Ficus microcarpo - cuidados e reprodução em casa, foto de planta

Pin
Send
Share
Send

Foto de ficus microcarp

Ficus microcarpo (Ficus microcarpa) é uma planta semelhante à árvore da família Mulberry. Desenvolve em velocidade média. Ao longo de muitos anos de vida na natureza, pode crescer até 25 m. Ela cresce frequentemente como planta epífita e, atingindo uma grande altura, pode literalmente estrangular seu apoio. A árvore da casa, com um crescimento de até 1,5 m, tem raízes aéreas espessas.

Eles se elevam acima do solo e assumem formas bizarras. Apoiado nas raízes, o ficus do microcarpo está confiante em um vaso de flores, mostrando orgulhosamente folhas elipsoidais brilhantes. Árvore de florescência original. Em brotos cinzentos são formadas inflorescências, semelhantes a uma pequena bola, dentro da qual existem flores heterossexuais.

A terra natal do ficus microcarp é a zona tropical do Japão e da China. Sob condições naturais, uma árvore perene é comum no sudeste da Ásia, Austrália e Filipinas.

Leia também sobre o ficus de Benjamin e o ficus de Bengala.

Baixa velocidade de desenvolvimento.
Em casa, o ficus não floresce.
A planta é fácil de cultivar. Adequado para iniciantes.
Planta perene.

Propriedades úteis

Foto de ficus em uma panela

O microcarpo de Ficus purifica o ar de compostos nocivos de carbono - benzeno, fenol, formaldeído. Acredita-se que a planta tenha um efeito benéfico na energia do espaço fechado. As pessoas que cultivam uma árvore em casa raramente ficam doentes e, se ficarem doentes, podem se recuperar facilmente.

Os psicólogos aconselham manter uma planta em casa para manter a paz de espírito e melhorar o humor. Os esoteristas consideram o ficus uma árvore que atrai bem-estar (presume-se que quanto maior a planta, maiores benefícios e alegria trará).

Características de crescer em casa. Brevemente

Uma árvore com raízes grossas incomuns e cabelos exuberantes atrai a atenção. Para que a planta seja bonita, deve-se tomar cuidado com o ficus do microcarpo. Em casa, são criadas condições elementares para ele:

Modo de temperaturaNo inverno - não inferior a + 16 ° C, no verão - até + 23 ° C.
Humidade do arAumentado ao longo do ano.
IluminaçãoDifuso brilhante; na janela sul eles estão sombreados.
RegaO substrato deve secar entre as regas, mas não permite o aparecimento de uma crosta no solo.
SoloSubstrato pronto para ficus; mistura do solo de terra de relva, turfa, terra de folha e areia recolhida em quantidades iguais.
Fertilizantes e fertilizantesDesde os primeiros dias de março até o final de agosto, fertilizantes quinzenais são usados ​​para ficus.
Transplante de Microcarpo FicusÁrvores jovens - toda primavera, adultos - uma vez a cada 2,5 anos.
ReproduçãoSementes, camadas de ar, estacas de raízes, estacas.
Recursos crescentesA planta se acostuma a crescer em um só lugar, rearranjos forçados causam estresse. No verão, eles vão para a rua, colocando um contêiner com uma planta em um local protegido do vento. Na primavera, os brotos são aparados, deixando 4 folhas em cada um deles.

Ficus microcarpo: atendimento domiciliar. Em detalhe

O microcarpo Ficus se acostuma gradualmente às condições domésticas. Para ajudar a planta a se adaptar ao novo ambiente, ela precisa criar condições favoráveis.

Compra

Ao comprar ficus microcarpo em salões de flores, você precisa prestar atenção à sua aparência. Inspecione as folhas dos dois lados, tronco e raízes aéreas. Se houver danos perceptíveis e as folhas estiverem lentas, é melhor adiar a compra. É selecionado um espécime que não está em dúvida: com um belo tronco grosso e sem danos; folhas elásticas.

Floração

Durante a floração, o ficus no microcarpo forma siconia - pequenas inflorescências na forma de uma cavidade circular fechada. No interior, existem flores femininas e masculinas que polinizam pequenas vespas que penetram no pequeno buraco da syconia.

Inicialmente, a Sicília é pintada na cor dourada. À medida que amadurecem, tornam-se cereja. Em seu lugar, frutas em miniatura são formadas. A capacidade de formar pequenos frutos formou a base do nome da árvore: ela se traduz em "fruto em miniatura".

