do caule. Gotas não devem cair sobre folhas e caules. Enquanto a abóbora não começa a crescer, os arcos são colocados acima da cama e um material de cobertura adequado é puxado sobre eles (branco, permeável ao ar). Outras formas de proteção contra o sol são bonés de papel grosso, "patas" de abeto, larício. Por volta do dia 20 de junho, o abrigo pode ser removido.
Plantar sementes de abobrinha no jardim e sua preparação
A variedade Tsukesh não é particularmente caprichosa. Isso pode ser dito sobre o local de cultivo e sobre os requisitos para a qualidade do solo. No entanto, para obter colheitas abundantes, é desejável criar condições ótimas ou próximas para a colheita, se possível. A principal exigência feita por Tsukesha é a iluminação adequada, respectivamente, o local para as camas é selecionado aberto e ensolarado.
Ele também não gosta de substrato ácido e água subterrânea perto da superfície do solo. Você pode neutralizar a acidez excessiva adicionando farinha de dolomita, limão triturado ou cascas de ovos esmagadas ao estado de pó no solo durante a escavação (200-400 g / m²). Evitar umidade excessiva - cultivar uma cultura em cumes de 50 a 60 cm de altura.
Qualquer abobrinha deve ser plantada longe de outras plantas da família Pumpkin. Além disso, pepinos, abóboras e abóboras são precursores inadequados para a cultura. Na presença de vários "parentes", provavelmente, haverá uma polinização com um resultado desconhecido com antecedência, a produtividade diminuirá visivelmente no segundo - os mesmos nutrientes são constantemente "sugados" do solo. No jardim, os patógenos e seus esporos se acumulam, as pragas depositam seus ovos ali e suas larvas hibernam. Não devemos esquecer a rotação de culturas. Idealmente, a abobrinha deve ser transferida para um novo local a cada ano, se a área do jardim não permitir isso - pelo menos uma vez a cada 3-4 anos. Bem, a cultura cresce depois de cebola, alho, qualquer Solanaceae, ervas, adubo verde, cenoura, beterraba, todo tipo de repolho.
A cama é preparada com antecedência, no outono da temporada anterior. Desenterrar o solo a uma profundidade de 35 a 40 cm, aplicando fertilizantes - 5 kg de húmus, 20 g de sulfato de potássio e 30 g de superfosfato simples por m². Em maio ou no final de abril, uma semana e meia antes do plantio, o substrato é bem afrouxado, adicionando fertilização com nitrogênio (10-15 g / m²).
Outra opção para regiões com clima temperado é a chamada cama quente. Uma camada de folhagem, aparas de madeira, serragem, galhos pequenos e outros detritos de plantas com cerca de 10 cm de espessura é coberta até uma profundidade de 50 a 60 cm e são cobertas com solo fértil ou húmus misturado com cobertura de potassa e fósforo. Tudo isso é abundantemente regado com uma solução de fertilizante contendo nitrogênio (20-25 g por 10 l), coberto com um filme plástico e deixado até a primavera. O solo em tal leito aquece muito mais rápido, você pode plantar abobrinha e fazer uma colheita mais cedo por uma semana e meia a duas semanas. Mas a experiência dos jardineiros indica que, quando cultivados em tal cama, os arbustos geralmente “comem” às custas da frutificação, e a polpa dos vegetais acaba ficando opaca, como se estivesse amassada e não suculenta, quando o clima do verão não é muito bem-sucedido.
As sementes de abobrinha são plantadas no jardim, a probabilidade de novas geadas é mínima. Nas regiões temperadas, geralmente é o último de maio ou o início de junho. O substrato a uma profundidade de 20 cm deve aquecer a pelo menos 15 ° C. Em algum lugar de 7 a 8 dias antes do procedimento planejado, ele é desinfetado, despejando uma solução de permanganato de potássio em um tom rosa escuro. A preparação de pré-plantio descrita acima é obrigatória, é aconselhável plantar as sementes que já eclodiram. O intervalo entre os poços pode suportar o mesmo que para as mudas. São plantadas 2-3 sementes em cada uma, espalhando-as por cima com uma camada de húmus misturada com areia fina, com 4-6 cm de espessura, e então você precisará deixar apenas um, o broto mais poderoso. É melhor semear as sementes várias vezes com um intervalo de 5-6 dias, prolongando assim o período de frutificação.
