Cultivar limão em casa é uma atividade bastante popular. Esta planta subtropical requer atenção especial e não responde bem a erros de tratamento. Uma das etapas importantes do cultivo do limão é o transplante regular.
Aspectos-chave do transplante de limão em casa
A rigor, um transplante deve ser considerado uma operação associada à substituição completa do solo e à exposição do sistema radicular da planta. Para o limão, isso pode ser necessário apenas em caso de doença de raiz, contaminação do solo por fungos ou pragas. Após esse transplante, o limão leva tempo para enraizar, o que, é claro, retardará seu crescimento.
Na maioria dos casos, com um transplante planejado, é usado um método de transferência para outro recipiente com um pedaço de terra nas raízes. Quando a operação é realizada com cuidado, a planta nem percebe isso, pois as raízes não serão afetadas.
Com que frequência o transplante de limão
O primeiro transplante deve ser realizado após a compra da planta:
- se as raízes já apareceram nos orifícios de drenagem, é impossível adiar o transplante;
- se as raízes não estiverem visíveis e a planta for muito pequena, espere até que as raízes dominem todo o espaço dentro da panela.
Para ver isso, o solo é abundantemente regado e, depois de algum tempo, eles tentam gentilmente remover um pedaço de terra do vaso da planta. Se o nódulo é denso, as raízes sobressaem sobre toda a superfície, é hora de transplantar a planta e, se o nódulo estiver solto e caindo aos pedaços, você ainda precisará esperar.
Se o cheiro de podridão vier do solo, ele deve ser substituído completamente pela lavagem das raízes e desinfecção por uma solução fraca de permanganato de potássio.
Como regra geral, um limão precisa de um transplante 2-3 vezes no primeiro ano de vida. Com dois a cinco anos, ele é transplantado uma vez por ano e, no futuro, o intervalo de transplantes é de 2-3 anos.
É possível transplantar limão e limão com frutas
Evidentemente, é indesejável perturbar uma árvore com frutas e flores, mas o limão geralmente floresce e produz frutos durante todo o ano e deve ser transplantado com flores ou frutas. Se você fizer isso da maneira mais cuidadosa possível através do transbordo com um pedaço de terra, não haverá danos.
No caso de ser necessário um transplante de emergência com lavagem das raízes e substituição do solo, as flores e os frutos devem ser removidos para facilitar a instalação da raiz em novas condições.
Como transplantar um limão em casa
Transplantar um limão não é um processo complicado. Até um novato pode lidar com isso.
Datas de transplante
O melhor momento para o transplante é meados de fevereiro e meados de agosto - são períodos de transição entre as fases ativas do crescimento das plantas. Se, por algum motivo, for necessária uma substituição completa do solo e da drenagem, é melhor fazer isso o mais rápido possível.
No caso de transplante por meio de transbordo, o cumprimento desses prazos não é tão crítico, mas ainda não vale a pena fazer isso em maio-junho e novembro-dezembro.
Dias favoráveis para um transplante de limão
Para aqueles que aderem ao calendário lunar no cuidado de plantas, observamos que um transplante de limão deve ser tentado na lua minguante. E os dias mais favoráveis para isso em 2019, segundo os astrólogos, são os seguintes:
- Janeiro - 1-5, 22-31;
- 1-3 de fevereiro, 20-28;
- 8 - 9, 17, 18 de março;
- 24 de abril - 25;
- 4 - 5, 21, 22, 31 de maio;
- 5 a 8 de junho; 13, 14;
- 25 de julho - 26;
- 21 e 22 de agosto;
- 18 a 19 de setembro de 27;
- 3 a 4 de outubro, 12 a 14 de outubro;
- 4 de novembro - 5.
Seleção do pote
Não subestime a importância de escolher uma panela para plantar e transplantar um limão. Seu tamanho é especialmente importante:
- se o vaso é muito pequeno, as raízes ficam lotadas, elas não têm onde crescer, o desenvolvimento da planta é suspenso;
- quando a panela é muito grande, a rega da planta não consome toda a água - como resultado, ela estagna e acidifica, o que leva a várias doenças.
Você deve escolher vasos que excedam o tamanho do sistema radicular em 3-4 cm. A cada transplante, será necessário um vaso de maior diâmetro e altura.
Ao escolher a altura do vaso, deve-se levar em consideração o fato de que uma camada de drenagem será colocada no fundo.
Existem vários tipos de vasos adequados para o cultivo de limão:
- os potes de cerâmica são convenientes, pois a argila absorve o excesso de umidade e, quando o solo seca, devolve, ou seja, o potenciômetro serve como uma bateria de água; antes do plantio, esse vaso deve ser embebido em água por 2-3 horas, a fim de carregá-lo com umidade e para que não drene o solo durante o plantio;
- recipientes de plástico não absorvem a umidade; portanto, eles precisam receber mais drenagem - até metade do volume; recipientes feitos de plástico translúcido branco devem ser embrulhados com um material de proteção contra a luz (filme preto, tecido denso, papel alumínio, etc.); caso contrário, o solo será coberto de musgo, o que danificará o limão; vasos de plástico são convenientes para o transplante de limão nos primeiros anos de vida, pois são relativamente baratos e podem ser comprados em tamanhos diferentes;
- para plantas adultas altas, é melhor usar banheiras de madeira, afinando para baixo: para que essa capacidade dure mais, o material deve ser de pinho ou carvalho ainda melhor, e a superfície interna da banheira deve ser queimada antes do plantio com um maçarico para desinfetar e aumentar sua resistência à deterioração.
