O crisântemo em spray é uma verdadeira decoração da maioria das parcelas domésticas. Infinitamente diferente: anão, peônia, na forma de uma bola ou na forma de um arbusto alto, meio-fio ou rastejante, roxo, rosa e até verde - tudo isso é sobre a rainha pacífica do jardim de outono e a princesa dos buquês. No entanto, para manter a atratividade decorativa da cultura, é necessário selecionar as variedades corretamente, levando em consideração o clima e o local de cultivo, observar as regras para plantar e cuidar da flor em campo aberto ou em vaso.
Origem e aparência
No Japão, 9 de setembro é considerado dia do crisântemo. A história da planta tem mil e quinhentos anos. Nove na tradição oriental é uma figura de sorte. Crisântemo é um símbolo de longevidade, então o feriado é justificado.
A origem da cultura está envolta em lendas e tradições. Certa vez, um dragão do mal quis roubar o sol, mas a tentativa falhou - ele queimou as patas. Faíscas solares da fúria frenética da besta, tentando rasgar o disco de fogo, caíram no chão e se transformaram em flores brancas puras.
Stellini - crisântemo em spray
O local onde a cultura nasceu é considerado o leste do Japão. Lá o sol é chamado de "kiku", como uma flor colorida.
Externamente, são flores delicadas, graciosas e radiantes. Algumas espécies são próximas a margaridas, a maioria a ásteres e até peônias. Elevando-se em hastes curtas ou longas, dissolvem folhas em grande escala e cobrem a área com um agradável aroma leve.
As flores da cultura criam idéias diferentes sobre você. A primeira menção deles remonta a 551 aC. ao descrever o jardim imperial.
O formulário acontece:
- Miniatura (variedades de camomila),
- Gigante
- Alongado
- Dissecado.
Alguns botânicos estão debatendo a que família a cultura pertence. Flores misteriosas são consideradas as causas da controvérsia. Portanto, algumas pessoas atribuem crisântemos à família tansy, outras até igualam yarrow.
Em algumas variedades, as flores são simples, margaridas semi-duplas, em outras - grossas, "agulhas", pétalas largas de inflorescências. O diâmetro varia de 3 a 7 cm.
Descrição de espécies e variedades
Crisântemos são variedades perenes de jardins representadas por inúmeras variedades de espécies. Cada uma delas se distingue pelo período de floração, altura e largura do arbusto. Tais flores gostam muito de usar no paisagismo, porque a cultura floresce por um longo tempo, com um tom rico e colorido de inflorescências. Eles também podem ser plantados na varanda e terraço.
O cuidado das plantas é simples: rega boa e estável, presença de uma cor ensolarada. A vida das flores depende diretamente da abundância do sol, portanto, escolhendo um local para o plantio, você não deve esquecer esse recurso.
Variedades populares foram criadas por especialistas chineses, coreanos, indianos, holandeses e japoneses. Os nomes nas variedades geralmente correspondem à forma da flor, cor e características da vida.
Importante! Nos Urais, os crisântemos começam a florescer a última de todas as culturas. O fato é que os Urais são uma zona de clima e agricultura instáveis, na qual há risco e estresse. Assim que a floração começou, o inverno chega rápido o suficiente com neve. Portanto, os Urais costumam escolher variedades resistentes ao inverno para apreciar a beleza das flores na próxima temporada.
Tipos de crisântemos de arbustos:
- Multiflora. Refere-se a crisântemos esféricos,
- Um dos tipos mais raros de crisântemo é o mato verde,
- Zembla (Báltico) é uma beleza branca,
- Mona Lisa. É semelhante em aparência à variedade de crisântemo de menina. Tem flores pequenas, mas exuberantes,
- Alice é um tipo de crisântemo atrofiado,
- Saba
- Bacardi
Para informação! Variedades de crisântemos também são divididos em não-duplo, semi-duplo, duplo e pompom. Tais gradações são distinguidas pela forma da flor.