Até os primeiros tiros, o solo é mantido sob um filme. As mudas são cobertas com garrafas plásticas cortadas ou cobertas com abobrinha, cobrindo o material de cor branca, deixando o ar passar, em arcos. Depois de algumas semanas, ele já está sendo removido por um dia e após um mês você pode remover completamente o abrigo.
Cuidar de mudas não é muito diferente do que as mudas exigem em casa. Além disso, afrouxamento regular do solo e capina é obrigatório. Não devemos esquecer a prevenção de pragas, pois as mudas jovens são muito mais perigosas do que as plantas adultas. É desejável que, a partir do norte, as mudas sejam cobertas por uma barreira de origem artificial ou natural - uma cerca, uma parede de um prédio, estrutura, outra estrutura, "asas" feitas de milho ou outras plantas altas.
Se a abobrinha é cultivada em estufa, no outono, o solo é desenterrado (ou substituído), desinfetado. É necessária ventilação regular. A temperaturas muito altas, os arbustos acumulam intensamente massa verde, o que aumenta a umidade. O ar seco é um meio muito adequado para patógenos de muitas doenças e da maioria das pragas. E abobrinha em tais condições muitas vezes derramam ovários. Para evitar isso, você precisa cortar 3-4 folhas da parte inferior do caule.
Vídeo: procedimento para plantar sementes de abobrinha no jardim
Como cuidar da cultura
Cuidar de qualquer abobrinha não é particularmente difícil. A variedade Tsukesh não é exceção. O principal componente da tecnologia agrícola competente é a rega adequada e a cobertura.
Quando as plantas formam 4-5 folhas verdadeiras, um pouco de solo fértil ou húmus é derramado na base do caule, como se estivesse abobrinha abobrinha. Isso estimula a formação de um número maior de raízes subordinadas.
Os ovários e as flores devem ser bem ventilados. Certifique-se de cortar todas as folhas de Tsukeshi caídas no chão, bem como as que obscurecem a futura abobrinha, especialmente dos lados sul e leste. Mas zeloso com isso não vale a pena. Você pode remover no máximo 2-3 folhas por vez.
A variedade pertence à categoria de maturação precoce, portanto, para a estação, ela precisa de apenas três curativos. É aconselhável usar produtos orgânicos naturais, mas os fertilizantes adquiridos não têm o pior efeito. A abobrinha é regada com uma solução nutritiva no momento da formação dos brotos, imediatamente após as flores caírem e depois de mais 12 a 15 dias. A massa verde da planta na maioria dos casos está crescendo bastante ativamente e sem estímulos adicionais, portanto, os fertilizantes nitrogenados podem ser dispensados.
Para a primeira alimentação em 10 l de água, 10-15 g de Nitrofoski, Azofoski, Diammofoski são diluídos. Você também pode usar ferramentas complexas projetadas especificamente para abobrinha (Effekton, Ovary, Master, Kemira-Lux). A taxa de consumo para cada bucha é de aproximadamente uma lata de meio litro de solução.
O segundo curativo é uma infusão de esterco fresco de vaca, fezes de pássaros, folhas de urtiga e folhas de dente de leão. É fácil de cozinhar. As matérias-primas trituradas são vertidas com água e, vários dias antes do aparecimento de um "aroma" característico, são insistidas em um recipiente sob uma tampa ou opressão bem fechadas. O curativo acabado é filtrado e diluído com água na proporção de 1:10 ou 1:15 se a maca foi usada como matéria-prima. Um litro de solução é suficiente para um arbusto de abobrinha.
