Bomba de água - o principal elemento do abastecimento de água, irrigação, irrigação. A operação de todo o sistema como um todo depende de sua funcionalidade. Se o dispositivo foi selecionado inicialmente incorretamente, não há energia suficiente ou o design do dispositivo não é adequado para as funções desempenhadas, o mau funcionamento é inevitável. Nesse caso, você terá que comprar dispositivos adicionais para compensar a desvantagem ou alterar o próprio modelo. Para escolher a bomba d'água certa para a água de uma casa, chalé ou jardim, é necessário levar em consideração as características do projeto, o princípio de operação, a finalidade e as características técnicas do equipamento de elevação.
Princípios gerais do projeto de bombas
Cada tipo de bomba tem seus próprios recursos de design, mas o princípio geral de operação de todos os dispositivos de bombeamento é um. Quando você liga o motor elétrico, um vácuo é criado dentro da caixa. Devido à baixa pressão, a água é aspirada para a câmara de vácuo, move-se para o tubo de saída e é empurrada com força através dele para dentro da mangueira ou tubo. A força da "extrusão" de água determina a pressão no sistema. Deve ser alto o suficiente para superar a resistência hidráulica.
O design das bombas pode variar significativamente, dependendo de como o vácuo é criado no dispositivo. Nesta base, as bombas são divididas em:
- centrífuga;
- vórtice;
- vibracional (o segundo nome é eletromagnético).
Dependendo da localização da bomba em relação ao tanque de água, os modelos de superfície e submersíveis são diferenciados. Por design e funcionalidade, os dispositivos são divididos em poço, poço, drenagem, bombas de motor. Uma explicação mais detalhada é dada no vídeo abaixo:
Bomba Centrífuga - Equipamento Universal
Dispositivos desse tipo são usados em quase todas as áreas - industriais e domésticas. O princípio de operação é baseado na criação de uma força centrífuga no interior da caixa, devido à qual o movimento da água ocorre, é criada pressão. As lâminas e as rodas da peça de trabalho, girando, puxam o fluido, pressionam-no contra a parede e empurram-no para a saída. Dependendo do design e da finalidade, os dispositivos são divididos em vários grupos. Podem ser superficiais e submersas, cantilever, horizontal, vertical, monobloco, simples e de vários estágios.
Todos os elementos estruturais são feitos de materiais de alta resistência, as peças praticamente não se desgastam. Supõe-se que as bombas operem continuamente. Portanto, eles são projetados para que o serviço seja simples e rápido. Os dispositivos podem operar em altas temperaturas e em ambientes quimicamente agressivos, as características dependem das características de um modelo específico. Alguns deles podem suportar até 350 graus.
As vantagens das bombas centrífugas incluem confiabilidade, durabilidade, confiabilidade, preço razoável, capacidade de equipar com a automação necessária, alta eficiência. No entanto, como qualquer outro dispositivo, esse tipo de bomba tem suas próprias desvantagens. Portanto, para iniciar o dispositivo, o alojamento deve ser preenchido com água, porque devido à baixa força centrífuga, a água não é absorvida pelo tubo. Se o ar entrar na entrada, a bomba poderá parar. Além disso, se a resistência da fonte de alimentação mudar, isso poderá afetar a estabilidade do dispositivo.
As bombas centrífugas cantilever são amplamente utilizadas. Eles são usados para bombear água limpa e suja contendo impurezas e pequenas partículas sólidas. Para sistemas de abastecimento de água de casas e chalés, são utilizadas bombas cantilever horizontais de estágio único. As bombas horizontais de vários estágios são um projeto que funciona como vários dispositivos de estágio único idênticos, conectados sequencialmente. Graças a isso, eles são capazes de fornecer uma pressão poderosa no sistema.
