Quando cavar açafrões - mude para um novo local

Pin
Send
Share
Send

O ar do início da primavera é preenchido com aromas de prímulas. Os açafrões, como faróis multicoloridos na terra, mal descongelam após o tempo frio, deixam claro que a natureza logo ganhará vida e deleitará as pessoas com uma profusão de cores. Muitos jardineiros iniciantes plantam essas flores da primavera, mas nem todos dominam as regras da tecnologia agrícola. Este artigo irá discutir como os açafrões se comportam após a floração, o que fazer em seguida com o proprietário. Quando cavar bulbos e como armazenar o material de plantio.

Informações gerais sobre a planta de açafrão

O nome da planta vem da língua latina. Seu segundo nome é açafrão. O açafrão de jardim pertence ao gênero Açafrão, a família Iris (Iridaceae), a ordem Asparagaceae (Asparagales). O gênero possui mais de 80 espécies.

Açafrões na floresta

O açafrão é uma erva perene que floresce na primavera ou no outono.

A cebola da planta é coberta por escamas, arredondada ou levemente achatada, com diâmetro de até 3 cm, com sistema radicular fibroso. Folhas basais e, na maioria das vezes, uma única flor se desenvolve (às vezes, 2-3 flores aparecem).

Por cor, os açafrões são divididos em flores amarelas (tons de branco creme a laranja brilhante) e flores azuis (de azul pálido a roxo escuro). Às vezes, existem albinos e flores com veias brancas.

Na vida selvagem, o açafrão cresce em prados alpinos, florestas, estepes da Ásia Central e da Ásia Menor, Europa Central e do Sul, Norte da África e Oriente Médio.

Informações adicionais!Os estigmas secos da flor são usados ​​como tempero da culinária asiática e mediterrânea e como corante amarelo natural para queijos caseiros, manteiga e licores.

Cultivo de açafrão: características

Quando transplantar groselhas para um novo local

A planta cresce tanto em campo aberto, por exemplo, no jardim, como dentro de casa, em vasos.

Recursos crescentes:

  • Plantada em áreas iluminadas, em varandas, varandas, mas não sob o sol escaldante e sem correntes de ar.
  • O solo é adequado neutro, leve, solto, bem permeável à umidade. A melhor opção é argilosa ou arenosa. Para terrenos pesados, a drenagem é feita para evitar a infecção dos tubérculos por doenças fúngicas.
  • Os açafrões não são exigentes quanto à nutrição do solo. Porém, durante o período de crescimento e floração, são necessários fertilizantes com fósforo e potássio.
  • A planta é tolerante à seca. A rega frequente afeta negativamente a floração.

Flores em uma panela

Importante!Para uma floração abundante, açafrões de primavera são plantados em outubro e açafrões de outono em agosto.

Hora ideal para escolher lâmpadas

Chega de admirar a floração, os jardineiros começam a se interessar pela questão: os açafrões desapareceram, o que fazer com eles a seguir? Deve-se notar que estas são plantas resistentes ao gelo, portanto, geralmente não são desenterradas e transplantadas por 3-5 anos. Durante esse período, a cebola mãe fica coberta de subsidiárias em um montante de até 10 pedaços.

Açafrões plantando e cuidando em campo aberto

Mas é importante não perder o momento em que o transplante de açafrão para um novo local é simplesmente necessário.

Atenção! Os açafrões que crescem em um local por um longo período podem degenerar: os tubérculos ficam doentes, apodrecem, as flores tornam-se raras e pequenas.

Os casos são descritos quando é recomendado desenterrar açafrões uma vez por ano:

  • em regiões com invernos frios para proteger contra congelamento;
  • impedir a propagação de doenças;
  • para obter material de plantio jovem.

Tempo para limpeza

O período de dormência para as plantas de outono é de junho a agosto, para as da primavera - de julho a setembro. Começa quando as folhas da flor caem no chão, ficam amarelas e se soltam facilmente.

É o momento mais bem-sucedido em que vale a pena cavar os açafrões após a floração para transplante, propagação e colocação de tubérculos para armazenamento.

Um dia seco e fresco é adequado para esse tipo de trabalho.

O processo de cavar açafrões

Preparar inventário:

  • forcado;
  • pedaço de polietileno ou encerado;
  • tesouras de podar;
  • caixa de plástico;
  • luvas de uso doméstico.

Então eles agem assim:

  1. Ao lado dos arbustos de açafrão, um pedaço de filme preparado é espalhado no chão.
  2. A uma distância de 5 a 7 cm da bucha, os forcados são acionados em toda a profundidade possível e uma bola de barro é removida no filme.
  3. É bem esmagado e todos os tubérculos são retirados.
  4. Eles são limpos da terra manualmente ou usando um jato de água. As raízes são cuidadosamente cortadas com tesouras de podar.
  5. As cebolas são colocadas em uma caixa, transferidas para um local com sombra e secas, dispostas em uma superfície plana em uma camada.

O problema de como cavar material de plantio para transplantar açafrão foi resolvido.

