Doenças da peônia: métodos de tratamento de doenças, prevenção e controle de pragas

Pin
Send
Share
Send

As peônias são plantas perenes incríveis, que durante a floração se tornam uma verdadeira decoração do jardim. As plantas não são suscetíveis a doenças, mas o cuidado inadequado das flores pode causar o desenvolvimento de patologias. É importante inspecionar sistematicamente os arbustos da cultura decorativa. Se as peônias são afetadas por uma doença ou outra, devem ser tomadas medidas de resgate e as plantações devem ser tratadas.

Sintomas indicando que a planta está doente

Doenças de peônias freqüentemente causam a morte de arbustos. É por isso que é importante prestar atenção às flores para tomar medidas oportunas no caso de uma doença. A presença de manchas marrons e vermelhas nas placas das folhas ou nas bordas da massa verde indica a derrota das peônias com uma infecção por fungos. Se um revestimento branco se formar na parte superior das folhas - isso indica que a planta perene foi afetada pelo oídio.

Bush perene afetado

A podridão cinzenta, que leva à morte da planta, pode ser reconhecida em um estágio inicial, quando os brotos jovens da colheita começam a murchar. Gradualmente, as formações acinzentadas que são observadas em qualquer órgão da cultura serão adicionadas aos sintomas. Além disso, manchas marrons, concentradas ao redor dos pedúnculos na região do pescoço radicular, indicam a doença. Folhagem encaracolada pode ocorrer.

Preste atenção! A doença viral manifesta-se como manchas, faixas leves e a ocorrência de inclusões necróticas.

Frequentemente, as doenças virais afetam a planta no contexto de:

  • bairro com plantações de frutas e vegetais doentes;
  • contato com equipamentos de jardim que entraram em contato com arbustos doentes;
  • contato com solo contaminado;
  • invasão de parasitas.

Por que os botões das peônias não florescem? Muitas vezes, a causa do problema se torna um alagamento frequente do solo e a derrota dos arbustos com uma doença viral.

As principais doenças das peônias e métodos de tratamento

Vale a pena considerar as doenças peônicas mais comuns e seu tratamento, ondulação das folhas e formas de resolver o problema.

Ferrugem

Doença de gladíolo - controle de pragas

A ferrugem pode ser diferenciada de outras doenças por vários sintomas, como o aparecimento de manchas marrons, alaranjadas ou avermelhadas, que consistem em esporos de cogumelos e logo podem ficar completamente vermelhas. A folhagem pode começar a corar rapidamente. A infecção viral é rapidamente transmitida aos arbustos vizinhos.

Para lidar com a doença, é necessário evitar a disseminação de esporos. Para esse fim, corte a folhagem doente e a queime. Eles também pulverizam plantas com um por cento de líquido Bordeaux.

Doença de Lemoine

Por que as peônias desaparecem? Muitas vezes a causa se torna doença Lemoine. Os especialistas não podem citar a causa exata da doença de Lemoine. Os danos nos arbustos são indicados por:

  • plantas de britagem;
  • subdesenvolvimento de brotos;
  • falta de floração;
  • inchaço no sistema radicular.

Preste atenção! Muitas vezes, um produtor confunde a doença de Lemoine com danos nos arbustos com um nemátodo da vesícula.

Os arbustos afetados não podem ser curados. Recomenda-se cavar as plantas do canteiro o mais rápido possível, para que a doença não tenha tempo de se espalhar para outros arbustos.

Podridão cinzenta

A podridão cinzenta é considerada a doença mais perigosa, que em um curto período de tempo consegue atingir:

  • parte do caule;
  • chapas de chapa;
  • os botões.

Os brotos jovens de uma peônia doente começam a murchar já nos meses da primavera. Logo, a aparência do mofo cinza pode ser detectada na massa verde. Ao redor das hastes próximas ao pescoço da raiz, manchas marrons se espalham rapidamente. Em breve a peônia começará a morrer.

Informações adicionais! Para lidar com a doença, as partes afetadas são cortadas e removidas do local.

As áreas doentes são imediatamente cortadas e destruídas. Para o inverno, as hastes da planta devem ser cortadas. Em maio, é aconselhável pulverizar com um por cento de líquido Bordeaux. Também um dos métodos de prevenção é o combate às formigas capazes de tolerar doenças. Se a podridão cinzenta já se mostrou, é necessário tratar as peônias com uma suspensão de 0,6% de tiram e primeiro cortar todas as partes afetadas da planta.

