Poda de Benjamin Ficus em casa

Pin
Send
Share
Send

Muitas pessoas conhecem o ficus da planta Benjamin. Ele é usado como um apartamento em apartamentos e casas, é despretensioso e combina bem com qualquer design de estilo da sala. Ficus agrada sua vegetação por muitos anos e, com o devido cuidado, pode atingir mais de dois metros de altura.

Para que serve a poda?

Para tornar a coroa do ficus fofa, é podada periodicamente. A operação é realizada de acordo com certas regras. A poda do ficus de Benjamin em casa é o principal estágio dos cuidados com as plantas e torna possível formar uma árvore com a configuração desejada.

Planta jovem

Características do processo estão associadas ao desenvolvimento de ficus. Seus galhos se desenvolvem a partir de brotos, e eles, por sua vez, são formados a partir de brotos. Os próprios rins são de dois tipos:

  1. Crescendo a partir do topo do tronco e garantindo o desenvolvimento das plantas em altura.
  2. Tiros laterais dando a densidade da coroa. Eles estão localizados ao longo de todo o tronco.

O rápido desenvolvimento dos rins superiores leva ao fato de que o ficus cresce intensamente. Com a remoção, os brotos laterais começam a crescer, tornando-o ramificado e exuberante.

Tempo de corte e preparação da ferramenta

Transplante de ficus Benjamin em casa

A primavera é um período de crescimento ativo, enquanto que com o início do tempo frio o processo fica mais lento. A poda é melhor realizada nos meses mais quentes.

Preste atenção! A poda no outono ou no inverno pode levar à formação inadequada da coroa e à deformação do tronco.

A modelagem e o corte da coroa do ficus são realizados quando o tronco ainda é jovem e não está entorpecido. Posteriormente, essa intervenção pode se tornar fatal para a planta e, se sobreviver, restaurará a força por um longo tempo.

Para um corte adequado, prepare:

  • tesouras de podar;
  • limpeza estéril;
  • ativado ou carvão;
  • um desinfetante como álcool ou uma solução fraca de permanganato de potássio.

Antes de iniciar o trabalho, as tesouras de podar são desinfetadas para não infectar a planta quando cortadas.

Regras gerais de aparar Ficus Benjamin

Os floristas são aconselhados a cortar o ficus de Benjamin para os seguintes propósitos:

  • Para plantas rejuvenescedoras. Após o procedimento, o tronco e os ramos começam a crescer ativamente, o que afeta positivamente a maturação do ficus.
  • Melhorias na aparência. Você pode criar um design para uma sala específica.
  • Estimulação de ramificação. Com o procedimento correto, você pode simular como e em que quantidade os galhos crescerão, bem como seu tamanho no futuro.
  • Instalações de processamento sanitário. No processo de crescimento, brotos secos e infectados são removidos.
Como alimentar o ficus de Benjamin em casa

A formação de uma coroa magnífica é conseguida apertando o rebento que cresce no topo do tronco. É chamado de ponto de crescimento. É melhor fazer isso uma ou duas semanas antes do transplante. O crescimento ativo implica uma grande necessidade de nutrientes; portanto, a fertilização é obrigatória.

Importante! É impossível podar e transplantar a planta ao mesmo tempo, pois isso levará à sua morte. A flor não tem tempo para se recuperar.

Como cortar o ficus de Benjamin? Método passo a passo para aparar o ficus de Benjamin:

  1. Prepare a planta para o procedimento, limpo e água.
  2. Use ferramentas de jardim pré-higienizadas.
  3. O corte em galhos finos é reto, enquanto os grossos são encurtados obliquamente.
  4. No final do procedimento, o instrumento é desinfetado, para o qual as seções são tratadas com cinza de madeira. Antes disso, retire o suco com um guardanapo.
  5. Começando a formar um foco de coroa em uma silhueta natural.
  6. Cada movimento da tesoura deve ser calibrado, de modo que, no final, o ficus se torne uma flor bonita e não arrancada.
  7. Ramos que estragam a aparência da planta são removidos.
  8. Os brotos e galhos superiores que crescem paralelos ao tronco são cortados.

Em casa, a formação da coroa é realizada até a flor atingir os três anos de idade. Se a planta estiver doente, é melhor adiar o procedimento de poda por um tempo.

Poda de plantas

Poda para rejuvenescer a planta

Como cuidar do ficus de Benjamin em uma panela em casa

O procedimento é realizado para tornar a árvore mais atraente e exuberante. Com a poda antienvelhecimento, brotos muito longos e tortos são removidos, bem como galhos que começaram a secar e descartaram as folhas.

