Clivia - inflorescências exuberantes sobre folhagem suculenta

Pin
Send
Share
Send

Clivia é uma planta tropical sempre-verde da família Amaryllis. Pode ser encontrado nas florestas brilhantes da África do Sul e como planta de casa - em todo o mundo. Lindas folhas verdes escuras e delicadas, semelhantes a pequenos lírios, as flores têm um charme incrível. A floração ocorre com regularidade invejável, mas mesmo sem ela, o esfregão de folhas longas é muito bonito. Devido a isso, o clivia é muito popular entre os jardineiros. Além disso, ela é muito despretensiosa e fácil de cuidar.

Descrição botânica

Clivia é uma planta perene com um rizoma ramificado e superficial. Ao contrário de muitos representantes da família Amaryllis, a planta não possui lâmpadas. No entanto, não pode ser chamado de rizoma completo.

As grandes folhas carnudas estão próximas umas das outras. Eles crescem no mesmo plano oposto. Embora a planta não tenha um caule como tal, um pequeno broto espesso é formado a partir de um feixe de folhagem. A altura da sala é de 40 a 60 cm, e as folhas verde-escuras xifóides com superfície brilhante são bastante elásticas. Eles podem ser facilmente dobrados. O comprimento da chapa é de 40 a 75 cm, a largura é de 5 a 8 cm, a borda da folha é estreita e a superfície lateral é lisa. Às vezes, as folhas têm um entalhe raso ao longo da veia central. Todos os anos, 5-6 folhas são adicionadas à tomada.









O período de floração do clivia cai em fevereiro-março. Um pedúnculo com nervuras de 20 a 40 cm de comprimento aparece no centro da roseta das folhas. No topo, até 30 brotos florescem, coletados em uma inflorescência de guarda-chuva de 15 a 20 cm de diâmetro. Flores em forma de sinos com seis pétalas abertas por vez e encantam os proprietários por até três semanas. Suas pétalas são de cor vermelha, laranja ou rosa. No centro, há longos estames e ovários. A floração é acompanhada pela liberação de aroma de intensidade variável. Captura uma mistura de notas de baunilha, noz-moscada, rosa e grama. Após a polinização, a fruta amadurece - a baga carnuda.

Tipos de clivia

Clivia não é muito diversa. O gênero combina apenas 3 variedades.

Clivia Gardena. As folhas longas da tênia crescem até 50 cm de altura. Sua superfície verde escura e lisa é coberta com tiras de alívio paralelas. A borda da folha é pontiaguda. Em um pedúnculo cilíndrico na vertical, pequenos sinos vermelhos florescem. Eles são coletados em inflorescências de guarda-chuva de até 15 botões. Flores florescem no inverno.

Clivia gardena

Clivia cinnabar (miniata) ou laranja clivia. As folhas densas em forma de cinta de cor verde escura crescem até 70 cm de comprimento. Flores vermelho-alaranjadas com um núcleo amarelo são coletadas em um guarda-chuva exuberante. Contém até 20 botões. A floração ocorre no início da primavera. É esta espécie que é muito popular na floricultura doméstica e se tornou a base para variedades decorativas.

Clivia cinábrio (miniata) ou laranja clivia

Clivia é linda. Uma variedade mais compacta cresce cerca de 30 cm de altura e forma uma roseta densa de folhas xifóides com uma borda pontiaguda. Em um denso pedúnculo carnudo de 30 a 50 cm de comprimento, podem florescer 40 a 60 flores. Botões menores em forma de sino com um pequeno tubo são pintados em salmão ou tom avermelhado. Cada pétala é coroada com uma ponta esverdeada. Seu comprimento é de cerca de 2 cm.

Clivia é linda

Recursos de propagação

Clivia pode ser propagado por sementes ou vegetativamente. Até as sementes cultivadas e cultivadas por si são uma boa colheita. Antes da semeadura, o material de plantio é embebido por um dia em água morna. As sementes inchadas são distribuídas em caixas com areia e turfa. Você pode adicionar um pouco de terra turfa e perlita. As culturas são feitas em ranhuras até 2 cm de profundidade.O recipiente é coberto com um filme e mantido sob luz ambiente e a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C. Umedeça regularmente o solo e remova a condensação.

As fotos aparecem após 1-1,5 meses. Plantas com duas folhas mergulham suavemente em vasos separados, cheios de uma mistura de húmus foliar, grama e solo argiloso. As mudas se desenvolvem bem devagar. A floração deve ser esperada após o quinto ano de vida.