Para aumentar a produtividade e prolongar o período de frutificação, a abobrinha precisa de potássio. A fonte natural desse macroelemento é a cinza de madeira. É derramado sobre as raízes na forma seca durante o afrouxamento ou é preparada uma infusão (meio litro de matéria-prima por 3 litros de água quente).
Se as plantas estão atrasadas no desenvolvimento, elas não parecem muito saudáveis, você pode borrifá-las com uma solução de uréia (8-10 g por 10 l) uma vez por mês para melhorar a imunidade.
A rega adequada é uma condição necessária para uma colheita abundante. Abobrinha jovem é regada a cada 5-7 dias, gastando 1,5-2 litros de água por planta. Após a floração, a taxa é aumentada para 10-12 litros, e os intervalos entre os procedimentos são reduzidos para 3-4 dias. Corrija-os, concentrando-se no clima na rua. Em calor extremo, a abobrinha é regada diariamente ou mesmo duas vezes por dia.
O momento mais adequado para o procedimento é de manhã cedo ou tarde da noite. Gotas não podem cair em folhas, caules, flores e ovários de frutas. É muito provável o desenvolvimento de podridão, especialmente se o tempo estiver frio. É melhor derramar água nos sulcos anulares ou sulcos nos corredores. Também uma boa opção é a irrigação por gotejamento. Em nenhum caso você deve molhar a abóbora com água fria, por exemplo, de um poço.
Após cada rega, é aconselhável afrouxar o substrato, mas não profundo, para que as raízes localizadas perto da superfície não sofram. A crosta rígida que se forma na cama impede a troca de ar normal.
Vídeo: dicas para cultivar e cuidar da colheita
A abobrinha da colheita é colhida regularmente sempre que possível, embora os frutos de Tsukeshi deixados na cama não durem muito tempo, preservando a magreza da pele, o sabor e a maciez da polpa. Para colher frutas, escolha um dia quente e seco. Eles são cortados (é cortada, mas não desaparafusada e não arrancada) com uma faca afiada e limpa, juntamente com uma parte do pedúnculo de 5 a 6 cm de comprimento. É aconselhável colocar pedaços de madeira compensada, feltro para telhado, vidro e outro material impermeável que impeça o desenvolvimento de frutas destinadas ao armazenamento a longo prazo. apodrecer. Você ainda pode fazer a cobertura do solo no jardim. O mesmo procedimento ajuda a economizar tempo na remoção de ervas daninhas e reter a umidade no solo.
Para a postura para armazenamento, apenas frutas maduras verdes são selecionadas, sem vestígios de danos mecânicos. Sua pele deve ser lisa, uniforme, sem manchas suspeitas, lembrando vestígios de mofo, podridão, danos causados por outros fungos patogênicos. Antes de removê-los para o porão ou porão, a abobrinha é deixada ao ar livre por 4-6 horas. Você não pode lavar legumes. Eles são armazenados, dispostos em caixas de papelão, caixas de madeira, em prateleiras. As frutas não devem se tocar e as paredes do recipiente, prateleira, para que as camadas sejam polvilhadas com pequenos pedaços de papel de jornal, serragem, lascas de madeira, areia e assim por diante. Abobrinha é armazenada a uma temperatura de 5-10 ° C e umidade não superior a 60% em um quarto escuro com boa ventilação.
Outra maneira de preservar a colheita por muito tempo é o congelamento. Abobrinha não perde seus benefícios e sabor por 8-10 meses. Embale-os em sacos em pequenas porções. O degelo e o congelamento são categoricamente contra-indicados para eles. Além disso, não se esqueça de conservas em casa. Cada anfitriã tem suas receitas favoritas com abobrinha.
As frutas que estão na geladeira podem ser embrulhadas em plástico. Na maioria das vezes, abobrinha imatura jovem é colhida lá. A vida útil é curta, não mais que um mês e meio.