Solo de transplante
A mistura de nutrientes para plantio / transplante de limão é fácil de se preparar. Para fazer isso, basta misturar os seguintes componentes:
- chernozem (importado, não do jardim) - 2 partes;
- relvado de um prado ou plantação - 1 parte;
- húmus seco bem apodrecido - 1 parte;
- areia grossa de rio (lavada, sem inclusões de argila) - 1 parte.
Antes de usar, esta mistura deve ser desinfetada por calcinação ou aquecimento em banho-maria por uma hora. Se isso não for possível, é melhor usar solos comprados com acidez neutra.
Instruções passo a passo
Considere duas opções para transplante. Um caso mais simples e mais frequente é o transbordo de um limão com um torrão de terra:
- Uma camada de drenagem é colocada em uma panela nova. Os melhores materiais para isso são: tijolo vermelho batido, cerâmica batida, argila expandida. Os orifícios de drenagem são cobertos com estilhaços convexos e, em seguida, o restante do material é colocado a partir de grandes frações e terminando com pequenas. A espessura da camada não deve ser inferior a 5 cm e, no caso de vasos de plástico, essa camada é de 30 a 50% da altura do recipiente.
- 2 cm de turfa, musgo ou húmus seco são derramados sobre a drenagem e, em seguida, 3-4 cm de solo nutriente.
- Na planta transplantada, um rótulo é afixado no lado ensolarado.
- Regue abundantemente o limão e, após 10 a 15 minutos, remova-o cuidadosamente da panela com um pedaço de terra, tomando cuidado para não destruí-lo.
- Se forem encontradas raízes secas, elas devem ser aparadas.
- Coloque a planta em uma panela nova para que seu nível em relação à borda permaneça o mesmo. Se necessário, adicione o solo ao fundo da panela.
- O espaço ao redor do coma terrestre é coberto de terra, socando-o cuidadosamente com as mãos e sem deixar vazios. Nesse caso, o colo da raiz não pode ser preenchido.
- Limão regado com água morna e após o encolhimento do solo, despeje a quantidade certa.
- Para reduzir o estresse recebido pela planta como resultado do transplante, você pode pulverizar sua coroa com solução de zircão e cobri-la com um saco para criar um efeito estufa.
- Por 5-7 dias, o pote é colocado em um local um pouco escuro e depois retornado à sua posição anterior com o mesmo lado do sol de antes. Se o limão estiver coberto com um saco, ele será removido.
No caso em que é necessário um transplante com uma substituição completa do solo, o procedimento será o seguinte:
- Prepare uma nova panela com drenagem e solo da mesma maneira que no primeiro caso.
- Limão em uma panela velha regada abundantemente. Depois de um tempo, eles retiram uma planta com um pedaço de terra e a colocam em uma ampla bacia. Liberte cuidadosamente as raízes do solo e da drenagem antigos, tomando cuidado para não danificá-las.
- Lave as raízes em um recipiente adequado com água até que o solo residual esteja completamente lavado.
- Inspecione as raízes: se forem encontradas doentes, secas ou danificadas, elas são cortadas com uma tesoura de podar. Nos casos em que ao aparar o volume do sistema radicular diminuiu significativamente, um vaso menor deve ser selecionado para o plantio. As raízes doentes podem ser distinguidas pela cor marrom escura ou preta; no corte, elas também têm uma cor escura; sua casca é seca, descascando e facilmente removida. Raízes saudáveis são claras, amareladas, no corte branco, a casca é elástica, segura firmemente nas raízes.
- Mergulhe as raízes por alguns minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio e depois polvilhe as fatias com carvão ou cinza triturada.
- Depois disso, plante a planta em uma nova panela de acordo com as regras descritas acima e adicione o solo à medida que assentar.
Depois de substituir o solo, o limão não é alimentado por um mês até ficar completamente enraizado.
É difícil mover árvores altas e altas de uma banheira para outra, isso requer dispositivos especiais - alavancas, blocos, guinchos, por isso é melhor limitar-se à substituição parcial do solo:
- Retire cuidadosamente o solo antigo para cerca de metade da capacidade, tomando cuidado para não danificar as raízes. Pode ser facilmente lavado com água do chuveiro.
- Em seguida, preencha o espaço vazio com uma mistura fresca e nutritiva de solo.
Vídeo: Transplante de citros
//youtube.com/watch?v=1n3m3p705y8
O transplante de limão para uso interno é realizado regularmente ao longo de sua vida. Se você abordar esse trabalho com responsabilidade, a planta o tolerará com calma, sem estresse desnecessário, o que, por sua vez, garantirá um bom crescimento da árvore, sua aparência decorativa saudável, flores e frutos abundantes.