Açafrões cavando

Que açafrões não precisam ser escavados no outono: variedades

Quando transferir phlox para outro lugar é melhor

Esta estação é responsável pela fase de floração dos açafrões de outono. Variedades dessa variedade são quase desconhecidas para jardineiros amadores. Aqui estão alguns deles:

  • Açafrão Sharoyan tem pétalas arredondadas amarelo limão. Floresce na segunda quinzena de setembro.
  • Sementeira - grandes pedúnculos roxos. Seus estigmas perfumados são secos e usados ​​como tempero. Floresce em setembro e outubro.
  • A multa é uma das primeiras variedades altas. Floresce no início de setembro com grandes flores brancas ou lilás.
  • Florido longo - tem uma cor diferente, variedade tardia, fase de floração em novembro.
  • Pretty - flores roxas grandes, formando inflorescências em um arbusto de 5 a 10 peças. Dissolver em outubro.
  • Kholmovoy - miniatura branca, aparece em setembro.
  • Banat - as flores lilás lembram a forma de uma íris. Agrada os olhos com sua floração ao longo de setembro.

Como preparar adequadamente os açafrões para armazenamento

Seque as cebolas em um local fresco e com sombra por um dia.

Em seguida, inspecione cuidadosamente os danos mecânicos com um forcado, inseto, roedor, bem como a presença de mofo, doenças e feridas.

A superfície deve estar seca, sem esfoliantes flocos, manchas, cor uniforme.

De baixa qualidade, estragado - rejeite e destrua. Cebolas grandes e densas e saudáveis ​​- são tratadas com fitossporina ou um permanganato de potássio raster leve e empilhadas de acordo com os graus de armazenamento.

Como guardar em casa

O ar na sala onde o material de plantio está localizado deve ser fresco, fresco. A temperatura corresponde a + 15 ... +18 ° C durante todo o período de armazenamento.

Armazenamento de cebola em gavetas

Para os açafrões da primavera, o período de descanso e armazenamento é de julho a setembro, e para os açafrões de outono é de junho a julho.

Açafrões de interior e de destilação são armazenados até o início da primavera. Ao mesmo tempo, observam um regime de temperatura mais baixa - + 10 ... +13 °C. São plantadas 2,5 meses antes do período de floração desejado.

Regras importantes de armazenamento antes do transplante de açafrão:

  • temperatura do ar não superior a + 18 ° C e não inferior a 0 ° C;
  • área seca e bem ventilada;
  • não pode ser colocado em sacos plásticos, polvilhado a granel ou empilhado em várias camadas em um recipiente.

Atenção! No tempo frio, as cebolas são armazenadas em um balcão isolado a uma temperatura do ar não superior a + 18 ° C e inferior a 0 ° C.

Adequado para caixas de papelão, plástico de madeira com orifícios para ventilação, recipientes largos e baixos com uma camada de solo arenoso e drenagem e com orifícios no fundo, meia de nylon ou saco de malha, bandejas de ovos de papel.

Os açafrões para destilação são colocados nas prateleiras de um porão ou porão seco, onde a temperatura não sobe acima de + 10 ... +15 ° C. Use a mesma embalagem que para guardar na varanda. Se os roedores visitam o porão, o material de plantio é dobrado em uma única camada em pequenos copos de vidro e latas de metal e coberto com uma tampa com aberturas estreitas.

Nos meses de verão, se não houver porão, cada cebola é embrulhada em jornal ou papel grosso e colocada nas prateleiras inferiores ou nas gavetas da geladeira. Os contêineres, vasos com açafrão são determinados ali, até a hora do plantio.

Tratamento de tubérculos de doenças e pragas

As principais pragas e doenças são apresentadas na tabela:

Pragas, doençaManeira de lutar
RatosNão deixe montes de grama, folhas nas quais os roedores fazem ninhos nas camas com plantas. Faça uma barreira no chão com uma garrafa de plástico ao redor do arbusto. Repelir ultrassom.
Colheres de lagartasSelecione-os do chão enquanto capina o local.
WirewormsFaça uma armadilha: cavar um buraco no chão, despeje ervas nele, despeje água e cubra o buraco com uma tábua. Os vermes deslizam para comida e calor. Esta grama, juntamente com wireworms para queimar. Para se livrar completamente da praga, você precisa fazer armadilhas várias vezes.
SlugCompre uma ferramenta especial para o controle de pragas, polvilhe o local de pouso com areia grossa.
PulgõesTrate o material de plantio com um medicamento especial, o Karbofos.
Doenças virais e fúngicas (podridão cinzenta, fusarium, clorose)Isole e destrua cebolas doentes. Combater vetores de doenças na área: pulgões, tripes, carrapatos. Fertilize o solo com fertilizantes de nitrogênio e fósforo a tempo.

Cebola podre e saudável

Importante!Para evitar a infecção de tubérculos saudáveis ​​pelos pacientes, eles são tratados com cinza de madeira. Antes do transplante de açafrão, os tubérculos são gravados com preparações que contêm cobre ou uma solução fraca de permanganato de potássio.

Danos causados ​​por pragas durante o armazenamento

Durante esse período, a presença de flores, danos e doenças é verificada mensalmente. O material de plantio danificado é imediatamente descartado.

Os mais perigosos são os roedores: ratos, ratos. Sua penetração na sala com cebolas é inaceitável. O isolamento completo dos roedores pode ser alcançado se os tubérculos forem dobrados em recipientes de vidro ou ferro e cobertos com tampas com orifícios de ventilação.

A preocupação com a qualidade e preservação do material de plantio é a chave para o magnífico florescimento dos açafrões. Não demorará muito tempo, mas proporcionará vários meses de prazer estético a toda a família.

Pin
Send
Share
Send