Vídeo: armazenamento e coleta de sementes de abobrinha
Tsukesh tem boa imunidade. Mas ele não está completamente imune a doenças, especialmente se cuidar da planta está longe de ser o ideal. Contribuir para o desenvolvimento de fungos e plantações espessadas.
As seguintes doenças são mais perigosas para a planta:
- Oídio As folhas são cobertas com um revestimento em pó esbranquiçado. Gradualmente, "engrossa" e escurece. Manchas amareladas se espalham pelas áreas afetadas dos tecidos, as folhas secam e morrem.
- Antracnose. As folhas são cobertas com manchas marrom-amareladas, caules - com pequenas "verrugas" rosadas, gradualmente se transformando em "úlceras" deprimidas marrom-pretas.
- Podridão da raiz. A base do caule fica marrom e amolece, parecendo um toco podre. É desagradável e viscoso ao toque. Nas folhas e frutas, aparecem manchas marrons "úmidas", o solo é atraído por mofo esbranquiçado e um odor desagradável e putrefativo se espalha.
Galeria de fotos: sintomas de doenças perigosas para Tsukeshi
- Oídio nas folhas de abobrinha parece ser um revestimento inofensivo fácil de apagar, mas na verdade é uma doença perigosa
- É quase impossível notar o desenvolvimento da podridão radicular no tempo, por um longo tempo a doença não se manifesta na parte aérea da planta
- As plantas afetadas pela antracnose diminuem acentuadamente no desenvolvimento, não se recomenda comer frutas delas
Para evitar a infecção por fungos patogênicos, as camas com abobrinha são cercadas ao redor do perímetro com cebola e alho. Durante a temporada, as plantas são pulverizadas semanalmente com espuma de potássio verde ou sabão em pó, uma solução de carbonato de sódio. Polvilhe o substrato com enxofre coloidal, a abobrinha com cinza de madeira. Em vez de água comum, os arbustos são regados periodicamente com uma solução rosada de permanganato de potássio. Os remédios populares ajudam a lidar com a doença no estágio inicial de desenvolvimento. O mais comum deles - kefir ou soro de leite diluído em água (1:10) com a adição de iodo (gota por litro), uma solução de enxofre coloidal, infusão de flechas de cebola ou alho. Para evitar o uso de "artilharia pesada" em face de produtos químicos, inspecione regularmente os desembarques.
Na ausência de efeito, são utilizadas preparações contendo cobre, fungicidas. Existem ferramentas que foram testadas por várias gerações de jardineiros (sulfato de cobre, líquido de Bordeaux) e mais modernas (HOM, Kuprozan, Oleuprit, Topaz, Skor). O menor dano às plantações é causado por preparações de origem biológica (Ridomil-Gold, Bayleton, Tiovit-Jet, Alirin-B, Rayek).
Não sinta pena das plantas que não podem mais ser ajudadas. Se a doença não foi notada a tempo, o arbusto é arrancado e queimado. O substrato neste local é derramado com 5% de sulfato de cobre para desinfecção.
Pragas perigosas para a cultura:
- Slug. Buracos comem nos tecidos das folhas e frutas, deixando um revestimento pegajoso e prateado na superfície. Para a profilaxia, a base do caule é cercada por uma “barreira” de agulhas de pinheiro, cinzas de madeira, pimenta, cinzas, areia, cascas de ovos ou nozes. Os tanques profundos são escavados no solo, enchendo-os de cerveja, kvas, folhas de couve picada. O solo do jardim e as próprias plantas são pulverizadas com infusões de absinto, tansy, calêndula, lavanda. Um bom efeito é dado pela coleta manual de pragas. No caso de uma invasão maciça de lesmas (isso acontece muito raramente), Meta, Trovoada e Lodo são usados.
