Regras para podar mirtilos: quando você precisa, como fazê-lo e por que às vezes precisa podar "zero"

Pin
Send
Share
Send

Os mirtilos são uma colheita que tolera muito bem a poda. Jardineiros remover brotos em excesso, mesmo no verão. O arbusto, que cresce por si só, produz muitas bagas pequenas e, como resultado da formação e desbaste, produz os mesmos quilos de frutas, mas são grandes, o que significa que têm polpa mais suculenta e saborosa.

Você precisa de mirtilos podados

A remoção de brotos velhos, doentes, quebrados e espessantes é uma obrigação para qualquer colheita de frutas. Os mirtilos correm soltos sem poda: coberta de muitos galhos fracos, os sucos são gastos em seu crescimento; como resultado, os frutos crescem pequenos e sem sabor. Além disso, fungos patogênicos se acumulam em aterrissagens espessadas à prova de vento com madeira morta que causam podridão de folhas, brotos e raízes.

Mirtilos sem poda: muitos galhos secos e nus, sinais de uma doença fúngica são visíveis nas folhas

Quando podar mirtilos

A poda sanitária é realizada durante todo o ano, formando - durante o período de sono profundo dos mirtilos, ou seja, do final do outono ao início da primavera, quando não há fluxo de seiva. Quanto à idade do mato, tradicional e erroneamente, a poda é iniciada no terceiro ano após o plantio. Há casos em que, pela primeira vez, os arbustos de 6 a 7 anos começam a diminuir. Especialistas estrangeiros recomendam iniciar a formação de mirtilos no estágio em que as mudas ainda estão no recipiente.

Como podar uma muda em um recipiente

A poda no contêiner é necessária se o volume da parte aérea exceder claramente o volume do pedaço de terra no contêiner, ou seja, as raízes não têm tempo e não podem crescer proporcionalmente à coroa. Se você comprou um arbusto, antes de plantar, remova todos os brotos curtos e ramificados que saem do solo.

As mudas na parte inferior têm crescimentos espessos que precisam ser removidos

Apenas poderosos tiros direcionados verticalmente devem permanecer. Eles precisam ser encurtados em um terço ou até a metade. Dessa maneira, você alcançará um equilíbrio entre as partes acima e abaixo do mato. Após o plantio, a coroa cortada tomará um mínimo de suco, o sistema radicular começará a se desenvolver ativamente e dará novos galhos fortes.

Mudas de mirtilo adequadas: 2 brotos verticais fortes mais um pequeno crescimento que não tem ramificação; as partes raiz e aérea são desenvolvidas proporcionalmente

Poda de mirtilos nos primeiros 2 anos após o plantio

Antes de entrar na frutificação, os mirtilos são podados para acelerar a formação de um arbusto poderoso. Se você deixar as mudas sem vigilância por 1 a 2 anos, muitos brotos curtos e ramificados crescerão a partir do solo, e botões de flores serão colocados no topo dos altos e fortes. Todos os sucos serão direcionados para a formação dos primeiros frutos. Mas o arbusto, espessado com galhos fracos e curtos, produzirá uma colheita muito modesta. Além disso, ele não será capaz de suportar doenças, geadas, pragas.

É por isso que em pomares profissionais onde as bagas são cultivadas para venda, ou seja, grandes e bonitas, a poda formativa é realizada desde o primeiro ano de plantio. Para fazer isso, remova todos os crescimentos e galhos espessos da segunda ordem, para que, até a altura do joelho (30-40 cm acima do solo), não houvesse ramificação, mas apenas troncos verticais retos. E também são cortados brotos fortes para remover partes da planta com botões de flores.

Nos galhos das culturas frutíferas, existem dois tipos de brotos: pequenos, dos quais as folhas crescem, e maiores, flores ou frutos, geralmente eles estão localizados no topo dos brotos.

Como resultado dessa poda em mudas jovens, a frutificação é afastada e um arbusto forte é formado, consistindo exclusivamente de caules potentes e produtivos.

Vídeo: poda de verão de mirtilos jovens

Poda fitossanitária de mirtilos

O evento é realizado regularmente durante toda a temporada e com mirtilos de qualquer idade. Na primavera, os topos congelados são removidos, no verão - os jovens ainda crescem verdes danificados por insetos e granizo. A poda é realizada, capturando 1-2 cm de uma área saudável. Qualquer ferida em uma planta é uma porta para várias doenças. Os fungos germinam dentro de tecidos suaves e suculentos e não podem se fixar em galhos lisos e sem danos. Ao aparar as partes problemáticas da planta, você destrói os focos de infecção e dá força ao arbusto para formar galhos e ramos novos e saudáveis.

Gradoboin na parte aérea das uvas: os tecidos moles são expostos, a folha recebe pouca nutrição, os sinais da doença são visíveis

Antes e depois do corte, desinfecte as ferramentas - limpe as lâminas com álcool. Trate a planta inteira com um fungicida, por exemplo, líquido Bordeaux, Skor e outros. Durante a frutificação, você pode pulverizar Phytosporin.

Poda para arbusto de adulto

3-4 anos após o plantio, o seguinte é removido do mato formado e frutífero:

  • todos os ramos horizontais até o primeiro rebento forte, crescendo verticalmente para cima;
  • galhos de segunda ordem, crescendo abaixo e profundamente na coroa;
  • topos danificados por geadas, doenças e pragas;
  • todos os ramos e ramos baixos e espessos de segunda ordem nas hastes principais frutíferas abaixo do nível do joelho.