Oídio em peônias

Oídio

Oídio afeta freqüentemente arbustos adultos. A evidência da doença é a ocorrência de placa branca na parte superior da massa verde. Os arbustos afetados não morrem da doença, mas podem parar de florescer. Os especialistas recomendam pulverizar as plantações com uma solução a 0,5% de carbonato de sódio diluída em quantidades iguais com sabão em pó.

Cladosporiose

Por que as peônias secam os brotos? A doença geralmente aparece no início do verão. Em placas frondosas de cultura decorativa, manchas de marrom, marrom ou roxo escuro aparecem. Gradualmente, as manchas se fundem em uma grande, cobrindo a maior parte da massa verde. A folhagem começa a ficar amarela, enrola e logo seca. Além disso, a massa verde pode se enrolar em um tubo. Os sintomas podem parecer que as peônias secas se desenvolvem. Também é possível o escurecimento da parte do caule e o derramamento das pétalas. Para o tratamento de arbustos, vale a pena o tratamento com o fluido Bordeaux.

Preste atenção! Pontos nas folhas de peônia também podem ser pintados em tons de roxo.

Septoria

Septoria pode afetar não apenas a folhagem, mas também os caules. Manchas marrons ou marrons aparecem em ambos os lados das folhas. Gradualmente, eles se fundem e se assemelham a um ponto marrom claro contínuo com um tom cinza-cinza.

Mais perto de julho, nas plantas, você encontra esporulação de cogumelos, que se espalha rapidamente por todo o mato. Botões de peônia secos com folhagem. No contexto de uma doença, uma cultura decorativa não é capaz de suportar as geadas do inverno. Cresce rapidamente o inverno na folhagem que caiu. Para lidar com a doença, vale a pena tratar os arbustos com uma solução de líquido Bordeaux, que deve ser feita de acordo com as instruções.

Sinais de Septoria

Filosticose

No fundo da doença, manchas de sombra marrom são formadas nas placas foliares localizadas na parte inferior do arbusto, nas quais uma borda roxa escura é formada. As manchas crescem rapidamente e começam a ficar cobertas por pontos escuros (pretos) - esporos de fungos. Estes últimos estão imersos em tecido verde. Folhagem seca prematuramente. Os esporos de cogumelos podem passar o inverno nas folhas caídas. A planta enfraquece e os esporos da folhagem jovem começam a brotar e infectar peônias.

Para combater a doença, vale a pena destruir as áreas afetadas e pulverizar os botões com uma solução a 4% de sulfato de cobre na primavera ou no verão.

Podridão da raiz

O dano à podridão radicular é facilitado por fungos que reduzem a intensidade da floração. O sistema radicular da planta, caules e mudas começam a apodrecer. Na maioria das vezes, o produtor reconhece a doença ao realizar um transplante de mato. A alta umidade provoca o aparecimento de placas:

  • tonalidade branca;
  • cinza;
  • rosa.

Vale a pena conhecer! A fonte de infecção é o solo ou um rizoma infectado. Arbustos que parecem fracos são suscetíveis à podridão das raízes, bem como plantas perenes que crescem em solo com alta acidez.

Para lidar com a podridão das raízes, é necessário remover as raízes afetadas o mais rápido possível, cortando a parte deteriorada em tecido saudável e borrifando os pontos de corte com uma pequena quantidade de carvão. Além disso, o pó de carvão misturado com uma pequena quantidade de baseazol é excelente para processar a área de corte. Por 40 minutos, o sistema radicular de cada arbusto é desinfetado em uma solução de fundaçãoazol ou sulfato de cobre. Os arbustos são plantados em um novo canteiro.

Mosaico de folhas

O dano às plantas por uma doença viral é indicado pelo aparecimento de manchas na folhagem. No caso de um mosaico circular, a folhagem é rapidamente coberta com faixas de uma paleta verde claro, alternando com listras verdes escuras. Pequenos pontos necróticos podem aparecer. As folhas de mosaico não podem ser tratadas. As amostras afetadas são desenterradas e queimadas.

Folhagem de mosaico

Verticillus murcha

A doença afeta os arbustos durante a floração. A folhagem e os caules dos arbustos começam a desaparecer rapidamente. O agente causador penetra na cultura. Para determinar a murcha e a compreensão do porquê das folhas da peônia, vale a pena prestar atenção nas seções transversais dos brotos. Se os vasos nesta área escurecerem, o arbusto será afetado pelo murcha. É quase impossível lidar com a doença, uma vez que o patógeno hiberna na região do colo da raiz e na primavera prejudica novamente a saúde da planta, que conseguiu florescer. Os arbustos afetados são desenterrados e queimados. O local onde os arbustos cresceram é tratado com formalina.