- Ácaro. Os brotos e os ovários de frutas são trançados com fios finos, quase transparentes, semelhantes a uma teia. Manchas amarelas pálidas desfocam as folhas, são deformadas e secas. Para prevenção, as plantas são pulverizadas com infusões de cebola ou mingau de alho, uma decocção de tubérculos de ciclâmen. Na luta contra as pragas, os remédios populares são ineficazes. Os acaricidas são imediatamente utilizados (Omayt, Apollo, Neoron, Vertimek). Geralmente 3-4 tratamentos são suficientes. Os intervalos entre eles dependem do clima na rua. Quanto mais quente, mais frequentemente você precisa pulverizar abobrinha. Cada vez é aconselhável usar drogas diferentes.
- Pulgões de cabaça. Pequenos insetos esverdeados em uma camada contínua grudam no interior das folhas, brotos, ovários de frutas. O tecido afetado é coberto com pequenos pontos bege, as folhas enrolam e secam. Lute contra a praga pulverizando abobrinha com infusões de ervas com cheiro forte, vagens de pimenta, casca de limão ou laranja, mostarda em pó. Usando os mesmos meios, você pode combater os pulgões reduzindo os intervalos entre os tratamentos de 10 a 12 dias para 3-4 vezes ao dia. Dos produtos químicos, qualquer inseticida de uso geral é adequado - Confidor-Maxi, Aktara, Actellik, Fury.
- Brotar mosca. Uma praga específica de abóbora, cujas larvas comem sementes e destroem mudas jovens. Para prevenção, coloque cascas de cebola nos poços durante o plantio, as plantas são pulverizadas com infusões de topos de tomates ou batatas. Uma essência de vinagre ou amônia diluída em água (2-3 gotas por litro) também é adequada. Para combater a mosca, use os preparados Iskra-Bio, Inta-Vir, Mospilan, Almirante.
Galeria de fotos: como são as pragas que atacam Tsukesh
- Abobrinha. danificado por lesmas, perde drasticamente a apresentabilidade e mantém a qualidade
- O ácaro da aranha não é um inseto; portanto, drogas especiais - os acaricidas são usados para combatê-lo.
- Pulgões - uma das pragas de jardim mais "universais", também não passa abobrinha
- O principal dano às plantações é causado pelas larvas da mosca germinativa, mas isso não significa que os adultos não precisam ser combatidos
Gardeners comentários
Eu tenho muitos anos no squash favoritos Tsukesh. O mais delicioso! Gribovsky não impressionou com a maturidade ou o gosto precoce. Para mim, Cavili é o mais antigo, Tsukesha é o mais delicioso.
Slogvaln
//www.forumhouse.ru/threads/6601/page-54
Tsukesh é sempre plantado. No ano passado, amontoou-se com frutas e permaneceu por muito tempo. Agora dirige junto com híbridos.
CHANEL
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=2385&start=510
Minha abobrinha está sentada em uma cama quente, mesmo em uma cova. No outono, todos os resíduos vegetais foram coletados lá, na primavera - um saco de esterco de cavalo e abobrinha plantada. Tsukesh esmagou todo mundo com poder, as folhas são enormes, espetadas. Mas não posso dizer que é muito colhido: provavelmente pela abundância de "comida". Basicamente, os topos são luxuosos.
Mara
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=2385&start=510
Tsukesha - meu salva-vidas, este ano me decepcionou, não há abundância. Todos os anos, planto novas variedades, exceto Tsukesha, apenas três arbustos - eram suficientes para 11 pessoas e distribuíam mais.
Zoya
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=2385&start=510
Tsukesha é uma variedade de abobrinha que tem uma forma de arbusto, o que significa que eles ocupam pouco espaço no jardim, têm um sabor maravilhoso e são bem preservados. Ao contrário das variedades híbridas estrangeiras, elas são perfeitamente armazenadas e transportadas.
