Por que as orquídeas desbotam as folhas: causas e métodos para lidar com elas

Pin
Send
Share
Send

Não há outra planta na Terra em que a natureza tenha trabalhado com tanto cuidado. As orquídeas são famosas não apenas por sua beleza, mas também pela variedade de formas incomuns. As plantas exóticas há muito se adaptam às latitudes russas e são consideradas despretensiosas. De qualquer forma, existem razões pelas quais a orquídea sai murcha.

Os principais fatores de murcha

A folhagem caída de uma orquídea é evidência de falta de nutrientes.

Orquídea flácida

Outros fatores que afetam o sistema radicular e a parte aérea da planta também podem murchar.

Hipotermia

Baixas temperaturas são típicas para o período de inverno. Se as folhas começarem a desbotar em Phalaenopsis, é recomendável verificar a temperatura perto da janela. Não deve cair abaixo de + 15 ° C; caso contrário, a placa perderá seu turgor e a planta tropical deixará de florescer e até desaparecerá.

Superaquecimento

Calor extremo também é prejudicial para as orquídeas. Sob a influência de altas temperaturas, a água evapora ativamente do solo e o sistema radicular sofre de um déficit de umidade. A planta é forçada a usar suas próprias "reservas", sugando água das folhas.

Rega insuficiente

As flores de interior apresentam falta de umidade com irrigação inadequada. Alguns proprietários regam as plantas após um certo período de tempo, sem prestar atenção ao estado do solo.

Frostbite Phalaenopsis

O solo pode secar mais cedo devido ao calor, uma certa friabilidade do substrato, o tamanho da panela.

Encharcamento

As orquídeas gostam de "beber", mas o excesso de umidade é prejudicial às raízes - impede que o ar circule no solo. Se o substrato for denso, a parte subterrânea se torna vulnerável a doenças e pode apodrecer. Como resultado, as folhas da orquídea murcham.

Excesso de potência

A cobertura é boa com moderação. Phalaenopsis é sensível ao aumento das concentrações de substâncias ativas no solo. Devido ao excesso de sais, as raízes podem secar, o processo mudará para a parte superior das plantas.

Por que folhas carrancudas

Pedúnculo de uma orquídea: causas de doenças e métodos para lidar com elas

O segundo problema que os cultivadores de flores das orquídeas às vezes observam são as folhas murchas. A perda de elasticidade é frequentemente associada a falhas nos processos bioquímicos. Os motivos descritos abaixo levam a isso.

Problema no sistema raiz

O principal órgão que dá força a toda a planta é a raiz. Se ele sentir desconforto, a parte do solo sofre. Entre as razões que provocam o turgor das folhas, podemos distinguir:

  • falta de nutrientes (em outras palavras, substrato empobrecido);
  • solo seco que não fornece umidade das raízes;
  • panela apertada, impedindo o desenvolvimento do sistema.

Raízes doentes

Se esses fatores não forem eliminados a tempo, as raízes secarão, a folhagem verde começará a ficar amarela, cairá e a orquídea morrerá rapidamente.

Pragas

A planta exótica é pouco resistente a insetos sugadores (tripes, carrapatos, escarpas, vermes de farinha, pulgões). Os parasitas sugam o suco da folha e o prato imediatamente começa a franzir a testa. Além da perda de turgor, existe o risco de contrair doenças virais.

Doenças

Uma orquídea pode infectar não apenas de pragas. Existem outros fatores que desencadeiam doenças de plantas tropicais.

As principais doenças das orquídeas

EspéciesRazõesSinais
Podridão
PretoHipotermia, enfraquecida pela imunidade a pragasAfeta todas as partes da planta. As folhas não apenas enrugam, mas adquirem uma tonalidade preta
CastanhoRega excessiva e baixas temperaturasA doença geralmente afeta folhas jovens, manifestando manchas aquosas marrons claras.
FusárioAlta umidade, má circulação de arA placa da folha fica carrancuda, fica flácida, fica coberta de esporos de fungos rosados
CinzaViolação de modos, alimentação inadequadaIlhotas escuras, pubescentes com um revestimento cinza, afetam não apenas a folhagem, mas também os brotos e as flores já abertas
Outras doenças
SpottingMuita luz direta no início da estação de crescimento, alimentação excessiva, rega inadequadaPontos úmidos escuros são claramente visíveis nas folhas que perderam turgor.
AntracnoseAlta umidadeManchas negras crescem nas folhas e pseudobulbos enrugados, após o que os dentes aparecem.
OídioEfeito estufa (alta umidade a alta temperatura)Um revestimento branco é visível nas folhas e brotos. Manchas de orquídeas danificadas começam a secar e a flor morre

As doenças virais introduzidas em Phalaenopsis por pragas aparecem em folhas murchas com manchas arredondadas.

