Como a piscina estacionária é bonita e útil em termos de recuperação, é igualmente difícil de manter. A água deve ser constantemente limpa, filtrada e eliminada dos detritos recebidos. Mas se de cima a estrutura é coberta com um transparente, como se a construção de um pavilhão subisse acima da água, a manutenção se tornasse mais fácil. Mesmo os proprietários que montaram a tigela aberta acabam construindo pavilhões de bricolage sobre ela.
Por que é necessário um pavilhão?
Depois de concluir o pavilhão da piscina, o proprietário receberá os seguintes "bônus":
- A água evapora menos da superfície.
- Reduza significativamente a perda de calor, o que significa o custo do aquecimento da água. Além disso, prolongará a estação balnear.
- Sedimentos sujos e poeira causada pelo vento, detritos e folhas não entrarão na piscina, e o proprietário economizará na filtragem e no tratamento da água com produtos químicos (se o pavilhão estiver fechado).
- Os raios ultravioleta colidem com a barreira e entram na piscina já refratada. Portanto, seu efeito destrutivo nas paredes e no fundo ficará mais fraco, o que levará a um aumento na vida útil dos materiais da piscina.
- Nas geadas de inverno, a temperatura sob o pavilhão é mais alta do que na rua, o que significa que a estrutura não precisará passar por testes a temperaturas muito baixas, razão pela qual alguns materiais e o sistema de abastecimento de água podem ficar inutilizáveis.
Também será um material útil sobre como filtrar a água na piscina: //diz-cafe.com/voda/sposoby-filtracii-otkrytogo-bassejna.html
Regras para escolher o design do pavilhão
Para construir um pavilhão para a piscina com suas próprias mãos, você precisa decidir sobre o design.
Pavilhões baixos
Se a piscina for usada periodicamente e o resto do tempo estiver ociosa, a opção mais barata seria um pavilhão baixo, com uma altura não superior a um metro. Ele desempenhará a função mais importante - proteger a água do sol, chuva e detritos. E se os proprietários não planejam mergulhar pelas laterais, basta fazer uma seção deslizante e, através dela, cair na água.
Existem também projetos com uma altura de cerca de dois metros. Por conveniência de uso, uma porta é montada nelas. Esta versão do pavilhão está sendo feita com base no princípio de uma estufa comum, usando um perfil de metal e chapas de policarbonato. Você pode, é claro, em vez de policarbonato puxar um filme plástico, mas a aparência estética sofrerá com isso, e a resistência ao desgaste do revestimento do filme é fraca.
Pavilhões altos
Os pavilhões altos têm cerca de três metros de altura e são usados não apenas para proteger a piscina, mas também servem como uma excelente área de lazer para os proprietários. O clima da estufa permite organizar arranjos de flores em torno do perímetro da tigela, colocar espreguiçadeiras ou cadeiras de balanço para relaxar. Mas isso é se as bordas do pavilhão forem muito maiores que o tamanho da tigela.
Uma opção mais econômica é o pavilhão, construído em torno do perímetro da bacia, com uma dúzia de centímetros. Pode ser totalmente fechado ou semi-fechado. A versão semi-fechada protege a tigela apenas de um lado (geralmente do lado de onde o vento sopra), ou pelas extremidades, deixando o meio aberto, ou pelos lados, deixando as extremidades abertas. Esse pavilhão não oferece proteção máxima, mas cria uma barreira para o vento e o lixo, e os proprietários recebem uma zona de sombra na qual você pode se esconder do sol escaldante.
E você pode combinar um bar e uma cozinha de verão com piscina, leia sobre isso: //diz-cafe.com/postroiki/kak-sovmestit-bar-s-bassejnom.html
Estruturas deslizantes
Em qualquer pavilhão de qualquer altura, um sistema de seções deslizantes aumenta o nível de conforto. Sua base é um sistema ferroviário (como nos armários de comando), ao longo do qual as seções podem se mover e seguir uma após a outra. Depois de deslocá-los para um fim, os proprietários recebem um toldo para criar uma sombra e, em caso de precipitação, podem isolar rapidamente a tigela.
