Madressilva é um arbusto ereto ou rastejante. Atualmente, são conhecidas mais de 190 espécies de madressilvas, dentre as quais existem arbustos que dão frutos (comestíveis ou venenosos), além de uma variedade de madressilvas, usada como planta ornamental. Madressilva crescente tornou-se um passatempo favorito para muitos jardineiros. Para obter uma boa colheita, você precisa selecionar variedades de plantas levando em consideração a região e seguir algumas regras simples para plantar e cuidar.
O que é madressilva e seus recursos
Na maioria das vezes, a madressilva azul é cultivada em pomares e pomares - é um arbusto de folha caduca que cresce até 2,5 metros de altura, com lindas folhas elípticas de cor verde e bagas azuis escuras em forma de fuso com uma flor azulada. A madressilva comestível começou a crescer no território da Rússia no século XX, mas mesmo agora nem todos os jardineiros sabem disso.
A madressilva dá as primeiras frutas: amadurece no início de junho, ainda mais cedo que os morangos. Bagas de variedades antigas lembram mirtilos e têm um sabor amargo, mas a maioria das variedades modernas não tem essa amargura e contém uma grande quantidade de açúcar. A peculiaridade das bagas de madressilva é sua capacidade de limpar os capilares; portanto, é de maior valor para as pessoas da geração mais velha, mas é recomendado para todos usarem, pois não possui contra-indicações.
As frutas da madressilva contêm 8% de açúcar, de 1 a 5 ácidos orgânicos, pectinas, taninos, compostos P-ativos (antacianinas, catequinas), provitaminas A1, B2, B1, vitamina C, além de vários oligoelementos: cálcio, magnésio, fósforo , sódio, cobre, ferro, iodo, alumínio, bário, silício, estrôncio, manganês.
Recursos da madressilva:
- A madressilva é uma planta com polinização cruzada, ou seja, para frutificar você precisa de vários arbustos de variedades diferentes. Por exemplo, a variedade gigante Bakcharsky é o melhor polinizador para as variedades Pride Bakchar, Silginka, Chulymskaya. Ao plantar vários arbustos da mesma variedade, você receberá florescimento abundante sem frutos.
- A segunda característica da madressilva é descascar a casca. Já em galhos jovens, são notáveis rachaduras e subsequente retardo do córtex a partir do tronco.
- A madressilva produz colheitas apenas em brotos jovens, portanto você não deve se deixar levar pela poda se não quiser ficar sem frutas.
- O arbusto de madressilva pode crescer em um local por até 20 anos e suportar as temperaturas do inverno caírem para -40 sobreC.
- Floresce o primeiro, e as flores suportam geadas a -6 sobreC.
Vídeo: Madressilva do berçário de Bachkar
Onde e quando é melhor plantar uma planta
Os botões da madressilva florescem no final de abril - início de maio, portanto, ao plantar na primavera, você deve aderir a esses termos. Se você recebeu uma muda muito cedo, quando o solo ainda não estiver pronto, poderá plantá-la em uma panela grande e depois transferi-la para o poço de plantio. Se uma muda com um sistema radicular fechado (em uma panela), você pode plantar a estação toda.
O plantio de madressilva no outono começa em meados de setembro e, dependendo da região de residência, pode durar até meados de novembro.
Vídeo: plantando variedades de madressilvas Filha de um gigante
Seleção de assento
Ao escolher um local para pousar, é necessário considerar os seguintes recursos:
- A madressilva é considerada um arbusto despretensioso, especialmente para as regiões do norte da Rússia, onde chove com freqüência e verões não muito quentes. Nessas áreas, a madressilva é melhor plantada em áreas ensolaradas sem soprar constantemente ventos.
- Nas regiões sul, é melhor plantar madressilva à sombra parcial ou ao sol, mas com rega constante. Em áreas secas sem rega, o mato será baixo, fraco e com um pequeno número de bagas.
- Áreas pantanosas com ocorrência muito próxima de água subterrânea ou solo ácido não são adequadas. Se é impossível encontrar um lugar mais favorável - plante em altas cristas.
- O solo sob a madressilva deve ter acidez neutra, fértil e neutra.