Prevenção de Doenças de Peônia

Doenças de Aloe: causas de doenças e suas opções de tratamento

Para evitar a ocorrência de várias doenças de peônias, siga as medidas preventivas:

  • é importante regar adequadamente a colheita, soltar o solo e fazer fertilização;
  • apenas mudas saudáveis ​​são plantadas no chão;
  • dar preferência a variedades de peônias resistentes a doenças;
  • o tratamento químico das plantações é realizado a cada estação;
  • as ferramentas de jardim devem ser mantidas limpas.

Sintomas indicando que a planta foi atacada por pragas

Doenças das rosas - tratamento e controle de pragas

Os seguintes sintomas podem sinalizar o aparecimento de pragas:

  • Comido pétalas de flores, o que indica a presença de flores de bronze.
  • Fraco crescimento e falta de floração, a formação no sistema radicular dos inchaços em que as pragas vivem. Essa sintomatologia é inerente à derrota dos arbustos pelos nematóides da vesícula.
  • A exaustão dos botões imediatamente após o florescimento indica a presença de conchas na planta.
  • Comidas pétalas e folhagem, indica uma invasão de formigas.
  • Murcha, na qual a folhagem começa a se enrolar e os brotos comem. Você pode ter certeza de que as flores são atacadas por tripes e pulgões.

Peônia deixa enrolar, o que devo fazer? O motivo mais frequente é a invasão de pulgões e tripes na planta. É importante pulverizar os arbustos com preparações especiais o mais rápido possível.

Pragas comuns sobre peônias e métodos para lidar com elas

Vale a pena se familiarizar com as pragas pioneiras mais comuns e uma descrição de como lidar com elas.

Pode besouros ou bronzes

Os insetos são pintados em tons de amarelo dourado. Comem cuidadosamente pratos de folhas, caules e brotos. Para combater, é necessário tratar as plantas com preparações que repelem a praga. É importante coletar besouros de flores à mão.

Besouros de maio

Pulgões

Pequenos parasitas são pintados em tons de verde. Como regra, eles estão concentrados na área de tiro superior. Sugando sucos de flores, eles contribuem para a murcha da cultura decorativa. Para lidar com os pulgões, as peônias são tratadas com preparações de Actellik ou Fitoverm.

Nematóides da vesícula

O inchaço das raízes e seus danos indica a invasão de nematóides. Para lidar com os parasitas e evitar a propagação de pragas nos arbustos vizinhos, a planta afetada é desenterrada e queimada.

Informações adicionais! O solo em que o arbusto afetado cresceu é tratado com formalina.

Verme de lúpulo

Os vermes finos do lúpulo se alimentam do sistema radicular das plantas, o que causa a interrupção do crescimento perene, o murchamento rápido e a morte imediata do mato. Para eliminar os fios finos, é aconselhável realizar o processamento das flores com a faísca.

Tripes

Tripes são pequenos insetos pintados de preto. Especialmente perigosos são os parasitas que sugam sucos da folhagem durante a estação de crescimento. O tripes é extremamente difícil de detectar em peônias devido ao seu pequeno tamanho. Para lidar com a invasão de parasitas, as peônias são tratadas com Karbofos e a infusão de dente de leão e yarrow.

Formigas

Botões de peônia secretam xarope de açúcar. Esse recurso atrai formigas, felizes em apreciar a planta. Os insetos não apenas bebem xarope, mas também comem pratos de folhas. Eles começam a secar. Para lidar com eles, eles realizam o tratamento do solo perto de peônias e chapas com um repelente.

Formigas peônias

Prevenção de pragas

Com o início da primavera, é importante tomar medidas preventivas que ajudem a evitar a invasão de pragas e a derrota de peônias por doenças. É necessário tratar plantas perenes com agentes fungicidas várias vezes, a saber:

  • no momento da germinação;
  • durante a brotação;
  • após a conclusão do período de floração.

É aconselhável usar medicamentos do tipo:

  • Maxim;
  • Fluido de Bordeaux;
  • Topázio
  • Fundazol;
  • oxicloreto de cobre.

Preste atenção! Para pulverizar 1 arbusto adulto, você precisa preparar 2 litros de solução.

Peônias são plantas que se deliciam com uma flor exuberante e abundante. É importante cuidar adequadamente da cultura e inspecionar sistematicamente os canteiros, o que possibilitará a detecção oportuna da manifestação de doenças. Isso permitirá que você tome rapidamente medidas para salvar as flores, que são consideradas uma verdadeira decoração do jardim.

Pin
Send
Share
Send