As bombas de água centrífuga são compradas para residências, cabanas, sistemas de irrigação e irrigação. Eles são instalados em sistemas de abastecimento de água operando a partir de poços. Use modelos submersíveis e semi-submersíveis. Os primeiros são mais fáceis de instalar, enquanto os últimos são mais fáceis de manter. Para instalar um modelo semi-submersível em um poço, são necessárias condições especiais. Este é um trabalho trabalhoso, portanto, apesar das vantagens óbvias, os proprietários de casas particulares são mais propensos a optar por modelos submersíveis. Eles podem ser montados em poços, onde houve desvios da vertical ao instalar o revestimento. As falhas de design incluem alta sensibilidade à areia e poluição.
Oferecemos uma visão geral das bombas de água centrífugas monobloco, perfeitas para o jardim:
Características do trabalho de estruturas do tipo vórtice
O dispositivo opera devido à roda de vórtice, que é um disco de metal com lâminas que cria força centrífuga. Devido às características do design, a água roda em espirais que parecem um turbilhão. A principal vantagem das bombas do tipo vórtice é sua pressão poderosa. Com as dimensões, peso, dimensões das rodas e número de rotações iguais às de uma bomba centrífuga, o vórtice fornece uma pressão mais alta. Portanto, as dimensões do corpo do modelo de vórtice podem ser significativamente menores que as centrífugas.
Devido à alta pressão criada pelas bombas de vórtice, elas são usadas com sucesso na irrigação de jardins e hortas. Eles são ótimos para instalação nos sistemas de abastecimento de água de cabanas e casas particulares, se houver necessidade de aumentar a pressão na rede. Diferentemente dos modelos centrífugos, o vórtice normalmente tolera grandes bolhas de ar entrando na tubulação. Tamanhos compactos ampliam o escopo desse tipo de bomba. Das desvantagens - sensibilidade a partículas em suspensão na água. Se houver muitos deles, a bomba funcionará intermitentemente e rapidamente se tornará inútil.
Bombas de vibração para casa e jardim
Para casa, chalé e jardim, você pode escolher uma bomba de água elétrica do tipo vibração. O princípio de sua operação é baseado na influência de um campo eletromagnético criado por uma bobina que desenha um núcleo de metal com um diafragma flexível. Ao dobrar, o diafragma de borracha cria uma pressão baixa, devido à qual a água é aspirada para a câmara hidráulica. Quando o diafragma retorna ao seu lugar, a pressão aumenta e a válvula fecha a entrada, de modo que a água é empurrada pela saída. O movimento constante do diafragma garante bombeamento ininterrupto de água.
As bombas do tipo vibração são usadas para organizar a rega e a irrigação das plantas. Eles são instalados em sistemas autônomos de abastecimento de água. Uma enorme vantagem desse projeto é a capacidade de bombear água contaminada, o que permite que sejam usados ao bombear poços e poços para limpeza preventiva. Ao trabalhar com água suja, o desempenho das bombas de vibração cai acentuadamente, mas elas podem lidar com a limpeza da parte inferior das estruturas hidráulicas. Outra vantagem do design é seu custo e confiabilidade relativamente baixos. A durabilidade dos dispositivos é fornecida por um design no qual não há partes móveis e friccionadas.
As desvantagens das bombas de vibração elétrica não são menos que as vantagens. Na operação de dispositivos, geralmente ocorrem problemas de funcionamento em caso de picos de energia. Se o proprietário da casa decidir instalar uma bomba de vibração, será necessário adquirir um estabilizador de tensão adicional. Tais bombas são usadas com sucesso para bombear água de poços, mas é indesejável instalá-las em poços, especialmente de pequeno diâmetro, apesar da facilidade de instalação. A vibração constante afeta negativamente o design da caixa e, mais cedo ou mais tarde, a bomba se quebra ou destrói o tubo de produção.