O crisântemo de Bush se ramificou fortemente, com uma abundância de caules e galhos, inflorescências na forma de cestas. Essa é uma vantagem dessa cultura - basta cortar um galho e você recebe um buquê completo.
Esférico
O crisântemo esférico nas pessoas também é chamado de Multiflora. Este híbrido foi criado há relativamente pouco tempo, chamando a forma de "esférica" devido ao tipo bizarro de cultura.
Este é um crisântemo perene de crescimento prolongado devido a um arbusto que atinge um máximo de 50 cm de altura.
Um fato interessante é que, para dar uma forma extraordinária, você não precisa cortar a flor. Tudo acontece naturalmente após o início da floração.
Multiflora esférica
Plantar e cuidar de um crisântemo esférico não será difícil, mesmo para iniciantes. Após o plantio, você precisa beliscar a cultura, remover o ponto de crescimento. Após 20 dias, faça uma segunda pitada. Ao escolher o solo, preste atenção às espécies férteis com húmus e composto, afrouxe-o constantemente. Um local para plantar para escolher um local bem iluminado que contribua para o longo florescimento da flor.
Terry Bush branco
O crisântemo de arbusto branco é popular entre os floristas. Distingue-se pela abundância de variedades e fica em corte por um longo tempo.
Arbusto de terry branco variedade
As variedades brancas são:
- Esférico ("cisne branco", "caniche branco"),
- De tamanho médio ("coco", "céu"),
- Alto e de flores grandes ("Chik", "Himalaia").
- Limites de refreamento ("A roupa da noiva", "Bonita").
Marrom
Na Holanda, eles se orgulham do cultivo de crisântemos da Borgonha, que era especialmente popular aqui. A planta é distinguida por grandes inflorescências e folhagem exuberante em caules fortes.
Após o corte, a beleza agrada os olhos por cerca de duas semanas e pode durar cerca de um mês, se forem criadas condições para isso.
A rainha das cerejas é frequentemente usada em buquês para criar composições espetaculares.
Variedade Borgonha, cereja
Optimist
O crisântemo Optimist tem grandes inflorescências com um tom branco ou rosa pálido. Um otimista é considerado uma espécie anêmica. A altura do arbusto atinge 60-80 cm.
Optimist
Arbusto amarelo
O crisântemo amarelo é distinguido entre todos os representantes da família e é chamado de "olhos dourados". É ela quem é o primeiro exemplo da espécie "crisântemo".
Bacardi amarelo
Flores suculentas amarelas geralmente cobrem áreas de paisagismo. Muitas variedades de crisântemo amarelo surpreendem com inflorescências coloridas: do amarelo dourado ao cobre alaranjado. A cultura floresce até o final do outono, até o início da geada.
Variedades de crisântemos perenes perenes
As flores de crisântemo de tamanho perene e espesso são de miniatura, graciosa e sedutora. Existem muitas variedades. Alguns deles, os mais populares na vida cotidiana:
- O talismã. Floresce cedo, coberto de inflorescências de beterraba.
- "Branca de Neve". Arbusto esférico, flores de até 5 cm de diâmetro, cor branca.
- Ausma. As flores têm uma cor amarelo-laranja.
- "Sorria". Arbusto incrivelmente atraente, pétalas na inflorescência na forma de túbulos, cor lilás.
- Barbie O nome fala por si: inflorescências "em forma de agulha" não são tão simples quanto o coração de uma boneca gelada. O tom rosa suave das pétalas reflete suavidade e gentileza.
- Alexandrita. Flores em forma de margaridas, mas com um núcleo amarelo-rosa.
Transplante aberto
O crescimento e desenvolvimento de uma bela cultura de longo prazo depende em grande parte da escolha correta de um local adequado para cultivo e solo.
O que você precisa para pousar
Um bom local e solo selecionado são os principais auxiliares antes do pouso. O solo deve estar solto e fértil. A cultura não gosta de solo ácido, por isso é necessário escolher levemente ácido ou alcalino (neutro). Solos argilosos e argilosos também podem ser opções. Com solo arenoso, eles o desenterram antes de plantar, acrescentando húmus e composto.