Padrão de plantio de madressilva
Como a madressilva é polinizada cruzada, os arbustos devem estar localizados lado a lado. Três ou quatro arbustos podem ser plantados em uma fileira e um número maior - grupo plantando em várias fileiras.
A distância entre os arbustos de madressilva no plantio dependerá da variedade, pois existem arbustos grandes e extensos e mais compactos. Mas na maioria das vezes entre arbustos saem de 100 a 120 cm, vale a pena retirar a mesma quantidade da cerca. Com o desembarque em várias linhas, faça até 2 metros entre as linhas. Ao usar madressilva como cobertura, os orifícios são colocados a uma distância de 50 cm um do outro.
Vizinhos para madressilva
A madressilva raramente é danificada por várias pragas, então pode ser plantada ao lado de outros arbustos, mas ela gosta especialmente do bairro com groselha. No círculo próximo ao caule, também não se deve plantar nenhuma planta, pois o sistema radicular da madressilva é superficial.
Seleção de mudas
À venda, muitas vezes você encontra mudas de viveiros locais e importadas. No entanto, as variedades criadas no viveiro de Bakcharsky, localizadas perto de Tomsk, são reconhecidas como novas e melhores. As mudas mais adequadas são plantas de 2 a 3 anos de idade, com um bom sistema radicular. Antes de plantar, mergulhe as raízes em água por 1-2 horas com Kornevin diluído ou HB 101.
Plantamos a madressilva corretamente
Devido à estrutura do sistema radicular, a madressilva é plantada de maneira um pouco diferente de outros arbustos:
- Eles cavam um poço raso e largo: 35 * 50 cm, escolhem cuidadosamente as raízes das ervas daninhas perenes.
- Despeje um balde de composto ou húmus, 100 gramas de superfosfato e meio litro de cinza. Em solos argilosos pesados, um balde de areia adicional é adicionado, em ácidos - de 200 a 400 gramas de cal e em substrato de coco arenoso ou hidrogel para reter a umidade.
- Um monte denso é feito no poço, no qual uma muda é colocada para que o colo da raiz fique no nível do solo. Se a muda tiver um sistema de raízes abertas, as raízes deverão ser endireitadas ao longo das encostas da colina. Uma muda com sistema radicular fechado deve ser removida do vaso e, endireitando levemente as raízes, colocada em uma colina ou em um poço de aterrissagem.
- Enchemos o poço com o solo e o rameamos, pressionando o solo contra as raízes.
- De cima, despejamos 1-2 baldes de água e cobrimos imediatamente a grama com palha, palha, lascas de madeira, jornal, papelão ou simplesmente solo seco. Esta etapa é muito importante, pois o solo não deve secar.
Transplantando um arbusto para um novo local
O transplante de madressilva tolera bem. A melhor época para isso é de julho a outubro. Os arbustos jovens de tamanho médio podem ser desenterrados com um grande pedaço de terra e movidos para um novo local, e arbustos grandes devem ser cortados, encurtados ou cortados galhos antigos primeiro e somente depois transplantados.
Plantio de madressilvas nas regiões
Pode haver algumas diferenças no plantio de madressilvas, dependendo da sua área de residência.
Desembarque na Bielorrússia
O prazo desejado para o plantio de madressilvas na República da Bielorrússia é o fim do verão e do outono. O local de cultivo é o sol, ele dará poucos frutos à sombra. As variedades de zonas incluem Goluboye Vereteno, Lakomka, Nizhny Novgorod, Morena e Vasilievskaya. Devido ao longo e quente outono, as madressilvas na Bielorrússia costumam florescer em novembro e às vezes no inverno, por isso é recomendável escolher variedades com um longo período de dormência.
Desembarque nos subúrbios
Para a aterrissagem, é escolhido um local iluminado e ensolarado, com solo neutro e sem sopro de vento. As melhores variedades para a região de Moscou são as escolhidas, ninfa, morena e silginka.