Bombas de superfície e submersas
Todo o equipamento de elevação de água pode ser dividido em superfície e submersível. Bombas do primeiro tipo são instaladas perto de estruturas ou reservatórios hidráulicos dos quais a água é retirada. O segundo é imerso em água. Os projetos variam em desempenho, tipo e localização das entradas, condições de instalação permitidas. Os modelos de superfície são geralmente mais baratos e capazes de funcionar se a altura da camada de água for inferior a 80 cm As bombas submersas devem operar a uma profundidade de pelo menos 1 m abaixo da superfície da água.
Os modelos de superfície são uma boa opção para regar.
Uma bomba de água de superfície para um jardim ou horta é ideal se você precisar organizar a rega de um reservatório natural ou tanque de volume. Se necessário, é fácil desmontar e transferir para outro local, armazenado. É adequado para casas de verão. Essa bomba pode ser instalada para tirar água de um poço ou poço raso (até 9 m), um poço abissínio. Nesse caso, o proprietário não precisa pegar o dispositivo por diâmetro, porque apenas a mangueira é abaixada no poço e a própria bomba é instalada ao lado do tubo de produção.
A única ressalva - para instalar o modelo de superfície, você precisa preparar uma sala onde o dispositivo será protegido da umidade e o ruído de sua operação não incomodará ninguém. Instale o dispositivo no chão ou em uma plataforma flutuante especial, se você precisar retirar água de uma fonte aberta. Ao montar em poços vazados, o fundo não é derramado com concreto, mas coberto com cascalho. Os materiais a granel absorvem o excesso de umidade que pode ocorrer quando a água penetra nas costuras dos anéis de concreto ou alvenaria.
Ao calcular a potência necessária, lembre-se de que a proporção de comprimentos vertical e horizontal é de 1: 4, ou seja, 1 m de tubulação vertical é considerado como 4 m de horizontal. Para a organização do abastecimento de água, é melhor usar tubos de plástico do que mangueiras de borracha. Ao bombear fluido através de mangueiras flexíveis, eles podem ser comprimidos e dobrados por quedas de pressão. A água normalmente não passa por um buraco estreito, o que levará a interrupções no fluxo.
Equipamento submerso para abastecimento de água em residências
A melhor bomba de água para uma casa ou residência de verão em que vivem por muito tempo é uma bomba submersa. É adequado se for planejado instalar um sistema de abastecimento de água de um poço profundo (acima de 9 a 10 m). Um modelo doméstico comum eleva a água de um poço até 40 m de profundidade e, para estruturas mais profundas, é possível encontrar um dispositivo mais poderoso. Com a seleção de bombas para poços de até 80 m, raramente surgem problemas, porque a variedade é extensa. Todos os modelos submersíveis estão equipados com proteção automática contra funcionamento a seco.
Você pode instalar uma bomba submersa se ela não tocar no fundo, e a altura da camada de água acima dela será de pelo menos 1 M. Isso é necessário por vários motivos. Em primeiro lugar, para que o motor esfrie normalmente, deve haver água suficiente. Em segundo lugar, o nível da água no poço ou poço não é estável. Pode variar dependendo da estação. É importante que a bomba não fique muito perto do espelho d'água, caso contrário, poderá haver dificuldades com o fornecimento de água. A bomba não deve atingir o fundo de 2 a 6 m, para que a sujeira e os grãos de areia do fundo não caiam no tubo de entrada.
Um breve tutorial em vídeo sobre como escolher uma bomba
Ao escolher uma bomba de água elétrica para uma casa, chalé ou jardim, primeiro considere o objetivo a que se destina. Equipamento ideal "para tudo" não existe. Considere quais são as principais tarefas que o dispositivo executará, se ele funcionará apenas no bombeamento de água limpa ou se é provável que ele precise levantar água com areia e lama.
Ao escolher um modelo específico, certifique-se de considerar os parâmetros técnicos mais importantes: potência, desempenho, eficiência, pressão máxima. Se durante os cálculos houver dúvidas sobre sua correção, consulte um especialista. Quanto às marcas de bombas de água para uso doméstico, as marcas Wilo, DAB, Gileks, Belamos se mostraram bem. A líder de mercado é a marca Grundfos.