Ao escolher uma variedade de uva, muitos jardineiros sonham em encontrar uma que possua todas as características positivas de uma só vez. E, muitas vezes, em busca da variedade perfeita, as novidades são ignoradas. Mas em vão. Muitas novas formas híbridas podem dar probabilidades a variedades comuns. Entre esses novos produtos promissores, o Harlequin é um homem bonito e brilhante, com doces bagas rosa escuro.
Uvas Harlequin: como a variedade apareceu
A forma híbrida das uvas Harlequin foi obtida através do cruzamento das variedades conhecidas e amadas por muitos viticultores - Talismã e Haji Murat. As melhores qualidades das variedades parentais - resistência a doenças, resistência ao gelo, bom rendimento, alto teor de açúcar, grandes aglomerados - tornaram-se a marca registrada da Harlequin, juntamente com uma bela cor rosa escuro das bagas. O autor da variedade é o famoso criador russo Sergei Eduardovich Gusev.
Sergey Eduardovich assumiu a viticultura nos anos 90. Ele comprou e alugou chalés abandonados no distrito de Dubovsky, na região de Volgogrado, e coletou mais de 20 anos 3 hectares de terra, que abrigava sua coleção de uvas, uma das maiores da Rússia - mais de 200 variedades de seleção russa e estrangeira. Gradualmente, o próprio viticultor ficou interessado no trabalho de criação. Sergey Gusev admite que sonha em produzir uma boa variedade, sustentável, com bagas grandes e bonitas e saborosas. A este respeito, já existe um resultado: várias dezenas de formas híbridas, bastante grandes e estáveis, foram selecionadas pelo produtor de vinho. No início de 2018, 63 formas híbridas do autor foram descritas no site do criador, incluindo Harlequin, uma uva de mesa rosa com grandes cachos e bagas.
Descrição e características das uvas Harlequin
Arlequim - uma variedade de período de maturação inicial-médio (de 125 a 130 dias). Arbustos que cultivam raízes de arlequim têm alto poder de crescimento. Os rebentos da variedade amadurecem bem. A planta tem flores bissexuais. Note-se e o bom enraizamento de mudas de uma forma híbrida na escola.
Os aglomerados de arlequim são grandes, seu peso médio chega a 600-800 g, bastante densos, têm uma forma cilíndrica com uma asa pronunciada. O rendimento da forma híbrida é alto. As bagas grandes, de cor rosa escuro, atingem uma massa de 10 a 12 g, seu tamanho médio de 30x27 mm. As bagas são crocantes, suculentas, têm um sabor agradável e harmonioso, caracterizam-se por um alto teor de açúcar (22%). De acordo com a avaliação de degustação realizada em agosto de 2014, o Harlequin recebeu 8,7 pontos. É uma classificação muito alta, nem todas as variedades conhecidas e comuns podem apresentar níveis tão altos de sabor.
A variedade é resistente a doenças fúngicas. Resistência ao gelo - até -24sobreC.
Arlequim - uma forma híbrida relativamente nova, as uvas ainda não receberam ampla distribuição, mas já receberam críticas positivas.
Seleção muito bem sucedida! Cativante. O primeiro ano de 5 arbustos com a colheita. Vou organizar uma escola para o inverno.
Nikolay Kimurzhi//ok.ru/group/55123087917082/topic/66176158766362
Características das variedades em crescimento
No clima da região de Volgogrado, onde o Harlequin foi criado, cresce bem e não requer medidas de cuidados adicionais. O principal é plantar a planta corretamente e no lugar certo, cuidar da videira com competência, normalizar o mato e realizar pulverizações preventivas para prevenir doenças fúngicas.
Ao cultivar uma forma híbrida Harlequin, basta seguir as regras padrão para plantar e cuidar de uvas de mesa. E o conhecimento de algumas características da variedade e dos cuidados com o arbusto, levando em consideração essas características, será uma vantagem adicional e ajudará a cultivar uma colheita abundante e de alta qualidade.
- Como qualquer uva com arbustos altos, o Harlequin requer um bom suporte. O tipo mais comum de suporte é uma treliça de arame vertical. Você precisa instalá-lo no segundo ou terceiro ano após o plantio das uvas. Treliça não apenas contribui para a formação de arbustos. Graças a isso, brotos e aglomerados são distribuídos uniformemente, o que proporciona boa ventilação dentro do mato e o influxo de uma quantidade suficiente de luz solar. E a ventilação natural e a luz solar são a chave para a saúde do mato e uma boa colheita.
- A poda média de videiras para frutificação é recomendada para a variedade - não devem permanecer mais do que 8 olhos na parte aérea. A carga média na bucha é de aproximadamente 40 a 60 olhos. A qualidade e a quantidade da colheita dependem diretamente da carga correta. Os arbustos descarregados produzem um pequeno rendimento e “engordam” (brotações anuais muito grossas e de rápido crescimento aparecem soltas no mato, soltas na estrutura, baixa produtividade). Nos arbustos sobrecarregados, observa-se um ligeiro crescimento da videira, as bagas diminuem e o rendimento pode diminuir no próximo ano.
- A variedade é resistente a doenças fúngicas que afetam as uvas, mas os tratamentos preventivos não devem ser negligenciados.
- A planta tolera geadas a -24sobreC. Deve-se lembrar que, para plantas enfraquecidas por doenças, para plantas sobrecarregadas com culturas, elas não fertilizam adequadamente (significando nitrogênio excessivo ou fósforo e potássio insuficientes), o limiar de tolerância à temperatura diminui. Em muitas regiões, o Harlequin exigirá abrigo para o inverno. Nas regiões do norte, é possível cultivar variedades em estufa.
Durante a criação, cerca de 90% das variedades são geralmente rejeitadas; somente as melhores têm direito à vida. Mas se eles serão procurados por jardineiros e viticultores ou permanecerão apenas na coleção do criador, depende de muitos fatores. A resistência da variedade a doenças, resistência ao gelo, produtividade, qualidades de consumo das bagas - tudo deve estar no seu melhor, para que a nova variedade ocupe seu devido lugar entre as muitas variedades já conhecidas e amadas pelos vinicultores. A forma híbrida Harlequin tem todas as chances de sucesso e, talvez, todos os anos seus cachos rosa escuros adornem cada vez mais pomares e vinhedos.