Como escolher um bom quebra-cabeça elétrico para não se arrepender mais tarde?

Pin
Send
Share
Send

O Jigsaw possui recursos universais para processar qualquer material em casa. Qualquer artesão envolvido na construção, reparo, talha, carpintaria, tem esse tipo de ferramenta. Para saber como escolher um quebra-cabeça elétrico dentre a rica variedade oferecida em lojas especializadas, você precisa entender as principais características técnicas. Os fabricantes atribuem aos modelos produzidos várias funções adicionais, o que afeta o preço da ferramenta. No entanto, essas funções nem sempre são procuradas na prática. Portanto, ao escolher, você não pode se concentrar apenas no custo do modelo, pensando que quanto mais cara a ferramenta, melhor. Então, quais são os critérios para escolher um quebra-cabeças?

Se você está com preguiça de ler ou prefere assistir a um vídeo, existem dois vídeos especificamente para você com informações básicas sobre o assunto:

O que é um quebra-cabeças e para que é usado?

Serra elétrica de serra de vaivém, e serra de vaivém elétrica abreviada, refere-se a uma ferramenta manual equipada com um acionamento elétrico. As pequenas dimensões desta ferramenta afetam seu peso, o que, de fato, não é sentido. Usando um quebra-cabeças, você pode executar rápida e eficientemente os seguintes tipos de trabalho:

  • cortes diretos de materiais como madeira, plástico, drywall. folha de metal, laminado, telha cerâmica, etc;
  • corte curvo de qualquer um dos materiais acima;
  • cortar orifícios redondos com o diâmetro desejado;
  • cortando furos retangulares.

O objetivo da serra de vaivém é realizar um grande número de operações, tanto no corte longitudinal como transversal do material da chapa e no encaracolado.

Exemplo: um quebra-cabeça elétrico fabricado pela Skil na Holanda é usado no dia a dia para cortar diretamente peças de madeira e outros materiais.

Recursos de projeto de uma serra elétrica de serra de vaivém

O corte do material é fornecido com a ajuda de uma lima especial, acionada pela operação de um motor elétrico. A frequência dos movimentos alternativos feitos pelo arquivo atinge verticalmente 3500 movimentos por minuto. Para instalar o mecanismo, é usada uma plataforma de suporte, também chamada de laje ou sola. A placa de base é usada como guia e fornece um corte de alta precisão do material, mantendo uma distância constante da superfície de trabalho.

A capacidade de girar a plataforma de suporte em um ângulo de até 45 graus permite alterar a inclinação do corte. O material para a fabricação da plataforma é geralmente aço, alumínio ou plástico de alta resistência. Os fabricantes fecham o arquivo com uma tela de proteção transparente feita de plexiglass (vidro orgânico), o que garante a segurança do trabalho.

As serra de vaivém diferem no tipo de design da alça, que pode ser:

  • grampeadopermitindo que você veja claramente a linha de corte;
  • em forma de cogumelofacilitando o trabalho em planos inclinados.

O tipo de caneta não afeta a qualidade do trabalho e, portanto, eles escolhem uma ferramenta de acordo com esse critério, com base apenas nas preferências pessoais.

O projeto de um quebra-cabeça elétrico destinado ao uso profissional, equipado com muitas funções adicionais que facilitam a operação desse tipo de ferramenta manual

O quebra-cabeça sem fio Hitachi, fabricado por uma conhecida empresa japonesa, foi projetado para trabalhar em locais inacessíveis para conectar a ferramenta à rede elétrica

Se você planeja usar um quebra-cabeças sem conectar à energia, compre modelos de bateria. Somente nesse caso, lembre-se de que o funcionamento desta ferramenta é limitado no tempo. A potência dos modelos de bateria é geralmente baixa.

Recursos adicionais da ferramenta elétrica

Aqui está o que pode ser incluído no design da serra de vaivém:

  • Função de ajuste de frequência de curso usado ao trabalhar com diferentes tipos de materiais. A escolha da frequência do curso pode ser feita não apenas antes do início da operação, mas também durante a mesma, pressionando o botão start-lock. Ao mesmo tempo, é possível aumentar a produtividade. É verdade que esse modo de operação de uma ferramenta elétrica resulta em desgaste rápido da lâmina de trabalho.
  • A presença de um mecanismo pendular de várias etapas, típico de todos os modelos modernos de serra de vaivém, permite fazer movimentos horizontais adicionais da serra (tanto para serrar quanto vice-versa) e cortar o material apenas ao mover "para cima". Essa função afeta o aumento da produtividade sem reduzir a vida útil da lima, mas contribui para a deterioração da qualidade da superfície do corte. Portanto, ao fazer um corte de acabamento, é recomendável desativar esta função. Esta recomendação deve ser seguida ao trabalhar com chapas de aço e madeira de lei.
  • Função de iluminação de uma zona de trabalho por uma lâmpadaincorporado na construção do quebra-cabeças aumenta o grau de conveniência ao trabalhar em condições de pouca luz ambiente.
  • Existência de sistema de substituição rápida de arquivos facilita o processo de extração de uma lâmina de corte desgastada pressionando uma alavanca especial.
  • Função de serragem automática um ventilador que resfria o motor permite que a linha de corte seja liberada da serragem resultante e da poeira sedimentada.
  • Possibilidade de conectar uma ferramenta elétrica a um aspirador através de um tubo de derivação especial, permite uma limpeza rápida da superfície de trabalho dos resíduos, o que ajuda a melhorar a visibilidade da linha de corte.
  • A presença de um dispositivo para transformar o arquivoGraças à qual a lâmina de trabalho pode ser girada em 360 graus, permite cortar círculos de diferentes diâmetros no material.
  • Bloqueio de ângulo necessário para fixar a posição da ferramenta em um ângulo de zero a 45 graus.