Folha de orquídea infectada por vírus

Você pode ver outra "arte" das manchas em mosaico: setas e listras.

Transplante

Ao mover as orquídeas de um recipiente para outro nos primeiros dias, a planta fica lenta. Se após 5 dias as rugas nas folhas não passassem e o turgor continuasse a cair, o transplante era realizado sem observar os requisitos da tecnologia agrícola:

  • o substrato está selecionado incorretamente;
  • equilíbrio ácido-base perturbado;
  • não há orifício de drenagem no recipiente (por exemplo, uma tigela de vidro é usada em vez de uma panela).

Preste atenção! Se a planta não for transplantada a tempo, as raízes enfraquecerão e elas não terão força suficiente para ganhar uma posição em um novo recipiente.

Por que as folhas são macias e enrugadas

Por que a orquídea não floresce: as principais causas e métodos de lidar com elas

Se as folhas das orquídeas são moles e letárgicas, deve-se procurar razões que violem os regimes e as doenças. A definição correta de fatores prejudiciais ajudará a salvar uma planta interna.

Superaquecimento

As culturas tropicais aprenderam como tolerar o calor. A exposição prolongada a altas temperaturas leva ao superaquecimento da planta e evapora ativamente a umidade. O substrato também é submetido a esse processo.

A planta superaqueceu

As raízes sofrem de sede, ficando letárgicas. Eles não são capazes de sustentar o solo, e a folhagem afunda rapidamente.

Doenças de raiz

Uma razão comum pela qual as folhas macias das rugas das orquídeas podem ser chamadas de problemas com o sistema radicular. Para ter certeza disso, você precisa mover a planta enfraquecida. Se as raízes estiverem doentes, a flor cederá facilmente ao movimento.

Ao extrair a planta da panela e examinar sua parte subterrânea, você pode ver manchas marrons indicando apodrecimento das raízes (em uma orquídea saudável, elas são verde claro). As folhas inferiores também são afetadas, que primeiro amolecem e depois morrem.

Falta de umidade

As orquídeas são plantas epífitas e toleram a ausência de rega, contentes com suas próprias reservas. Às vezes, a irrigação foliar é suficiente para eles. Se o substrato não for umedecido por um longo tempo, ele se torna mais denso e as raízes ficam presas em uma "masmorra de pedra". Exausto, o sistema não poderá alimentar outras partes da planta. Isso imediatamente leva à letargia das folhas.

Água ruim

Nos cuidados com as orquídeas, não apenas a frequência da rega é importante, mas também a qualidade do fluido usado para isso. A água da torneira não é adequada aqui - é muito salgada com impurezas. Eles se acumulam gradualmente no substrato, obstruindo-o com toxinas.

Preste atenção! Fervendo a situação não a corrige - você precisa de umidade suave. Portanto, é melhor coletar água destilada ou coletar água da chuva. No inverno, você pode derreter a neve, remover o gelo das paredes do freezer em qualquer época do ano.

Tratamentos de orquídeas

Se folhas lentas são encontradas na orquídea, você precisa identificar imediatamente a causa do problema para tomar as medidas corretas. Em casos leves, os remédios populares são adequados para o tratamento. Em uma situação avançada, vale a pena recorrer a drogas mais graves.

Métodos alternativos de tratamento

Folhas de orquídea: as principais doenças e métodos para lidar com elas

Nem todos os problemas que levam ao murchamento de orquídeas podem ser eliminados com meios improvisados. Na fase inicial, algumas receitas lidam com algumas doenças.