Desembarque na Sibéria
Mudas de três anos de idade devem ser escolhidas para o plantio de madressilva na Sibéria - elas são melhor aclimatadas. O poço de aterrissagem é preparado com antecedência e, se houver água subterrânea próxima - eles fazem a drenagem de tijolos quebrados ou paralelepípedos. Nesse caso, o próprio poço deve cavar pelo menos 50 cm de profundidade. A melhor época para plantar madressilva também é considerada início do outono e, na primavera, é bom plantar em tempo chuvoso ou com rega constante.
Para um inverno bem-sucedido na região da Sibéria, a madressilva não pode ser alimentada com fertilizantes nitrogenados após meados de junho. Eles produzem exclusivamente fertilização com potássio e fósforo, e é ainda melhor usar cinzas. As variedades adequadas são Berel, Opala de Fogo, Sirius, Fuso Azul, Cinderela, Pássaro Azul, Ilíada.
Desembarque nos Urais
Nos Urais, a madressilva também prefere crescer ao sol, com exceção dos Urais do Sul, onde no verão a temperatura do solo pode aquecer até 50 sobreC - nessas áreas deve ser plantada em sombra parcial, mas não na sombra da casa ou do celeiro. Em anos particularmente quentes, você pode esticar uma grade de construção sobre os patamares, o que reduzirá a energia do sol e a madressilva será bastante boa. No verão, em locais secos, a rega é obrigatória, especialmente no início de junho, quando as bagas começam a cantar. As melhores variedades incluem: Yugana, Kamchadalka, gigante de Bakcharsky, Bakcharskaya, Maria, Ninfa, eixo azul, pássaro azul, titmouse.
Madressilva não precisa de abrigo para o inverno.
Gardeners comentários
Na minha casa de campo há quatro anos, cultivando madressilva, um arbusto baixo com bagas. Quando o comprei, eles me explicaram que eu precisava comprar um par, o que eu fiz. Bagas com madressilva apareceram no segundo ano. A cada ano, a colheita se torna cada vez mais.
Tamrico//otzovik.com/review_3472986.html
Em geral, costumávamos coletar madressilva quando criança na floresta. Floresta - eles são muito ácidos. E na infância eu realmente não gostei deles, embora a geléia tenha sido saborosa até então. Atualmente, em nosso jardim, os arbustos de madressilva estão crescendo. Eles começam a florescer no início da primavera. E madressilva é o primeiro arbusto que já no final de maio ou no início de junho nos agrada com suas bagas. Os benefícios e malefícios da madressilva podem ser encontrados na Internet. Claro, você precisa cuidar um pouco dos arbustos. Nunca foi que não houvesse bagas nos arbustos. O tamanho, sabor e forma das bagas são muito dependentes da variedade desses arbustos. Nós crescemos 4 espécies. A primeira série é Ânfora, 2 - eixo azul, 3 - Pavlovsky e 4 variedade desconhecida. Só não me lembro. Os brotos foram comprados no mercado na primavera. E todos foram comprados e plantados em diferentes períodos. Alguns arbustos já têm de 8 a 9 anos, outros de 2 a 3 anos. Os arbustos estão localizados principalmente ao lado dos pinheiros. E os pinheiros os protegem bem do vento. Embora eles provavelmente não tenham sol. Mas, apesar disso, eles dão bons frutos.
Ilkasimov//otzovik.com/review_2261181.html
Muitos anos atrás, compramos dois arbustos de uma baga desconhecida, plantamos e ansiamos pela colheita, mas ... A baga tinha um sabor amargo, era impossível comer. Em geral, ficamos desapontados. Os arbustos do jardim foram transplantados para o jardim da frente. E, surpreendentemente, os pássaros gostaram, de boa vontade bicaram as bagas. Bem, pelo menos alguém se beneficia com isso. No jardim da frente, cresce e agrada os pássaros até hoje.
IrinS//otzovik.com/review_5043627.html
A madressilva é legitimamente considerada uma das frutas mais úteis, a partir dela você pode fazer doces, compotas e compotas maravilhosas. As bagas são consumidas frescas, congeladas para o inverno, raladas com açúcar. Ao plantar, certifique-se de levar em consideração a peculiaridade da madressilva para dar frutos somente quando a polinização cruzada com outras variedades desta planta e plantar pelo menos três arbustos.