Jardineiros amadores são mais propensos a propagar clivia vegetativamente. Além disso, uma planta adulta regularmente dá às crianças. Durante o transplante, com muito cuidado, retire a planta da panela e libere-a parcialmente do solo. Os processos laterais (filhos) são cuidadosamente separados. Para o desenvolvimento normal, eles devem ter 4 ou mais folhas. As plantas são plantadas em pequenos vasos com solo para clivia adulto. A princípio, a rega é realizada com menos frequência e a temperatura do ar aumenta ligeiramente. A floração é esperada de 3-4 anos.

Segredos de cuidados

Clivia flor é pouco exigente na natureza. No entanto, entre a planta, que é forçada a sobreviver e cheia de vida, uma amostra de floração, há uma grande diferença. Para obter o último, você precisa fazer um pouco de esforço.

Iluminação Clivia precisa de um quarto com luz difusa. Os raios diretos causam queimaduras e danos às folhas. A flor pode ser mantida no parapeito da janela leste ou oeste e também colocada nas profundezas da sala sul. Com a falta de luz, o clivia deixa de florescer.

Temperatura A planta se desenvolve melhor a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C. Em dias quentes, você deve ventilar regularmente a sala, mas não pode deixar a flor no rascunho. No inverno, é importante garantir um período de descanso. Para isso, o clivia é transferido para uma sala mais fria com uma temperatura de + 12 ... + 14 ° C. Após alguns meses desse conteúdo, uma seta de flor aparece. Isso significa que é hora de devolver o clivia a uma sala quente (+ 18 ... + 20 ° C).

Umidade. A planta não é exigente quanto à umidade do ar e se adapta facilmente a qualquer condição. As folhas lisas devem ser limpas regularmente do pó ou banhadas. Use água macia para não deixar manchas de limão.

Rega. O solo de Clivia não precisa ser excessivamente umedecido. A rega deve ser moderada, sem estagnação da água. No inverno, eles são reduzidos ainda mais. Regue mais abundantemente a planta durante a brotação e a floração. A água é usada bem purificada, mais quente que a temperatura ambiente.

Adubo. Com o advento dos brotos, o clivia é alimentado duas vezes por mês com um complexo mineral com baixo teor de nitrogênio. No final do verão, a alimentação é interrompida.

Transplante O rizoma de Clivia é muito macio. É sensível a qualquer dano que leve a doenças e falta de floração. Portanto, um transplante é realizado apenas quando absolutamente necessário, quando as raízes começam a aparecer fora do vaso. A flor se sente bem em um recipiente apertado. O material de drenagem é derramado no fundo (argila expandida, seixos, cacos). O transplante em si é realizado pelo método de transbordo. O espaço vazio na panela é preenchido com uma mistura de solo composta da seguinte forma:

  • relva (2 partes);
  • terreno de folha (2 partes);
  • areia do rio (1 parte).

Doenças e pragas. Clivia é sensível a doenças fúngicas (oídio, podridão cinzenta). A infecção se desenvolve especialmente ativamente com umidade, estagnação da água no solo e baixas temperaturas. Para ajudar a planta a lidar com a doença, ela deve ser transplantada para um solo fresco e desinfetado, além de tratar o solo e a vegetação com um fungicida (Champion, Topaz). Entre os parasitas da clívia, os pulgões, os insetos e as cochonilhas são especialmente ativos. As pragas podem ser coletadas manualmente ou tratadas com um inseticida (Actellik, Aktara). O medicamento é diluído de acordo com as instruções e pulverizado na coroa e também derramado no solo. Penetrando no suco, o produto químico também o torna venenoso. Insetos se alimentam de folhas e morrem.

Clivia de florescência

Plantas saudáveis ​​lançam anualmente um pedúnculo com um ramo de flores delicadas. Muitas vezes, várias flechas aparecem no mato de uma só vez. Se o clivia não florescer, é necessário ajustar os cuidados. Certifique-se de fornecer um período de descanso com conteúdo interessante. O resto do tempo você precisa de iluminação mais intensa. Quando a flecha da flor aparecer, não altere as condições de detenção e mova as plantas; caso contrário, os botões poderão cair sem florescer. Aumentar o desenvolvimento do caule e flores diretamente ajuda a aumentar a temperatura da água para irrigação.

Às vezes, uma situação estressante ajuda a estimular o aparecimento de flores. A flor é colocada em uma sala escura e fresca por vários dias. Mesmo quando todas as flores murcham, a rega e a cobertura continuam até o final do verão. Como resultado, a floração pode se repetir.

Pin
Send
Share
Send