Nastasya
//forumsadovodov.com.ua/viewtopic.php?p=6136
Tsukesha é uma maravilhosa variedade de abobrinha. E o que eu mais gostei dele é que, mesmo quando a abobrinha cresce, ela pode ser limpa, e por dentro é macia, e as sementes também, e qualquer prato que você gosta pode ser feito a partir dela.
Vasily Petrovich
//forumsadovodov.com.ua/viewtopic.php?p=6136
A vantagem da variedade Tsukesh é que ela é espessa e ocupa pouco espaço no jardim, não se arrasta ao longo dela e as qualidades de sabor da abobrinha são simplesmente maravilhosas.
Angélica
//forumsadovodov.com.ua/viewtopic.php?p=6136
A nova variedade de abobrinha de Tsukesh se distingue pela sua maturidade e é exatamente isso que eu gosto.Não tenho muita terra, cada peça vale o seu peso em ouro; portanto, a aparência dessa variedade permite que você salve a área do jardim.
Pomidorchik
//forumsadovodov.com.ua/viewtopic.php?p=6136
Abobrinha (abobrinha) é uma variedade precoce de alto rendimento. O período de mudas para frutificação 42-50 dias. A planta é espessa, compacta. A fruta é cilíndrica. A superfície é lisa, verde, com pequenos pontos verdes claros. Peso 0,8-0,9 kg. A polpa é amarela clara, densa, crocante e macia. A transportabilidade da fruta é boa.
Svetlana170
//cottage71.ru/viewtopic.php?f=3&t=215
Eu nunca tive terra ou residência de verão. Mas tudo chega uma vez, e eu fui atraído para o chão. Eu comprei um pequeno lote. Eu decidi plantar algo despretensioso. A escolha recaiu sobre a abobrinha. Comprei dois sacos de sementes de Tsukesh em uma loja de sementes. Plantado. Você nem imagina quantas abobrinhas cresceram no meu jardim! Começaram a dar frutos bem cedo e até o tempo frio. Meu marido nem acreditava que eu plantei apenas duas sacolas. Pelo menos dez, ele insistiu. Colheita de abóbora incrível que tive naquele ano. Abobrinha é uma pele muito saborosa, delicada e fina.
Pieceofice
//otzovik.com/review_971364.html
Nossa família ama vegetais. E talvez, entre todos os vegetais, a abobrinha esteja em primeiro lugar. Este ano eu comprei Tsukesha. Havia dez sementes na embalagem, exatamente a metade das quais brotou. Coloque nos buracos no início de junho, por volta de 20 de julho, a primeira abóbora. Cuidado simples - rega, remoção de ervas daninhas e afrouxamento. Frutas são muito abundantes. A imagem mostra frutas estreitas e alongadas. Mas quase não tenho essas cópias. Se a abobrinha é estreita, então é curta, se cresce um pouco mais autêntica, então é mais larga. A casca das frutas jovens é fina, mas rapidamente grossa. Talvez por isso, eles estejam perfeitamente armazenados até o inverno. A polpa é macia, bastante suculenta. Gosto dessa variedade porque é resistente ao envelhecimento (por assim dizer), ou seja, até os frutos crescidos têm carne muito macia, sem sementes grandes.
ecoTati
//irecommend.ru/content/kabachok-tsukesha-ot-semyan-do-vkusneishikh-blyud-gotovim-farshirovannye-kabachki-i-dazhe-ka
Abobrinha em parcelas pessoais cresce a grande maioria dos jardineiros. Essa cultura é relativamente despretensiosa nos cuidados, muito produtiva. As frutas não são apenas saborosas, mas também trazem benefícios à saúde. A variedade Tsukesha foi criada há muito tempo, mas ainda desfruta de popularidade constante entre os jardineiros, apesar da constante competição pelas mais recentes conquistas dos criadores. Suas vantagens indubitáveis incluem a palatabilidade dos frutos, sua apresentabilidade, frutificação regular e notável germinação de sementes. A presença de pequenas falhas também é observada, mas elas não estragam a imagem geral.