Lugar ideal
A melhor opção é um lugar onde haja luz solar constante. A cultura tem medo de correntes de ar, mas a estagnação do ar a deprime. Portanto, o local de pouso deve ser o mais ventilado possível.
Os locais ideais seriam:
- Elevações
- Hillocks
- Encostas.
Para informação! Você também pode escolher um local onde os crisântemos decoram o caminho ou criar uma bela composição perto da casa.
Processo de aterrissagem passo a passo
Esquema:
- Prepare um buraco para plantar até 40 cm de profundidade.
- Realize a drenagem, se necessário.
- Pit o mato, endireite as raízes.
- Bem compactado para que os rizomas entrem em contato com o solo.
- Apare um terço do arbusto para fazer o enraizamento.
- Molhe abundantemente.
- Palha com turfa ou húmus.
Plantio de mudas
Reprodução
Pode-se cultivar crisântemo de jardim perene nas condições da região de Moscou:
- Com a ajuda de sementes,
- Dividindo o mato
- Estacas.
Informações adicionais. As espécies de plantas perenes geralmente se reproduzem dividindo o mato. Então você só precisa transplantar o bebê da mãe. O processo de transplante é melhor realizado no final da geada na primavera. O mato principal é desenterrado, o crescimento jovem é separado e imediatamente desembarcado no solo preparado.
Estacas
O melhor momento para enxertar é o outono, após a poda. Corte brotos de 5 a 8 centímetros. Eles estão enraizados em um copo de água ou em um recipiente preparado com um substrato.
Preste atenção! Após o corte dos brotos, as flores são removidas, não restando mais de duas ou três folhas no caule.
Processo Cherenkovka
A haste é coberta com polietileno para criar um efeito de estufa. Após 2-3 semanas, pequenas raízes devem aparecer e, em seguida, brotos jovens podem ser transplantados em recipientes separados. Após o pouso, o crescimento jovem deve ser coberto por um tempo, por exemplo, use uma cobertura para isso.
Cultivo de sementes
Crescer a partir de sementes é muito simples. Primeiro, elas são semeadas para mudas (em fevereiro), no momento da fase de duas pétalas em que mergulham. Depois que a geada terminar, você poderá plantar em terreno aberto ou em uma panela. No outono, pequenos arbustos devem crescer.
Cuidado
Crisântemo requer atenção e cuidado constante. Ele precisa ser alimentado, regado, formar galhos (aparados se necessário), transplantados e cobertos para o inverno.
Modo de rega
A planta adora água, mas não deve haver umidade excessiva. No verão, quando os botões são formados, você precisa regá-lo diariamente. Após o início da floração, a rega é reduzida.
Para informação! Se não houver água suficiente, os caules começam a arborizar.
Top vestir
A alimentação ocorre de acordo com o esquema padrão:
- No início da primavera - nítrico,
- No verão, durante o período de gemas - fósforo-potássio,
- No outono - fosfórico.
Os fertilizantes podem ser comprados em lojas especializadas.
Alimentação "Folha em branco"
Período de floração
Durante a floração, o crisântemo precisa de uma cor ensolarada para uma retenção mais longa das flores. A rega não se torna tão regular quanto durante o período de formação de brotos.
Período de descanso
Quando os botões estiverem secos, eles devem ser removidos e todos os galhos secos devem ser cortados. Então a rega é gradualmente reduzida e a flor é preparada para o inverno. É necessário criar todas as condições para a cultura ganhar força para a próxima temporada.
Preparações de inverno
Em outubro, o solo deve ser coberto com uma camada de turfa de 10 cm, no final do outono - cubra a planta com folhas secas, galhos ou ramos de abeto. Algumas variedades são transplantadas para vasos e transportadas para o porão durante todo o inverno.
No outono, no jardim, além dos crisântemos, como regra, você não verá mais outras flores coloridas. A beleza arbustiva, como se, ainda mais floresce seus galhos com flores e não vai para o inverno. Não é de admirar que a bela planta perene seja chamada de rainha das flores.