Modo de temperatura

A coisa mais importante - em casa, ao cuidar do ficus do microcarpo, é impossível evitar o aparecimento de correntes de ar e uma forte flutuação de temperatura. É importante controlar o regime de temperatura. No inverno, a árvore é mantida a + 16 - 18 ° C. No verão, o clima quente é favorável quando a coluna de mercúrio está na faixa de 23 a 25 ° C.

A uma temperatura mais alta, você precisa regar e pulverizar a planta com mais frequência.

Pulverização

Quando o ficus caseiro é microcarpo confortável, suas folhas são resistentes, lindamente brilhantes. De muitas maneiras, o estado da árvore depende da umidade no apartamento. A planta prefere ar umidificado.

Em casa, especialmente no final do outono e inverno, é necessário pulverizar a folhagem com mais frequência (o tronco não pode ser umedecido). Umidificadores são usados, a planta é colocada em um palete com argila expandida úmida, certificando-se de que as raízes não toquem a água.

Higiene

Ao cuidar de uma árvore, é extremamente importante seguir as regras de higiene. Para que as folhas estejam sempre limpas, elas são esfregadas a cada 10 dias com um pano limpo e úmido; planta tomar banho em um chuveiro morno.

Iluminação

Depois de comprar uma planta ou recebê-la como presente, você deve descobrir imediatamente onde ela ficará: a árvore não responde bem às permutações. Desenvolve-se harmoniosamente na iluminação difusa brilhante. Em uma janela voltada para o sul, ela deverá ser protegida do sol forte, para que as folhas não queimem.

É melhor colocar uma árvore em uma janela voltada para o lado sudeste ou sudoeste.

Rega

Para descobrir se você precisa de regar ficus microcarp, é necessário enfiar uma partida no chão. Se ficar seco, você pode regá-lo. Se o solo permanecer úmido a uma profundidade de 2,5 cm, é muito cedo para regar. O alagamento leva à podridão das raízes e a deficiência de umidade causa decomposição das folhas.

A baixas temperaturas, regada com menos frequência. O excesso de líquido é drenado da panela. Para irrigação, use água morna depositada. Para preservar a umidade do solo, o círculo do tronco é coberto com esfagno, casca triturada.

Pote

Para microcarpo de ficus em ambiente interno, escolha um vaso amplo e estável. É importante que tenha vários orifícios de drenagem na parte inferior. O diâmetro do recipiente é 2/3 da altura da árvore. O recipiente deve conter as raízes da planta e uma espessa camada de drenagem.

Solo

É importante escolher o solo certo para o ficus microcarpo. Para a planta em casa, eles preparam o solo por conta própria, tomando as mesmas porções de solo frondoso, areia, terra turfosa e turfa. Na loja você pode comprar um substrato especial para ficus. Em qualquer um desses solos, é adicionada vermiculita, tijolo de migalhas para proporcionar maior friabilidade.

Fertilizantes e fertilizantes

Com a ajuda de fertilizantes e fertilizantes, o ficus do microcarpo se torna mais bonito, sua imunidade aumenta. Desde o início de março até o início de setembro, uma vez a cada 14 dias, a planta é alimentada com um remédio mineral universal para ficus. O fertilizante é diluído em água e utilizado após a rega da noite. Também é realizada a cobertura foliar. Após o procedimento, a planta fica sombreada por um dia.

No inverno, não alimente.

Transplante de ficus

As plantas jovens são transplantadas a cada primavera em um novo recipiente com um diâmetro maior. Um microcarpo de ficus adulto precisa de um transplante a cada 2,5 anos. A planta é retirada do vaso, as raízes são limpas dos restos da terra e encurtadas de 5 a 7 cm.O diâmetro do novo recipiente deve ser 40 mm maior que o anterior. Uma espessa camada de drenagem é derramada no fundo.

Então - a camada de solo em que a planta é colocada, adicionando gradualmente o solo e forçando-o em torno das raízes. A árvore é plantada no mesmo nível em que cresceu antes. Regada. Depois de esperar a umidade absorver, eles enchem o solo. Ficus microcarp sombra por vários dias. Uma semana não é regada. Alimentação 15 dias após o transplante. A camada superior do substrato é atualizada para plantas maduras.

Poda

Com a poda regular, você pode formar uma linda coroa de uma árvore. Na primavera, os brotos são encurtados, deixando quatro folhas em cada. As áreas das fatias são molhadas com o suco leitoso e polvilhadas com pó de carvão vegetal.

É necessário aparar o ápice para dar um espessamento ao tronco e estimular a formação de brotos laterais. Quando voltam a crescer, podem receber a forma desejada, cultivando uma árvore em forma de bonsai.