Informações adicionais! Para a rápida restauração das plantas, o solo é fertilizado. Os galhos antigos são removidos completamente e os jovens são encurtados. O trabalho é realizado durante o período de descanso, quando o ficus não floresce.

Poda sanitária

O cuidado adequado de uma flor requer não apenas regá-la e alimentá-la a tempo, mas também protegê-la de doenças por poda sanitária. Nesse caso, você pode dar à coroa a forma desejada. O procedimento tem os seguintes objetivos: remoção de galhos e folhas secos, amarelados ou infectados; livrar-se do tronco de curvas e brotos afetados.

A parte danificada da planta é removida para a base, reduzindo o risco de infecção. Se uma parte da raiz é afetada, ela é cortada com um pedaço de tecido saudável e não se esqueça de tratar a área problemática com compostos desinfetantes. Isso protegerá a flor da morte.

Inspeção sanitária

A formação de uma linda coroa e aparência geral

A criação da forma de coroa desejada começa com a modelagem da localização e densidade dos brotos superior e lateral.

Existem várias opções para a coroa:

  1. Espesso. Pegue um ficus, cuja idade não exceda dois anos, e aperte a parte superior a uma altura de 10 a 15 cm.Os brotos laterais que dão crescimento não afetam. O procedimento é repetido à medida que a árvore cresce. Com manipulações repetidas, os brotos em excesso são removidos, dando densidade desnecessária e interferindo no desenvolvimento normal de outros ramos. Para garantir um crescimento uniforme, o pote é girado periodicamente no parapeito da janela para obter um acesso uniforme à luz solar.
  2. Crones Stamb. Sua formação começa quase imediatamente após o plantio de um ficus. Para a modelagem, cerca de cinco rins saudáveis ​​são deixados no tronco e o restante é completamente removido. Quando a altura da planta exceder quarenta centímetros, aperte o topo. Gradualmente, a silhueta de uma palmeira de folhas começa a se formar em um tronco longo e bonito. Periodicamente, afinar os galhos e girar a planta com lados diferentes da luz.
  3. Nível Crona. Eles o criam a partir de uma planta padrão já formada, na qual o topo não é cortado imediatamente, mas cresce outros dez centímetros e só então é comprimido. Os ramos laterais da camada inferior são completamente removidos, bem como os brotos que criam densidade excessiva da coroa.

Início da formação do mato

Poda de raiz

Às vezes, recomenda-se remover não apenas os galhos, mas também as raízes da planta que interferem no desenvolvimento. Esse trabalho exige precisão e cautela, pois a saúde da flor depende disso. Geralmente, a raiz é removida quando está infectada e o ficus precisa de um transplante:

  1. Após a limpeza do solo, as raízes são colocadas em uma solução anti-séptica.
  2. Os processos lesados ​​e interferentes são removidos.
  3. Fatias polvilhadas com pó de carvão ativado.
  4. Ficus é plantado em outro recipiente.

Crie formas sofisticadas

Existem muitas opções para criar formas interessantes de ficus. Os cultivadores de flores são atraídos por formas na forma de uma espiral ou cerca, alguém pode estar interessado em um pigtail trançado. Para fazer isso, plante brotos em sequência estrita. O resultado do trabalho duro irá deliciar você com uma beleza incomum, se você usar o esquema de treinamento certo.

Pigtail bonito

Atividades pós aparar

Após a poda, os especialistas recomendam várias ações adicionais que contribuem para o rápido desenvolvimento da planta após o estresse. Usando um pano estéril, remova todo o leite que as seções secretarão. Faça isso até o momento em que a superfície não esteja completamente seca. Limpe a flor longe do sol brilhante. Regue a planta estritamente dentro do cronograma, evitando a estagnação da água. A alimentação é realizada, mas não antes de algumas semanas após a poda.

Importante! A rega é realizada com água sedimentada à temperatura ambiente. As folhas são limpas com um pano úmido.

Ao aparar, seguem os movimentos para não causar ferimentos. Isso pode causar infecção do ficus, enfraquecer sua força e até destruir a flor.

Aparar o ficus de Benjamin é fácil, mas depois disso você deve cuidar bem dele. Para o procedimento, é melhor escolher os meses quentes, mas, se necessário, novembro é adequado para esse fim. Com a poda certa, você pode obter uma aparência interessante de uma flor que irá decorar a casa.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Como podar Ficus Benjamina (Abril 2024).