Terapia alternativa para doenças

MeiosComo cozinharComo se inscrever
Solução de carbonato de sódio· A água (5 l) é levada a ferver;
· Dissolver refrigerante (25 g);
· Adicione sabão líquido (5 g);
· Deixe esfriar até a temperatura ambiente
Com uma pausa de uma semana, a planta e o solo superficial são tratados 2-3 vezes por estação
Permanganato de potássioO permanganato (2,5 g) é diluído em água (10 l)Pulverize a orquídea algumas vezes com um intervalo de 5 dias
Bicarbonato de sódioRefrigerante (1 colher de sopa) é misturado com sabão líquido (0,5 colher de chá);
· Diluído em água (4 l)
A planta é pulverizada 3 vezes em intervalos semanais.
Ash· Água (10 l) é aquecida a 35 °;
· Despeje cinzas (1 kg);
· Insista 5-7 dias;
· Filtro;
· Adicione um pouco de sabão (líquido)
A solução é processada orquídea 3 dias seguidos
Xarope de açúcar4 colheres de chá são dissolvidas em um copo de água açucarÀ noite, a placa inferior da folha flácida é tratada com uma solução usando um pincel largo de aquarela. De manhã, o revestimento doce deve ser lavado para que a planta possa respirar

Informações adicionais. As áreas afetadas do arbusto das flores devem ser removidas, os pontos de corte tratados com carvão ativado triturado ou com um agente contendo cobre. Faça o mesmo com o sistema raiz.

Para controlar efetivamente as pragas, você terá que considerar o tipo de inseto. Em cada caso, a orquídea é lavada em água corrente, removendo manualmente os parasitas. Nesse caso, soluções de sabão podem ser usadas.

Remédios populares para pragas

InsetoMedidas de controle
ShieldsRecomenda-se limpar as áreas danificadas com álcool etílico, azeite, suco de alho
PulgõesUma infusão de cascas de cebola ou cascas de frutas cítricas ajuda muito.
CoraçõesVocê pode adicionar álcool ou azeite desnaturado a formulações de sabão
Ácaro aranhaA decocção bem infundida dos tubérculos de ciclâmen ajuda, que precisa processar a orquídea várias vezes, mantendo um intervalo de 5 dias
TripesSolução adequada de alho ou cebola (1 colher de chá de mingau por copo de líquido), bem como azeite diluído em água (2 colheres de sopa por 1 litro)

Controle de Pragas

Importante! Durante o tratamento de orquídeas, vale a pena excluir todos os tipos de curativos. Isso pode acelerar a propagação de pragas.

Produtos químicos

Se a flor é afetada pela podridão, são usados ​​fungicidas (HOM, Kuprazol, Fundazol, sulfato de cobre), pulverizando a planta doente 3 vezes com um intervalo de 10 dias. Nas doenças bacterianas, Gentamicin, Furacilin, Streptocid são usados.

Preste atenção! No caso de uma derrota completa, a orquídea é mais fácil de destruir. Não responda a tratamento e doenças virais.

Quanto aos insetos, aqui estão selecionados pesticidas sistêmicos que afetam os sistemas alimentar e nervoso.

Inseticidas

InsetoPreparações
ShieldsApós a remoção manual dos parasitas, a planta é tratada com Fitoverm ou Actellik, repetindo o procedimento após uma semana
PulgõesApós o banho, a flor é tratada com clorofos ou fitoverm
CoraçõesDuas vezes por semana, pulverize o fundo da planta e o substrato
TripesApós a remoção das áreas danificadas, a flor é irrigada com Actellic ou Fitoverm. Após 10 dias, o procedimento é repetido.

Terapia eficaz

<

Para não prejudicar a planta, o uso de pesticidas é necessário estritamente de acordo com as instruções anexadas ao medicamento.

Mais cuidados com as orquídeas

Tentando reanimar uma flor lenta, você não deve esperar um resultado rápido. Para recuperar, a orquídea precisará de pelo menos 3 dias. O cuidado adequado da planta é importante aqui:

  • em primeiro lugar, todos os modos são estabelecidos: térmico, leve, irrigação;
  • manter a umidade ideal do ar na faixa de 60 a 70%;
  • 10 dias após o tratamento, a alimentação, que deve ser moderada, é retomada;
  • Uma vez por mês, uma orquídea é banhada em água corrente;
  • a cada 30 dias as folhas são pulverizadas com sulfato de cobre;
  • a umidade retida no núcleo dos pseudobulbos e seios é removida imediatamente com um pano limpo e seco;
  • ventile regularmente a sala, garantindo circulação de ar suficiente nas folhas de Phalaenopsis.

Se o problema afeta o sistema radicular, é melhor transplantar a planta em outro vaso, que é submetido à esterilização térmica. Desinfetar e um novo substrato. O transplante desacelera a floração, mas não permite que a planta murcha completamente.

Pin
Send
Share
Send