A escolha da forma do pavilhão depende da bacia da própria piscina. Para tigelas redondas, são usados modelos em forma de cúpula, para os retangulares, na forma da letra "P" ou hemisfério. Os mais complexos são piscinas de formato irregular. Para eles, criar "copa" assimétrica.
DIY Pavilion Technology
Do ponto de vista econômico, a criação de pavilhões por si só é justificada, mas se você não tiver experiência, a instalação de um prédio alto pode se arrastar por algumas semanas. É verdade que alguns residentes de verão simplesmente não têm escolha, porque para uma tigela de formato fora do padrão nem sempre é possível encontrar o "telhado" correspondente. Então, você precisa comprar materiais e construir um pavilhão. Vamos ver como fazer isso usando o exemplo de uma estrutura de policarbonato semi-fechada.
Determinado com materiais e forma
Para o revestimento, usaremos policarbonato, que geralmente é coberto com estufas. E com a moldura faremos um tubo de perfil.
Para minimizar os custos e simplificar a instalação, abrimos a estrutura pelas extremidades, colocamos na fundação da piscina ou no acabamento e deixamos a desmontagem possível para o inverno.
Além disso, o material sobre a preservação da piscina para o inverno será útil: //diz-cafe.com/voda/zimnyaya-konservaciya-bassejna.html
Para nadar, a alta altitude não é necessária; portanto, um pavilhão de dois metros é suficiente.
Encha a fundação
Apesar da aparente leveza, o perfil de policarbonato e metal tem um peso considerável; portanto, a base do pavilhão deve ser confiável. Se uma área de recreação já tiver sido criada ao redor da piscina e houver ladrilhos, você poderá montá-la diretamente nela.
Os proprietários restantes terão que preencher a fundação com uma espessura de meio metro, cuja largura deve sobressair da base da moldura em cerca de 7 cm para os lados. O concreto deve ser reforçado colocando células quadradas com um lado de 20 cm.
Criar um wireframe
Para os arcos principais da estrutura, é necessário um tubo largo no qual é possível fixar duas arestas de folhas adjacentes de policarbonato. Seu comprimento é de 1 altura (2 m) + a largura da piscina.
Os tubos devem ser arqueados. É melhor confiar isso a especialistas, e quem tiver solda pode fazer isso sozinho. Cortamos a parte do tubo que deve dobrar de três lados com uma serra circular, dobramos-a cuidadosamente, fixando as bordas em um torno e depois soldamos todos os cortes. Moer os pontos de solda.
Fixamos a base da estrutura na fundação usando parafusos.
Definimos os arcos, também fixando com parafusos e porcas (se a opção não for separável - você pode preparar). A distância entre os arcos é metro.
Entre os arcos, fixamos os reforços, alternando entre 2 nervuras e depois 3 por extensão.
A estrutura acabada é tratada com agentes anticorrosivos e pintada na cor desejada.
Revestido com policarbonato
Marcamos nas folhas de policarbonato (cuja cor e espessura você escolhe) os locais onde serão fixadas aos tubos e os furos. Eles devem ser ligeiramente maiores que a espessura dos parafusos, porque no policarbonato térmico "brinca" e deve haver uma margem para expansão.
Aparamos o quadro acabado com folhas de policarbonato. As folhas são presas com parafusos autorroscantes e arruelas de metal (galvanizadas!) Devem ser colocadas sob as tampas para fechar os orifícios.
Por dentro, revestimos todos os elementos de fixação e juntas com selante.
A base de concreto deve ser isolada em ambos os lados da água e precipitação usando acabamentos decorativos com granito, azulejos, etc.
Lembre-se de que quanto mais desmontar uma estrutura, mais rapidamente ela se desgastará. Portanto, pense se faz sentido alugar um pavilhão antes de cada inverno. Isso se justifica se apenas no inverno a casa estiver vazia e ninguém limpar a neve do pavilhão em caso de fortes nevascas.