Entre as plantas ornamentais, a lobularia do mar é particularmente apreciada pelos jardineiros. Além de uma aparência agradável, esta planta distingue-se pelo seu aroma a mel e, graças à sua despretensão, as suas flores agradam as pessoas que as rodeiam às próprias geadas.
- Descrição botânica
- Condições para uma beleza despretensiosa
- Iluminação e lugar
- Escolhendo o solo
- Cultivo de sementes
- Semeadura direta
- Método de sementeira
- Preciso cuidar de Lobularia?
- Doenças e pragas de plantas
Descrição botânica
Lobularia maritima (Lobularia maritima) é uma das espécies do gênero Lobularia e pertence à família do repolho.
Você ainda pode ouvir nomes populares: bórax, um gramado, um pedreiro - é tudo a mesma planta, não tem falta de popularidade. A origem é mediterrânea, mas a espécie é amplamente naturalizada e em áreas com clima mais frio.
Esta planta é cultivada como uma planta anual. A altura das filmagens é de até 20 cm, as hastes fortemente ramificadas formam arbustos difusos. As flores são pequenas, com até 5 mm de diâmetro, coletadas em lindas flores perfumadas de várias cores: branco, lilás, rosa, etc.
A floração começa no final da primavera ou início do verão, mas com o calor prolongado, a floração pode parar. Mas este não é o fim completo do processo, depois de cortar as inflorescências, mais perto do outono, começa a segunda onda de floração, que continua até as geadas do outono.
Condições para uma beleza despretensiosa
Lobularia é pouco exigente para cuidar de flores, seu plantio e cultivo em campo aberto não representam dificuldades especiais para o jardineiro.
Além disso, a flor é resistente a condições desfavoráveis - há fotos de uma planta em um jardim encharcado de neve. De fato, é capaz de resistir a temperaturas de -3 ° C por vários dias e continuar a florescer após o aquecimento.
Iluminação e lugar
Esta flor ama a luz, por isso é plantada em silêncio ao sol aberto. Muitas vezes usado para decorar o jardim florido de primeiro plano, decorar varandas e varandas, crescer em jardins de pedra e rockeries.
O melhor lugar para Lobularia é uma área quente e bem iluminada. Consequentemente, lugares crus e frescos para o plantio devem ser evitados. Na penumbra, a planta não se sente mal, mas diminui o número de inflorescências.
Escolhendo o solo
Recomenda-se que o solo para o plantio seja escolhido com uma reação levemente ácida ou levemente alcalina, mas isso não importa muito. O principal é que o solo não está alagado e não há possibilidade de estagnação da água nele (isto é, o solo deve ser bem drenado).
Cultivo de sementes
O processo de crescimento da lobularia a partir de sementes é simples. Possível como o plantio de sementes no campo aberto e pré-germinação de mudas em casa. As sementes em si não precisam de cuidados especiais durante o armazenamento. É importante saber quando plantar sementes ou plantar mudas.
Semeadura direta
Depois da floração os frutos de lobularia formam-se - são vagens ovais com topos agudos. As sementes são muito pequenas e de cores diferentes, dependendo da variedade da planta. As sementes de lobularia violeta variam de laranja a tons marrons. Branco tem sementes de cor amarela.
As sementes devem ser colhidas somente depois que as vagens ficarem amarelas.As sementes coletadas não perdem suas propriedades por até três anos e todo esse tempo elas são um excelente material de plantio.
Plant lobulyariyu recomendado na primavera com uma temperatura do ar quente estável (final de abril-maio) ou no final do outono, mas antes da primeira neve (meados de outubro). Semear as sementes devem estar no solo aberto cavado, em que você pode pré-polvilhar farinha de cálcio para fertilizar a planta. Eles são semeados uniformemente em toda a área plantada e, em seguida, cuidadosamente, são suavemente socados com a mão.
Não polvilhe a colheita com solo adicional, pois isso a fechará da luz solar e diminuirá significativamente o processo de germinação das sementes. Regar a área deve ser uniforme e ordenadamente, sem inundar as culturas.
Depois de esperar pelos primeiros brotos, é necessário dar a lobularia ao crescimento por mais duas semanas, após o que deve ser eliminado. A distância entre os brotos deve ser de cerca de 15 cm - isso estimula a flor a crescer e também tem um efeito preventivo contra possíveis doenças.
Sob condições favoráveis, a lobularia é capaz de se reproduzir por auto-semeadura. Mas mesmo neste caso, a cada 2-3 anos você tem que plantar plantas.
Método de sementeira
Este método permite acelerar significativamente o florescimento da planta. Para isso, nas pequenas caixas cheias de drenagem e solo solto, o material de plantio é plantado.
Após a semeadura, as sementes devem ser pressionadas firmemente com a palma, mas não as pressione muito profundamente. A sementeira adicional deve ser regada e coberta com papel alumínio ou vidro. Um regime de temperatura confortável para a planta é 16-20 ° C. Os germes aparecem após cerca de 7 a 10 dias. Depois que os brotos sobem, a película protetora deve ser removida. Para o crescimento normal, brotos de lobularia precisam criar iluminação adicional. Em maio, recomenda-se que os brotos germinados sejam levados para o ar livre - isso contribui para o endurecimento das mudas.
Quando três folhas aparecem no caule da planta, é necessário começar a mergulhar, transplantando as mudas. Espécimes individuais podem ser transplantados em vasos ou outras áreas.
No terreno aberto lobularia plantada no final da primavera. Aproximadamente duas semanas antes do plantio de mudas, o solo é recomendado para ser fertilizado com fertilização orgânica. Em solos argilosos pesados, é desejável adicionar areia e cascalho.
O tamanho das covas deve exceder ligeiramente o tamanho do rizoma, para que a planta se sinta confortável em um novo local. Depois de plantar as flores devem ser derramadas abundantemente.
Preciso cuidar de Lobularia?
Lobulyariya - a planta é muito simples e não requer condições especiais, mas jardineiros precisa saber sobre algumas das nuances deste tipo de cultivo.
Para o crescimento normal das plantas são plantadas a uma suficientemente húmidos nutrientes do solo. Mas devemos lembrar que um excedente irá resultar em uma perda de floração húmus, como a planta vai aumentar a massa verde.
A planta não precisa de irrigação adicional, é bastante suficiente e precipitação natural, e um excesso de água pode levar à decomposição do rizoma. Mas se houver uma seca, os arbustos devem ser regados, especialmente durante o período de brotação.
Doenças e pragas de plantas
Lobulyaria-alissum raramente doía. A maioria das hastes e inflorescências são afetadas por oídio, mosaico viral, podridão parda ou icterícia astr. Para combater tais doenças, use fungicidas.
Além disso, a planta pode ser enganada por inimigos naturais - a traça do repolho, a pulga cruciforme ou o verdinho branco. Inseticidas são usados para controlar insetos.
Para jardineiros Lobularia marinho é de grande interesse. É ótimo para criar uma variedade de paisagens, decorando varandas e terraços.
A planta é despretensiosa, resistente a doenças e pragas. Uma bela aparência, a capacidade de florescer até o final do outono e o aroma do mel se tornaram as razões para a ampla disseminação dessa flor.