O que você precisa - escolha apenas para você.

Profissional ou aparelho doméstico?

Os quebra-cabeças elétricos, como toda a ferramenta elétrica, estão disponíveis para uso profissional e doméstico. Na vida cotidiana, o equipamento é usado com menos intensidade, portanto sua potência é inferior aos modelos profissionais projetados para operação contínua. Um pequeno número de funções adicionais, bem como um recurso mínimo de trabalho, suficiente para o uso único da serra elétrica para a finalidade a que se destina, também é característico de uma ferramenta doméstica. Os preços para modelos domésticos de quebra-cabeças elétricos são 2-3 vezes mais baixos do que para modelos profissionais.

Ao escolher, leve em consideração o fato de que os quebra-cabeças domésticos de baixa potência podem cortar peças de madeira com espessura não superior a 70 mm e aço - não superior a 2-4 mm. Modelos profissionais com alta potência e produtividade podem cortar madeira com até 135 mm de espessura, chapas de alumínio até 20 mm, chapas de aço até 10 mm. Conhecendo a espessura do material que você cortará, é fácil determinar qual a serra de vaivém melhor para esta operação. Ferramentas elétricas para uso doméstico estão disponíveis na China e na Polônia. Ferramentas de alta qualidade para profissionais são produzidas na Alemanha, Japão, Suécia.

Cortar orifícios redondos de vários diâmetros com um quebra-cabeças elétrico em madeira, aço e outros materiais em folha é rápido e suave

Um modelo de um quebra-cabeça elétrico (quebra-cabeça elétrico) projetado para uso profissional, lançado pela empresa alemã Bosch conhecida no mercado por ferramentas elétricas

Os principais critérios para a escolha de um modelo específico

O principal indicador ao qual você deve prestar atenção imediatamente é o poder da ferramenta. Lembre-se de que, para modelos domésticos, esse valor é de 350 a 500 watts e, para modelos profissionais - de 700 watts. A profundidade do corte, a duração do período de operação ininterrupta e a vida útil da ferramenta dependem da potência do quebra-cabeça.

Importante! Modelos poderosos também são caracterizados por mais peso, o que é importante ao trabalhar com uma ferramenta elétrica manual.

Um critério menos importante é o número de movimentos por minuto. Afinal, a velocidade do trabalho, bem como a limpeza do corte, depende do valor desse indicador. Para a maioria dos modelos, o número de traços por minuto varia de 0 a 2700-3100. Embora existam quebra-cabeças em que este indicador atinja 3500 tempos / min.

O conforto do uso de uma ferramenta elétrica depende do sistema de substituição de arquivos, que pode ser fixado com parafusos ou um dispositivo de fixação. Neste último caso, a lâmina é substituída de forma acelerada sem o uso de uma ferramenta especial.

Preste atenção à possibilidade de ajustar a frequência do curso apenas se você pretende usar um quebra-cabeças para processar vários materiais de construção. Algumas chapas são cortadas em certos valores deste indicador.

Se a saúde for cara, compre modelos que possam ser conectados a um aspirador de pó. Esta função protege os olhos e os órgãos respiratórios da poeira fina gerada durante o trabalho com a ferramenta e também permite manter o local de trabalho limpo.

A presença no conjunto de limas substituíveis, óleos especiais para a lubrificação de superfícies de trabalho, chaves de fenda e outras pequenas coisas é uma adição agradável ao produto. No entanto, tudo isso pode ser comprado, se necessário, nas mesmas lojas especializadas e centros de serviço abertos pelos fabricantes.

As quebra-cabeças Makita leves e silenciosas têm acabamento de alta qualidade e a presença de um grande número de funções adicionais. A ferramenta é produzida nas fábricas próprias da empresa, localizadas no Japão, EUA, Reino Unido, China, Romênia

A produção de quebra-cabeças envolvidas em empresas conhecidas como Bosch, Makita, Meister, Hitachi, Metabo, Skil. Antes de escolher um quebra-cabeça de um fabricante específico, preste atenção às características técnicas de modelos similares vendidos sob outras marcas. Com essa abordagem, você pode comprar a ferramenta certa por menos dinheiro.

Pin
Send
Share
Send