Período de descanso

No ficus microcarpo, o período de descanso cai em meados de novembro - início de março. Neste momento, a árvore é mantida à temperatura ambiente, não permitindo uma diminuição para + 15 ° C. Se a temperatura estiver mais alta, aumente o brilho da iluminação. Phytolamps são usados ​​neste momento.

A rega deve ser moderada. No ar seco, pulverize as folhas; coloque um vaso de flores com uma árvore em um palete com argila expandida úmida.

Reprodução

Existem diferentes opções de criação.

Ficus microcarpo crescente a partir de sementes

Este método é raramente usado. Pequenas sementes germinam com relutância, mudas se desenvolvem lentamente. As sementes tratadas com uma solução estimulante do crescimento são plantadas em uma mistura de turfa e esfagno. Germinar sob um filme sob aquecimento mais baixo e rega moderada. Quando as mudas aparecem, o filme é removido. As mudas cultivadas são transplantadas para vasos, aprofundadas até as primeiras folhas.

Propagação de ficus microcarpo por estacas

Após o corte, escolha brotos fortes e lignificados. As estacas com comprimento de até 15 cm são cortadas em ângulo a partir delas. As folhas inferiores são removidas. O local do corte é limpo do suco leitoso, tratado com um estimulador da formação das raízes. Plantado em uma mistura úmida de esfagno e turfa, cobrindo com um filme.

Sob a influência da luz brilhante, o enraizamento ocorre após 6 semanas. Pode ser enraizada na água adicionando carvão moído (a água é trocada periodicamente). Após o enraizamento, todas as folhas são removidas e a planta é transplantada para uma panela.

Reprodução de ficus microcarpo por estacas radiculares

Este método de propagação é combinado com um transplante de planta. As estacas são plantadas no solo, deixando cerca de 30 mm acima da superfície. Cubra com celofane. Frequentemente ar. Regado quando o solo seca. Cerca de três meses depois, o enraizamento ocorrerá, como solicitado pela formação de brotos jovens. Quando quatro folhas aparecem, o abrigo é removido.

A árvore é reorganizada em um local iluminado, é cuidada da maneira usual.

Reprodução do ficus microcarpo por camadas de ar

Aproximadamente 0,7 m recuam da parte superior da broca.Várias pequenas incisões são feitas com 4 cm de distância. Os fósforos são inseridos nas incisões para que a cavidade não feche. O esfagno úmido é colocado nas incisões. Um fragmento da filmagem com entalhes é coberto com um filme, fazendo várias perfurações para acesso ao ar. O filme é fixado na parte superior e inferior. Será necessário umedecer periodicamente o esfagno com uma seringa. Cerca de um mês depois, quando as raízes começam a brotar através do esfagno, o filme é removido. As estacas são cortadas sob as raízes e plantadas no chão.

Se a árvore for propagada por estacas, não haverá espessamento das raízes em novas plantas. Eles aparecem apenas quando propagados por sementes.

Doenças e Pragas

Com o cuidado descuidado da planta, as doenças começam a incomodá-lo e as pragas atacam com mais frequência do que o habitual. Todos os problemas são refletidos no estado da aparência:

  • brotos finos com folhas pequenas - deficiência de nutrientes, pouca luz (alimentar, reorganizar em um local mais claro);
  • folhas verdes caíram acentuadamente- alagamento do solo; uma mudança acentuada no ambiente ou na temperatura; déficit de luz; exposição a correntes de ar; regar com água fria (geralmente não reorganiza; ajusta a rega; melhora a iluminação);
  • folhas ficou amarelo e opala - deficiência de umidade; pouca luz; falta de oligoelementos; ar seco (poço de água; reorganizar em local mais leve; ração; spray);
  • as folhas ficam amarelas ficus microcarpo - deficiência de nutrientes; excesso ou déficit de umidade (alimentação; ajuste da rega);
  • manchas cinza nas folhas - deterioração das raízes devido à estagnação da umidade (remover fragmentos danificados das raízes; tratar a planta com fungicida; transplantar em um novo solo solto, fortalecer a drenagem);
  • as folhas estão enroladas - queimaduras solares (sombra em uma tarde quente).

Às vezes, insetos, cochonilhas e pulgões se depositam em uma árvore. As pragas são lavadas com um chuveiro, a planta é tratada com inseticidas.

O microcarpo Ficus não é apenas uma planta espetacular, impressionante, com raízes grossas bizarramente curvas e uma coroa exuberante. Tendo se estabelecido em casa, ele melhorará o microclima, cuidará da saúde de seus senhores.

Agora lendo:

  • Ficus emborrachado - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Ficus sagrado - crescendo e cuidando de casa, foto
  • Limoeiro - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
  • Árvore de café - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
  • Murta

Pin
Send
Share
Send