Para que os rebentos verticais sob o peso das bagas não se tornem horizontais, amarre-os às estacas. Isto é especialmente verdade para variedades altas.

Além dessa poda de desbaste, é necessário organizar um transportador de frutas. Para fazer isso, recorte galhos antigos e lignificados com casca rachada, eles são deixados para substituir tantos fortes e jovens, crescidos a partir da raiz. O arbusto frutífero do mirtilo consiste em 10 a 15 ramos esqueléticos e, no negligenciado, cresce sem poda, de 20 ou mais.

Vídeo: regras de poda para mirtilos frutíferos

Quando os mirtilos precisam ser aparados "a zero"

Existem três situações em que você precisa aparar todo o arbusto até o nível do solo:

  1. É necessário salvar a bucha de secagem. Estava quente, você não regou mirtilos, secou. Corte todos os brotos e garanta umidade constante à raiz restante. Não imediatamente, mas dentro de 2 a 3 anos um novo arbusto crescerá a partir dele.
  2. Os mirtilos são abandonados, soltos e não são podados por 5 a 6 anos ou mais.
  3. Após um longo período de frutificação, muitas hastes se formam, pequenas bagas são amarradas, são poucas. Jardineiros experientes recomendam cortar os arbustos "a zero" (rejuvenescer), sem esperar pelo declínio no rendimento, ou seja, após 2-3 anos de frutificação abundante. Para não ficar completamente sem frutas, cresça vários arbustos de mirtilos e rejuvenesça-os.

Siga as regras da poda de mirtilos e deliciar-se-á com uma excelente colheita

Pontas dos jardineiro em cortar mirtilos

A poda é realizada no início da primavera, antes do inchaço dos rins. Antes da frutificação, que começa 3-4 anos após o plantio, apenas a poda sanitária é realizada. Galhos quebrados, doentes e fracos são cortados. Os ramos mais fortes são cortados em 1 / 4-1 / 5 do comprimento. Isso contribui para a formação de brotos laterais com um grande número de botões de flores. Antes da frutificação completa, um arbusto raro com 7-9 ramos principais e um grande número de crescimentos anuais de 40 a 60 cm de comprimento devem ser formados.

Varika

//www.sadiba.com.ua/forum/archive/index.php/t-1285.html

A poda é reduzida principalmente ao desbaste de galhos espessados ​​e enfraquecidos. Geralmente nos primeiros três anos após o plantio, a planta quase não é podada. Nos anos seguintes, na primavera, remova completamente dois a três galhos frutíferos, muito ramificados para um crescimento jovem e poderoso, que pode levar ao esmagamento dos frutos. Remova galhos quebrados que caíram no chão sob o peso de bagas e brotos cegos.

Lenka

//www.sadiba.com.ua/forum/archive/index.php/t-1285.html

Eu li muito sobre poda e delineei um plano de ação para a primavera:

  1. A poda será feita apenas na primavera por várias razões (revelarei congelado, roído por peles, brotos fracos).
  2. Até agora, eu os cortarei apenas em variedades cultivadas (Bonus, Spartan, Bluejine, Patriota).
  3. Somente arbustos com mais de 5 anos e que produzam frutos por pelo menos 3 anos serão submetidos à poda.
  4. Vou remover os galhos finos que crescem na parte inferior dos galhos poderosos.
  5. Dos brotos que crescem da raiz, removerei os finos. Por experiência, brotos fortes são imediatamente visíveis (pelo menos quatro fortes a cada ano), deixo tudo forte, pois acontece que mesmo galhos grossos (buracos de gelo) atingem o gelo.
  6. Os botões de flores também aparecerão na primavera. Não acho que um arbusto de 5 anos possa estar sobrecarregado - ainda não chegou a sua melhor hora.
  7. Eu quero, mas até agora não me atrevo a cortar parte dos brotos amadurecidos deste ano (daqueles que não gosto da direção do meu crescimento de mudas na primavera).
Jardineiro de Oskol

//dacha.wcb.ru/index.php?s=b61159d8b97dfb0ffae77fe4c1953efc&showtopic=5798&st=2500&p=1053905

Tudo depende da altura do mato de diferentes variedades de mirtilos, da leveza da trama, etc. Lembre-se de que a colheita de mirtilos é formada nas brotações do ano atual, ou seja, a poda é melhor realizada no outono e na primavera remova partes secas e congeladas das brotações. É importante cortar os brotos que crescem profundamente no mato, pois eles se obscurecem. Os suportes podem ser colocados em galhos altamente defletores.

Andrey

//www.greeninfo.ru/fruits/vaccinium_corymbosum.html/Forum/-/tID/3036

O objetivo da poda é obter um arbusto saudável e produtivo, consistindo apenas de brotos verticais com fortes crescimentos laterais na parte superior. Na parte inferior do mato, qualquer ramificação é excluída. Nos primeiros dois anos após o plantio, formamos um arbusto e, durante o período de frutificação, removemos os velhos caules grossos. Durante todo o cultivo, realizamos desbaste e aparagem sanitária.

Pin
Send
Share
Send